Projetos – Alunos
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
AGATHA MARIA PEDROSO | CLAUDIO LIMA FERREIRA | Neurociência e a Humanização nos espaços hospitalares pediátricos. | CNPq |
AMANDA NASCIMENTO MIRANDA | SYLVIA HELENA FUREGATTI | Aspectos do gênero, ritual e espacialidade na produção de mulheres artistas contemporâneas no Brasil | CNPq |
ANA LUCIA ALVES LUCCHESE | SYLVIA HELENA FUREGATTI | A performance artística como expressão para corpos marginalizados em questão de gênero: o caso de Ana Mendieta | SAE |
ANA LUISA CRUZ NUNES | SELMA MACHADO SIMAO | O perfil do educador museal hoje: considerações sobre os profissionais atuantes nos museus estaduais na cidade de São Paulo | SAE |
ANNE BEATRIZ PENA | IVANIR COZENIOSQUE SILVA | A observaçaõ no trabalho de Alberto Giacometti | CNPq |
BÁRBARA THIEME GARCIA TAHIRA | SELMA MACHADO SIMAO | Empoderamento através dos cliques: arte e representação fotográfica feminina na contemporaneidade | CNPq |
CAMILE MARIA PEREIRA ROSSETTO | CLAUDIA VALLADAO DE MATTOS | O colecionismo e a concepção de arte africana nos acervos do MAE-USP e da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin | CNPq |
CAROLINA LOPES TOYOSHIMA GUSHIKEN | PAULO CESAR DA SILVA TELES | A ARTE EM ESPAÇOS DIGITAIS: ALCANCE E RESSIGNIFICAÇÕES DE ARQUIVOS “COLECIONÁVEIS” CRYPTOART | CNPq |
CLAUDIA AKEMI ITO | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | O Universo Imagético Simbólico de Salvador Dali : Investigação sobre seus significados e possíveis interpretações nos arcanos menores de seu tarot universal. | SAE |
GABRIELA MARA SILVA FERREIRA | HAROLDO GALLO | A restauração das obras de arte aplicadas à arquitetura realizada na igreja de Nossa Senhora do Carmo em Mariana – MG, após o incêndio em 1999: processo e documentação. | CNPq |
GIOVANA MONEGATTO ALVES LOPES | LUISE WEISS | A utilização da xilogravura na produção de um livro ilustrado: pesquisa de ilustradores contemporâneos brasileiros em paralelo com a criação autoral | CNPq |
JOÃO PEDRO FELIPE SILVA | WILSON ANTONIO LAZARETTI | Como encontrar soluções para difusão e compartilhamento de conteúdos técnicos científicos produzidos na universidade utilizando cinema de animação | CNPq |
KLAUS DORÁSIO LEÃO | MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO | O IMAGINÁRIO DA REVOLTA: CABANAGEM (1835-1840) E REVOLUÇÃO FARROUPILHA (1835-1845) | CNPq |
MARIANE PEREIRA RUBINATO | FILIPE MATTOS DE SALLES | O imaginário de Vivan Maier: a fotografia oculta | CNPq |
MATEUS BERNARDO DE OLIVEIRA | RACHEL ZUANON DIAS | Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos fundamentos teórico-práticos do desenho artístico | CNPq |
RAQUEL SOTILO BENEDETTI | HAROLDO GALLO | Contextualização da arte na ocupação de espaços abandonados a partir de uma análise da fábrica de arte Marcos Amaro (FAMA) em Itú | CNPq |
VANESSA DE OLIVEIRA VIANNA ZACCARIAS | RACHEL ZUANON DIAS | Desenho e Memória: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem do desenho como linguagem expressiva e como projeto | CNPq |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
GABRIEL TOLEDO PIZA NARDI | PEDRO MACIEL GUIMARAES JUNIOR | A câmera em evidência no cinema contemporâneo brasileiro: uma análise de curtas-metragens do coletivo Filmes de Plástico | CNPq |
JASON ADJALMA COSTA | PEDRO MACIEL GUIMARAES JUNIOR | A NOÇÃO DE “FALSO INFINITO” EM AS PEQUENAS MARGARIDAS E OS SETE PECADOS CAPITAIS DOS PEQUENOS BURGUESES | CNPq |
LARAH CAMARGO BARBOSA | CESAR AUGUSTO BAIO SANTOS | Globoplay: do telespectador ao usuário | SAE |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
BEATRIZ SILVESTRE RODRIGUES DE SOUZA | MARIA CLAUDIA ALVES GUIMARAES | O Programa Fábricas de Cultura como agente transformador na periferia | CNPq |
BIBIANA MACHADO MARQUES | ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS | Ética da composição: uma ponte entre a singularidade e a coletividade no fazer artístico-pedagógico em dança | CNPq |
HENRIQUE CESAR HOKAMURA SILVA | ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS | CORPO-LEVANTE: um estudo de composição coreográfica entre corpo e imagem | SAE |
ISABELA BERTO TESCAROLLO | MELINA SCIALOM | Da percepção à criação: investigação teórico-prática sobre a corporeidade em movimento e as gerações de sentido no processo criativo em dança contemporânea | FAPESP |
MARIA ISABEL HOREVICZ DAMBROS | PAULA CARUSO TEIXEIRA | Corpos que lutam, produzem coletivamente e se conectam a terra: uma vivência a partir do eixo co-habitar com a fonte do método BPI. | CNPq |
OLÍVIA BLANC SILVEIRA | MARISA MARTINS LAMBERT | DIVERSIDADE, CAOS E DESCENTRALIZAÇÃO: A ESTABILIDADE A PARTIR DO MOVIMENTO | CNPq |
RENATA FERREIRA PERES PIMPINATTI PAULINO | DANIELA GATTI | PROCESSOS COLETIVOS EM DANÇA INSERIDOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: experiências colaborativas em Trabalho de Conclusão de Curso | CNPq |
RÚBIA AMARAL GALERA | LARISSA SATO TURTELLI | CORPOS E ENTIDADES FEMININAS NOS TERREIROS DE UMBANDA: UMA PESQUISA BASEADA NO EIXO CO-HABITAR COM A FONTE DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI) | SAE |
YASMIN CHEH SHU LIANG CHUNG | PAULA CARUSO TEIXEIRA | A resistência cultural e a relação com a terra expressa nos corpos dos imigrantes sino asiáticos do interior paulista: uma vivência a partir do eixo “Co-habitar com a fonte” do método BPI | CNPq |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ANA MARIA RIBEIRO | SUZEL ANA REILY | RETRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTOS MUSICAIS GREGOS ANTIGOS | CNPq |
BIANCA RUZZENE ANDRÉO | JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR | Tecnologias de suporte para o professor para o ensino inclusivo de música | ICV |
CRISTIAN FELIPE ROA LESMES | SUZEL ANA REILY | Uma Bolívia paulistana: o musicar na Praça Kantuta | FAPESP |
DANIEL LUIZ DE SOUZA SANTOS | JOSE AUGUSTO MANNIS | O INÍCIO DA CARREIRA DO DUO ASSAD NO BRASIL EM REGISTROS SONOROS | ICV |
EDUARDO TADEU SCHIAVON GANDINI | CARLOS GONCALVES MACHADO NETO | O Selo Fôlego: experiência local para circuitos musicais na cultura digital. | CNPq |
ESDRAS GARCIA PEREIRA | LEANDRO BARSALINI | CLUBE DA ESQUINA E SEUS ASPECTOS COMPOSICIONAIS NA BATERIA | CNPq |
FRANCIELI FERNANDA MOREIRA | SILVIA CORDEIRO NASSIF | A influência da herança cultural no desenvolvimento musical de alunos graduandos em música | FAPESP |
GABRIEL ANGELO DA COSTA | SUZEL ANA REILY | Estudos de exemplos do musicar local: a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais até 1974 | FAPESP |
GIULIA SOARES MARTINS | VINICIUS DE SOUSA FRAGA | PANORAMA DA PESQUISA EM CLARINETA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS | SAE |
GUSTAVO SALES ROCHA SANTOS | DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA | A música eletroacústica de Conrado Silva: primeiros estudos | CNPq |
ISABELA DOS SANTOS NEVES | REGINA MACHADO | VOZES SUBVERSIVAS: análise dos padrões acústico-vocais de Pabllo Vittar e Cássia Eller e suas relações de descontinuidade com a binaridade de gênero. | SAE |
JOÃO HENRIQUE AMANCIO GIÃO | SUZEL ANA REILY | Bandas de música e preservação cultural: a corporação musical dona Gabriella de Oliveira costa em São João da Boa Vista (SP) | FAPESP |
JOÃO VICTOR FIGUEIREDO PINTO | JOSE AUGUSTO MANNIS | VERIFICAÇÃO DA ESTABILIDADE DA ESPACIALIDADE DE IMAGEM SONORA MULTICANAL COM CAPTAÇÃO HEXAGONAL EM REDUÇÃO PARA DOIS CANAIS E EMULAÇÃO EM AMBISONICS DE 3ªORDEM | ICV |
LEYLSON CASTRO CARVALHO | TADEU MORAES TAFFARELLO | EDIÇÃO DE TRÊS OBRAS DO COMPOSITOR IGNACIO DE CAMPOS | CNPq |
MARIA CECILIA LUENEBERG COLLACO | LEANDRO BARSALINI | A BATERIA DE TUTTY MORENO | SAE |
MARIA FERNANDA RIBEIRO | FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO | Estudo interpretativo da “batucada”na obra Choros n.10, de Heitor Villa-Lobos | CNPq |
NICOLAU VILLAS BOAS CAMARGO | SUZEL ANA REILY | Pagode da Vó Tiana: linha de frente no samba campineiro | FAPESP |
THAYNÁ ALINE BONACORSI XAVIER | EMERSON LUIZ DE BIAGGI | How to use Basics: Análise e classificação dos exercícios contidos na obra Basics de Simon Fischer | ICV |
VINÍCIUS REZENDE GOULART SERPA | VINICIUS DE SOUSA FRAGA | O Método Da Capo para Clarineta e sua aplicação no Programa Primeira Nota da SEDUC-CAMPINAS e o Ínstituto de Artes da UNICAMP | SAE |
YAN MATHEUS DE MOURA MACHADO | RODRIGO SPINA DE OLIVEIRA CASTRO | Corpo e voz, uma experimentação do corpo em um repertório músico/vocal: o diálogo entre o corpo e a voz para um cantor | SAE |
VICTOR HENRIQUE ROBONATO | SUZEL ANA REILY | A cena RAP de Campinas | FAPESP |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ALLAN LUCAS LACERDA KAWABATA | CASSIANO SYDOW QUILICI | Yukio Mishima e a arte como campo expandido: um estudo preliminar sobre o binômio arte/vida em Mishima | FAPESP |
