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Professor Titular do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e pesquisador CNPQ. Foi presidente fundador da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema), dirigindo a entidade entre 1997 e 2001. Atuou como professor convidado (em 2002 e novamente em 2015), pela Universidade Paris III /Sorbonne Nouvelle (Departamento de Cinema e Audiovisual). Em 2013, também como professor convidado, ministrou seminário na Universidade Paris X/Nanterre (Departamento de História das Artes e Representações). O livro mais recente de sua autoria é "A Imagem-Câmera", de 2012. Em 2008 lançou 'Mas Afinal...o que é mesmo documentário?'. Escreveu também 'Cinema Marginal, a Representação em seu Limite' (1987). Em 2012 publicou a 3ª edição, ampliada e atualizada, da "Enciclopédia do Cinema Brasileiro", livro que organizou e escreveu com Luiz Felipe Miranda. É autor e organizador de 'História do Cinema Brasileiro'(1987) e 'Teoria Contemporânea do Cinema' (vols. I e II) (2005). É coordenador da coleção 'Campo Imagético' da Editora Papirus com mais de vinte livros publicados na área de cinema de audiovisual.
Possui pós-doutorado, com bolsa FAPESP, na Tisch School of Arts/New York University (1996/97), na UCLA (University of California/Los Angeles - 2000/01), na Université de Montreal (2005) e na Indiana University/Bloomington (2015). É membro do Conselho Científico da Association Française de Recherche Sur l'Histoire Du Cinéma e da Revue Théorème. É também membro do conselho editorial da revista Studies in Documentary Film e da Revista Galáxia. É coordenador do Centro de Pesquisas em Cinema Documentário da UNICAMP (CEPECIDOC). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Multimeios entre 1996/2001 e Chefe do Departamento de Cinema (DECINE) do Instituto de Artes da UNICAMP, entre 2006/2008. Recebeu por duas vezes (1997 e 2014) o "Prêmio de Reconhecimento Acadêmico 'Zeferino Vaz'", concedido pela Universidade Estadual de Campinas para distinguir excelência em pesquisas. Orienta, leciona e pesquisa na área Cinema, com ênfase em Cinema Documentário, Teoria do Cinema e Cinema Brasileiro.

Fernão Pessoa Ramos is Professor at the Department of Cinema Studies, Arts Institute, State University of Campinas (UNICAMP). Founding president of SOCINE (Brazilian Society of Film Studies), he directed the association between 1997 and 2001. He also served as visiting professor at the Department of Cinema and Audiovisual/University of Paris III (Sorbonne Nouvelle), in 2002 and and at Nanterre/Paris X University, in 2013. In 2012 he published A Imagem-Câmera (Papirus) ('The camera-image') and, in 2008, Mas afinal... o que é mesmo documentário? ("After all... what is documentary?") (Ed.Senac). He edited, with Luiz Felipe Miranda, the Encyclopedia of Brazilian Cinema, now in its third edition (2012). Also about Brazilian cinema he published, in 1987, Cinema Marginal (1968/197): A Representação em seu Limite ('Cinema Marginal: the representation in its limits'). He is the editor of the book series 'Campo Imagético' ('Fields of Image') at Papirus Editors, with more than 20 books published about cinema and audiovisual.
Currently, he's the Coordinator of the Research Center for Documentary Film at UNICAMP (CEPECIDOC). For two times (in 1997 and 2014) he received the 'Prêmio Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz', the most distinguished prize awarded by UNICAMP for researchers. He has been visiting scholar, always with FAPESP fellowships, at the Tisch School of Arts/New York University (1996/97), at UCLA (University of California/ Los Angeles - 2000/01), at the Université de Montreal (2005), and at University of Indiana/Bloomington (2014). His lectures and researches have emphasis in Documentary Film Theory and History and Brazilian Cinema.


Em Inglês/Espanhol/Francês

What is documentary mise-en-scène? Coutinho's mannerism and Salles's 'mauvaise conscience'.
Studies in Documentary Film, 8 :2, 143-155, Routledge, 2015.
Link: http://dx.doi.org/10.1080/17503280.2014.908495

Pierre Perrault, le 'corps parole' et la mise en scène documentaire.
Révue Théorème, ISBN 978-2-8754-434-3. Paris, Press Sorbonne Nouvelle, 2015. Pgs 161/171.

Trends in Contemporary Brazilian Documentary.
IN Cruzamentos - Contemporary Brazilian Documentary. Ohio, Wexner Center for the Arts/The Ohio State University. Catalogue.

Revista TomaUno / Dept de Cine y TV/ Facultad de Artes - Universidad Nacional de Córdoba Ano 3 / Número 3 / 2014
Título: A mise-en-scène del documental: performance y procedimientos de actuación
Link: http://revistas.unc.edu.ar/index.php/toma1/article/view/9289

Intensité de l'empreinte. Bazin spectateur.
IN Joubert-Laurecin, Hervé et Andrew, Dudley (org). Ouvrir Bazin. Paris, Éditions de l'Oeil, 2014.

Estudios de cine en la universidad brasileña
IMAGOFAGIA - Revista de la Asociación Argentina de Estudios y Cine y Audiovisual - número 2, 2010

'Um Homme à Abattre d'Eduardo Coutinho (1964-1984) de la docufiction au cinéma-verité, vingt ans après'.
Revue 'Théoreme', ISBN 978-2-8754-434-3. Paris, Press Sorbonne Nouvelle, 2008. Pgs 107/115.

Improvisation and Staging in Documentary Films.
Critical Studies in Improvisation, vol 7, nº1 (2011)

Filmwissenschaft in Brasilien. Augen-Blick (Marbur), v.38, p 9-25, 2006.

Em Português

A Virada na Crítica do Último Paulo Emílio. 11/12/2016.
Jornal Folha de S.Paulo/Ilustríssima.
Link: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2016/12/1840114-a-virada-na-critica-do-ultimo-paulo-emilio-sales-gomes.shtml

Mas afinal, o que sobrou do cinema? A querela dos dispositivos e o eterno retorno do fim.
Revista Galáxia. ISSN 1982-2553. Nº 32, 2016.
Link: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/25800
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1982-25532016000200038&script=sci_abstract&tlng=pt

Cao Guimarães, o pensamento do mundo e o abridor das coisas.
Revista Fevereiro, ISSN 2236-2037. Nº 9, 2016.
Link: http://www.revistafevereiro.com/pag.php?r=09&t=23

Essas Grandes Estrelas do Cinema Direto
IN Anais XVII Encontro SOCINE 2014.
texto em arquivo pdf

A Mise-en-scène do Documentário: Eduardo Coutinho e João Moreira Salles
Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema. Vol 1, nº1, 2012. São Paulo. ISSN 2316-9230.
Link: http://www.socine.org.br/rebeca/dossie.asp?C%F3digo=84
texto em arquivo pdf

A Mise-en-scène realista: Renoir, Rivette, Michel Mourlet
XIII Estudos de Cinema e Audiovisual - vol. 1. Souza, Gustavo e outros. Socine, 2012. ISSN 978-85-63552-08-2. São Paulo.
(http://socine.org.br/livro/XIII_ESTUDOS_SOCINE_V1.pdf
texto em arquivo pdf

O Febeapá do audiovisual.
VIII Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE. Ano VIII, 2012. Pg 349.
Link: http://www2.socine.org.br/wp-content/uploads/2015/11/VIII_ESTUDOS_CINEMA_SOCINE.pdf

A Mise-en-scène do Documentário
Cine Documental nº4, 2011, Buenos Aires. ISSN 1852-4699.
(http://revista.cinedocumental.com.ar/4/teoriai.html)
texto em arquivo pdf

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse nos Estudos de Cinema no Brasil
XII Estudos de Cinema e Audiovisual SOCINE, Vol. 1. ISBN 978-85-63552-044. 2011.
Link: http://socine.org.br/livro/XII_ESTUDOS_SOCINE_V1_b.pdf

Rumos do Cinema - Revival do documentário e da narrativa em 1ª pessoa sugere o nascimento de um novo realismo.
Jornal Folha de S.Paulo. Caderno MAIS!. 12/08/2007.
Link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1208200709.htm

A SOCINE e os estudos de cinema na universidade brasileira.
Global Media Journal. Vol.1, nº1, Spring 2006.
Link: http://periodicos.ufes.br/gmj/article/view/541/375

