ENCONTROS TRANSVERSAIS (2)

maio 16 @ 14:30

Caros docentes, funcionários e alunos do Instituto de artes:

A Direção e a Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp promovem
o 2º evento do Ciclo de Encontros TRANSversais, a realizar-se no
próximo dia 16 de maio 2019, às 14h30, na Sala 03 do Prédio da pós-graduação do Instituto de Artes

O evento refletirá sobre a violência contra a mulher, a partir de video realizado por Kit Menezes, como projeto de tese no PPG Artes Visuais.

O projeto foi inspirado no pensamento da filósofa francesa Marie-José Mondzain, que usa a palavra zona para se referir a um espaço de indeterminação que se oferece para o surgimento de imagens ficcionais, de igualdade e de liberdade. A zona não é um espaço físico, mas filosófico, por isso pode acontecer em qualquer luar. Esse qualquer lugar, hoje, é aqui. E aqui, hoje, nós falaremos do poder que cada mulher carrega dentro de si.

A apresentação do vídeo será seguida de debate com a autora e com Camila Godoi e Danielle Godói

KIT MENEZES: 49 anos. Doutora pelo Instituto de Artes da UNICAMP, desenvolve projetos na área do audiovisual como professora, arte-educadora e performer. Também atua como diretora de arte em filmes de curta e longa-metragem e diretora. Realizou o documentário “Dos 80 aos 40, 50…”, sobre os anos 80, exibido na Mostra Sesc de Cinema (2017) e curta-metragem “A velha”, exibido no Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa – FESTIN (2017).

CAMILA GODOI: 47 anos, mulher trans & lésbica. Engenheira Química formada pela UNICAMP, conta 21 anos de carreira docente entre o Ensino Superior de Engenharias e o Ensino Médio. Atua como Educadora no curso de formação feminista de Promotoras Legais Populares (PLP’s), que também coordenou durante os anos de 2017 e 2018. Integra a banda de rock feminista CLANDESTINAS, como compositora, cantora e contrabaixista. É Faixa-Preta (5o. Dan) de Taekwon-Do ITF.

DANIELLE GODÓI: 25 anos. Advogada formada pela UNIMEP, ativista, integrante do Coletivo Feminista “Marias de Lutas”, militante pelos direitos das mulheres e pela justiça social. Também integra e atua no curso de formação feminista de Promotoras Legais Popularess (PLP’s) e colabora com a Casa Abrigo que acolhe mulheres em situação de violência em Piracicaba.

ENCONTROS TRANSVERSAIS (2)

Telas-Janelas – Gestos de Resistência contra violência de gênero: a zona como lugar do (im)possível

Apresentação de vídeo realizado por Kit Menezes, seguida de debate com a autora, Camila Godoi e Danielle Godói

Dia 16 de maio de 2019, às 14h30. Sala 03 do Prédio da pós-graduação do Instituto de Artes