Quarentenário 19 - Exposição coletiva à distância


Ter, 05 de Maio de 2020
15hs até 23hs

quarentenario19.wixsite.com/exposicao
Local

Aberto a:
Todos

 

Acesso a exposição: https://quarentenario19.wixsite.com/exposicao

 

Quarentenário 19, exposição coletiva à distância, hospeda trabalhos de vários artistas que, confinados, continuam pensando, repensando, estudando e produzindo arte.

​Cada artista, na sua singularidade, apresenta obras sob várias modalidades, entre elas fotografias, gravuras, pinturas, desenhos, objetos, infografias e performances que, de alguma forma, refletem a subserviência em que estamos vivendo, em função de um vírus que se difunde rapidamente.

Neste tempo faz-se necessário repensar, sob muitos aspectos, o meio, a materialidade e o contato físico com nossas produções, por estarmos impedidos de mostrá-las fisicamente. No entanto, o meio digital propicia uma aproximação, ao mesmo tempo que reflete o momento vivido.

Aqui, não se pretende abrir espaço apenas para trabalhos feitos na emergência da quarentena, existe uma frequência cuidadosa em relação aos eixos de espaço e de tempo, que na dimensão da experiência são alterados pelos sentimentos de pertença e expressão, como nos trabalhos que cogitam a morte, o confinamento, o silêncio ou quando procuram resistir às ameaças.

Em outros, a limitação dos dias revela manias "enlouquecidas", também deformações retorcem o pensamento ou aclamam a plasticidade na transparência dos desejos. Há, ainda, os que guardam na memória os hospitais ou preservam, através da janela quarentenária, reminiscências utópicas, porém vividas.

O brincar se soma em entidades lúdicas, seja no jogo ou na realidade e, sonhando, já nas nuvens, objetos inusitados se depositam como um não-fim, entretanto concluem o mundo urbano como suspensão.

Também ocorrem dúvidas, envolvidas na relação de retorno à vida. Um coração bate amarrado, enquanto sementes e moluscos, de naturezas corpóreas, brotam diante da ação humana. A lama e o solo pisado evocam proteção, guardam sentimentos dessa passagem que nos fornece um acalento em meio às incertezas desses dias estranhos vistos de perto.

Marta Strambi

Curadoria e Texto: Marta Strambi
Comissão organizadora: Rafael Coutinho 
Criação e web designer: Rafael Coutinho
Realização: Grupo de Pesquisa Estudos Visuais, IA, UNICAMP