Projetos – Alunos

 

Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
AGATHA MARIA PEDROSO CLAUDIO LIMA FERREIRA Neurociência e a Humanização nos espaços hospitalares pediátricos. CNPq
AMANDA NASCIMENTO MIRANDA SYLVIA HELENA FUREGATTI Aspectos do gênero, ritual e espacialidade na produção de mulheres artistas contemporâneas no Brasil CNPq
ANA LUCIA ALVES LUCCHESE SYLVIA HELENA FUREGATTI A performance artística como expressão para corpos marginalizados em questão de gênero: o caso de Ana Mendieta SAE
ANA LUISA CRUZ NUNES SELMA MACHADO SIMAO O perfil do educador museal hoje: considerações sobre os profissionais atuantes nos museus estaduais na cidade de São Paulo SAE
ANNE BEATRIZ PENA IVANIR COZENIOSQUE SILVA A observaçaõ no trabalho de Alberto Giacometti CNPq
BÁRBARA THIEME GARCIA TAHIRA SELMA MACHADO SIMAO Empoderamento através dos cliques: arte e representação fotográfica feminina na  contemporaneidade CNPq
CAMILE MARIA PEREIRA ROSSETTO CLAUDIA VALLADAO DE MATTOS O colecionismo e a concepção de arte africana nos acervos do MAE-USP e da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin CNPq
CAROLINA LOPES TOYOSHIMA GUSHIKEN PAULO CESAR DA SILVA TELES A ARTE EM ESPAÇOS DIGITAIS: ALCANCE E RESSIGNIFICAÇÕES DE ARQUIVOS “COLECIONÁVEIS” CRYPTOART CNPq
CLAUDIA AKEMI ITO ERNESTO GIOVANNI BOCCARA O Universo Imagético Simbólico de Salvador Dali : Investigação sobre seus significados e possíveis interpretações nos arcanos menores de seu tarot universal. SAE
GABRIELA MARA SILVA FERREIRA HAROLDO GALLO A restauração das obras de arte aplicadas à arquitetura realizada na igreja de Nossa Senhora do Carmo em Mariana – MG, após o incêndio em 1999: processo e documentação. CNPq
GIOVANA MONEGATTO ALVES LOPES LUISE WEISS A utilização da xilogravura na produção de um livro ilustrado: pesquisa de ilustradores contemporâneos brasileiros em paralelo com a criação autoral CNPq
JOÃO PEDRO FELIPE SILVA WILSON ANTONIO LAZARETTI Como encontrar soluções para difusão e compartilhamento de conteúdos técnicos científicos produzidos na universidade utilizando cinema de animação CNPq
KLAUS DORÁSIO LEÃO MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO O IMAGINÁRIO DA REVOLTA: CABANAGEM (1835-1840) E REVOLUÇÃO FARROUPILHA (1835-1845) CNPq
MARIANE PEREIRA RUBINATO FILIPE MATTOS DE SALLES O imaginário de Vivan Maier: a fotografia oculta CNPq
MATEUS BERNARDO DE OLIVEIRA RACHEL ZUANON DIAS Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos fundamentos teórico-práticos do desenho artístico CNPq
RAQUEL SOTILO BENEDETTI HAROLDO GALLO Contextualização da arte na ocupação de espaços abandonados a partir de uma análise da fábrica de arte Marcos Amaro (FAMA) em Itú CNPq
VANESSA DE OLIVEIRA VIANNA ZACCARIAS RACHEL ZUANON DIAS Desenho e Memória: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem do desenho como linguagem expressiva e como projeto CNPq
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
GABRIEL TOLEDO PIZA NARDI PEDRO MACIEL GUIMARAES JUNIOR A câmera em evidência no cinema contemporâneo brasileiro: uma análise de curtas-metragens do coletivo Filmes de Plástico CNPq
