volta para a Lista de Docentes do IA  

Prof. Dr.  José Augusto Mannis

Meu plano de pesquisa no Instituto de Artes da Unicamp compreende ações nos campos de Fundamentos Téoricos, Processos Criativos e Práticas Interpretativas coerentes com projetos e atividades realizados até o presente em Composição musical, Música em suporte tecnológico, Performance eletroacústica, Improvisação musical, Gesto, movimento e energia na música, Criação musical a partir de material com recorte geo-cultural, Heurística musical, Conforto ambiental: acústica, Acústica de salas, Acústica musical, Irradiação de fontes sonoras, Produção musical, Captação do som, Relevo sonoro, Percepção do som no espaço, Difusão sonora (projeção do som no espaço), Mixagem e Masterização, Sonorização em contexto de música erudita, Ciência da informação aplicada à música (Biblioteconomia e música).

Me proponho a:

1) Prosseguir minha pesquisa de doutorado DESIGN DE DIFUSORES SONOROS A PARTIR DE PROCESSO SERIAL: ADEQUAÇÃO ACÚSTICA DE PEQUENAS SALAS À PERFORMANCE E AUDIÇÃO MUSICAL , incluindo o artigo ANÁLISE MODAL BIDIMENSIONAL DE SALAS COM SUPERFÍCIES SERIAIS DIFUSORAS, apresentado no 6o Congresso da AES Brasil - 12a Convenção Nacional da AES Brasil, Maio de 2008, São Paulo, SP:

* realizando variadas aplicações com posterior análise dos resultados obtidos em cada caso;

* buscando novas soluções de superfícies difusoras;

* efetuando medições e simulações das superfícies difusoras;

* o impacto das mesmas em variadas situações através de medições e análises antes e depois da intervenção;

* investigação sobre os métodos empregados para o desenvolvimento das superfícies difusoras.

2) Como decorrente do primeiro item, o estudo e desenvolvimento de fontes sonoras com irradiação esférica dinâmica, cabendo aqui:

* Variabilidade da irradiação sonora;

* Implementação de projeção sonora em campo difuso em dispositivos multicanal por exemplo Surround 5.1);

* Sistemas e aplicativos para controle da variabilidade da irradiação sonora e projeção sonora em campo difuso aplicados à criação artística.

3) A partir do artigo ENSAIO SOBRE GESTO, PRINCÍPIO E IDÉIA MUSICAL - PARTE 1 : ‘PENSAR’ PRESCINDINDO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, publicado no III Seminário Música Ciência e Tecnologia : Sonologia, em maio de 2008, ECA/USP, SP, prosseguir a investigação da criação musical a partir do estudo dos movimentos e dos gestos conduzindo às idéias musicais. Isso requer tanto um estudo aprofundamento em filosofia quanto em práticas de improvisação e interpretação em performances musicais.

4) Aprofundar estudos no campo da HEURISTICA MUSICAL, inicialmente com a tradução para o português do livro em conclusão do Prof. Dr. Ricardo Mandolini (Université de Lille 3, França)

5) Prosseguir estudos e aplicações práticas no campo da Ciência da Informação aplicada à Música sobretudo tendo em vista o aprimoramento dos meios de documentação, disponibilização e acesso à informação na Unicamp a partir dos seguintes artigos e projetos:

* PANORAMA SOBRE RECOMENDAÇÕES E NORMAS PARA PRESERVAÇÃO DE REGISTROS SONOROS, apresentado no VIII CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, junho de 2008 - Escola Politécnica da UFBA, com tema ENSINO, CURRÍCULO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO: REFLEXÕES, NOVOS TEMAS E PROPOSTAS PROSPECTIVAS;

* RELATO DE PROJETO DE CATALOGAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO MUSICAL INTEGRADO A BIBLIOTECA DIGITAL, 3º Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, novembro-dezembro de 2005, CRUESP, SP;

* CATALOGAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO MUSICAL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP, 3er Simposium Iberoamericano de Educación, Cibernética e Informática: SIECI 2006, 5ta Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática CISCI 2006, Orlando, Florida, EUA, Julho de 2006.

* IMPLEMENTAÇÃO DE REVISTA DIGITAL NA PÓS-GRADUAÇÃO DO IA/UNICAMP;


6) Estudo e desenvolvimento de métodos de captação do som em contexto multicanal prosseguindo:

* MANNIS, J. A. PRODUÇÃO EM 5.1, Encontro dos Profissionais de Áudio – CGP, abril de 2007 – Tycoon Estúdio A – Av. Ayrton Senna, 2555 – Rio de Janeiro, RJ, Globo Comunicação e Participações S/A.

volta à página inicial
email