Aprenda a Costurar

Redesign do livro “Aprenda a Costurar” (3ª edição, 1967) de Gil Brandão

trabalho de conclusão de curso _ editorial _ livro _ impresso

AUTORA

Ana Lúcia Ribeiro

ORIENTADORA

Profa. Tereza Bettinardi

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Prof. Dr. Edson Pfützenreuter

Profa. Ma. Carina Naufel

ANO

2018

O livro Aprenda a Costurar é uma compilação de lições de modelagem do método desenvolvido por Gil Brandão (ilustrador de moda, modelista, médico e arquiteto) que foram publicadas, a partir de 1959, pelo Jornal do Brasil no suplemento Revista de Domingo.

Este trabalho teve o objetivo de realizar o redesign do livro Aprenda a Costurar (3ª edição, 1967) de Gil Brandão. O foco foi realizar o projeto gráfico para a reedição do material com apresentação completa da primeira parte do livro e lições dos demais capítulos (blusas, golas, mangas, saias, vestidos, calças e roupas infantis), além de uma proposta de reorganização do restante do conteúdo.

As lições eram publicadas pelo próprio autor em colunas semanais que resultaram em um método completo de modelagem, sendo um dos mais requisitados no ensino.

A fala coloquial, o direcionamento ao público feminino e a profundidade do assunto marcam o texto de Gil Brandão, que à época falava diretamente às leitoras. Ele se propôs a realizar este ensino de forma acessível e estruturada, com a qual as leitoras pudessem fazer suas próprias roupas, e/ou ingressar no mercado de trabalho. Propiciar um conhecimento de caráter profissional e libertador, uma vez que nas confecções as mulheres ocupavam apenas os cargos com mais funções braçais e as etapas da modelagem eram restritas aos homens, era um ponto do qual o autor se orgulhava.

 

Siga-nos
...

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

anb