Departamento de Artes Cênicas

A busca de abordagens inovadoras para a linguagem teatral

O curso de Artes Cênicas tem como objetivo a formação de profissionais aptos a trabalhar nos diversos campos abertos às atividades do artista da cena, bem como o incentivo ao pensamento crítico e investigativo, à reflexão ancorada no estudo conceitual e em experimentações realizadas em diferentes contextos.

Estando a atuação no princípio do teatro, o projeto pedagógico do curso pauta-se no trabalho do ator. Visando a composição da cena do seu interior, essa perspectiva, no entanto, considera as questões interdisciplinares de uma cena expandida e que atravessam o campo da produção artística, especialmente em seu viés performativo.

O curso de Artes Cênicas na modalidade bacharelado pode ser concluído em oito semestres:

Os dois primeiros anos são dedicados à formação básica do ator, por meio das disciplinas que abrangem um amplo repertório de conhecimento da história e teoria teatral, bem como das que conduzem processos criativos em práticas laboratoriais dramatúrgicas e cênicas, por meio de disciplinas mais técnicas de corporalidade, vocalidade e interpretação. Nesse período, o aluno percorre um intenso processo criativo e de aprendizado através de criações plásticas, de visualidade, dramatúrgicas e performativas, imerso em atividades curriculares e extracurriculares.

Os últimos quatro semestres do curso se estruturam no sentido de proporcionar aos alunos a experiência da elaboração de exercícios cênicos completos, em diferentes linguagens teatrais. São quatro projetos artísticos, um a cada semestre, com um foco de aprendizado específico, e que envolvem o aluno/ator/pesquisador nas duas pontas da realização cênica: a elaboração criativa e a concretização material dessa cena através das situações e questões da produção.

Possibilitando a instrumentalização prática e teórica do aluno, a formação do artista pesquisador, nas mais diversas linguagens teatrais, o curso de Artes Cênicas incentiva o aluno a pensar e praticar a criação artística num diálogo constante entre suas próprias concepções de pesquisa e o mundo que o cerca.

Artes Cênicas – Projeto Pedagógico