JASON ADJALMA COSTA PEDRO MACIEL GUIMARAES JUNIOR A NOÇÃO DE “FALSO INFINITO” EM AS PEQUENAS MARGARIDAS E OS SETE PECADOS CAPITAIS DOS PEQUENOS BURGUESES CNPq
LARAH CAMARGO BARBOSA CESAR AUGUSTO BAIO SANTOS Globoplay: do telespectador ao usuário SAE
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
BEATRIZ SILVESTRE RODRIGUES DE SOUZA MARIA CLAUDIA ALVES GUIMARAES O Programa Fábricas de Cultura como agente transformador na periferia CNPq
BIBIANA MACHADO MARQUES ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS Ética da composição: uma ponte entre a singularidade e a coletividade no fazer artístico-pedagógico em dança CNPq
HENRIQUE CESAR HOKAMURA SILVA ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS CORPO-LEVANTE: um estudo de composição coreográfica entre corpo e imagem SAE
ISABELA BERTO TESCAROLLO MELINA SCIALOM Da percepção à criação: investigação teórico-prática sobre a corporeidade em movimento e as gerações de sentido no processo criativo em dança contemporânea FAPESP
MARIA ISABEL HOREVICZ DAMBROS PAULA CARUSO TEIXEIRA Corpos que lutam, produzem coletivamente e se conectam a terra: uma vivência a partir do eixo co-habitar com a fonte do método BPI. CNPq
OLÍVIA BLANC SILVEIRA MARISA MARTINS LAMBERT DIVERSIDADE, CAOS E DESCENTRALIZAÇÃO: A ESTABILIDADE A PARTIR DO MOVIMENTO CNPq
RENATA FERREIRA PERES PIMPINATTI PAULINO DANIELA GATTI PROCESSOS COLETIVOS EM DANÇA INSERIDOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: experiências colaborativas em Trabalho de Conclusão de Curso CNPq
RÚBIA AMARAL GALERA LARISSA SATO TURTELLI CORPOS E ENTIDADES FEMININAS NOS TERREIROS DE UMBANDA: UMA PESQUISA BASEADA NO EIXO CO-HABITAR COM A FONTE DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI) SAE
YASMIN CHEH SHU LIANG CHUNG PAULA CARUSO TEIXEIRA A resistência cultural e a relação com a terra expressa nos corpos dos imigrantes sino asiáticos do interior paulista: uma vivência a partir do eixo “Co-habitar com a fonte” do método BPI CNPq
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANA MARIA RIBEIRO SUZEL ANA REILY RETRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTOS MUSICAIS GREGOS ANTIGOS CNPq
BIANCA RUZZENE ANDRÉO JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR Tecnologias de suporte para o professor para o ensino inclusivo de música ICV
CRISTIAN FELIPE ROA LESMES SUZEL ANA REILY Uma Bolívia paulistana: o musicar na Praça Kantuta FAPESP
DANIEL LUIZ DE SOUZA SANTOS JOSE AUGUSTO MANNIS O INÍCIO DA CARREIRA DO DUO ASSAD NO BRASIL EM REGISTROS SONOROS ICV
EDUARDO TADEU SCHIAVON GANDINI CARLOS GONCALVES MACHADO NETO O ​Selo Fôlego​: experiência local para circuitos musicais na cultura digital. CNPq
ESDRAS GARCIA PEREIRA LEANDRO BARSALINI CLUBE DA ESQUINA E SEUS ASPECTOS COMPOSICIONAIS NA BATERIA CNPq
FRANCIELI FERNANDA MOREIRA SILVIA CORDEIRO NASSIF A influência da herança cultural no desenvolvimento musical de alunos graduandos em música FAPESP
GABRIEL ANGELO DA COSTA SUZEL ANA REILY Estudos de exemplos do musicar local: a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais até 1974 FAPESP
