1º Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA

23 de agosto de 2017 @ 10:00 - 19:00

“O Paradigma Musicológico Audiotátil”

Coordenação geral: Prof. Fabiano Araújo (CRIJMA/eMMA/UFES)

Coordenação local: Prof. Rafael dos Santos (Grupo de Pesquisa Música Popular/ UNICAMP)

10h00 Master Class “Piano e Processos Compositivos Audiotáteis” Fabiano Araújo
14h00 Abertura: Prof. Rafael dos Santos (UNICAMP)
14h15 Prof. Fabiano Araújo (CRIJMA/eMMa/UFES) “O Paradigma Musicológico Audiotátil”
15h15 Prof. Laurent Cugny (CRIJMA/IReMus/Paris-Sorbonne) “Programa científico do CRIJMA/RJMA”
16h15 Discussão Música Popular e o Paradigma Audiotátil Prof. Rafael do Santos; Prof. Cacá Machado; Prof. Budi Garcia
18h00 Master Class Big Band “Gil Evans Paris Workshop” Laurent Cugny

CRIJMA
O CRIJMA (Centro de Pesquisa Internacional sobre o Jazz Músicas Audiotáteis) foi criado e implementado em 2017 no Institute de Recherche en Musicologie [IReMus], Universidade Paris-Sorbonne, e é co-dirigido pelos musicólogos/pesquisadores Laurent Cugny (Paris-Sorbonne/França), Vincenzo Caporaletti (Univ. Macerata/Itália), e Fabiano Araújo Costa (UFES/Brasil).

RJMA
O CRIJMA é responsável pela edição anual da revista acadêmica multilingue (francês, português, italiano, e inglês) RJMA – Revue du Jazz et Musiques Audiotactiles, cuja proposta científica deriva da Teoria das Músicas Audiotáteis [TMA] ou mais amplamente, Teoria da Formatividade Audiotátil, criada por Vincenzo Caporaletti.

TMA
Em linhas gerais, a TMA é um modelo epistemológico que visa a delineação de uma tipologia taxonômica dos sistemas e das experiências musicais a partir da identificação de implicações perceptivas e cognitivas de suas determinantes e mediações culturais. A TMA distingue três grandes realidades musicais, com a inserção da categoria de “música audiotátil” ao lado das categorias de “música de tradição escrita ocidental” e “música de tradição oral”. Neste sentido, o modo de conhecimento das músicas classificadas pela etiqueta “música popular” e/ou “músicas atuais”, dentre elas: o jazz, o rock (progressive rock), o pop, o rap, as músicas improvisadas, a música instrumental brasileira, a world music, etc., orienta-se para a perspectiva da experiência do sujeito que produz, atentando-se, no entanto, às condições que determinam essa produção do ponto de vista mediológico e antropológico tanto no plano cognitivo quanto no plano estético-cultural. As consequências destas proposições tem sido aprofundadas em uma vasta bibliografia que as coloca à prova no campo da análise musical, da crítica historiográfica, da estética, da filosofia da improvisação, da linguística, da etnomusicologia, etc. O CRIJMA se engaja com a disponibilização desta bibliografia em francês, inglês, italiano e português.

[eMMa]
O [eMMa] Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil, coordenado pelo Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa, é um grupo de pesquisa certificado no CNPq pela na Universidade Federal do Espírito Santo, que se dedica ao desenvolvimento de pesquisas e estudos inter e transdisciplinares, no campo da música e da musicologia, com especial interesse em temas ligados às processualidades formativas/artísticas conexas à categoria epistemológica da formatividade audiotatil, quais sejam: aquelas ligadas à energia formante de ordem groovêmica, improvisativa, extemporizativa, e interacional, que no plano formal se representam artisticamente por meio de obras gravadas.
O eMMa colabora com a formação de novos pesquisadores da Ufes, e de outras instituições, através de orientações de pesquisa, organização de seminários. Em parceria com o Centre de Recherche International sur le Jazz et Musiques Audiotactiles (CRIJMA), Institute de Recherche en Musicologie (IReMus/Sorbonne), o eMMa oferece consultoria sobre a Teoria das Músicas Audiotáteis no Brasil, e atua na produção, tradução e difusão de artigos em português da Revue Jazz et Musiques Audiotactiles (RJMA-CRIJMA).

contato: fabiano (ponto) costa (arroba) ufes (ponto) br

Mais informações:

23 de agosto de 2017

Instituto de Artes – UNICAMP
Campinas, São Paulo 13083-854 Brasil
www.iar.unicamp.br
%d blogueiros gostam disto: