Mobilidade Estudantil

 

MOBILIDADE ESTUDANTIL (INTERCÂMBIO NACIONAL)

 

A Unicamp dispõe de convênios com Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e estrangeiras. Entre as universidades paulistas, a Unicamp possui convênios com Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

O estudante de graduação do Instituto de Artes interessado em cursar disciplinas em uma dessas universidades paulistas, deverá verificar, na secretaria de graduação da IES de destino, se as disciplinas pretendidas recebem alunos na categoria de Estudante Especial e o prazo para efetuar a inscrição e demais procedimentos necessários.

 

A partir deste contato, o estudante deve enviar documentos digitalizados para o e-mail da Secretaria de Graduação cidinhacg (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br, conforme abaixo:

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

1- Formulário Plano de Estudos  (objetivo, disciplinas  requeridas, descrição das disciplinas, justificativa);

2- Ementas/Programas das Disciplinas a serem cursadas, obtidos no portal eletrônico da IES de destino;

3- Histórico escolar;

4- cópia do RG.

Observação: somente podem participar alunos matriculados a partir do 2º ano de curso, e após ter integralizado no mínimo 20% dos créditos. Pode cursar até 24 créditos.

 

A solicitação será analisada pela Coordenação do curso do aluno. Em caso de aceite, a Secretaria de Graduação encaminhará, por e-mail, para a IES de destino um Ofício assinado pelo Coordenador e a documentação entregue pelo estudante,  solicitando a sua matrícula através do mecanismo do Convênio.

 

O estudante interessado será notificado pelo e-mail institucional desses encaminhamentos e deverá aguardar o retorno da outra IES  sobre o aceite de sua solicitação para a matrícula como Estudante Especial.

 

Posteriormente ao término da Mobilidade Estudantil, o estudante poderá solicitar o Aproveitamento de Estudos  das disciplinas cursadas.

 

Estudantes interessados em Mobilidade para a Unicamp:

 

Passo 1:

Os estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais paulistas conveniadas com a Unicamp que desejam se inscrever no Programa de Mobilidade Estudantil deverão procurar, inicialmente, informações na suas respectivas secretarias da instituição de origem.

 

Passo 2

consultar no Calendário Escolar  da DAC o período para inscrição como Estudante Especial

 

Passo 3

pesquisar no Caderno de Horários da DAC as disciplinas oferecidas nos cursos de graduação do IA;

 

Passo 4

encaminhar documentos digitalizados para o e-mail da Secretaria de Graduação cidinhacg (arroba) iar (ponto) unicamp (ponto) br, conforme abaixo:

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 

1- Plano de estudos aprovado pela Coordenação de seu curso (objetivo, disciplinas  requeridas, descrição das disciplinas, justificativa);

2- Histórico escolar atualizado;

3- Atestado de matrícula atualizado;

4- Carta de Apresentação ( Ofício do coordenador) que comprove a Mobilidade Estudantil, conforme modelo da DAC disponível na área sobre Intercâmbio Nacional.

 

A solicitação será analisada pelo coordenação do curso da (s) disciplina (s) desejada (s) dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes. Em caso de aceite, a Secretaria de Graduação encaminhará para a IES de origem um e-mail com a informação que o estudante deverá preencher sua inscrição no SIGA como Estudante Especial.

 

Mais informações no site da DAC na área Estudante Especial