Facebook do IA

A Segunda Mostra Unificada da produção artística dos cursos de Graduação do Instituto de Artes ocorrerá entre os dias 09 e 30 de Novembro de 2017.

Os cursos de Música, Midialogia, Artes Visuais, Artes Cênicas e Dança, do Instituto de Artes, têm produção volumosa, variada e qualificada. Parte desse trabalho será novamente apresentado nos mais variados espaços do conjunto de prédios que formam o Instituto de Artes, estendendo-se também pelo seu entorno. As apresentações, gratuitas, visam mostrar à comunidade um conjunto de trabalhos gerados a partir das atividades de ensino e pesquisa dos cursos de Graduação. Isso inclui peças teatrais e de dança, performances, instalações artísticas, shows e concertos musicais, projeções audiovisuais e exposições de artes visuais.

A Mostra Unificada do IA tem o objetivo de reunir e provocar descobertas de afinidades entre os corpos docente, discente e de funcionários, para fomentar a realização de projetos entre as múltiplas áreas que o Instituto de Artes contempla. O evento objetiva também divulgar, interna e externamente, os Projetos pedagógicos dos Cursos, que combinam competências específicas de cada área com a estruturação de projetos sistemáticos. Portanto, há a busca por evidenciar a Graduação como um ambiente de pesquisa em produção artística e de processos comunicacionais, propositores de novos contextos para a realização de pesquisas acadêmicas.



Curso de Artes Cênicas

Apresentação de exercícios da turma do primeiro ano
Local: Paviartes, sala AC04
Data: 9/11 das 10h às 12h e das 14h às 18h

“Toca de cupins”
Turma 014
Direção: Prof.ª Isa Kopelman
Local: Paviartes, sala AC04
Data: 09/11 às 18h; 13/11 às 12h30 e às 18h

“O pupilo quer ser tutor”
Turma 014
Direção: Prof.ª Verônica Fabrini
Local: Paviartes, sala AC04
Data: 16/11 às 18h; 17/11 às 12h30 e às 18h

“Histórias Marditas”
Turma 017
Direção: Prof. Roberto Mallet
Local: Marco Zero Data: 21/11 às 12h30


“O senhor Puntila e seu criado Matti”
Turma B15
Direção: Prof. Wanderley Martins
Local: Paviartes, sala AC04
Data: 30/11 às 18h

“Trova cega”
Turma 014
Direção: Prof. Mario Santana.
Direção Musical: Prof. Marcelo Onofri.
Local: Paviartes, sala AC04
Data: 22/11 às 12h30 e às 18h; 23/11 às 12h30

“Mauser”
Com Parte do Contexto
Direção: Prof. Marcelo Lazzaratto
Local: Paviartes, sala AC04
Data: 27/11 às 12h30 e às 18h



Curso de Artes Visuais

Exposição e atividades culturais do grupo SUAV


Exposição coletiva dos alunos do Projeto Experimental
Responsável: Prof. Sérgio Niculitcheff.
Local: Galeria da Casa do Lago
Data: 09 a 17/11 das 9h às 21h30

“Adentro”
Exposição de Hugo Fortes no Projeto Estante de Livros e Cadernos de Artista
Responsáveis: Prof.ª Sylvia Furegatti e Prof.ª Lúcia Fonseca
Local: Projeto Estante, piso térreo IA
Data: 09 a 30/11 das 9h às 17h

Instalação artística “Pepinos nossos de cada dia”
Patricia Polz, Camille Rossetto, Lorraine Stefanie, Rafaela Sacogne Bermond e Barbara Tahira
Responsável: Prof.ª Sylvia Furegatti
Local: Piso térreo do IA
Data: 13 a 17/11 das 9h às 21h

Exposição individual
Thiago Bortolozzo
Responsável: GAIA – Galeria de Artes do Instituto de Artes
Local: GAIA, Sala 01
Data: Abertura 21/11 às 12h30; Visitação de 21/11 a 30/11 das 9h às 17h

Exposição: Imagens pretéritas: a poética na supervivência de fotografias órfãs
Curadoria: Profª Drª Fabiana Bruno
Projeto MAV Unicamp de Divulgação de Pesquisas de Pós Doutoramento
Local: GAIA, Sala 02
Data: Abertura 21/11 às 12h30; Visitação de 21/11 a 30/11 das 9h às 17h


Exposição de fotografias pin-hole
Responsável: Prof. Filipe Salles
Local: Piso térreo do IA
Data: 09 a 31/11 das 9h às 21h

Festival de Arte Moras Ateliê: Mostra de Artes Visuais e Intervenções; Mostra de Arte do Corpo e Música
Organização: Projeto desenvolvido pelo coletivo discente "Moras Ateliê" com orientação do funcionário Paulo Fozatti e com fomento pelo Edital SAE Aluno Artista
Local: Moras Ateliê - PME - UNICAMP
Data: 19/11 das 14h às 22h

Bancas de Apresentação e Exposições do Projetos Experimentais em Artes Visuais II
Responsável: Prof. Sérgio NiculitcheffP.
Local: Salas do Departamento de Artes Plásticas (DAP) e Laboratório de Imagem e Som 'Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes' (LIS)
Data: 27 a 30/11 das 9h às 12h e das 14h às 17h



Curso de Dança

“Ìmalè Inu Yagbá”
Adnã Alves
Imalè Inú Yàgbà, entranha, interior sagrado da mulher ancestral. Imalè, epicentro das memórias pessoais e relembranças de menina preta, é narrativa que fortalece o discurso e dá fala ao movimento de vida e raiz que todas carregam. Rizoma ancestral, sutileza que nasce da Força das Grandes Mães Ancestrais que embala e acalenta a alma de quem carrega pele preta. O trabalho nasce da tentativa de despontar autoconfiança e empoderamento, de forma individual e coletiva, na busca por transformação e formação de “escrevivências” que nosso corpo-memória sofre/produz. Sob os escombros dos céus, revelar os segredos que carregamos nos olhos e no peito-coração.
Orientação: Mariana Baruco
Local: Paviartes, sala AD01
Data: 09/11 às 20h; 10 e 30/11 às 12h30; 29/11 às 20h30

Ver Fotografias

Sala de Confissão
Giovanna Baraldi, Giovana Borges e Luiza Wyatt - Grupo Tris
A coreografia traz à tona o contato corporal buscando compreender as dimensões do toque, os limites e diferenças entre acolhimento e invasão do corpo feminino. A partir das investigações das intérpretes-criadoras, a coreografia é impulsionada pelos temores gerados pela vida cotidiana, levando à sensações de um corpo que procura sua voz diante do silêncio.
Orientação: Daniela Gatti
Assistência Artística: Diogo Angeli e Melina Scialom
Local: Paviartes, sala AD01
Data: 13 e 14/11 às 20h; 16 e 17/11 às 18h30

Parece que chove mais
Luiza Tortorella
“Pensar incomoda como andar à chuva Quando o vento cresce e parece que chove mais.” A solidão... a privação sensível, de um corpo sabotado em sua capacidade de ver, ouvir, tocar, mover e ser. Distanciado de si próprio, anestesiado, fragmentado, espalhado, dissolvido, perdido… Passa a vida a picotar os intermináveis pedacinhos de si mesmo; e por mais que busque esconder, conter, juntar, amontoar todos eles, não consegue mudar o fato de que estarão sempre sujeitos a desvanecer-se, a sucumbir-se, à todo e qualquer pequeno suspiro, à todo e qualquer mínimo movimento. Qualquer tentativa de fuga é em vão... alheios a todo tipo de dominação, nossos pequenos fragmentos se agitam, e constantemente transbordam, nos atirando novamente no caos interno que habitamos. Mais sólida do que a imobilidade, é a impermanência. Só ela nos liberta da ilusória dominação atrás da qual insistimos em nos esconder em busca de alguma espécie de redenção. Se entregar, se assumir, se aceitar no seu próprio caos, na impermanência, no risco, no descontrole, nas linhas incertas, nos caminhos imprecisos, é se permitir ser. É ver, escutar, sentir, e deixar que tudo isso que te toca e te penetra, realmente te constitua, te modifique, te mova e realmente te presentifique na sua real existência.
Orientação: Marisa Lambert
Local: Paviartes, sala AD06
Data: 22 e 24/11, às 12h30; 23/11, às 12h30 e às 17h

