ARTE Y NATURALEZA HOY

Esta exposição apresenta um projeto coletivo realizado pelo grupo de investigação Arte, espaço público e paisagem da Universidade de Murcia. Este projeto, agora exposto na Galeria de Arte da UNICAMP, foi apresentado de forma itinerante nos seguintes locais: Museu de Alicante (MUA), no Museu de Fonte Álamo em Murcia, no Museu de Almería, no Centro de Estudos Hispano Marroquí em Málaga e no Centro Damián Bayón do Instituto América de Santa Fé em Granada.

Arte y naturaleza hoy propõe uma reflexão sobre ideias relacionadas ao tema proposto, abrindo espaço para imagens que respondem, através de suas próprias singularidades, sobre possibilidades para se enfrentar a questão, através de uma intervenção poética. As narrativas destes trabalhos estão implicadas no próprio caráter representativo da arte, no seu interesse na descrição do natural, entretanto os artistas se propõem a interpretar a realidade cotidiana a partir de suas experiências pessoais, apelando à sensibilidade de uma consciência coletiva que possa incidir nesses aspectos do meio-ambiente em crise e que hoje nos preocupam.

A relação entre arte e natureza sempre esteve presente em todas as formas de expressão artística. Desde as primeiras pinturas pré-históricas, feitas sobre a pedra das cavernas, até a atualidade, a arte segue se relacionando com a natureza como objetivo persistente de seu olhar sobre ela. O binômio arte e natureza atua aqui como argumento para conformar as obras presentes nesta exposição, realizadas a partir desta provocação, mediante distintos processos criativos que, finalmente, aparecem no desenvolvimento das imagens fotográficas que compõem a mostra.

Junto com a pintura, a fotografia tem sido uma das disciplinas artísticas que mais produziram em relação à representação da natureza, especialmente através da ideia de paisagem. Hoje em dia muitos artistas fixam sua atenção sobre uma natureza que se encontra em permanente transformação. Com suas obras eles nos oferecem novos pontos de vista para experimentar e, quem sabe, compreender um pouco mais a esse respeito.

Como se indica no título, as imagens que aqui se apresentam, pretendem responder questões a partir do imaginário de cada um de seus autores e, com elas, se espera oferecer um conjunto de
aproximações diante de um tema de grande abrangência: a relação do homem com seu entorno. A arte é uma forma de criação e de conhecimento que nos permite acercar a realidade de nosso tempo. Esta exposição espera, entre outras coisas, abrir uma senda à experiência de um espectador ávido por imagens que lhe ajudem a interpretar a realidade complexa e difusa que nos envolve.

Javier Gómez de Segura (Universidade de Murcia – Espanha)
Mauricius Martins Farina (Universidade Estadual de Campinas)