FLUXO DA TESTAGEM (RT-PCR) PARA RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS – GR 60/2021

Prezados Servidores Docentes e Não Docentes,

A Diretoria do IA comunica aos servidores que, dando prosseguimento à retomada gradual das atividades presenciais, o Comitê de Crise Local através da Seção de Gestão de Pessoas está convocando os servidores docentes e não docentes para retorno às atividades presenciais conforme previsto na GR 60/2021.

Sobre a testagem é oportuno esclarecer que o Comitê de Crise Local é responsável por enviar a Planilha de Retomada, devidamente preenchida, com 07 dias úteis de antecedência da data de retorno, ao Grupo Retomada, que após validação, encaminhará ao CECOM para providenciar o agendamento do RT-PCR. O CECOM só realizará agendamento das solicitações que chegarem através do Grupo de Retomada da Unicamp/CGU.

A gerência do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU/CECOM enviará ao Comitê de Crise Local/Direção todas as informações e orientações (data/horário/local) sobre a testagem, que deverão ser repassadas pela unidade aos interessados.

IMPORTANTE: o CECOM e Instituto de Artes estão em uma força tarefa para testagem de todos os servidores, por isso pedimos especial atenção e compreensão de todos da comunidade nesse momento para cumprir impreterivelmente o dia e horário agendados, pois não será possível administrar cancelamentos, mudanças de dia e horário e excepcionalidades.

Quem já teve resultado de RT-PCR detectado para Covid-19 num período de até 90 dias da data da coleta, não precisa realizar testagem para retorno, desde que o exame seja enviado para validação ao email – css (arroba) cecom (ponto) unicamp (ponto) br – e ao Comitê de Crise Local/ Seção de Gestão de Pessoas – rhia (arroba) unicamp (ponto) br – para registro interno da unidade. Passados os 90 dias do resultado positivo, é necessário realizar nova coleta para retorno.

A informação sobre o resultado será enviada pela equipe do CECOM ao e-mail do servidor, conforme liberação do laboratório processante e o mesmo deverá informar o resultado ao Comitê de Crise Local/ Seção de Gestão de Pessoas – rhia (arroba) unicamp (ponto) br – e chefia imediata. Para casos de resultado positivo, a equipe do CECOM também informará o RH da Unidade.

Exames realizados em laboratórios particulares serão aceitos, desde que:

– Seja o exame RT-PCR por meio de coleta de secreção (swab) de nasofaringe.

– O exame seja encaminhado ao CECOM através do email css (arroba) cecom (ponto) unicamp (ponto) br, para validação.

– A data do exame seja correspondente a no máximo 72 horas antes da data de retorno informada pela Seção de Gestão de Pessoas.

Pedimos aos servidores que pretendem realizar o exame em laboratório particular que já comuniquem a Seção de Gestão de Pessoas  rhia (arroba) unicamp (ponto) br – para registro e acompanhamento, e assim evitar o agendamento da testagem no CECOM.

RETORNO DE VIAGEM NACIONAL OU INTERNACIONAL INSTITUCIONAL

Para os casos citados no Artigo 8º, item IX, o servidor tem a obrigatoriedade de, após retorno de viagens nacionais ou internacionais de qualquer natureza, retomar suas atividades na Universidade, informando sua condição de saúde ao Comitê de Crise local – criseia (arroba) unicamp (ponto) br.  Na presença de sintomas sugestivos de Covid-19, o servidor deverá realizar isolamento social e procurar imediatamente o CECOM ou outro serviço de saúde referenciado na atenção à Covid-19 para avaliação e conduta. Dúvidas e esclarecimentos sobre os procedimentos de testagem para retomada de atividades presenciais pelo telefone 19 3521-9001, ou e-mail: css (arroba) cecom (ponto) unicamp (ponto) br.

TREINAMENTO OBRIGATÓRIO PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Estão disponíveis os treinamentos obrigatórios que devem ser realizados por toda a comunidade da UNICAMP. Esse treinamento deve ser feito na Plataforma Moodle através da conta @unicamp.br.

Acesse a plataforma de treinamento no seguinte endereço:

Este endereço levará o usuário à autenticação na Plataforma Moodle e ao portal de acesso às respectivas salas virtuais. Esse portal é bastante intuitivo e contém todos os públicos que devem realizar os treinamentos, basta clicar no seu perfil e seguir o caminho indicado. Você terá acesso a diferentes videoaulas de aproximadamente 10 minutos cada, apresentando os principais aspectos dos protocolos elaborados pela Universidade para nosso retorno seguro aos campi.

Não é necessário aguardar a convocação para realizar o treinamento, pedimos a todos que já acessem a plataforma e realizem o treinamento obrigatório para retorno às atividades presenciais.

Em caso de dúvidas, contate criseia (arroba) unicamp (ponto) br.