Desdobramentos do sonhar: experiência e resistência – conversa com Lucila Gonçalves

No dia 29/10 recebemos Lucila de Jesus M. Gonçalves. A partir das etnografias realizadas e da investigação sobre o universo onírico ameríndio podemos tomar o sonho em diferentes dimensões e aspectos; Falamos da dimensão social do sonhar, da importância dos sonhos para a comunidade e dos sonhos tomados como experiência, criação, enraizamento, comunicação, encontro.

O ciclo de encontros “Escritas performativas e dramatúrgicas” – realizado pelo Laboratórios de Dramaturgia e Escritas Performativas (LabDrama) – propõe, através de conversas com artistas e pesquisadores da área, discutir formas de dramaturgia que incluam uma perspectiva performática. A mediação é  feita pelo Profº Drº Cassiano Sydow Quilici.

A gravação do encontro está disponível no nosso canal no youtube:

Sobre a convidada

Lucila de Jesus M. Gonçalves é psicóloga, psicanalista, doutora em Psicologia Social; Profª convidada no Instituto Sedes Sapientiae (Winicott: experiência e pensamento) e no Instituto Gerar. Trabalha junto aos povos indígenas desde 2005, atualmente colabora na Rede de atenção à pessoa indígena no IPUSP. É autora de “Na fronteira das relações de cuidado em saúde indígena” (Annablume/Fapesp, 2011) e do livro de poesia Ponte (Patuá, 2018).