ALICE CAROLINE DA ROSA | MARCELO RAMOS LAZZARATTO | A interpretação da música narrativa na obra de Bertold Brecht | CNPq |
FERNANDA NUNES DE SOUSA | HOLLY ELIZABETH CAVRELL | Formação de Público nas Artes da Cena a partir da Perspectiva de Diferentes Agentes Culturais | SAE |
FERNANDO VITOR DA SILVA | JULIA ZIVIANI VITIELLO | Quebradas do Mundaréu: uma escolha política do Ballet Stagium e de Ademar Guerra | CNPq |
GABRIELA MENDES DAVOLI | GRACIA MARIA NAVARRO | O Carnaval de Rua como Manifestação Artística e Cultural – Um Estudo sobre o Bloco Zé Pereira dos Lacaios | CNPq |
ISADORA DO PRADO IFANGER | MARIA ALICE POSSANI | Práticas acessíveis no espetáculo teatral | SAE |
JEAN BRUNO CARVALHO | LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALAO | A dramaturgia-reflexo de Maria Angélica Ribeiro, aquela considerada a primeira dramaturga brasileira | FAPESP |
JULIANA EIRAS | RODRIGO SPINA DE OLIVEIRA CASTRO | Os elementos sígnicos do Cinema-Mudo como ferramenta criativa às Artes Cênicas | SAE/AF |
LETICIA RUIZ | MARCELO RAMOS LAZZARATTO | TEATRO ÉPICO BRECHTIANO E O PÚBLICO NA ATUALIDADE | CNPq |
MATHEUS GARCIA JANEIRO | MARIA ALICE POSSANI | As estratégias de Produção Teatral no séc. XXI em Campinas – SP | SAE |
MONIQUE FERREIRA | LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALAO | A encenação da primeira peça escrita especialmente para o Teatro Experimental do Negro: “O Filho Pródigo”, de Lúcio Cardoso. | CNPq |
VICTOR HUGO CAMARGO DE SOUZA | GINA MARIA MONGE AGUILAR | Yukio Mishima e a arte como campo expandido: um estudo preliminar sobre o binômio arte/vida em Mishima | FAPESP |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ADNÃ IONARA MARIA ALVES | MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS | Láti ṣẹdà dúdú ijó: Formas de criação em dança ancoradas em conceitos, saberes e estéticas da diáspora negra e suas escrevivências | |
ANA CAROLINA BEZERRA DA SILVA VIEIRA | EDUARDO OKAMOTO | VAMO SARAMBÁ: HUMOR, MÚSICA E METALINGUAGEM | |
ANA PATRÍCIA VASCONCELLOS SHARP | ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS | A contribuição dos Programas Fomento e Vocacional Dança para a formulação de novas práticas artístico-pedagógicas para a formação do artista da dança | |
BARBARA VIRGINIA DENADAI FONTANA | MARISA MARTINS LAMBERT | A expressividade do gesto e sua relação com a construção da empatia. | |
BEATRIZ YAMADA SANO | CASSIANO SYDOW QUILICI | Seitai-ho (técnica corporal japonesa) como experiência no corpo | |
BRENDA DINIZ AVELINO | MARISA MARTINS LAMBERT | A Ação na Construção Poética no Tecido Acrobático | |
CAMILA MICHELE BARSSOTTI FONTES | RAQUEL SCOTTI HIRSON | O Corpo da Vozes: a letra viva de Jardelina da Silva | CAPES/DS |
CASSIANA RODRIGUES SANTANA | MARÍLIA VIEIRA SOARES | Entre Deuses e Orixás- O Treinamento do ator na travessia entre a Dança Clássica Indiana e os Arquétipos de Umbanda | |
CRISTINA SANTOS DA SILVA | DANIELA GATTI | ARTISTAS DA FAVELA DO REAL PARQUE: INTERVENÇÕES POÉTICAS NAS MARGENS | |
DIEGO BATISTA LEAL | ISA ETEL KOPELMAN | INVESTIGAÇÃO CÊNICA SOBRE A REPRESENTAÇÃO ERÓTICA DO CORPO NA OBRA VISUAL DE TERESINHA SOARES E NA LITERATURA FICCIONAL DE PÉRICLES PRADE | CAPES/DS |
EDUARDO ALEIXO MONTEIRO | MATTEO BONFITTO JÚNIOR | Dramaturgia em campo expandido: o processo criativo de Lola Arias na trilogia Mi vida después | |
FABIO DE ALMEIDA PIMENTA | SILVIA MARIA GERALDI | Estudos p/ Macaco: A composição de uma Corpo-Instalação como lugar de uma consciência e expressão corporal avessa à tendência sedentária contemporânea | CAPES/DS |
FELIPE VENANCIO DE MORAES | MATTEO BONFITTO JÚNIOR | Fronteiras em Oper(ação): Buscando uma didática facilitadora para o processo de interpretação do cantor lírico | |
GABRIEL FERNANDEZ TOLGYESI | HOLLY ELIZABETH CAVRELL | Coreografias Fotodinâmicas: anamorfoses e reverberações Modernas em Dança | |
GIOVANNA ALESSANDRA SILVA ZOTTIS | RENATO FERRACINI | O Nariz Vermelho e a Rua– uma permissão para olhar: Procedimentos para aprofundamento e criação na linguagem do palhaço na relação com o espaço urbano | |
GRAZIELE CRISTINA GARBUIO | MARCELO RAMOS LAZZARATTO | Tinha uma Ação Poética no meio do caminho: Investigação teórico prática dos diálogos entre gestus social e poesias Drummondianas | |
JOANNA JUNQUEIRA BARROS | CASSIANO SYDOW QUILICI | O Contato Com O Estrangeiro e Seu Papel em Estados de Emergência em Processos Criativos na Performance | |
JOSIE BEREZIN LAFER | CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO | MOSTRA SEMANAS DA DANÇA DO CCSP: UMA POSSÍVEL LEITURA PÓS-COLONIAL | |
JULIANA RAPOSO SEMEGHINI | ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS | CORPO-CAMPO: investigação dos territórios do Bixiga | |
KEVIN CESAR DE MATTOS BALIEIRO | GINA MARIA MONGE AGUILAR | MATRIOSKAR – POR UMA PALAVRA SINESTÉSICA NA CENA | |
KYO TIMÓTEO DIAS | DANIELA GATTI | NO QUEBRAR DAS PELVES: UM ESTUDO PARA UM PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA | |
LUZIA AINHOREN MEIMES | EDUARDO OKAMOTO | À LUZ DE EISENSTEIN: a montagem no teatro de sombras | |
MARIZA DE LIMA JUNQUEIRA | MATTEO BONFITTO JÚNIOR | Dispositivos Relacionais no Sistema Stanislávski – meios de contato entre ator e obra | |
MARÍLIA MATTOS DE OLIVEIRA | ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS | O processo de ensino / aprendizagem das práticas circenses: um estudo de caso sobre o projeto Programa de Assistência do Espaço Escola Arena de Artes | |
MICHELE CAROLINA SILVA | RENATO FERRACINI | Corpo e ambiente: da percepção vibracional à criação cênica. | |
Estudo sobre o embate das forças nos sítios urbanos de construção residencial | |||
MILENA PEREIRA DOS SANTOS | MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS | Endereçamento no processo criativo em cenas e videocenas: relações entre cinema e artes presenciais | FAPESP |
NAIA PRATA ATTICIATI WAGNER | RAQUEL SCOTTI HIRSON | Estrangeira de Mim – Cartografia do esquecimento | |
NICOLLI MARONESE TORTORELLI | CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO | Programa Qualificação em Artes – Dança: Análise dos processos de qualificação de grupos de dança do interior do Estado de São Paulo | |
NIVALCIR JOSE DO AMARAL | GINA MARIA MONGE AGUILAR | O PAPEL PERFORMATIVO DA PALAVRA NAS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: A AÇÃO VOCAL COMO FUNDAMENTO ESTÉTICO DO PROCESSO E DA ENCENAÇÃO | |
RAFAEL DE LEMOS MELO | MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS | Trânsitos Atravessamentos e Trajetórias: O Bharatanatyam como base para criação em Dança | |
RAFAEL MARIANO GARCIA | EDUARDO OKAMOTO | CULTURA DO CAMINHO, CORPOS EM PROCESSO – O TAIKO COMO TÉCNICA CORPORAL NO PROCESSO DE TREINAMENTO PRÉ-EXPRESSIVO DO ATOR BRASILEIRO | CAPES/DS |
RENATA MENDONÇA SANCHEZ | GINA MARIA MONGE AGUILAR | Expressividade vocal da máscara que dança | CAPES/DS |
SOFIA FRANSOLIN PIRES DE ALMEIDA | LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO | Dramaturgia Brasileira Contemporânea: Um olhar feminino sobre a mulher nos textos teatrais do século XXI | |
VICTOR PEREIRA COSTA DA SILVA | MARIA CLAUDIA ALVES GUIMARÃES | Curadoria como ato performático | |
YASMIN BERZIN CAPOZZOLI | LARISSA SATO TURTELLI | Uma vivência do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete para pessoas na terceira idade | CAPES/DS |
YENNY PAOLA AGUDELO CRISTANCHO | LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO | O personagem na dramaturgia feminina contemporânea colombiana: Tania Cárdenas e Ana María Vallejo |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ALEX CLAUDE BARADEL | FERNANDO CURY DE TACCA | Entre fotografia-documento e fotografia-expressãornA fotografia de Pierre Verger sobre a América do Sul publicadas entre 1940 e 1957 | |
ALLAN ANDRÉ LOURENÇO | CLAUDIA VALLADÃO DE MATTOS AVOLESE | Lasar Segall e o contexto de recepção do nazismo no Brasil | FAPESP |
ALLAN TANIOKA YZUMIZAWA | SYLVIA HELENA FUREGATTI | Vestígios de performance: a ausência como potência política | |
ALVARO PETERSEN JUNIOR | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | Espaços Inusitados: A evolução dos cenários para manipulação de bonecos nos programas infanto juvenis da TV Cultura | |
AMANDA REGINA CELLI LHOBRIGAT | HAROLDO GALLO | MEMÓRIAS PERDIDAS DA ARTE URBANA: PONDERAÇÕES SOBRE A DESCONTEXTUALIZAÇÃO DO MONUMENTO A RAMOS DE AZEVEDO | |
ANA LAURA MATOS TORQUATO | JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA | Mulheres Irreais: Um Estudo Em Gênero Sobre A Representação Gráfica Feminina Nos Jogos League Of Legends E Defense Of The Ancients 2 | CAPES/DS |
ANA PAULA LUENGO | MÁRCIO DONATO PÉRIGO | ENTRE PAISAGENS/Paisagens inventadas a partir da experiência de artista-viajante | |
