Unicena: Re-Existir

O Unicena é um festival semestral organizado por alunos do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp como uma iniciativa extracurricular e independente de recursos financeiros da universidade, no qual podemos exercitar o conhecimento em produção cultural. Por meio de espetáculos, rodas de conversa, mesas e oficinas visamos expandir os horizontes da academia para o que existe fora e, de fato, “tornar” público o ambiente público. Essa edição é uma homenagem ao nosso professor e querido amigo Mário Alberto de Santana (in memoriam), símbolo de resistência dentro do Instituto de Artes.

O tema “RE-EXISTIR” traz questões que consideramos urgentes e necessárias serem debatidas – principalmente no contexto atual -, como machismo, racismo, LGBTfobia e resistência artística. Por acreditarmos no poder da arte de transgredir e impulsionar mudanças sociais, nosso intuito é dar voz àquelxs que por tanto tempo foram (e são) caladxs pela sociedade. Essa é nossa forma de resistência: promover ações e provocar reações que tornem de fato o espaço público da universidade acessível a todas, todos e todes.