Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

WORKSHOW – A música Afro-Cubana

29 de novembro de 2016 @ 17:30 - 19:00

Data – 29/11/2016 (terça) – 17h30

Local – Sala Paes Nunes – DM35

ORGANIZAÇÃO: Prof. Dr. Leandro Barsalini

 

SOBRE A ORQUESTRA LYRA LATINA
_______________________________

Inspirada na fase clássica da Salsa, a orquestra Lyra Latina exprime toda sua paixão pelo gênero. Montada para celebrar o mundo da salsa, seu repertório é baseado em nomes importantes e representativos desse gênero. Ruben Blades, Oscar D’Leon, Ray Barreto e Eddie Palmieri são apenas alguns dos criadores que fizeram a história dessa música que já deu a volta ao mundo e começa a tomar posse de seu território no Brasil. A Salsa nasceu e se consagrou em Nova York. Numa celebração da própria cultura, essa música é originária de uma fusão entre a música cubana, o jazz e vários ritmos afro-latinos trazidos pelos imigrantes vindos de países como: Porto Rico, República Dominicana, Panamá e outros, que lá se estabeleceram, transcendeu as fronteiras do Spanish Harlem, o “gueto” hispânico de Manhattan, se universalizou e invadiu o planeta. Hoje a encontramos, além de nos Estados Unidos e América Latina, em vários países europeus e mesmo no Japão onde esse ritmo deixou marcas profundas tornando-se obrigatória a sua execução nas casas noturnas e festivais do gênero.

Depois de várias realizações no universo “salsero” paulistano nos anos 90, Sergio Lyra parte para a Europa a fim de ampliar sua experiência musical onde se estabelece como membro de várias orquestras do gênero se apresentando ao lado de cubanos, venezuelanos, porto-riquenhos, colombianos. De volta ao Brasil após um período de sete anos na França, reúne grandes músicos de São Paulo, todos sintonizados nessa música que explodiu e fez história na Nova York dos anos 70 e propõe ao público atual uma orquestra para celebrar e contar um pouco da história dessa expressão musical ao mesmo tempo sofisticada, que nos pega pelo ouvido, mas sobretudo, de ritmo contagiante onde o convite para dançar se torna irresistível.

Em setembro de 2007 a Orquestra Lyra Latina estréia com casa lotada para o público paulistano na Aldeia Turiassú. Sendo então convidada a se apresentar no Bourbon Street, lugar onde se apresenta regularmente, repete o êxito na renomada casa de São Paulo que promove, já há quinze anos todo domingo, uma grande noite de salsa na cidade. Se apresentando também no circuito do SESC e SESI em São Paulo e no interior, passando pelo Memorial da América Latina num encontro espetacular com Jair Rodrigues e também participando do festival Paraty Latino numa memorável apresentação com o “salsero” francês Deldongo.

 

Detalhes

Data:
29 de novembro de 2016
Hora:
17:30 - 19:00
Categoria de Evento:

Local

Instituto de Artes – UNICAMP
Rua Elis Regina, 50
Campinas, São Paulo 13083-854 Brasil
+ Google Map
Website:
www.iar.unicamp.br
%d blogueiros gostam disto: