25 de junho de 2018 @ 14:00 - 17:00

dia 25 de junho, às 14h00
Auditório do Instituto de Artes – UNICAMP

Apresentação e workshop relacionados ao novo CD de Heloísa Fernandes e Mané Silveira, Músicos de renome e sólida carreira no cenário da música instrumental brasileira, com músicas autorais compostas a partir de inspirações musicais provenientes de diferentes aspectos do continente africano: sua música, sua gente, sua ancestralidade.

O Workshop Processo Criativo: Da Improvisação à Composição, em que os compositores falam sobre os seus processos criativos na feitura desse novo trabalho, para em seguida apresentarem algumas das músicas que irão compor o CD, fruto de um projeto selecionado pelo edital Proac de Música Instrumental, edição 2017.

Neste trabalho Heloísa Fernandes e Mané Silveira expandem sua experiência de muitos anos na música instrumental brasileira com um mergulho estético e poético nessa fonte imensurável que é a diversidade da música ancestral africana, com suas histórias, seus ritmos e cânticos, sua energia contagiante, suas inúmeras paisagens geográficas e sonoras. Por meio de uma imersão auditiva e, principalmente, afetiva e intuitiva nos diferentes gêneros e sonoridades, os compositores se deixam influenciar pela riqueza cultural do continente berço da humanidade, experimentando como este material sonoro se mescla com suas bagagens, adquiridas tanto pela prática da música ocidental quanto por extensa pesquisa da música brasileira de raiz.

Buscam inspiração ouvindo, por exemplo, as melodias produzidas pelo MBIRA, instrumento ancestral do Zimbábue; pelas flautas antigas de Moçambique; pelos cânticos dos Zulus; pelos tambores de Burundi e pelas sonoridades dos Malinke, cuja palavra para ritmo é “Foli” (não há movimento sem ritmo). Escutas que instigam uma intensa exploração musical, desde novos experimentos com a amplitude sonora de seus instrumentos à interpretação autoral das poéticas, contrastes e contextos a que se expõem.

Um processo em que o continente africano, catalisador do processo criativo, vai ficando registrado em ricas paisagens sonoras que nos remetem à largueza e diversidade de nossa origem comum.

25 de junho de 2018
Categoria de Evento:

Instituto de Artes – UNICAMP
Campinas, São Paulo 13083-854 Brasil
www.iar.unicamp.br
%d blogueiros gostam disto: