Instalação “Arvore dos Desejos”

22 de novembro de 2016 @ 19:00 - 7 de dezembro de 2016 @ 21:30

EXPOSIÇÃO: “IGI AA MU ERONGBA SE” (Árvore dos Desejos)

“IGI AA MU ERONGBA SE” (Árvore dos Desejos) é uma instalação sensorial interativa derivada de um workshop internacional em arte-educação ministrado por Paulo Cesar Teles, professor do Instituto de Artes da Unicamp, em parceria com o artista plástico nigeriano Sunday Olaniran Olaniyi e sua equipe.

Durante a oficina realizada os professores envolvidos debateram acerca da integração entre arte, mídia e tecnologia e tomaram contado com o projeto da instalação multimídia. Em seguida eles orientaram os alunos envolvidos (entre 9 e 14 anos) a desenhar e/ou escrever o que consideram seu maior desejo.

Uma escultura em forma de árvore é construída a partir de materiais reciclados Alguns dos alunos foram escolhidos (a critério dos professores) para, em vídeo, relatar os seus desejos. O material foi digitalizado, alguns dos desenhos foram animados, editados e diagramados para exibição em tela, junto com uma trilha sonora pré-composta, separada em diferentes “instrumentos”.

Quatro sensores anexados na árvore determinam quais imagens dentre os entrevistados aparecem , assim como os desenhos animados e os “instrumentos” da trilha musical, de acordo com o movimento e proximidade das pessoas com a árvore.

Inspirada em lendas orientais, nas quais uma árvore é eleita “sagrada” e as pessoas penduram nela seus desejos escritos, a instalação foi construída durante a oficina junto com professores e alunos de ensino fundamental das escolas “Excellent School” e “Kingdon Kids Inernational School” na cidade de Osogbo – Nigéria, em junho de 2016.

A Nigéria foi o sexto país a receber esta oficina de formação artística multimídia, em junho de 2016, tendo ocorrida anteriormente no Brasil (2012 e 2015), Portugal (2012), Alemanha, Grécia (ambas em 2014) e Nova Zelândia (2015).

Por onde passou, a experiência promoveu a ética, a sinceridade, o protagonismo artístico de todos os envolvidos, a integração entre artes plásticas, mídias emergentes, interatividade sem toques, e ainda o processo de reciclagem de objetos enquanto “representação de nossos inúmeros desejos diariamente consumados e consumidos”.

A exposição ocorrerá no dia 22 de novembro no saguão da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, a partir das 19h e entre os dias 24/11 e 07/12 no Museu da Cidade em Campinas, com abertura prevista para o dia 24/11 às 19:30h.

22 de novembro de 2016 @ 19:00
7 de dezembro de 2016 @ 21:30