A Cicatriz da Tomada.
IN Ramos, Fernão Pessoa (org.). Teoria Contemporânea do Cinema. Documentário e Narratividade Ficcional. Vol II. SP, Editora SENAC, 2005.
Link: texto em arquivo pdf

Mauro Documentarista.
REVISTA USP, São Paulo, n.63, p. 157-168, setembro/novembro 2004.
Link: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13375/15193

Má-consciência, crueldade e 'narcisismo às avessas' no cinema brasileiro contemporâneo.
Revista Crítica Marxista. Vol 19/2004.
Link: http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/sumario.php?id_revista=19&numero_revista=19

Narcisismo às Avessas - Crueldade e Má-consciência saturam e definem o cinema brasileiro contemporâneo.
Folha de S.Paulo. Caderno MAIS!. 03/08/2003.
Link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0308200316.htm

País Sórdido, povo idílico.
Revista Eletrônica Trópico, 2002.
Link: http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/574,1.shl

O que é documentário?
IN Ramos, Fernão Pessoa e Catani, Afrânio (orgs.). Estudos de Cinema SOCINE 2000. Porto Alegre, Editora Sulina, 2001, pp. 192/207.
Link: http://www.bocc.ubi.pt/pag/pessoa-fernao-ramos-o-que-documentario.pdf

A Coisa da Imagem e a Preponderância do Afeto - Walter Hugo Khouri.
Meio Século de Walter Hugo Khouri. 2001.
Link: http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/khouri/ensaios/03_01.php

Três Voltas do Popular e a Tradição Escatológica do Cinema Brasileiro.
Estudos de Cinema - SOCINE II e III. São Paulo, Annablume, 2000. Pgs 48-57.
Link: http://www.socine.org.br/livro/II&III_Estudos_Socine.pdf
Link: http://www2.socine.org.br/wp-content/uploads/2015/11/Estudos_Socine_II_III.pdf (pg 46)

Hirszman e Mauro, Documentaristas.
Latin America Cinema: Theory and Praxis. University of Leeds, 1999.
Link: http://www.iar.unicamp.br/cepecidoc/
texto em arquivo pdf

Bazin Espectador e a Intensidade na Circunstância da Tomada
Revista Eletrônica BOCC - Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação/Universidade Beira Interior. 1998.

Link: http://www.bocc.uff.br/pag/ramos-fernao-pessoa-bazin.pdf
(Tradução de Intensité de l'empreinte Bazin Spectateur - ver acima)

A Inconclusa Pérola Brasileira de Orson Welles.
Novos Estudos Cebrap. Julho 1995.
Link: http://novosestudos.uol.com.br/v1/files/uploads/contents/76/20080626_a_inconclusa_perola.pdf

A Dialética do Comer e da Comida e outros babados.
Revista da USP. Nº19, 1993.
Link: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/26884

A Força dos Corpos Filmados: ensaios de um discípulo de André Bazin.
Link: http://jornalderesenhas.com.br/resenha/375/resenhas/a-forca-dos-corpos-filmados

A Ruptura Heróica do Cinema Brasileiro.
Link: http://jornalderesenhas.com.br/resenha/895/resenhas/a-ruptura-heroica-do-cinema-brasileiro

Má-Consciência e Representação do Popular no Cinema Brasileiro.
Link: https://utpress.utexas.edu/journals/01-latampopculture-20

O Outro Somos Nós - uma análise da representação do popular no cinema brasileiro.
Link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs1110200312.htm

Sobre a Divergência dos Meios e as Imagens Maquínicas
Revista Eletrônica Studium
Link: http://www.studium.iar.unicamp.br/oito/6.htm




 

A Imagem-Câmera (São Paulo, Papirus, 2012)

Este livro pretende pensar o campo cinematográfico centrando-se na flexão que a mediação da máquina câmera impõe à sua imagem. A exposição é desenvolvida a partir de três conceitos básicos: o sujeito que sustenta a câmera na tomada, as potencialidades reflexas da fôrma câmera e a fruição do espectador, conforme lançada e rebatida da tomada. O texto inspira-se em metodologia fenomenológica e, no capítulo inicial, apresenta uma panorama sobre o primeiro pensamento de cinema que nela se baseou. No segundo e no terceiro capítulos desenvolvemos os conceitos de sujeito-da-câmera e de circunstância da tomada, utilizados para caracterizar a aparência reflexa das figuras que compõem a imagem-câmera.

 

Enciclopédia do Cinema Brasileiro (São Paulo, Ed. Senac, 2012, 3ª edição)

A indústria cinematográfica brasileira teve grande desenvolvimento na primeira década do século XXI. Nesse período, a produção do cinema nacional decolou tanto em termos quantitativos como em qualitativos, conquistando destaque que há poucos anos parecia impossível. Para contemplar esse novo quadro, na terceira edição da Enciclopédia do Cinema Brasileiro, mais de 500 verbetes foram atualizados e cerca de 130 foram acrescentados, abrangendo filmes, cineastas e profissionais que se destacaram na sétima arte ao longo da década de 2000.

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Mas afinal... o que é mesmo documentário? (São Paulo, Ed. SENAC, 2008)

Quais procedimentos narrativos são necessários para construir um documentário? O que é preciso para que possamos chamar um filme de documentário? O que há de novo nesse campo, coberto por trabalhos cada vez mais autorais e experimentais, ao mesmo tempo em que seu formato clássico desperta o interesse de vasto público, na televisão aberta ou a cabo? Este livro debruça-se sobre a produção documentária, nacional e internacional, dentro de uma perspectiva essencialmente histórica, por meio de um recorte teórico que tem suas raízes em uma fenomenologia da imagem documentária. Trata-se de um estudo sobre Cinema Documentário dividido em duas partes: 1)Fundamentos para uma Teoria do Documentário; 2)Cinema Documentário no Brasil. Em "Fundamentos para uma teoria do documentário" apresentamos as bases metodológicas necessárias para a análise do Cinema Documentário, em termos históricos e autorais. A segunda parte do livro, "Cinema Documentário no Brasil", contém ensaios sobre: a) a representação do popular na produção nacional contemporânea; b) a obra documentária de Humberto Mauro; c) a chegada da estilística do Cinema Direto no Brasil.
veja no GoogleBooks

 

Teoria Contemporânea do Cinema: Pós-estruturalismo e filosofia analítica (vol 1); Documentário e Narratividade Ficcional (vol.2) (São Paulo, Ed. SENAC, 2005)

Coletânea reunindo os principais textos, escritos nos últimos 20 anos, em Teoria do Cinema. O trabalho de organização dividiu o recorte em dois volumes. No primeiro buscou-se dar ênfase mais teórica, situando o ensaios escolhidos segundo suas raízes no pensamento filosófico contemporâneo. No segundo volume, demos espaço para a nova teoria do cinema documentário, ao mesmo que tempo em que escolhemos alguns textos que pensam a narratividade ficcional em sua forma clássica. Para essa coletânea escrevi o ensaio A Cicatriz da Tomada: documentário, ética e imagem intensa.
veja no GoogleBooks: volume 1 - volume 2

História do Cinema Brasileiro ( São Paulo, ArtEditora, 1990, 3ª edição)

Panorama horizontal da história do Cinema Brasileiro, divida em 7 módulos, abrangendo do período mudo até nossos dias (Bela Época, Ciclos Regionais, Chanchada, Vera Cruz, Anos 60 e Contemporâneo). A obra contou com a participação de mais 6 autores. Além de ser responsável por sua concepção, escreveu o módulo Os Novos Rumos do Cinema Brasileiro (1955/1970)

Cinema Marginal: a representação em seu limite (São Paulo, Brasiliense, 1987)

Estudo sobre Cinema Brasileiro nos anos 60/70. Aborda a geração seguinte ao Cinema Novo, quando algumas propostas estilísticas são radicalizadas. O livro apresenta um panorama histórico e teórico do movimento do Cinema Marginal, através de um apanhado da obra dos jovens diretores Julio Bressane, Rogério Sganzerla, Carlos Reichembach, Neville d'Almeida, Andrea Tonacci, Luiz Rosemberg e outros.

 

 

 

Diálogo sem Fronteira - O Cinema, o Documentário e o Brasil - Fernão Pessoa Ramos:

EN FRANÇAIS: https://vimeo.com/channels/486220/page:1

RTV UNICAMP: http://www.rtv.unicamp.br/webtv/?vd=271

youtube: http://www.youtube.com/watch?v=NaD5k8LQjnQ&feature=relmfu

 

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