Vagabas
Daniela do Nascimento e Jaqueline Soraia - Grupo Periféricas
As intérpretes deste Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Dança realizaram desde 2015 pesquisas de campo dentro do método Bailarino-Pesquisador-Intéprete (BPI) que fundamentam este trabalho. Daniela do Nascimento pesquisou a roda de capoeira do mestre Josoel Vitalino que ocorria na região de São Paulo conhecida como Cracolândia (2015/2016), dentro do programa “De Braços Abertos” da prefeitura de São Paulo. Jaqueline Soraia pesquisou terreiros de Candomblé em Campinas-SP, tema da sua Iniciação Científica (FAPESP 2015/2017), o Boi de Janeiro do Vale do Jequitinhonha (MG) e a Festa do Divino em Pirenópolis (GO). Em abril deste ano, com o intuito de construir um campo de relação entre as pesquisas das intérpretes, ambas realizaram uma investigação conjunta na roda de capoeira da Cracolândia. Foi uma vivência curta, porém intensa. Uma das marcas desta experiência foi observar os corpos dos usuários, considerados decadentes, tornarem-se corpos de grande vitalidade ao toque da capoeira do Mestre Josoel. As impressões e sensações trazidas desta intensa experiência propiciaram a criação deste trabalho dentro do método BPI, onde as personagens Denória (Jaqueline Soraia) e Maria (Daniela Nascimento) dão voz aos invisíveis, sobretudo às mulheres, que moram nas ruas, praças e periferias urbanas. À medida que catam os lixos, emergem dos seus corpos suas dores, lembranças e, especialmente, a vontade de viver mesmo diante das atrocidades humanas. Olhares de tristeza, mas com sopro de vida. Corpos decadentes, mas que emergem em poesia. Os que são considerados mais desumanos mostrando-se em atitudes plenamente humanas. O perigo e a proteção andando juntos. O recuo e o enfrentamento. A morte e a vida.
Orientação: Graziela Rodrigues, Larissa Turtelli e Paula Caruso
Local: Paviartes, sala AD06
Data: 27 e 28/11 às 12h30; 29/11 às 19h; 28 e 30/11 às 19h30


Teia
Grupo 5+1
“Um encontro é fortuito. Não podemos calcular, preparar, organizar alguma coisa que seja realmente um encontro. Assim como não podemos organizar uma amizade ou um amor. O evento fortuito de um encontro entre dois seres se justifica somente pelo advento de um lugar que se engaja na transformação da existência de cada um." Henri Maldiney
Orientação: Holly Cavrell
Local: Teatro de Arena - Marco Zero
Data: 23 a 26/11 ás 19:00

Montagem
Grupo Oitava
Montagem é uma experiência coreográfica que aborda a intimidade através da cena.
Orientação: Holly Cavrell
Local: Sala MM05, Midialogia
Data: 16/11 às 20h e 17/11 às 12h30 e 20h

Reminiscências de um contorno feminino
Luiza Santana e Luíza Marinho - Grupo Luiza(s)
Duas figuras, duas essências, uma história. Caminhos divergentes entrelaçados por uma força: ser mulher. Mulher ousada no corpo e na voz, personalidade que move a arte e o mundo com a dança que a representa. Um espetáculo que floresce do Teatro de Revista e investiga a trajetória da dança jazz no Brasil enquanto técnica, manifesto, arte.
Orientação: Profa. Dra. Júlia Ziviani e Profa. Dra. Karina Almeida
Local de apresentação: Paviartes, Sala AD01.
Data: 17/11 às 15h00; 22/11 às 18h00 e às 20h00 e dia 24/11 às 16h00 e às 20h00.

[mira]
Turma 015 A montagem cênica [mira] é o cume do processo desenvolvido na disciplina Ateliê de Criação VI durante o segundo semestre deste ano 2017. Ela parte de um "encontro", como sinônimo de "embate", e prossegue pesquisando a poética e a lógica dos enfrentamentos, forjando esse corpo que hoje, ainda e mais uma vez, precisa resistir. Nossos corpos aqui estão e vão de encontro uns aos outros. Chocam-se constantemente. Sempre há uma linha a nos opor e a nos colocar em combate. Nossas naturezas conflituosas não cessam de se enfrentar. Ouvimos descreverem uma batalha.
Orientação/criação: Patrícia Noronha
Dançarinos/criadores: Amanda Negrão, Amanda Sabioni, Ana Laura Queiroz, Andressa Rondon, Audrey Lyra, Beatriz Borghi, Bia Doerflinger, Bruno Harlyson, Carolina Gasquez, Carol Ormelezi, Catu Nader, Fernanda Gândara, Giovanna Herrera, José Teixeira, Júlia Maciel, Laís Rosa, Letícia Bergamo, Luisa Tasinaffo, Luma Canepa, Maju Rinaldi, Natália Bíscaro, Tainá Cardoso, Sarah Raquel, Thaís Esteves, Thaís Santana, Victor Caramigo e Vinicius Pianca.
Responsável pela sonoplastia e Operação de som: Patrícia Noronha.
Iluminação: Natália Beserra, Victor Caramigo e Patrícia Noronha.
Consultor de Iluminação/técnico de luz: Anderson Bonato.
Operação de luz: Natália Beserra.
Figurino: todos.
Programa: todos.
Local: Paviartes, Sala AD01
Data: 29/11 às 12h30; 30/11 às 20h30

“Realidade e virtualidades dançantes”
Diogo Angeli (mestrando); Mauricio Ribeiro; Kyo Dias; Cristina Santos
O Núcleo de Dança REDES traz fragmentos de experimentações dos integrantes do grupo de pesquisa, visando a integração entre a linguagem corporal - dança e tecnologia a partir das investigações sobre o tempo e espaço, real e virtual. O grupo explorou materialidades da dança a partir de propostas tais como: instalação videográfica; videodança e performance em tempo real pelos dançarinos.
Coordenação: Profa. Daniela Gatti
Local: Paviartes, Sala AD01
Data: 21/11 às 19h



Curso de Comunicação Social - Midialogia

Sessão de filmes do curso.
Responsável: Prof. Pedro Maciel Guimarães
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 21/11 das 14h às 17h

Sessão de filmes do curso
Responsável: Prof. Pedro Maciel Guimarães
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 22/11 das 9h às 12h
(Debate com os diretores após a sessão)

Exposição dos projetos fotográficos
Responsável: Prof. Pedro Maciel Guimarães
Local: Paviartes
Data: 09 a 30/11 das 18h às 22h


Projeto de Fotografia – Revista Digital “Shook”
Responsável: Prof. Pedro Maciel Guimarães.
Local: Sala MM05 (Estúdio)
Data: 21/11 das 18h às 21h

Projeto Multimídia: “.datamosh”
Responsável: Prof. Pedro Maciel Guimarães
Local: Sala MM05 (Estúdio)
Data: 22/11 das 14h às 21h



Curso de Música

Abertura da II Mostra Unificada do Instituto de Artes
Apresentação da UNICAMP Big Band sob comando do Professor Especialista Visitante Roberto Sion
Responsável: Prof. Paulo Tiné
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 09/11 às 19h

Recital dos alunos de Piano do Departamento de Música do Instituto de Artes
Responsável: Prof. Alexandre Zamith.
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 13/11 das 12h às 13h

Recital de Bateria
Francisco Machado
Responsável: Prof. Leandro Barsalini
Local: Departamento de Música, sala DM35
Data: 13/11 das 19h30 às 20h30

Recital dos alunos de Instrumentos de Metal
Responsáveis: Prof. Paulo Ronqui e Robson de Nadai
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 14/11 das 16h às 18h


“Mulheres à mostra”
Responsável: Prof. Regina Machado
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 22/11 das 20h às 21h

Recital de Bateria
Otis Selimane Remane
Responsável: Prof. Leandro Barsalini
Local: Departamento de Música, sala DM35
Data: 27/11 das 19h30 às 20h30

Recital de Formatura – Bateria
Meiriele Cristina Fogaro
Responsável: Prof. Leandro Barsalini
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 28/11 das 20h às 21h30

Apresentação de filmes curta-metragens
Responsável: Prof. Luiz Henrique Xavier.
Local: Auditório do Instituto de Artes
Data: 29/11 das 12h às 13h30



Ficha Técnica

UNICAMP
Reitor: Prof. Dr. Marcelo Knobel
Coordenadora Geral: Prof.ª Dr.ª Teresa Dib Zambom Atvars
Pró-Reitora de Graduação: Prof.ª Dr.ª Eliana Martorano Amaral
Pró-Reitor de Pós-Graduação: Prof. Dr. André Tosi Furtado
Pró-Reitor de Pesquisa: Prof. Dr. Munir Salomão Skaf
Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário: Prof.ª Dr.ª Marisa Masumi Beppu
Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários: Prof. Dr. Fernando Augusto de Almeida Hashimoto

INSTITUTO DE ARTES
Diretora: Prof.ª Dr.ª Grácia Maria Navarro
Diretor Associado: Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho

SEGUNDA MOSTRA UNIFICADA DO IA

Coordenação Geral
Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho

Coordenação das Programações dos Cursos de Graduação

Artes Cênicas:
Prof. Dr. Eduardo Okamoto
Prof. Dr. Rodrigo Spina de Oliveira Castro

Artes Visuais:
Prof. Dr. Filipe Mattos de Salles
Prof.ª Dr.ª Sylvia Helena Furegatti


Comunicação Social – Midialogia:
Prof. Dr. Noel dos Santos Carvalho
Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Junior

Dança:
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Rodriguez Costas
Prof.ª Dr.ª Marisa Martins Lambert

Música:
Prof. Dr. Paulo Adriano Ronqui
Prof. Dr. Paulo José de Siqueira Tiné

Programação Visual
Ivan Avelar (DPROD - IA)

Reestruturação Site
Mariana Gomes (DPROD - IA)

Registro Fotográfico
Giovanna da Costa Romaro (DPROD - IA)

Apoio Executivo
Andreia Cristina Oliveira Ribeiro (DPROD-IA)
Fabiana Maria Rodrigues do Canto Tito (CGRAD-IA)
Giovanna da Costa Romaro (DPROD-IA)
Kelly Cristina Silva (CGRAD-IA)