retorna à  lista de Docentes e ao Menu Principal
 
 
Área de Interesse 
Pesquisas
Publicações
Atividades Docentes
Informações Pessoais 
Links
Prof. LUIZ RODRIGUES MONTEIRO JÚNIOR
 

Formação em: Artes Circenses e Artes Cênicas
Escola de Arte Dramática da UFC - Universidade Federal do Ceará
Escola de Circo Abracadabra - CE
Escola de Circo Picadeiro - SP
Escola de Circo Mestre Felipe Boiadeiro - SP
Escola de Circo Mestre Zé Pequeno - SP

Endereço:
Departamento de Artes Cênicas
Instituto de Artes - Caixa Postal 6159
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
CEP 13083-970, Campinas, SP, Brasil

Telefone : (55 )  (19)  3521-2444
Fax :  (55)  (19) 3521-7827
 

 

Áreas de Interesse

Minha pesquisa abrange o universo do circo e o das artes cênicas é orientada à criação de procedimentos metodológicos para o aprendizado da linguagem do palhaço de circo. No Departamento de Artes Cênicas minha pesquisa e atividade didática ressaltam a importância do Circo na construção da cena teatral brasileira em suas múltiplas possibilidades de inserção. Trabalho como preparador técnico, orientador e diretor teatral, participo de diversas montagens cênicas, adentrando o universo do circo, de Aristófanes, da Comédia Del'Arte, de Moliére, Kafka, Brecht e da Cultura Popular Brasileira.

Sou criador e coordenador do Espacirco - Espaço de Pesquisas em Artes Circenses que realiza atividades extensivas à comunidade. Alocado no Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. Este espaço realiza intercâmbio nacional regular com a UNESP de Rio Claro e atua na instrumentalização de professores de circo, intérpretes e arte educadores, compartilhando procedimentos didáticos e treinamento nas modalidades de: acrobacia, pirofagia, perna de pau, malabares, monociclo, pirâmides, fio semibambo, palhaço, trapézio fixo e tecido acrobático. Realizando também, atividades de extensão através de cursos livres, eventos de extensão universitária e parcerias com outros espaços dedicados ao estudo do circo e das artes cênicas.

Realizei intercâmbios internacionais com o Mestre clown Léris Colombaione do Circo Colombaione de Roma, através da parceria entre Espacirco da Unicamp e Lume da Unicamp. Ministrei workshop sobre a preparação e a dramaturgia do Espetáculo Versus Uno, montagem do 4º ano do DAC, para os alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na cidade do Porto, em Portugal e para os alunos da Faculdade de Artes Cênicas da Universidade de Santiago de Compostela na Espanha.
Fui aluno do Picolino na Escola de Circo Picadeiro e pesquisei a história de vida dos palhaços Torresmo e Pimentinha através de entrevistas e depoimentos concedidos por eles, uma das importantes referências no estudo desta arte no Brasil. Contemplado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com Prêmio Estimulo "A memória da atividade circense no Brasil", pesquisei e redigi a história de seis dos palhaços mais importantes deste país: Piolim, Arrelia, Picolino, Chicharrão, Torresmo e Pimentinha. Tendo realizado com maior destaque o estudo sobre as técnicas de picadeiro desenvolvidas pelos Palhaços Torresmo, Picolino e Pimentinha.

Sempre ampliando minhas atividades didáticas, realizo assessoria artística e pedagógica na preparação dos palhaços que integram a Associação Cultural em Valores Humanos Hospitalhaços no projeto de humanização do serviço de saúde do HC da Unicamp. A partir do êxito alcançado, surgiu oportunidade de participar com esse projeto através da disciplina AM 018 - Trabalhos Comunitários I, oferecida aos alunos da Unicamp.
Ministrei Cursos de Criação de Palhaço no Programa de Educação Continuada Teia do Saber nos de 2005 e 2006, atendendo diversas cidades, através do convenio promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Unicamp.

Realizo um trabalho de pesquisa regular sobre o Circo Popular Brasileiro, em especial, sobre os pequenos circos da periferia, os mesmos têm como base a figura do palhaço como protagonista da cena, havendo um rodízio entre os palhaços e suas esquetes. Esses circos são formados por duas ou três famílias basicamente de jovens. Montam os seus circos de praças em praças periodicamente, perfazendo uma agenda anual de mais de vinte locais diferentes na cidade, criando uma grande afinidade com a comunidade. Nessa pesquisa pude acompanhar em Fortaleza os Circos London, Must e Motoca. Através desses contatos pude ampliar os meus conhecimentos e dar continuidade a minha busca artística.

Atuo na criação de novas possibilidades de inserção do circo na educação de crianças e adolescentes há alguns anos. Tendo ministrado cursos nas escolas de circo: Respeitável Turma I e II em Fortaleza-CE, e no Arricirco em Recife-PE, essas importantes ações realizadas nessas escolas de circo no tocante ao projeto de educação de jovens e artistas, tornaram-se para mim relevantes, por esse motivo cito a experiência que tive com as mesmas ao longo desses anos de pesquisa.

Outra experiência em destaque foi o contato que tive com os educadores do Circo d'Soleil no ano de 1998, participando do Intercâmbio entre a ONG Gira Sonhos de Campinas e a Escola de Circo Arricirco - Arraial Intercultural de Circo de Recife-PE. Participei do curso oferecido aos artistas e educadores, voltado à aplicação da arte circense na integração social de crianças e adolescentes.
No ano de 2006 tive a oportunidade de participar do evento "Jornada de Palestras Circo e Modernidade", promovido pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, apresentei a palestra "As Atividades Circenses no Instituto de Artes da Unicamp". Entre os convidados estavam os educadores do Circo d'Soleil, que apresentaram algumas de suas propostas de trabalho, relacionados com a preparação de jovens artistas e sobre o programa de reintegração de crianças e adolescentes. Esta oportunidade de conhecer alguns métodos de pesquisa de linguagem me possibilitou novas referências positivas para o meu trabalho de pesquisa.


Projetos  de Pesquisa: os links abrem páginas com fotos de oficinas

A Academia de Palhaços se Apresenta
A Arte Circense Integrada ao Desenvolvimento da Criança;
O Circo Aplicado a Instrumentalização do Ator;
O Universo Circense Aplicado ao Desenvolvimento Corporal do Arte-Educador;
O Palhaço e o Circo Aplicado ao Universo do Adulto na Terceira Idade;
O Universo do Palhaço Aplicado ao Trabalho Corporal do Artista Voluntário;
Oficina de Criação de Palhaço.
Caravana Vira Mundo
Girassol
Projeto Criação de Palhaço - Teia do Saber
Atividades Interativas
Circo de Pau a Pique
UPA - UNICAMP de Portas Abertas


Publicações

MONTEIRO JUNIOR, L.R.; OLIVEIRA, J. A " O CIRCO".
Editora Eucatex -1990, São Paulo. Organizador Julio do Amaral de Oliveira.
MONTEIRO JUNIOR, L.R.: Texto " Qual a Origem do Circo ", publicado no livro Língua Portuguesa Entre Palavras, organizador Mauro Ferreira. Editora: FTD - 2002 - SP.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - Qual é a Graça", entrevista concedida a Revista Globo Online. Arte Cidadania.Org.Br - Arte Cidadania Reflexões. São Paulo.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " O Circo e sua Importância na Universidade", entrevista concedida a TV UNICAMP, dentro do Programa de entrevistas Memória Expressa/IA.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " Circo e Modernidade" , entrevista concedida ao Jornal da Unicamp Jornada de Palestras.
MONTEIRO JUNIOR, L.R -" O Circo na Universidade', entrevista concedida a TV Século 21, Valinhos-SP.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " Qual é a Graça ", entrevista concedida a revista Globo - Online - O Panorama do Palhaço Brasileiro - Arte Cidadania.Org.Br.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " O Circo na Universidade" : Educação de Universitários de Educação Física a partir do Circo. Um intercâmbio Universitário - Unicamp e Unesp, a formação do arte educador, do Lazer e da Arte Circense. Entrevista concedida ao Jornal Portal da Unicamp.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " A Arte do Clown Clássico" , segundo a família Colombione. Entrevista coletiva concedida ao Portal da Unicamp.
MONTEIRO JUNIOR, L.R- "A Tradição da Família de Clown Colombaione na Itália" . Entrevista coletiva concedida ao Jornal Correio Popular de Campinas.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " Hospitalhaços uma Injeção de Ânimo", entrevista coletiva concedida ao Jornal Correio Popular, pág - projeto cidadão. Campinas - SP.
MONTEIRO JUNIOR, L.R- " Os Novos Vôos do Circo", entrevista coletiva concedida a Revista Època - SP. As Artes Circenses conquistam a classe média e se transformam em profissão para jovens universitários e da comunidade.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " O Circo na Universidade, entrevista concedida a Televisão TV Jangadeiro em Fortaleza - Ceará.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - "O Surgimento do Circo no Mundo". Entrevista concedida a Revista Super Interessante de São Paulo.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - "Professor Palhaço", entrevista concedida ao Jornal da Unicamp. O Circo no Meio Acadêmico, sua Influência na Formação do Jovem Cidadão.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - "A Alegria de Ser Palhaço", entrevista concedida ao Jornal Correio Popular. Principais Conceitos da Arte de Ser Palhaço. Campinas -SP.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - " O Espetáculo Versus Uno", entrevista coletiva concedida ao Jornal El Progresso no Festival de Santiago de Compostela - Festival Universitário de Santiago de Compostela.
MONTEIRO JUNIOR, L.R - "Conversas no Picadeiro", entrevista coletiva concedida a Revista do SESC. O Universo Urbano do Circo. São Paulo.


Atividades Docentes

Técnicas Circenses I e II;
Laboratório de Práticas Corporais II;
Oficina Livre de Circo.


Informações Pessoais

Desde 1986, integro o corpo docente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. Sou professor de Técnicas Circenses e Práticas Corporais, articulando minha especialidade com a formação do ator, neste curso totalmente voltado para a interpretação teatral.

Sou palhaço, equilibrista do fio semibambo, monociclista, pirofagista, poeta e ator/dançarino, com 27 anos de experiência nessa área de formação artística. Como síntese pessoal de toda minha pesquisa, criei o palhaço GIRASSOL. Personagem amadurecido pelo o fazer regular - característico da linguagem do palhaço, realizando performances em circos, teatros, parques, eventos acadêmicos, sociais e culturais.

Minha formação é predominantemente artística e ambientada no Circo Popular Brasileiro. Em Fortaleza estudei na Escola de Circo Abracadabra. Dando continuidade as minhas pesquisas, fiz aperfeiçoamento na Escola de Circo Picadeiro, na Escola de Circo José Pequeno e na Escola de Circo Felipe Boiadeiro em São Paulo.
Para ampliar meus conhecimentos, estudei na Escola de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará. Para complementar minha particular formação me dedico ao estudo das Danças Brasileiras e da Educação Física.
Desde então, me dedico à divulgação e disseminação dos conhecimentos circenses adquiridos ao longo desses anos de pesquisa, sempre direcionando minhas atividades didáticas para a compreensão da estética própria do circo e sua inserção na sociedade como meio de transformação e formação artística do indivíduo.


PRÊMIO ESTÍMULO:

Contemplado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com prêmio estímulo para pesquisar a memória da atividade circense no Brasil, pesquisei e redigi a história de seis dos palhaços mais importantes deste país: Piolim, Arrelia, Picolino, Chicharrão, Torresmo e Pimentinha.


Links


Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. 
A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. 

A A Resolução GR Nº 5 de 17/01/2005, artigo 74 orienta sobre disponibilização de páginas pessoais na Unicamp.
 


Instituto de Artes  Unicamp