ANA PAULA RODRIGUES DE MELO | IVANIR COZENIOSQUE SILVA | Entre imagens: Diálogos híbridos | |
ANDRÉ EDUARDO RIBEIRO DA FONSECA | LUISE WEISS | “ENTRE” – o arquivo iconográfico como construção poética em livros de artista | |
ANDRÉ SHURAVEL BERGER | SÉRGIO NICULITCHEFF | Esta é a noite: ponta seca e maneira negra | CAPES/DS |
BORIS FARIA MORENO | IVANIR COZENIOSQUE SILVA | ||
CARLOS ANDRÉS MORALES MERCADO | MAURICIUS MARTINS FARINA | A fragmentação e recomposição da imagem como alegoria de autorreflexão. Uma Realidade Fragmentada. | |
CASSIOS CLEI PINHEIRO NOGUEIRA | FILIPE MATTOS DE SALLES | Projeto: Qual o seu lugar? | |
DÉBORA BROMBAL VISNADI | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | A abstração em movimento: Relações entre as esculturas de Alexander Calder e pinturas transatlânticas de Piet Mondrian | |
DENISE MARCONDES MASSIMINO | HAROLDO GALLO | INVESTIGAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ESTÉTICA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO | |
DEIVISSON DIAS CHAGAS | SYLVIA HELENA FUREGATTI | ||
DESIRÉE CUNHA RODRIGUES | MÁRCIO DONATO PÉRIGO | ||
EMILENE RAQUEL FRIGATO PASSINI | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | Os processos criativos e os efeitos auto-reguladores da psique na Arte e no Livro Vermelho de Carl Gustav Jung | |
FABIANA GRASSANO JORGE | EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER | PROCESSOS CRIATIVOS DE LIVROS TRADICIONAIS E LIVROS DE ARTISTA NA ATUALIDADE – SOBREPOSIÇÕES E OPOSIÇÕES | CAPES/DS |
FÁBIO EDUARDO DIAS | EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER | A ARTE VISUAL DA IMAGEM IMPRESSA: Memória gráfica através das matrizes litográficas comerciais no interior paulista | |
FERNANDA LARA PUPO | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | A construção do absurdo para demonstrar os limites do sentido: a construção da poética de William Kentridge | |
GABRIEL DE GOES FIGUEIREDO | MÁRCIO DONATO PÉRIGO | AS MÁS CARAS: MÁSCARAS BESTIAIS, RUPTURAS SEMÂNTICAS, O ‘UNHEIMLICHE’ E OS AUTÔMATOS NA PINTURA DE EDUARDO BERLINER | |
GEOVANA SARTORATO | FILIPE MATTOS DE SALLES | Processo de Criação da Subjetividade através da Subjetividade | |
GEOVANNI LIMA DA SILVA | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | Protocolos para a [des]construção do corpo – Memórias e padrão de sujeito na performance | |
GIOVANA SPOLADORE AMARAL | SYLVIA HELENA FUREGATTI | “Transitoriedade e estados fronteiriços da matéria” | |
GUSTAVO DE OLIVEIRA | HERMES RENATO HILDEBRAND | A REPRESENTAÇÃO DO MONTADOR EM DOCUMENTÁRIOS INTERATIVOS: A ESTRUTURA DINÂMICA DAS NARRATIVAS NÃO-LINEARES | |
HELIO CARVALHO DAPENA | IARA LÍS FRANCO SCHIAVINATTO | ||
ILANA BÁRBARA CAIAFA DE FALCI | EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER | A potência do Erro à partir do relacionamento entre Arte e Design | |
INGRID OSPINA PRIETO | LUISE WEISS | ||
ISABELA VIDA MORENO | IVANIR COZENIOSQUE SILVA | ||
JACKESON ROBERTO DE ALMEIDA VIDAL | FILIPE MATTOS DE SALLES | UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS ARTÍSTICOS DE FOTOGRAFIA | |
JÉSSICA FRANCIELLE DIAS PINTO | HERMES RENATO HILDEBRAND | A imagem e a representação na cultura dos games | |
JOSUÉ PAVEL HERRERA ROMERO | IVANIR COZENIOSQUE SILVA | Operatórias na produção pictórica: a paisagem contemporânea no contexto das artes visuais em Cuba. | CAPES/DS |
JULIA STRADIOTTO | SÉRGIO NICULITCHEFF | ||
JULYANA MATHEUS TROYA MELO | SYLVIA HELENA FUREGATTI | A PRODUÇÃO ESCULTÓRICA DE MARCO DO VALLE NO ESPAÇO PÚBLICO: ANÁLISE DE UMA SELEÇÃO DE PROJETOS PERMANENTES OU TEMPORÁRIOS. | |
KAUÊ LOPES GARCIA | SYLVIA HELENA FUREGATTI | ||
LARA DOSWALDO BALAMINUTTI | FILIPE MATTOS DE SALLES | ||
LEONARDO AUGUSTO ALVES INACIO | JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA | ||
LETÍCIA LOPES BORGES SCHOENMAKER | MARIA JOSÉ DE AZEVEDO MARCONDES | Estações museu: Estudo sobre a requalificação de estações ferroviárias | |
LILIAN CIARÂNTOLA WALKER | ANNA PAULA SILVA GOUVEIA | Corpo-território: investigações poéticas do corpo como lugar | CAPES/DS |
LUCIANE KUNDE BORGES | SÉRGIO NICULITCHEFF | Investigações sobre o papel como meio expressivo | |
LUIS ARNALDO ZAMPIERI PORTO | MARTA LUIZA STRAMBI | ||
LUÍS GUSTAVO VOGELSANGER GUIMARÃES | HAROLDO GALLO | ||
MARIANE CRISTINA MACHADO MEDEIROS | MAURICIUS MARTINS FARINA | ||
MATHEUS SCHMIDT DE CAMARGO CESAR | EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER | ||
MAYARA BIANCA SOUZA NARDO | SÉRGIO NICULITCHEFF | ||
NATALIA HESZ FERRARI | HAROLDO GALLO | ||
NATALIA REGINA GREGORINI | LUISE WEISS | Criação e elaboração do livro ilustrado: Os Observadores do Mundo | CAPES/DS |
PAULA RAHIARA VILA | PAULO CESAR DA SILVA TELES | ARTE E TECNOLOGIA PÓS-DIGITAL: DINÂMICAS TRANSCULTURAIS CONTEMPORÂNEAS JUNTO À “ARTE ELETRÔNICA INDÍGENA” | |
RAFAEL GHIRALDELLI DA SILVA | PAULO CESAR DA SILVA TELES | lovegoals_2.0 possibilitando convergências entre hipertexto, narrativas imagéticas e glitch art sob uma perspectiva descolonial | |
RENAN BONIN | JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA | REPRESENTAÇÃO VISUAL DA PAISAGEM SONORA PARA GAMERS SURDOS | |
RENATA MAGRI ALONGE BONFIM DA SILVA | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | ||
RICARDO HANTZSCHEL | FILIPE MATTOS DE SALLES | ||
THOMAZ CARVALHO LIMA | MÁRCIO DONATO PÉRIGO | Souvenir como agente da memória na construção da indústria do antigo | |
VERÔNICA RIBEIRO LIMA | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | Monumento às Bandeiras. Uma jornada para a compreensão de sua importância histórica | |
VICTOR SANTOS DA COSTA | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | ||
VIRGINIA ABREU BORGES | CLAUDIA VALLADÃO DE MATTOS AVOLESE | ||
WESLEI LOPES SANCHES | SÉRGIO NICULITCHEFF | No sonho de um sonâmbulo: Uma análise do uso de folhas de metal nos processos pictóricos |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ANA PAULA DE AQUINO CAIXETA | FRANCISCO ELINALDO TEIXEIRA | DEPOIS DA PARTIDA: Compreensões acerca da voz-over ensaística em Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2015) | CAPES/DS |
BRUNO FAGUNDES DAL MOLIN | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | CINEMA LENTO ECOLÓGICO, A CONTEMPLAÇÃO DO MUNDO NATURAL ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL: Uma reação à condição moderna | |
DANIEL IFANGER | MARIANA DUCCINI JUNQUEIRA DA SILVA | Práticas de edição no documentário brasileiro contemporâneo | |
ELEONORA MENEZES DEL BIANCHI | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | Virgens, Deusas e Loucas Sensacionalistas: As heroínas fazem psicanálise | CAPES/DS |
EMILIA DE OLIVEIRA SANTOS | KARLA ADRIANA MARTINS BESSA | O sexo contra os dogmas, na simpatia da bitola: um prelúdio queer superoitista em Vivencial I (1974), de Jomard Muniz de Britto e Guilherme Coelho | |
FERNANDO CEZAR CORRÊA ESPOSITO | NOEL DOS SANTOS CARVALHO | O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA COMO PRÁTICA ECONÔMICA E DE LIBERDADE | |
FILIPE PAROLIN DE SOUZA | FRANCISCO ELINALDO TEIXEIRA | “CHICK FOWLE, O SENSEI DO CINEMA.” Um estudo sobre a sua cinematografia e as contribuições para o cinema brasileiro |
|
GABRIEL BUENO LISBOA | IGNACIO DEL VALLE DÁVILA | De Revoluções Marxistas a “Estratégias de Tensão”: Orientações políticas no cinema popular italiano | CAPES/DS |
HENRIQUE RODRIGUES MARQUES | KARLA ADRIANA MARTINS BESSA | DISTOPIA E BABADO: A ficção especulativa como ferramenta ativista no cinema queer brasileiro contemporâneo | CAPES/DS |
JOANA HENRY LEMOS | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | Cinema e Teatro, produção artística em Aelita, A rainha de Marte | |
LAÍS DE LORENÇO TEIXEIRA | KARLA ADRIANA MARTINS BESSA | “Yo” Feminino – Primeira Pessoa das Mulheres no Documentário Latino-Americano | CAPES/DS |
LETÍCIA MOREIRA DE OLIVEIRA | MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE | Continuidades e Rupturas da Colonialidade em Pantera Negra: Uma leitura a partir da Crítica Decolonial | |
LUCAS HOSSOE GOMES | PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR | Perspectivas históricas, políticas e estéticas entre o melodrama e a homossexualidade masculina no cinema brasileiro | |
LUIZ FELIPE ROCHA BAUTE | PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR | Ideias Trágicas no Western Contemporâneo: uma análise de Onde Os Fracos Não Têm Vez | CAPES/DS |
LUÍZA ZAIDAN GRANATO | PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR | O Cinema do encontro: Encenação, auto-representação e auto-mise-en-scène no documentário de Eduardo Coutinho | CAPES/DS |
MARIANI CAROLINA DE LIMA | NOEL DOS SANTOS CARVALHO | Como se dão as relações hierárquicas e simbólicas durante a produção cinematográfica no Brasil? | CAPES/DS |
NATASHA ROBERTA DOS SANTOS RODRIGUES | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | Que “negro” é esse no Cinema Negro brasileiro? | |
REGINALDO DO CARMO AGUIAR | FRANCISCO ELINALDO TEIXEIRA | Ôrí e a representação da modernidade negra nos anos 1970 | |
ROGERIO EDUARDO MOREIRA PEREIRA | PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR | La Parole Vivante – A Poética do Ator no cinema de Eugène Green |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ADENILSON ROBERTO TELES | PAULO ADRIANO RONQUI | Exploração Técnica e Musical das obras dos Compositores Marcus Siqueira e Rodrigo Lima | |
ALEXANDRE RIBEIRO DE OLIVEIRA | HELENA JANK | Transcrição para teorba da BWV 1007: idiomatismo, danças e regra da oitava | |
ANA RAQUEL FAGGION ALONSO | LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA | VOZES DE CAMPINAS: UM PANORAMA DA ATIVIDADE CORAL EM CAMPINAS DESDE OS ANOS 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS | |
ANDRÉ FILIPE GONÇALVES CARREIRO | HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO | A guitarra elétrica como instrumento de acompanhamento na canção popular brasileira: um estudo sobre Toninho Horta e Hélio Delmiro | |
ANTONIO FERNANDO VALERIANO DE SOUZA | SILVIA CORDEIRO NASSIF | A APRECIAÇÃO NO ENSINO DE CHORO: a importância da audição de gravações referenciais e as rodas musicais do gênero | |
ARTHUR FARACO | MANUEL SILVEIRA FALLEIROS | COMPOSIÇÕES TRANS-IDIOMÁTICAS PARA CONTRABAIXO SOLO: O ATO CRIATIVO E ANÁLISES SOBRE A COMPOSIÇÃO TRANS-IDIOMÁTICA | |
BRUNO DE OLIVEIRA E LEMOS COPPINI | LEANDRO BARSALINI | Sururu de Capote: O baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan | |
DANIEL BAISI HADAD | EDMUNDO PACHÊCO HORA | Proposta de tradução comentada para o português do tratado de J.D. Heinichen, Der General-Baß in der Komposition (1728) | |
DANIEL LACERDA FRANCO MARINHO BUENO | SUZEL ANA REILY | Agência musical e corpo na capoeira: música na vida cotidiana dos capoeiristas da Escola de Capoeira Angola Resistência | CAPES/PROEX |
DANIEL MOREIRA FELIX | JOSÉ ALEXANDRE LEME LOPES CARVALHO | CRIAÇÃO DE UM MATERIAL DE APOIO TÉCNICO PARA O MÉTODO DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE ARCO DA CAPO | |
DENIS QUADRATTI SARTORATO | GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES | VIOLONISTAS COM DISTONIA FOCAL TAREFA-ESPECÍFICA: Estratégias adotadas para a resolução de problemas técnicos de mecanismo instrumental | CAPES/PROEX |
EVERTON DE NOVAES | ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA | Pesquisa de obras e outras peças para violino solo de compositores brasileiros | |
FELIPE DOS SANTOS SILVA | MANUEL SILVEIRA FALLEIROS | Uma performance belga brasileira. Uma análise interpretativa de obras do compositor e flautista belga Mathieu-André Reichert produzidas no Brasil | |
FERNANDA PERES GILBERTI | SILVIA CORDEIRO NASSIF | Jogos musicais e processos de aprendizagem da leitura rítmica musical | CAPES/PROEX |
GUILHERME LUIS BASSI ARCE | GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES | Obra para violão solo de Osvaldo Lacerda | CAPES/PROEX |
GUILHERME MASSAO MISINA | FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO | Estudo interpretativo da obra “A Dança do Dibuk”, de Eduardo Seincman: realização da obra em duo | CAPES/PROEX |
GUILHERME RODRIGUES BURY | CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO | Gilberto Gil (Cérebro Eletrônico) e o álbum-obra: Registros fonográficos da música popular do Brasil e suas escutas | |
HEITOR BASILIO COELHO | ANGELO JOSÉ FERNANDES | UMA PROPOSTA DE EDITORAÇÃO, ANÁLISE E PERFORMANCE DAS CANÇÕES CORAIS: TVÅ KÖRSÅNGER FÖR BLANDAD KÖR À CAPELLA DE BERTIL HERMAN VAN BOER | |
HELEN BOVO TORMINA ZANÃO | ANGELO JOSÉ FERNANDES | Prática Deliberada na preparação de Repertório do Cantor Crossover | |
ISABELA SISCARI CAMPOS | ANGELO JOSÉ FERNANDES | QUATRO POEMAS DE MANUEL BANDEIRA PARA SOPRANO E PIANO DE ALMEIDA PRADO: UMA ABORDAGEM SOB O PONTO DE VISTA DO PIANISTA COLABORADOR | CAPES/PROEX |
IVAN DANIEL BARASNEVICIUS | GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES | Cheio de dedos: desvendando o cancionista Guinga | |
ÍSIS NATALI CARDOSO | MAURICY MATOS MARTIN | Almeida Prado: Ilhas. Um estudo de análise e performance | |
JEFFERSON LUIS GONÇALVES DA MOTTA | GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES | Rogério Guimarães e sua obra na formação da linguagem solista do violão brasileiro 1920-1950 | |
JOANA BRAGA SANTOS | CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO | Maria Rosa e Ilhota, duas canções de Lupicínio Rodrigues como possíveis fontes de documentação histórica | |
JOAO CASIMIRO KAHIL COHON | LEANDRO BARSALINI | A bateria múltipla e suas performances | |
JOÃO PEDRO SCHMIDT | ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS | A sonoridade e a linguagem musical de Caetano Veloso nos anos 70 | |
JULIANA FREIRES OLIVEIRA SILVA | ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES | ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA: Uma reflexão sobre a relevância da elaboração do currículo de música nas escolas de educação básica de Itupeva/SP | |
LEANDRO AUGUSTO CAVINI | ADRIANA GIAROLA KAYAMA | JARDIM DO AMOR E DA PAIXÃO PARA BARÍTONO E PIANO DE JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA PRADO: ANÁLISE E PERFORMANCE | CAPES/PROEX |
LEANDRO SOUZA DE OLIVEIRA | CARLOS FERNANDO FIORINI | Cantata n˚140 Wachet auf,ruft uns die Stimme de Johann Sebastian Bach: Análise retórico-musical e interpretação | |
LETÍCIA FAIS | ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA | Vinte Estudos para Piano de Philip Glass: linguagem, técnica pianística e análise na construção da performance | |
LÍVIA PAGLERANI SIMÃO | MAURICY MATOS MARTIN | A construção interpretativa dos Ciclos Nordestinos I, II, III e IV, de Marlos Nobre | CAPES/PROEX |
LOURDES REGINA PORTO | JOSÉ AUGUSTO MANNIS | A linguagem compositiva de Claude Debussy: uma análise comparada na perspectiva harmônica, acústica e espectral | |
LUCIENE GUITARRARI BASTOS | EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN | A construção da sonoridade coral e orquestral na música sacra: o regente e a formação de um único corpo sonoro vocal-instrumental | |
LUIZ CLÁUDIO DE SOUSA JÚNIOR | PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ | “LONGE DOS OLHOS, PERTO DO CORAÇÃO”: A produção composicional de Olmir Stocker (Alemão) na década de 1980 |
|
LUIZ FERNANDO FIDALGO | HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO | HERALDO DO MONTE: CONCEPÇÃO E LINGUAGEM NA OBRA “GUITARRA BRASILEIRA” | |
LUIZA FERNANDES COELHO | SUZEL ANA REILY | A dimensão política da música: um mapeamento de deslocamentos dos grupos de bumba-meu-boi na cidade de São Luís durante o período junino | |
MARCOS DA SILVA DE PAIVA | JOSÉ ALEXANDRE LEME LOPES CARVALHO | OS CONTRAPONTOS DO VIOLÃO DE SETE CORDAS NO CHORO E SUA TRANSPOSIÇÃO IDIOMÁTICA PARA O CONTRABAIXO ELÉTRICO E ACÚSTICO | |
MARIANA DE LIMA VELOSO | CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO | Mulheres à tona: a (des)construção do feminino através da música no cenário urbano da segunda década do século XXI (2010-2020) | CAPES/PROEX |
MATEUS BRUNO ROMAGNOLI HAYASAKA DE GOES | MARCOS DA CUNHA LOPES VIRMOND | A essência zen em Reflets dans l’eau de Claude Debussy | |
MATEUS PORTO MORAES | HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO | A VOZ DE UM MILONGUEIRO NÃO MORRE: A MILONGA FEITA NO ESPAÇO PLATINO | CAPES/PROEX |
MÁRIO CESAR BORGES MARQUES | MANUEL SILVEIRA FALLEIROS | UM ESTUDO INTERPRETATIVO DA OBRA PARA CLARONE E ORQUESTRA DE CORDAS “BITTERSWEET BRAZIL” DE FREDERICO ZIMMERMANN ARANHA | |
MICAEL GUSTAVO PANCRÁCIO DOS SANTOS | SUZEL ANA REILY | Marcajes y Rasgueos: elementos de correlação entre música e dança no Flamenco no Brasil | |
MILENA LEME LOPES | ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA | ALBERTO GINASTERA: A PONTENCIALIDADE INTERPRETATIVA DO PIANO EM SUAS OBRAS | |
NATÁLIA BRUNELLI DA SILVEIRA | LEANDRO BARSALINI | RÍTMICAS “COMPLEXAS”: CONTEXTOS E APLICAÇÕES NO ENSINO | |
PATRICIA KAWAGUCHI CESAR | SILVIA CORDEIRO NASSIF | Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da música | |
PAULA FERNANDA ALFARO BARRALES | ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES | Proposta de jogo musical, para crianças estudantes de piano, associado ao
desenvolvimento criativo |
CNPq |
PEDRO PAULO RIBEIRO D’ELIA | FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO | As proposições musicais de Tony Williams enquanto integrante do quinteto de Miles Davis (1963-1968): um passo à frente na bateria do jazz | |
RAFAEL DE MATTOS PONCE | EMERSON LUIZ DE BIAGGI | Efeitos da Ansiedade na Performance Musical: um comparativo entre alunos dos cursos de música erudita e popular na Universidade Estadual de Campinas | |
RAFAEL FEITOSA CARDOSO | GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES | A preparação para performance musical da formação violão e contrabaixo – peculiaridades da escrita e execução | |
RAFAEL MITSURU YASUDA | MANUEL SILVEIRA FALLEIROS | Os Choros de Garoto: Sua História e Universo Musical. | CAPES/PROEX |
RENATO MICHELIN SANCHES OLIVEIRA BORGHI | PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ | Nordestino e Universal: modalismo melódico e harmonia não-funcional na obra de Hermeto Pascoal | |
RODRIGO FERREIRA DE SOUZA | HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO | A INFLUÊNCIA DO FREVO NA FORMAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS DA PERFORMANCE NA GUITARRA | |
SAULO DANTAS-BARRETO | LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA | VIOLINOS IMPERIAIS: A HISTÓRIA DA LUTERIA NO BRASIL NOS ANOS DO IMPÉRIO | |
TALES EDUARDO PELISON BOTÉCHIA | JÔNATAS MANZOLLI | Formulação de uma estrutura sintética do timbre: Uma análise com o uso de descritores de áudio a partir da teoria schaefferiana | CAPES/PROEX |
TIAGO MORANDI ROSCANI | ANGELO JOSÉ FERNANDES | OBRAS SACRAS PARA CORO A CAPELLA DE CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA: ASPECTOS INTERPRETATIVOS | CAPES/PROEX |
VINÍCIUS CÉSAR DE OLIVEIRA | JOSÉ HENRIQUE PADOVANI VELLOSO | A interação timbrística entre escritura instrumental e eletroacústica: um estudo analítico e composicional. | CAPES/PROEX |
VÍTOR DA COSTA ZAGO | SILVIA CORDEIRO NASSIF | A cultura popular como ferramenta para a apropriação da linguagem musical | |
WILLIAN BILLI | STÉPHAN OLIVIER SCHAUB | INVESTIGAÇÃO SONORA DOS CONJUNTOS DE CLASSES DE ALTURAS |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ADRIANA GABRIELA SANTOS TEIXEIRA | ELISABETH BAUCH ZIMMERMANN | Íyamí Osorongá, minha mãe feiticeira, como perder o medo de ser terra? | |
ALAN CARLOS MONTEIRO JÚNIOR | RAQUEL SCOTTI HIRSON | OIA O TOMBO DO MAGÚI – RASTROS DO ATOR-BRINCADOR NA PRÁTICA DE CULTIVAR O CAVALO MARIM ENTRE CIA. MUNDO RODÁ E O BRINCADOR AGUINALDO ROBERTO | |
ANA CRISTINA RIBEIRO SILVA | JULIA ZIVIANI VITIELLO | Dança Urbana e Cultura Hip Hop: imagens, conexões e percepções para a formação do artista da cena | |
ANA FLAVIA FELICE NUNES | VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA | Caminhos para um teatro performativo feminista e uma estética da paridade | |
ANDREA ITACARAMBI ALBERGARIA | MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS | Interlocuções na iconografia corporal das danças Odissi e Chhau: deslocamentos poéticos para além de Orissa | |
CAMILA DAMASCENO SILVA | MATTEO BONFITTO JÚNIOR | O Dramaturgo Performer e a Cena Expandida | CAPES/DS |
CARLA VENDRAMIN | SILVIA MARIA GERALDI | Vida e Sustentabilidade: permaculturando processos imersivos de dança e a criação de performance | |
CARLOS EDUARDO CANHAMEIRO | MARCELO RAMOS LAZZARATTO | Dramaturgia da/na Pós-Produção | CAPES/DS |
CHAVANNES PROCÓPIO PÉCLAT | RENATO FERRACINI | Corpo-Voz, Som, Memória e Espaço: o treinamento do atuante enquanto criação coletiva e relacional |
|
DANIELA DO NASCIMENTO | GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES | Corpos de resistência entre fronteiras:uma vivência no eixo estruturação da personagem no método BPI. | |
DANIELA ROLIM MACHADO MORENO ZULIANI | DANIELA GATTI | Dança na Rede: Contaminações Contemporâneas da Tecnologia e Vídeo | |
DANIELLA FORCHETTI | ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS | Strange Fruit: um estudo sobre a poética do corpo e a acessibilidade cultural. | |
DIOGO ANGELI THEOTONIO | DANIELA GATTI | Percepções Expressivas da Videodança: uma Relação entre o Tempo e o Movimento na Virtualidade | |
ELISA ABRÃO | MARISA MARTINS LAMBERT | Linhas amarelas: investigações a partir do Gráfico dos Esforços | |
FABIANO BARAUNA BENTES | RENATO FERRACINI | O Corpo-brincante e sua Teatralidade: o processo criativo dos brincantes do grupo Tribos Indígenas na encenação do Boi-Bumbá Caprichoso | |
FLÁVIA PAGLIUSI | LARISSA SATO TURTELLI | Os corpos da loucura: saúde mental, potencial criativo e Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) | |
GYL GIFFONY ARAUJO MOURA | VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA | O LUGAR INVOCADO: Teatro, espaço e memória da violência política na América Latina contemporânea | CAPES/DS |
HARIANE EVA SERRA GEORG | SILVIA MARIA GERALDI | A Dança Contemporânea e a Crítica: possibilidades de interlocução social | CAPES/DS |
IGOR DE ALMEIDA AMANAJÁS | MARÍLIA VIEIRA SOARES | Wayang Wong – A viagem de Rama | CAPES/DS |
IGOR FERNANDO DE JESUS NASCIMENTO | ISA ETEL KOPELMAN | ESCRITOR-RAPSÓDO E MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA: Diálogos e sínteses entre confecções dramatúrgicas | |
IRANI DA CRUZ CIPPICIANI | CASSIANO SYDOW QUILICI | THERU KOOTHU: um olhar sobre as culturas teatrais populares do sul da Índia | FAPESP |
ISABEL DORIS THALER | CASSIANO SYDOW QUILICI | Com um olhar alheio ao teatro no contexto político: Revisitando Brecht e Boal | |
JOSÉ FLAVIO CARDOSO NOSÉ | LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO | O Outro Teatro: Percursos e possiblidades no Teatro de Não-atores | |
JULIANA PABLOS CALLIGARIS | MATTEO BONFITTO JÚNIOR | Os Diferentes na Criação e na Recepção: A Cena do Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL/UNICAMP) – Uma poética do corpo e suas interações sociais | CAPES/DS |
KARINA RIBEIRO YAMAMOTO | RENATO FERRACINI | DESCONTINUO E PROVISÓRIO: UM DESAFIO PARA MUDAR A PERSPECTIVA NA CRIAÇÃO DE CENAS(A Perspectiva Provisória como possibilidade artístico-pedagógica) | |
LAILA RENARDINI PADOVAN | ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS | Temporalidades da Paisagem e do Espectador-Caminhante: Caminho enquanto contemplo, construo enquanto percebo | |
LUCAS DE ALMEIDA PINHEIRO | ISA ETEL KOPELMAN | Da disfunção à cena: o fazer artístico com corpos singulares | |
LUCIANA AIRES MESQUITA | VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA | Initiatio – Alquimia & Mitologia nas Artes da Cena | CAPES/DS |
LUCIANA MIZUTANI | RENATO FERRACINI | Versus poéticos: a cena como campo de batalha | |
LUCILA VIEIRA | LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO | Eduardo Garrido e o teatro brasileiro do século XIX | |
LUDIMILA PALUCCI CALSANI | JORGE LUIZ SCHROEDER | Corpos em Arte na experimentação musical: uma investigação de corpos no bloco de carnaval | |
LUIZ EDUARDO RODRIGUES GASPERIN | VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA | Cartografias do abandono: Princípios e procedimentos de encenadores Paraguaios | CAPES/DS |
MARCOS NOGUEIRA GOMES | CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO | Violência e estética na dramaturgia contemporânea | |
MARIA FERNANDA COSTA MIRANDA | MARISA MARTINS LAMBERT | Andarina: nos rastros e ruidos das mulheres de linhas do Vale do Rio Urucuia (MG) | |
MARIA RENATA ROTTA FURLANETTI | ANA CRISTINA COLLA | Yoga e Produção de Vida, Corpos em Estado de Criação | |
Mariana Conde RHORMENS LOPES | MATTEO BONFITTO JÚNIOR | A Máscara Mapiko: entre identidades e alteridades | FAPESP |
MARIANA DIAS JORGE | GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES | O MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE E A DANÇA DO BRASIL: DÁ PARA TIRAR O BRASIL? | |
MARISA RIBEIRO SOARES | RENATO FERRACINI | O palhaço como ser do contrário, um percurso entre formação, pedagogia e criação | |
MARÍLIA ENNES BECKER | ANA CRISTINA COLLA | CARTOGRAFIAS HABITADAS: ESTUDOS DE SITE | CAPES/DS |
MOACIR ROMANINI JUNIOR | MATTEO BONFITTO JÚNIOR | Práticas eremitas: a Earth-Body-Art como “arte da existência” | CAPES/DS |
NATACHA DIAS | MARCELO RAMOS LAZZARATTO | As Lições de Michael Tchekhov e a Coordination Technique – Imaginação e Teatralidade no Trabalho do ator sobre si mesmo | |
NATHALIA CATHARINA ALVES OLIVEIRA | SILVIA MARIA GERALDI | Passagens do corpo na metrópole: Um Atlas da dança épica em estado de exceção | |
PAULA MATHENHAUER GUERREIRO | ISA ETEL KOPELMAN | A busca de uma poética crítica como forma de aproximação entre criadores e espectadores | |
RAÍSSA CAROLINE BRITO COSTA | HOLLY ELIZABETH CAVRELL | O Grotesco e a CommediaDellArte: Da estética filosófica à criação da cena | |
RAQUEL PIRES CAVALCANTI | MARISA MARTINS LAMBERT | O movimento como pensamento incorporado: Investigação dos princípios da Técnica Alexander na construção de uma Pedagogia Crítica em Dança | |
RONALDO FRANCISCO DOS SANTOS | ANA CRISTINA COLLA | Atuar-se: o instante entre a memória e a intuição | |
SAMUEL ANTÔNIO SANTANA | VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA | PERSPECTIVAS DA AÇÃO, OS VIEWPOINTS COMO PROCEDIMENTO PARA A CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA | |
SANDRA PARRA FURLANETE | HOLLY ELIZABETH CAVRELL | A palavra cênica na dramaturgia do corpo | |
TATIANA SCHUNCK | CASSIANO SYDOW QUILICI | Performance de pessoas escritas: uma biografia de alguns de nós | |
THAIS HELENA D’ABRONZO | ANA CRISTINA COLLA | O jogo das paixões corporais: a dança de Ilka Schönbein | |
YSMAILLE FERREIRA DE OLIVEIRA | GRÁCIA MARIA NAVARRO | FESTAS DE SANTOS NA AMAZÔNIA: AS POÉTICAS DO ENCANTADO RITUALIZADA NA LINGUAGEM CÊNICA |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ALESSANDRO RIBEIRO CORRÊA | JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA | CINEMEX: As janelas Cinematográficas nos Apontamentos do Pav 2 | |
ALINE HÜBNER FREITAS | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | REELABORAÇÕES DOS MURAIS MEXICANOS E BRASILEIROS NA ARTE MODERNA | CAPES/DS |
ANA CAROLINA ALBUQUERQUE DE MORAES | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | Seres de terra, água e luz: fusões e ficções na série Sonhos, de Claudia Andujar | |
ANDRESSA REZENDE BOEL | SYLVIA HELENA FUREGATTI | A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MÁQUINAS E OS (RE)USOS PARA A “BICI” | CAPES/DS |
ANDREY GUSTAVO ROSSI | MARTA LUIZA STRAMBI | INQUIETUDES E DESAPEGOS AMBIVALÊNCIA DA RUINA CORPORAL: Uma representação escultórico | |
ANDRÉA THOMAZELLA RIBEIRO | IVANIR COZENIOSQUE SILVA | LIVRO DE ARTISTA – OPERAÇÃO POÉTICA, incursão através do suporte livro | |
ANDRÉIA PAULINA COSTA | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | Trânsitos periféricos: corpo, espaço e política na arte feminista nas décadas de 1970 e 1980 | FAPESP |
ANNA LETÍCIA PEREIRA DE CARVALHO | FERNANDO CURY DE TACCA | A natureza escorregadia na pós-fotografia: a prescrição de sentido nas obras de Joan Fontcuberta | CAPES/DS |
ANYI LORENA NIÑO MILLAN | IVANIR COZENIOSQUE SILVA | ESPAÇOS DE MEMÓRIA: UM OLHAR DAS MARCAS DOS LUGARES HABITADOS | |
CAROLINA VIEIRA FILIPPINI CURI | CLAUDIA VALLADÃO DE MATTOS AVOLESE | Mulheres, arte e guerra – A prática artística feminina na Primeira Guerra Mundial e seu papel na revisão da memória e da narrativa histórica | |
DANILO LORENA GARCIA | SYLVIA HELENA FUREGATTI | Tensionamentos: sensações e atravessamentos na construção de instalações | CAPES/DS |
DEBORA MACHADO VISINI | MARIA JOSÉ DE AZEVEDO MARCONDES | Empoderarte: as mulheres na cidade e as intervenções urbanas contemporâneas no Brasil como ferramenta de empoderamento | |
DULCINÉIA GALLIANO PIZZA | LUCIA HELENA REILY | O presente projeto tem por objetivo analisar as práticas dos alunos da Faculdade de Artes do Paraná, na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais | |
EDUARDO BUENO FRAGUAS | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | O Símbolo da Cruz: uma análise histórica através de suas imagens e de seus significados | |
ELIANA XIMENA VELÁSQUEZ SÁNCHEZ | FILIPE MATTOS DE SALLES | O álbum familiar na arte contemporânea. Análise de 3 casos em torno do arquivo fotográfico. | |
FELIPE ABREU E SILVA | IARA LÍS FRANCO SCHIAVINATTO | DA NOTÍCIA AO FANTÁSTICO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE REALIDADE E FICÇÃO EM FOTOLIVROS CONTEMPORÂNEOS | |
FELIPE PEREIRA BARROS | LUISE WEISS | O vídeo como metáfora da memória e do tempo | |
FERNANDA GRIGOLIN MORAES | FERNANDO CURY DE TACCA | Arquivo 17: um exercício de montagem em confronto | CAPES/DS |
FLÁVIA DE ALMEIDA FÁBIO GARBOGGINI | MÁRCIO DONATO PÉRIGO | Paisagens fragmentadas: reconstruções possíveis do entorno | |
FLÁVIA JUNQUEIRA ANGULO | ERNESTO GIOVANNI BOCCARA | A construção da Teatralidade em espaços suntuosos a partir da teoria da fotografia encenada | |
HELIO APARECIDO LIMA SILVA | LUISE WEISS | Desenhos para brincar: o brinquedo e arte no processo de criação | |
ISMAR TULIO CURI | MARIA JOSÉ DE AZEVEDO MARCONDES | FUNDAMENTOS PARA UM PROGRAMA DE ARTE PÚBLICA EM SÍTIOS ESPECÍFICOS: concepção de mapeamento sócio espacial e paisagístico na região de Campinas | |
JAERGENTON DE SOUZA CORRÊA | LUISE WEISS | ADAPTABILIVESTES -Vestígios da adaptabilidade humana às especificidades do meio ambiente, expressos nas vestimentas | CAPES/DS |
JANAINA SILVA XAVIER | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | PRESERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MUSEALIZAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA: Uma discussão a partir dos MAC’s brasileiros | |
JOSÉ CARLOS SUCI JÚNIOR | LÚCIA EUSTACHIO FONSECA RIBEIRO | Sem rascunho: o desenho autônomo como ponto de partida e de chegada | |
LIDIA ZUIN DE MOURA | MAURICIUS MARTINS FARINA | Homo imago. Imagem como sobrevivência e segundo corpo do homem | |
LÍVIA DINIZ AYRES DE FREITAS | LUISE WEISS | BIBLIOTECA DE INSIGNIFICÂNCIAS: OBJETOS, PERCURSOS E PAISAGENS COTIDIANAS | |
LUCIANA DE OLIVEIRA INHAN | EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER | O DESIGN GRÁFICO ENQUANTO SIGNO DE COMUNICAÇÃO NAS ARTES: A POÉTICA DA APROPRIAÇÃO COMO REFLEXO CONTRA A DITADURA | |
MAÍRA FREITAS DE SOUZA | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | ||
MAÍRA IMENES ISHIDA | FILIPE MATTOS DE SALLES | ||
MARCEL ALEXANDRE LIMP ESPERANTE | MARTA LUIZA STRAMBI | Arte, entre a verdade e a sombra: caminhos de uma poética | |
MARIA ILDA TRIGO | JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA | ||
MICHAEL JORGE DA SILVA | MARTA LUIZA STRAMBI | O HABITUAL: uma investigação em arte | |
MILENA LEITE PAIVA | ANNA PAULA SILVA GOUVEIA | Da cor material à cor diegética: o pensamento da cor na direção de arte cinematográfica | CAPES/DS |
NATÁLIA HELENA DE BARROS MAZON | LUCIA HELENA REILY | Feiras de livros e festivais de literatura e ilustração como espaços de encontro para artistas ilustradores | |
NORMA MARIA MOBILON | LUISE WEISS | ||
PAULO DE TARSO COUTINHO VIANA DE SOUZA | HAROLDO GALLO | Inferno: Uma nova solução topográfica | |
PEDRO FELIPE PINHO SOUZA | ANNA PAULA SILVA GOUVEIA | O ensino da cor em cursos superiores de audiovisual do Brasil | |
RAFAEL PAGATINI | LUISE WEISS | Projeto Fissuras: a arte, a memória e o político | |
RAFAEL SCHEIBE COUTINHO | MARTA LUIZA STRAMBI | Inquietudes cotidianas: universo mitopoético em livros e cadernos de artista | |
RENATO BARROS ALMEIDA | LÚCIA EUSTACHIO FONSECA RIBEIRO | Carne e pedra: o corpo como ferramenta poética e política em experiências dadas no lócus urbano | CAPES/DS |
ROGÉRIO AUGUSTO BORDINI | JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA | Entre o Real e o Virtual: Um Estudo Sobre o Senso de Presença em uma Galeria de Artes Virtual | |
SIMONE DE ARRUDA PEIXOTO | LUISE WEISS | ||
SIMONE ROCHA DE CAMPOS | EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER | ||
TALITA MENDES | EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER | Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves | CAPES/DS |
TIAGO SAMUEL BASSANI | SYLVIA HELENA FUREGATTI | DESCONHECIDOS/ESQUECIDOS: PROPOSIÇÕES PARA UMA PRÁTICA EM ARTES VISUAIS | |
VANESSA LÚCIA DE ASSIS REBESCO | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | A exposição do espaço privado nas poéticas contemporâneas de mulheres artistas da América do Sul | FAPESP |
VANESSA SÉVES DEISTER DE SOUSA | MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO | Corpos monstruosos: O ‘espectro do feio’ no encontro das artes visuais com a performance art em Tunga, Janaina Tschäpe e Berna Reale | |
WILLIAM HINESTROSA DOS SANTOS | IARA LÍS FRANCO SCHIAVINATTO | ||
YEDDA CAROLINA PICCOLI TOMAZELI | HERMES RENATO HILDEBRAND | HQs HÍBRIDAS: UMA VISÃO DA EXPERIÊNCIA DO LEITOR | |
YULY ALEJANDRA MARTY LOCATTO DE CARVALHO | LÚCIA EUSTACHIO FONSECA RIBEIRO | O transitar da palavra como experiencia estética | CAPES/DS |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
CORACI BARTMAN RUIZ | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | Estratégias de Resistência: autobiografias audiovisuais como tecnologias de produção de gênero e sexualidade | CAPES/DS |
DANIELLE DE CARLA DIVARDIN | FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS | O SEMINÁRIO DE CINEMA (1949-1969): PRIMEIRO CURSO REGULAR NO BRASIL VOLTADO A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA | |
DIEGO PACHECO DAMASCENO | FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS | Trabalho de análise fílmica orientada a partir do conceito de figural de Lyotard | CAPES/DS |
FELIPE CORRÊA BOMFIM | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | O olhar descolonizado da tecnologia estética: fissuras e construções da imagem da pele escura no cinema | CAPES/DS |
GABRIEL COSTA CORREIA | MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE | As Bordas Porosas do Horror: Subgênero, Semiosfera e Transtextualidade na Obra de Dario Argento | |
