MUSICAR LOCAL: Aprendizagem e Prática

Aprendizagem e Prática

1 a 4 de MAIO de 2019

Instituto de Artes, Universidade de Campinas

Entre 1 e 4 de maio de 2019, o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET) e o Encontro de Educação Musical da Unicamp (EEMU) juntam-se em torno do “musicar local”. “Musicar” é uma tradução do termo musicking, apresentado por Christopher Small em seu livro de mesmo nome (1998), e que se refere a toda forma de envolvimento com a música: tocar um instrumento, cantar, compor, participar de um grupo, ouvir música, participar de um fórum sobre música na internet, atuar na produção de um show, escrever ou falar sobre música, etc. Música e localidade são pensadas em estreita relação e exercendo influência uma sobre a outra. As localidades são aqui entendidas como pontos de encontro num contexto dinâmico e o caráter social do musicar recebe grande destaque. Em resumo, procuramos compreender a relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas.

A partir desta perspectiva, o IX ENABET/XII EEMU contemplará diversas atividades, como apresentações e oficinas com grupos musicais locais, conversas com lideranças desses grupos, apresentações de trabalhos acadêmicos e mesas-redondas. A aprendizagem musical nos diversos contextos será uma questão de destaque nas discussões. Teremos entre nossos convidados renomados estudiosos das duas áreas, como Kay Shelemay (Harvard University), Patricia Campbell (University of Washington), Rose Hikiji (USP), Enny Parejo (Faculdade Cantareira), Magali Kleber (UEL), José Alberto Salgado (UFRJ), Evandro Higa (UFMS), Marcos Câmara de Castro (USP), Angela Lühning (UFBA), Reginaldo Braga (UFRGS) e Guilhermina Lopes (UNICAMP/CESEM – Universidade Nova de Lisboa). Os participantes também terão espaço para compartilhar suas vivências musicais numa noite de “microfone aberto”, em um clima bastante descontraído.

Estão todos convidados a musicar conosco!

Programação completa: https://musicarlocal.wordpress.com/programa/

O IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET) será realizado em 2019 em parceria com o XII Encontro de Educação Musical de UNICAMP (EEMU), no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – IA / UNICAMP, patrocinado pela Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), único colegiado brasileiro dedicado exclusivamente a esta área de estudos no país, e o EEMU, evento anual idealizado por alunos de Graduação no Curso de Licenciatura em Música da UNICAMP. O tema do Encontro é: “Musicar Local – aprendizagem e prática”, uma esfera de debates que vêm mobilizando a comunidade acadêmica no Estado de São Paulo engajada no Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7 “O Musicar Local – Novas Trilhas para a Etnomusicologia”, sediado no IA/UNICAMP, IEB/USP e LISA/USP. Um dos eixos deste projeto, “Aprendizado, transmissão, preparação”, articula, de forma orgânica, com os interesses que mobilizam o EEMU. Assim, busca-se, neste Encontro conjunto, estender estes debates para englobar tanto a comunidade etnomusicológica do Brasil todo quanto pessoas engajadas em práticas de ensino e aprendizagem nas suas comunidades locais.

O conceito de “musicar local” se inspira no trabalho da antropóloga Ruth Finnegan, que fez um estudo intensivo de “música local”, e Christopher Small, que cunhou a palavra musicking (ou “musicar”), para chamar atenção para as múltiplas formas de engajamento com música para além da performance e criação musical (produção, escuta, crítica, pesquisa etc.). Atrelando o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se destacar o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão.

Teremos duas palestrantes convidadas: etnomusicóloga Profa. Dra. Kay Kaufmann Shelemay (Harvard University), que fara a palestra de abertura, e Profa. Dra. Patricia Campbell(University of Washington), que fará a palestra de fechamento.

maio 1 @ 10:00
maio 4 @ 18:30
Categoria de Evento:

Instituto de Artes – UNICAMP
Campinas, São Paulo 13083-854 Brasil
www.iar.unicamp.br
%d blogueiros gostam disto: