Conheça a Graduação
- Objetivo Geral
- Tornar-se um centro gerador de desenvolvimento das Artes Cênicas contribuindo para a evolução cultural, artística, social, econômica e política do país;
- Oferecer uma formação artística e humanística para que o aluno -artista considere seu papel de agente cultural, artístico, social e político;
- Criar, através dos seus Laboratórios, um ponto de intersecção entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão.
- Objetivos Especificos
- Oferecer, através do Curso de Graduação, a formação do Bacharel em Artes Cênicas como um profissional familiarizado com as diferentes linguagens cênicas/teatrais, bem como os diversos sistemas geradores de signos do fenômeno teatral;
- Formar um profissional preparado para exercer a função de ator, pesquisador e pedagogo no campo das Artes Cênicas e/ou em linguagens afins, como o cinema e a televisão;
- Oferecer ao aluno um campo contextual da Cultura Brasileira atentando para suas manifestações espetaculares, bem como para os elementos técnicos e criativos específicos do imaginário brasileiro e suas configurações;
- Desenvolver a consciência e o estudo das tradições culturais brasileiras em constante diálogo com outras culturas;
- Possibilitar ao aluno o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos técnicos e expressivos aliados à formação teórica e à prática cênica proporcionando uma visão do fenômeno teatral como forma de conhecimento crítico da realidade e de uma atuação artística transformadora;
- Capacitá-lo para o desenvolvimento de novas metodologias, equipamentos, procedimentos técnicos e didáticos nas Artes Cênicas e correlatas.
- Metas do Curso
- Curso de Bacharelado: Receber e formar por ano, 25 alunos.
- Laboratórios: Desenvolver ao menos 01 (um) Projeto anual em cada área.
- Outras Atividades do Curso
Além das atividades curriculares, os alunos são incentivados a participarem das mostras de exercícios cênicos UNICENA (semestral), Mostra do Departamento de Artes Cênicas (anual) e fórum de debates teóricos (FORUM da Nova Cena, bienal).
Projetos de Iniciação Científica também são incentivados através de seminários em metodologia de criação e pesquisa artística efetivando-se no Programa CNPQ- PIBIC.
Cursos de Extensão Universitária pertinente ao Curso são amplamente divulgados pela coordenação como por exemplo, o curso de Folclore e Cultura Popular, assim como oficinas livre de criação oferecem aos alunos espaço aberto para o contato com outras linguagens como: Teatro-Dança, Percussão e Capoeira, ou mesmo técnicas específicas como Biomecânica, em 1999);
É ainda importante destacar a valiosa parceria com o LUME – Laboratório Universitário de Expressão e Movimento, que semestralmente oferece oficinas aos alunos do Curso, abordando questões referentes ao trabalho do ator, tendo como referencial teórico e prático o teatro antropológico.
Com o estreitamento das relações entre o Curso de Artes Cênicas e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários também tem sido possível a elaboração de projetos de ação comunitária com a participação de alunos, a exemplo de projetos como no “Projeto Teatro nos Presídios” e “Criação de Técnicas Teatrais para Prevenção de Aids em Presídios” (realizado em 1996/1998, em convênio do Departamento de Artes Cênicas com o Tipp Centre da Universidade de Manchester) ou ainda a participação efetiva nos projetos daUniversidade Solidária. É nosso desejo sistematizar cada vez mais esta relação e a curto prazo inserir em nosso currículo a participação em projetos comunitários.
Período: diurno em período integral
Vagas: 25
Integralização: 8 semestres