GIULIA SOARES MARTINS VINICIUS DE SOUSA FRAGA PANORAMA DA PESQUISA EM CLARINETA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS SAE
GUSTAVO SALES ROCHA SANTOS DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA A música eletroacústica de Conrado Silva: primeiros estudos CNPq
ISABELA DOS SANTOS NEVES REGINA MACHADO VOZES SUBVERSIVAS: análise dos padrões acústico-vocais de Pabllo Vittar e Cássia Eller e suas relações de descontinuidade com a binaridade de gênero. SAE
JOÃO HENRIQUE AMANCIO GIÃO SUZEL ANA REILY Bandas de música e preservação cultural: a corporação musical dona Gabriella de Oliveira costa em São João da Boa Vista (SP) FAPESP
JOÃO VICTOR FIGUEIREDO PINTO JOSE AUGUSTO MANNIS VERIFICAÇÃO DA ESTABILIDADE DA ESPACIALIDADE DE IMAGEM SONORA MULTICANAL COM CAPTAÇÃO HEXAGONAL EM REDUÇÃO PARA DOIS CANAIS E EMULAÇÃO EM AMBISONICS DE 3ªORDEM ICV
LEYLSON CASTRO CARVALHO TADEU MORAES TAFFARELLO EDIÇÃO DE TRÊS OBRAS DO COMPOSITOR IGNACIO DE CAMPOS CNPq
MARIA CECILIA LUENEBERG COLLACO LEANDRO BARSALINI A BATERIA DE TUTTY MORENO SAE
MARIA FERNANDA RIBEIRO FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO Estudo interpretativo da “batucada”na obra Choros n.10, de Heitor Villa-Lobos CNPq
NICOLAU VILLAS BOAS CAMARGO SUZEL ANA REILY Pagode da Vó Tiana: linha de frente no samba campineiro FAPESP
THAYNÁ ALINE BONACORSI XAVIER EMERSON LUIZ DE BIAGGI How to use Basics: Análise e classificação dos exercícios contidos na obra Basics de Simon Fischer ICV
VINÍCIUS REZENDE GOULART SERPA VINICIUS DE SOUSA FRAGA O Método Da Capo para Clarineta e sua aplicação no Programa Primeira Nota da SEDUC-CAMPINAS e o Ínstituto de Artes da UNICAMP SAE
YAN MATHEUS DE MOURA MACHADO RODRIGO SPINA DE OLIVEIRA CASTRO Corpo e voz, uma experimentação do corpo em um repertório músico/vocal: o diálogo entre o corpo e a voz para um cantor SAE
VICTOR HENRIQUE ROBONATO SUZEL ANA REILY A cena RAP de Campinas FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ALLAN LUCAS LACERDA KAWABATA CASSIANO SYDOW QUILICI Yukio Mishima e a arte como campo expandido: um estudo preliminar sobre o binômio arte/vida em Mishima FAPESP
ALICE CAROLINE DA ROSA MARCELO RAMOS LAZZARATTO A interpretação da música narrativa na obra de Bertold Brecht CNPq
FERNANDA NUNES DE SOUSA HOLLY ELIZABETH CAVRELL Formação de Público nas Artes da Cena a partir da Perspectiva de Diferentes Agentes Culturais SAE
FERNANDO VITOR DA SILVA JULIA ZIVIANI VITIELLO Quebradas do Mundaréu: uma escolha política do Ballet Stagium e de Ademar Guerra CNPq
GABRIELA MENDES DAVOLI GRACIA MARIA NAVARRO O Carnaval de Rua como Manifestação Artística e Cultural – Um Estudo sobre o Bloco Zé Pereira dos Lacaios CNPq
ISADORA DO PRADO IFANGER MARIA ALICE POSSANI Práticas acessíveis no espetáculo teatral SAE
JEAN BRUNO CARVALHO LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALAO A dramaturgia-reflexo de Maria Angélica Ribeiro, aquela considerada a primeira dramaturga brasileira FAPESP
JULIANA EIRAS RODRIGO SPINA DE OLIVEIRA CASTRO Os elementos sígnicos do Cinema-Mudo como ferramenta criativa às Artes Cênicas SAE/AF
