Como cadastrar um grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Recomendações da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP)

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade Estadual de Campinas recomenda que os grupos tenham linhas de pesquisa abrangentes e não apenas assuntos de trabalho de curto prazo. As condições mínimas para certificação de um grupo de pesquisa na Unicamp são:

  • Currículo Lattes do pesquisador líder atualizado;
  • Grupo de pesquisa com informações atualizadas;
  • Grupo de pesquisa com pelo menos dois pesquisadores e dois alunos.

Recomenda-se que grupos com apenas um docente e um aluno sejam incorporados a outros já existentes.

A solicitação deverá conter os dados completos do líder (nome, CPF, matrícula e departamento), nome do grupo, linha(s) de pesquisa, breve descrição da linha de atuação do grupo de pesquisa, nomes dos demais membros do grupo (mínimo 02 pesquisadores e 02 alunos).

Somente poderão ser certificados pela PRP os grupos com preenchimento completo e sem pendências de Currículo Lattes, observadas ainda as condições estabelecidas na Unicamp.

Recomendações da Unidade de Ensino

Dadas as características das áreas abrigadas no Instituto de Artes (Artes e Comunicação Social), espera-se dos grupos de pesquisa propostos:

  • o envolvimento de outras instituições de pesquisa em âmbito nacional e/ou internacional, e a não restrição a uma única instituição ou ao círculo de um(a) pesquisador(a) e seus respectivos orientandos;
  • o alinhamento de (no mínimo) uma de suas linhas de pesquisa às linhas já vigentes no Programa de Pós-Graduação ao qual o (a) pesquisador(a) é vinculado(a);
  • a observância de equilíbrio quantitativo: não é desejável que o pesquisador lidere mais de um grupo de pesquisa ou que participe (como líder ou membro de equipe) em número superior a 3 grupos de pesquisa.

 Fluxo para solicitação de abertura de grupo de pesquisa 

A solicitação deve ser apresentada à CPEx-IA (Coordenação de Pesquisa e Extensão), via e-mail (cpex (arroba) unicamp (ponto) br), que dará os devidos encaminhamentos no âmbito da Unidade.

Após o cadastro do pesquisador como líder de grupo de pesquisa  

Feito o cadastro, o líder deverá acessar o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e criar o grupo de pesquisa, de acordo com as instruções disponíveis no Diretório.

Exclusão automática de grupos

Um grupo é automaticamente excluído pelo sistema, após permanecer mais de 24 meses sem sofrer nenhuma atualização: um ‘grupo certificado’, que fica mais de 12 meses sem atualização, passa para a situação ‘não-atualizado’ e, após mais 12 meses, é excluído automaticamente.

Um grupo excluído não pode mais ser recuperado. Caso o grupo ainda esteja ativo, o líder precisará cadastrar o grupo novamente.

FAQ

Acesse o endereço http://dgp/cnpq.br/diretorioc e selecione a opção “Ajuda/FAQ”, para visualizar as perguntas mais frequentes sobre o Diretório dos Grupos de Pesquisa.

 Links Úteis

http://lattes.cnpq.br/web/dgp/home

http://www.cnpq.br