GABRIEL HENRIQUE DE PAULA CARNEIRO | FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS | Trajetórias do Moderno em São Paulo: o cinema paulista independente nos anos 1950 e 1960 | |
GUSTAVO PADOVANI | FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS | Propriedade Intelectual: uma análise dos modelos de negócios inovadores das produtoras audiovisuais brasileiras | CAPES/DS |
GÚRYVA CORDEIRO PORTELA | PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR | NO RASTRO DO SAMURAI: O Épico no trabalho de Toshiro Mifune | CAPES/DS |
INGRID HANNAH SALAME DA SILVA | ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA | O Gênero científico no Brasil durante o período silencioso | CAPES/DS |
JULIANA ARAUJO SILVA | MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE | Le modernisme brésilien en littérature et le Cinema Novo: une recherche parallèle de la voix, de la musique et des chansons du peuple dans l’oeuvre de Leon Hirszman | |
LICIANE TIMOTEO DE MAMEDE | FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS | O Percurso de valorização dos filmes do Cinema Marginal brasileiro | CAPES/DS |
LUCAS PROCÓPIO CAETANO | ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA | Um bestiário indomável: o modo horrífico no cinema mundial contemporâneo | CAPES/DS |
MARIA CRISTINA COUTO MELO | ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA | Propostas possível para o cinema independente no Brasil (1953-2001) | FAPESP |
MARIA NELI COSTA NEVES | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | Práticas religiosas populares no cinema de Nelson Pereira dos Santos, de 1974 a 1994 | CAPES/DS |
NATASHA ROMANZOTI | ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA | Roteiro no cinema brasileiro: um percurso histórico e crítico | CAPES/DS |
RENAN PAIVA CHAVES | CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO | Som no cinema documentário | FAPESP |
THAÍS VANESSA LARA | FÁBIO NAURAS AKHRAS | A Cinemateca Brasileira e o patrimônio audiovisual: uma prática educativa um estudo sobre o programa Cine-Educação e o site banco de conteúdos culturais | FAPESP |
THÍFANI POSTALI JACINTO | FÁBIO NAURAS AKHRAS | Documentário de alteridades: um estudo sobre a explicitação da ética dialógica como chave para a representação social do Outro | |
VIVIANA ECHÁVEZ MOLINA | MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE | Relações entre cinema documentário contemporâneo e vigilância | CAPES/DS |
Aluno: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ADROALDO CAUDURO | EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN | REGÊNCIA E O DISCURSO MUSICAL: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO NOTE GROUPING COMO UM MEIO DE ALCANÇAR MAIOR EXPRESSIVIDADE NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL | |
ALBERT SAVINO KHATTAR | PAULO ADRIANO RONQUI | O Enriquecimento do Ensino da Tuba nas Universidades Brasileiras: Metodologia, Didática e Prática. | |
ALEXANDRE HENRIQUE DOS SANTOS | ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES | Educação Musical de Alunos Deficientes Visuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de acordo com as diretrizes teóricas do modelo Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) (Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo) | |
ALEXANDRE MARTINELLO SANCHES | JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR | Composição para Guitarra Elétrica: Jeu de l’instrumentiste como metáfora para a composição | CAPES/PROEX |
ANA CAROLINA ROBUSTI SACCO | PAULO MUGAYAR KÜHL | “Padre João Lyrio Tallarico, vida e obra; Repertório Mariano: um estudo das composições intituladas Ave Maria” | CAPES/PROEX |
ANA MARIA PAES LEME CARRIJO ABRAHÃO | VILSON ZATTERA | Educação musical e psicomotricidade: uma alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar | |
ANGÉLICA ANDRADE SILVA MENEZES | ADRIANA GIAROLA KAYAMA | DO VISÍVEL AO INVISÍVEL, DO INVISÍVEL AO VISÍVEL: EXPERIÊNCIAS SOBRE O CANTO, A VOZ, O CORPO E A CENA. | |
BRUNA CAROLINE DE SOUZA BERBERT | EMERSON LUIZ DE BIAGGI | A OBRA PARA VIOLINO DE EDINO KRIEGER: ASPECTOS ESTILÍSTICOS, IDIOMÁTICOS E INTERPRETATIVOS | |
BRUNO YUKIO MEIRELES ISHISAKI | DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA | O DESVIO NA CRIAÇÃO MUSICAL | CNPq |
CAMILLA DOS SANTOS SILVA | CARLOS FERNANDO FIORINI | Estratégias de aprendizagem autorregulada envolvidas na preparação de repertório avançado de violão: um estudo à luz da teoria social cognitiva | FAPESP |
CARLOS ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS | MANUEL SILVEIRA FALLEIROS | Capicuas Rítmicas: Uma ferramenta para a composição musical | |
CHRISTIANO LIMA GALVÃO | FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO | ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DO BAIÃO,MARACATU E FREVO NAS PERFORMANCES DOS BATERISTAS NENÊ E MÁRCIO BAHIA NA MÚSICA DE HERMETO PASCOAL E EGBERTO GISMONTI | |
CLENIO DE MOURA ABREU | REGINA MACHADO | Forma musical versus força entoativa: gradações tensivas na construção do sentido por meio do canto popular brasileiro | |
DIONES FERREIRA CORRENTINO | PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ | Os arranjos do disco Cartas Brasileiras de Léa Freire: Concepção e Processos Criativos | |
EDERALDO SUEIRO JÚNIOR | FABIO SCARDUELLI | Uma sistematização das potencialidades e estratégias do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do instrumento | CAPES/PROEX |
EDUARDO D’URSO HEBLING | JÔNATAS MANZOLLI | Do cinema silencioso ao projetor musical: uma reflexão sobre as imagens das coletâneas musicais temáticas em forma de suíte | CAPES/PROEX |
EDUARDO MANOEL LUSTOSA DOS REIS | CARLOS FERNANDO FIORINI | SINFONIA APOCALIPSE: A INTERPRETAÇÃO DO MÍSTICO NA OBRA DE ALMEIDA PRADO | |
ENDRE SOLTI | JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR | PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MODELO DE ENSINO DE GUITARRA ELÉTRICA NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA MODALIDADE EaD | |
ERICO OLIVEIRA FONSECA | PAULO ADRIANO RONQUI | Ensino a distância para o aprendizado musical: análise de segmentação de público-alvo para possibilidades de estudo do trompete na universidade | |
FÁBIO SILVA VENTURA | HELENA JANK | Interpretação historicamente informada ao piano: um estudo sobre as possibilidades interpretativas do repertório para teclado do barroco alemão | |
FERNANDO COSTA BARRETO | ADRIANA GIAROLA KAYAMA | EDIÇÃO CRITICA DA ÓPERA DEMETRIO, DE DAVID PEREZ, COM TEXTO ADAPTADO PARA O PORTUGUÊS DE PIETRO METASTASIO | CAPES/PROEX |
FERNANDO DE OLIVEIRA MAGRE | DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA | Música-teatro no Brasil: agentes, percursos e desdobramentos | FAPESP |
FERNANDO VIEIRA DA CRUZ | SILVIA CORDEIRO NASSIF | Banda de música, ensino e leitura musical | |
FLIBLIO FERREIRA DE SOUZA | JOSÉ AUGUSTO MANNIS | A Construção da Espacialidade na Música Eletroacústica para o Audiovisual | CAPES/PROEX |
FRANSOEL CAIADO DECARLI | PAULO ADRIANO RONQUI | ESPECIFICIDADES DO TROMBONE BAIXO NO PROCESSO DE ENSINO E NA PERFORMANCE MUSICAL | |
GILBERTO ASSIS DE OLIVEIRA ROSA | JÔNATAS MANZOLLI | PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO: ferramentas analíticas para apreciação crítica do registro sonoro | |
GUILHERME MARQUES DIAS | FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO | Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê | CAPES/PROEX |
GUSTAVO NUNES BONI | MANUEL SILVEIRA FALLEIROS | Improvisação, técnicas estendidas e live electronics: perspectivas sobre a prática do contrabaixo no grupo de free jazz | |
HELDER TOMAS PINHEIRO | EMERSON LUIZ DE BIAGGI | Propostas para a Fundamentação Didática da Performance Musical em Duo de Violões | CAPES/PROEX |
HELLEM PIMENTEL SANTOS FIGUEIREDO | SUZEL ANA REILY | O musicar do grupo Ponto de Partida e a construção de uma linguagem para o teatro musical brasileiro | |
HERSON MENDES AMORIM | JORGE LUIZ SCHROEDER | BANDAS DE MÚSICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS | CAPES/PROEX |
ISAAC WILLIAM KERR | LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA | O PROTAGONISMO DA ORQUESTRA DE ANTÔNIO CARLOS GOMES EM SUAS ÚLTIMAS ÓPERAS: INVESTIGAÇÃO DE SUA ESCRITA ORQUESTRAL PARA SEU POSICIONAMENTO NO DRAMA | |
ISAC RODRIGUES DE ALMEIDA | ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS | Quando ela toca Jobim: improvisação e interação musical no Trio de Eliane Elias, na década de 1990 | |
ITAMAR VIDAL JUNIOR | PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ | ANTINOMIES I – A Partitura Perdida de Rogério Duprat | CAPES/PROEX |
IVAN LOPES BUENO | EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN | ORQUESTRA EDUCACIONAL – uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento progressivo de técnica e de repertório | |
JONAS MONTEIRO ARRAES | LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA | Carlos Gomes e o circuito artístico-musical de Belém do Pará (1878-1896) | |
JÚLIO CÉSAR DE MELO COLABARDINI | JORGE LUIZ SCHROEDER | Música Popular na Universidade: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem | |
KARINE AGUIAR DE SOUSA SAUNIER | SUZEL ANA REILY | TAPIRAYAUARA:O MUSICAR LOCAL NA COMUNIDADE DE SANTA MARIA DO RIO MAUÉS-AÇU NO AMAZONAS | CAPES/PROEX |
KLESLEY BUENO BRANDÃO | SILVIA CORDEIRO NASSIF | O arranjo como ferramenta para o desenvolvimento da musicalidade: proposta de curso de prática de música popular brasileira para graduandos em música | |
LEONARDO VIEIRA FEICHAS | EMERSON LUIZ DE BIAGGI | ||
LUCAS ZEWE URIARTE | JOSÉ AUGUSTO MANNIS | Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas | FAPESP |
LUCILENE FERREIRA DA SILVA | ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES | O desaparecimento da Melodia na Música tradicional da Infância | |
LUIZ FERNANDO VALENTE ROVERAN | CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO | Som e excitação nos jogos digitais: funções psicoacústicas da trilha sonora de videogames na experiência do jogador | |
MARCELLA TRAMONTE | CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO | RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E MEMORIALÍSTICA DA MÚSICA FEMININA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA – SP | |
MARCELO ROCHA DOS PASSOS | PAULO ADRIANO RONQUI | Estratégias pedagógicas para atuação do trompetista no cenário da música popular instrumental realizada no Brasil | |
MARCOS DA SILVA MAIA | HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO | Guitarra e baião: da canção de Luiz Gonzaga ao legado na música instrumental | |
MARIA ELISA XAVIER DE MIRANDA POMPEU | REGINA MACHADO | QUALIDADE VOCAL E SENTIDO: uma investigação sobre o potencial semântico da qualidade vocal em interpretações de Gal Costa e Maria Bethânia | CAPES/PROEX |
MARIANA SANTOS TEÓFILO | SUZEL ANA REILY | A música que soa e resiste nos cantos da cidade de São Paulo: Cartografia da música popular hispano-americana | CAPES/PROEX |
MARINA MAUGERI SANTOS | EMERSON LUIZ DE BIAGGI | O preparo do bacharel para ensinar: uma proposta de inclusão de formação pedagógica para alunos de bacharelado em violino | |
MATEUS VINICIUS CORUSSE | REGINA MACHADO | A educação musical e o músico católico: estudo de caso múltiplo | CAPES/PROEX |
MATHILDE TANIA FILLAT | ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA | O violino na música popular brasileira: questões técnico-interpretativas | |
MATTEO RICCIARDI | ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES | O perfil profissional e de formação do(a) professor(a) de música: um estudo comparativo entre Brasil e Itália. | |
MICAEL ANTUNES DA SILVA | JÔNATAS MANZOLLI | Análise musical e fenômenos perceptivos: estudo assistido por modelos psicoacústicos e computacionais | FAPESP |
MIGUEL CLEMENTE RUBIO | JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR | MuViL: Videogames educativos como recursos de apoio didático na educação musical | CAPES/PROEX |
PAULA ANDRADE CALLEGARI | PAULO MUGAYAR KÜHL | As virtudes retóricas no tratado Le Istitutioni Harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino | |
PAULO ROBERTO MACHADO DE PAULA | CARLOS FERNANDO FIORINI | A SINFONIA N 4 (DA PAZ) DE CLAUDIO SANTORO E O REALISMO SOCIALISTA BRASILEIRO: (IM)POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS | CAPES/PROEX |
RAFAEL SOUZA PALMEIRA | FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO | A bateria na música Afro-baiana: linguagem e interpretação a partir dos ritmos do Candomblé Ketu | CAPES/PROEX |
RAFAELA HADDAD COSTA RIBAS | ANGELO JOSÉ FERNANDES | Os 12 Poemas da Negra de Camargo Guarnieri | CAPES/PROEX |
RAISSA AMARAL MAGRINI | ANGELO JOSÉ FERNANDES | A importancia do leitmotiv na criação dos personagens femininos nas óperas de Ernst Mahle | CAPES/PROEX |
RAMÓN DEL PINO | MANUEL SILVEIRA FALLEIROS | Processos de des(re)territorialização da improvisação brasileira | |
RAQUEL MENDONÇA MARTINS | SUZEL ANA REILY | OS FUNKS DAS PERIFERIAS DE SÃO PAULO COMO DEMARCADORES DE TERRITÓRIO PELA VIA DO FAZER MUSICAL LOCAL: ESPAÇO SONORO, IDENTIDADE E TENSÃO | |
RENAN MORETTI BERTHO | LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA | A nova revitalização do choro no interior de São Paulo | FAPESP |
RICARDO ALEXANDRE DE FREITAS LIMA | REGINA MACHADO | A voz do dono: assinatura vocal no canto brasileiro popular | CAPES/PROEX |
SANDRA REGINA CIELAVIN | ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES | Portal Coral: Ambiente Virtual de Aprendizagem aplicado à Educação Musical | |
SARA CECÍLIA CESCA | JORGE LUIZ SCHROEDER | Estética e Educação Musical no ensino superior: ferramentas filosóficas na prática docente | |
SERGIO NAIDIN | SUZEL ANA REILY | O julgamento dos critérios e os critérios de julgamento: a influência da competição na performance das baterias de Escola de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. | |
STEPHEN COFFEY BOLIS | FABIO SCARDUELLI | Vida e obra de Milton Nunes – Retratos de um professor-compositor e intérprete | CAPES/PROEX |
TAÍS DANIELA LEITE VIEIRA | ADRIANA GIAROLA KAYAMA | Heroína de Carlos Gomes: Cecilia | |
VICENTE SAMY RIBEIRO | ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS | MODALISMO PÓS-TONAL, MODERNIDADE E IMAGINÁRIO NACIONAL NA MÚSICA DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM EM SUA FASE PÓS-BOSSANOVISTA (1970-1994) | |
VICTOR ROCHA POLO | HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO | O violão acompanhador na MPB da década de 1970: análise de levadas rítmicas em gêneros brasileiros |
Pesquisador: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ERIKA CAROLINA CUNHA RIZZA DE OLIVEIRA | VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA | Dramaturgias de Fronteira | CAPES/PNPD |
MELINA SCIALOM | VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA | Dramaturgia na dança – investigando tensões em movimento e as interfaces entre dança, teatro e noções expandidas de dramaturgia | FAPESP |
MELISSA DA SILVA FERREIRA | MATTEO BONFITTO JUNIOR | Presenças da infância na cena contemporânea | FAPESP |
Pesquisador: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
LUCIANA BENETTI MARQUES VALIO | MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO | Quando a incerteza é o estado de espírito | CAPES/PNPD |
Pesquisador: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
MARIANA DUCCINI JUNQUEIRA DA SILVA | GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO | Documentários de compilação: rearticulação de sentidos em práticas audiovisuais contemporâneas | CAPES/PNPD |
THEO COSTA DUARTE | FERNÃO VITOR PESSOA DE ALMEIDA RAMOS | Diálogos e intercâmbios entre cinema moderno brasileiro e underground norte-americano | FAPESP |
Pesquisador: | Orientador: | Título: | Financiamento: |
---|---|---|---|
ENRIQUE VALARELLI MENEZES | SUZEL ANA REILY | Transformações de práticas musicais centro-africanas no Samba urbano brasileiro | CAPES/PNPD |
EVANTHIA PATSIAOURA | SUZEL ANA REILY | Musicar no espírito: louvor, comunidade e a produção da localidade entre pentecostais nigerianos na diáspora | FAPESP |
LORENA AVELLAR DE MUNIAGURRIA | SUZEL ANA REILY | O fazer musical do carimbó de Santarém Novo: música, política e a construção de um patrimônio cultural brasileiro | FAPESP |
Modalidade: | Aluno: | Orientador: | Título: | Instituição: | Financiamento: |
---|---|---|---|---|---|
Pós-Doutorado | MELISSA DA SILVA FERREIRA | MARVIN ALBERT CARLSON / MATTEO BONFITTO JUNIOR | Presenças da infância na cena contemporânea – estágio NY | City University of New York (Estados Unidos) | FAPESP |
Modalidade: | Aluno: | Orientador: | Título: | Instituição: | Financiamento: |
---|---|---|---|---|---|
Modalidade: | Aluno: | Orientador: | Título: | Instituição: | Financiamento: |
---|---|---|---|---|---|
Doutorado | RENAN PAIVA CHAVES | Claudiney Rodrigues Carrasco / Joshua Seth Malitsky | Em busca de uma história e teoria do som no documentário | Indiana University (Estados Unidos) | FAPESP |
Modalidade: | Aluno: | Orientador: | Título: | Instituição: | Financiamento: |
---|---|---|---|---|---|
Pós-Doutorado | LORENA AVELLAR DE MUNIAGURRIA | MICHAEL BENJAMIN SILVERS / SUZEL ANA REILY | Mudanças nas políticas patrimoniais e de cultura: musicar, ativismo e cultura popular no Brasil Contemporâneo | University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos) | FAPESP |
Doutorado | RENAN MORETTI BERTHO | THERESE MARY SMITH / LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA | Das rodas às sessions: confluências, limites e fronteiras na música participativa-apresentacional | University College Dublin (Irlanda) | FAPESP |