LETICIA RUIZ MARCELO RAMOS LAZZARATTO TEATRO ÉPICO BRECHTIANO E O PÚBLICO NA ATUALIDADE CNPq
MATHEUS GARCIA JANEIRO MARIA ALICE POSSANI As estratégias de Produção Teatral no séc. XXI em Campinas – SP SAE
MONIQUE FERREIRA LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALAO A encenação da primeira peça escrita especialmente para o Teatro Experimental do Negro: “O Filho Pródigo”, de Lúcio Cardoso. CNPq
VICTOR HUGO CAMARGO DE SOUZA GINA MARIA MONGE AGUILAR Yukio Mishima e a arte como campo expandido: um estudo preliminar sobre o binômio arte/vida em Mishima FAPESP

 

Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADNÃ IONARA MARIA ALVES MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS Láti ṣẹdà dúdú ijó: Formas de criação em dança ancoradas em conceitos, saberes e estéticas da diáspora negra e suas escrevivências
ANA CAROLINA BEZERRA DA SILVA VIEIRA EDUARDO OKAMOTO VAMO SARAMBÁ: HUMOR, MÚSICA E METALINGUAGEM
ANA PATRÍCIA VASCONCELLOS SHARP ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS A contribuição dos Programas Fomento e Vocacional Dança para a formulação de novas práticas artístico-pedagógicas para a formação do artista da dança
BARBARA VIRGINIA DENADAI FONTANA MARISA MARTINS LAMBERT A expressividade do gesto e sua relação com a construção da empatia.
BEATRIZ YAMADA SANO CASSIANO SYDOW QUILICI Seitai-ho (técnica corporal japonesa) como experiência no corpo
BRENDA DINIZ AVELINO MARISA MARTINS LAMBERT A Ação na Construção Poética no Tecido Acrobático
CAMILA MICHELE BARSSOTTI FONTES RAQUEL SCOTTI HIRSON O Corpo da Vozes: a letra viva de Jardelina da Silva CAPES/DS
CASSIANA RODRIGUES SANTANA MARÍLIA VIEIRA SOARES Entre Deuses e Orixás- O Treinamento do ator na travessia entre a Dança Clássica Indiana e os Arquétipos de Umbanda
CRISTINA SANTOS DA SILVA DANIELA GATTI ARTISTAS DA FAVELA DO REAL PARQUE: INTERVENÇÕES POÉTICAS NAS MARGENS
DIEGO BATISTA LEAL ISA ETEL KOPELMAN INVESTIGAÇÃO CÊNICA SOBRE A REPRESENTAÇÃO ERÓTICA DO CORPO NA OBRA VISUAL DE TERESINHA SOARES E NA LITERATURA FICCIONAL DE PÉRICLES PRADE CAPES/DS
EDUARDO ALEIXO MONTEIRO MATTEO BONFITTO JÚNIOR Dramaturgia em campo expandido: o processo criativo de Lola Arias na trilogia Mi vida después
FABIO DE ALMEIDA PIMENTA SILVIA MARIA GERALDI Estudos p/ Macaco: A composição de uma Corpo-Instalação como lugar de uma consciência e expressão corporal avessa à tendência sedentária contemporânea CAPES/DS
FELIPE VENANCIO DE MORAES MATTEO BONFITTO JÚNIOR Fronteiras em Oper(ação): Buscando uma didática facilitadora para o processo de interpretação do cantor lírico
GABRIEL FERNANDEZ TOLGYESI HOLLY ELIZABETH CAVRELL Coreografias Fotodinâmicas: anamorfoses e reverberações Modernas em Dança
GIOVANNA ALESSANDRA SILVA ZOTTIS RENATO FERRACINI O Nariz Vermelho e a Rua– uma permissão para olhar: Procedimentos para aprofundamento e criação na linguagem do palhaço na relação com o espaço urbano
GRAZIELE CRISTINA GARBUIO MARCELO RAMOS LAZZARATTO Tinha uma Ação Poética no meio do caminho: Investigação teórico prática dos diálogos entre gestus social e poesias Drummondianas
JOANNA JUNQUEIRA BARROS CASSIANO SYDOW QUILICI O Contato Com O Estrangeiro e Seu Papel em Estados de Emergência em Processos Criativos na Performance
JOSIE BEREZIN LAFER CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO MOSTRA SEMANAS DA DANÇA DO CCSP: UMA POSSÍVEL LEITURA PÓS-COLONIAL
JULIANA RAPOSO SEMEGHINI ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS CORPO-CAMPO: investigação dos territórios do Bixiga
KEVIN CESAR DE MATTOS BALIEIRO GINA MARIA MONGE AGUILAR MATRIOSKAR – POR UMA PALAVRA SINESTÉSICA NA CENA
KYO TIMÓTEO DIAS DANIELA GATTI NO QUEBRAR DAS PELVES: UM ESTUDO PARA UM PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA
LUZIA AINHOREN MEIMES EDUARDO OKAMOTO À LUZ DE EISENSTEIN: a montagem no teatro de sombras
MARIZA DE LIMA JUNQUEIRA MATTEO BONFITTO JÚNIOR Dispositivos Relacionais no Sistema Stanislávski – meios de contato entre ator e obra
MARÍLIA MATTOS DE OLIVEIRA ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS O processo de ensino / aprendizagem das práticas circenses: um estudo de caso sobre o projeto Programa de Assistência do Espaço Escola Arena de Artes
MICHELE CAROLINA SILVA RENATO FERRACINI Corpo e ambiente: da percepção vibracional à criação cênica.
Estudo sobre o embate das forças nos sítios urbanos de construção residencial
MILENA PEREIRA DOS SANTOS MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS Endereçamento no processo criativo em cenas e videocenas: relações entre cinema e artes presenciais FAPESP
NAIA PRATA ATTICIATI WAGNER RAQUEL SCOTTI HIRSON Estrangeira de Mim – Cartografia do esquecimento
NICOLLI MARONESE TORTORELLI CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO Programa Qualificação em Artes – Dança: Análise dos processos de qualificação de grupos de dança do interior do Estado de São Paulo
NIVALCIR JOSE DO AMARAL GINA MARIA MONGE AGUILAR O PAPEL PERFORMATIVO DA PALAVRA NAS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: A AÇÃO VOCAL COMO FUNDAMENTO ESTÉTICO DO PROCESSO E DA ENCENAÇÃO
RAFAEL DE LEMOS MELO MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS Trânsitos Atravessamentos e Trajetórias: O Bharatanatyam como base para criação em Dança
RAFAEL MARIANO GARCIA EDUARDO OKAMOTO CULTURA DO CAMINHO, CORPOS EM PROCESSO – O TAIKO COMO TÉCNICA CORPORAL NO PROCESSO DE TREINAMENTO PRÉ-EXPRESSIVO DO ATOR BRASILEIRO CAPES/DS
RENATA MENDONÇA SANCHEZ GINA MARIA MONGE AGUILAR Expressividade vocal da máscara que dança CAPES/DS
SOFIA FRANSOLIN PIRES DE ALMEIDA LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO Dramaturgia Brasileira Contemporânea: Um olhar feminino sobre a mulher nos textos teatrais do século XXI
VICTOR PEREIRA COSTA DA SILVA MARIA CLAUDIA ALVES GUIMARÃES Curadoria como ato performático
YASMIN BERZIN CAPOZZOLI LARISSA SATO TURTELLI Uma vivência do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete para pessoas na terceira idade CAPES/DS
YENNY PAOLA AGUDELO CRISTANCHO LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO O personagem na dramaturgia feminina contemporânea colombiana: Tania Cárdenas e Ana María Vallejo
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ALEX CLAUDE BARADEL FERNANDO CURY DE TACCA Entre fotografia-documento e fotografia-expressãornA fotografia de Pierre Verger sobre a América do Sul publicadas entre 1940 e 1957
ALLAN ANDRÉ LOURENÇO CLAUDIA VALLADÃO DE MATTOS AVOLESE Lasar Segall e o contexto de recepção do nazismo no Brasil FAPESP
ALLAN TANIOKA YZUMIZAWA SYLVIA HELENA FUREGATTI Vestígios de performance: a ausência como potência política
ALVARO PETERSEN JUNIOR ERNESTO GIOVANNI BOCCARA Espaços Inusitados: A evolução dos cenários para manipulação de bonecos nos programas infanto juvenis da TV Cultura
AMANDA REGINA CELLI LHOBRIGAT HAROLDO GALLO MEMÓRIAS PERDIDAS DA ARTE URBANA: PONDERAÇÕES SOBRE A DESCONTEXTUALIZAÇÃO DO MONUMENTO A RAMOS DE AZEVEDO
ANA LAURA MATOS TORQUATO JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA Mulheres Irreais: Um Estudo Em Gênero Sobre A Representação Gráfica Feminina Nos Jogos League Of Legends E Defense Of The Ancients 2 CAPES/DS
ANA PAULA LUENGO MÁRCIO DONATO PÉRIGO ENTRE PAISAGENS/Paisagens inventadas a partir da experiência de artista-viajante
ANA PAULA RODRIGUES DE MELO IVANIR COZENIOSQUE SILVA Entre imagens: Diálogos híbridos
ANDRÉ EDUARDO RIBEIRO DA FONSECA LUISE WEISS “ENTRE” – o arquivo iconográfico como construção poética em livros de artista
ANDRÉ SHURAVEL BERGER SÉRGIO NICULITCHEFF Esta é a noite: ponta seca e maneira negra CAPES/DS
BORIS FARIA MORENO IVANIR COZENIOSQUE SILVA
CARLOS ANDRÉS MORALES MERCADO MAURICIUS MARTINS FARINA A fragmentação e recomposição da imagem como alegoria de autorreflexão. Uma Realidade Fragmentada.
CASSIOS CLEI PINHEIRO NOGUEIRA FILIPE MATTOS DE SALLES Projeto: Qual o seu lugar?
DÉBORA BROMBAL VISNADI MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO A abstração em movimento: Relações entre as esculturas de Alexander Calder e pinturas transatlânticas de Piet Mondrian
DENISE MARCONDES MASSIMINO HAROLDO GALLO INVESTIGAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ESTÉTICA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO
DEIVISSON DIAS CHAGAS SYLVIA HELENA FUREGATTI
DESIRÉE CUNHA RODRIGUES MÁRCIO DONATO PÉRIGO
EMILENE RAQUEL FRIGATO PASSINI ERNESTO GIOVANNI BOCCARA Os processos criativos e os efeitos auto-reguladores da psique na Arte e no Livro Vermelho de Carl Gustav Jung
FABIANA GRASSANO JORGE EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER PROCESSOS CRIATIVOS DE LIVROS TRADICIONAIS E LIVROS DE ARTISTA NA ATUALIDADE – SOBREPOSIÇÕES E OPOSIÇÕES CAPES/DS
FÁBIO EDUARDO DIAS EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER A ARTE VISUAL DA IMAGEM IMPRESSA: Memória gráfica através das matrizes litográficas comerciais no interior paulista
FERNANDA LARA PUPO ERNESTO GIOVANNI BOCCARA A construção do absurdo para demonstrar os limites do sentido: a construção da poética de William Kentridge
GABRIEL DE GOES FIGUEIREDO MÁRCIO DONATO PÉRIGO AS MÁS CARAS: MÁSCARAS BESTIAIS, RUPTURAS SEMÂNTICAS, O ‘UNHEIMLICHE’ E OS AUTÔMATOS NA PINTURA DE EDUARDO BERLINER
GEOVANA SARTORATO FILIPE MATTOS DE SALLES Processo de Criação da Subjetividade através da Subjetividade
GEOVANNI LIMA DA SILVA GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Protocolos para a [des]construção do corpo – Memórias e padrão de sujeito na performance
GIOVANA SPOLADORE AMARAL SYLVIA HELENA FUREGATTI “Transitoriedade e estados fronteiriços da matéria”
GUSTAVO DE OLIVEIRA HERMES RENATO HILDEBRAND A REPRESENTAÇÃO DO MONTADOR EM DOCUMENTÁRIOS INTERATIVOS: A ESTRUTURA DINÂMICA DAS NARRATIVAS NÃO-LINEARES
HELIO CARVALHO DAPENA IARA LÍS FRANCO SCHIAVINATTO
ILANA BÁRBARA CAIAFA DE FALCI EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER A potência do Erro à partir do relacionamento entre Arte e Design
INGRID OSPINA PRIETO LUISE WEISS
ISABELA VIDA MORENO IVANIR COZENIOSQUE SILVA
JACKESON ROBERTO DE ALMEIDA VIDAL FILIPE MATTOS DE SALLES UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS ARTÍSTICOS DE FOTOGRAFIA
JÉSSICA FRANCIELLE DIAS PINTO HERMES RENATO HILDEBRAND A imagem e a representação na cultura dos games
JOSUÉ PAVEL HERRERA ROMERO IVANIR COZENIOSQUE SILVA Operatórias na produção pictórica: a paisagem contemporânea no contexto das artes visuais em Cuba. CAPES/DS
JULIA STRADIOTTO SÉRGIO NICULITCHEFF
JULYANA MATHEUS TROYA MELO SYLVIA HELENA FUREGATTI A PRODUÇÃO ESCULTÓRICA DE MARCO DO VALLE NO ESPAÇO PÚBLICO: ANÁLISE DE UMA SELEÇÃO DE PROJETOS PERMANENTES OU TEMPORÁRIOS.
KAUÊ LOPES GARCIA SYLVIA HELENA FUREGATTI
LARA DOSWALDO BALAMINUTTI FILIPE MATTOS DE SALLES
LEONARDO AUGUSTO ALVES INACIO JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA
LETÍCIA LOPES BORGES SCHOENMAKER MARIA JOSÉ DE AZEVEDO MARCONDES Estações museu: Estudo sobre a requalificação de estações ferroviárias
LILIAN CIARÂNTOLA WALKER ANNA PAULA SILVA GOUVEIA Corpo-território: investigações poéticas do corpo como lugar CAPES/DS
LUCIANE KUNDE BORGES SÉRGIO NICULITCHEFF Investigações sobre o papel como meio expressivo
LUIS ARNALDO ZAMPIERI PORTO MARTA LUIZA STRAMBI
LUÍS GUSTAVO VOGELSANGER GUIMARÃES HAROLDO GALLO
MARIANE CRISTINA MACHADO MEDEIROS MAURICIUS MARTINS FARINA
MATHEUS SCHMIDT DE CAMARGO CESAR EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER
MAYARA BIANCA SOUZA NARDO SÉRGIO NICULITCHEFF
NATALIA HESZ FERRARI HAROLDO GALLO
NATALIA REGINA GREGORINI LUISE WEISS Criação e elaboração do livro ilustrado: Os Observadores do Mundo CAPES/DS
PAULA RAHIARA VILA PAULO CESAR DA SILVA TELES ARTE E TECNOLOGIA PÓS-DIGITAL: DINÂMICAS TRANSCULTURAIS CONTEMPORÂNEAS JUNTO À “ARTE ELETRÔNICA INDÍGENA”
RAFAEL GHIRALDELLI DA SILVA PAULO CESAR DA SILVA TELES lovegoals_2.0 possibilitando convergências entre hipertexto, narrativas imagéticas e glitch art sob uma perspectiva descolonial
RENAN BONIN JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA REPRESENTAÇÃO VISUAL DA PAISAGEM SONORA PARA GAMERS SURDOS
RENATA MAGRI ALONGE BONFIM DA SILVA MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO
RICARDO HANTZSCHEL FILIPE MATTOS DE SALLES
THOMAZ CARVALHO LIMA MÁRCIO DONATO PÉRIGO Souvenir como agente da memória na construção da indústria do antigo
VERÔNICA RIBEIRO LIMA MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO Monumento às Bandeiras. Uma jornada para a compreensão de sua importância histórica
VICTOR SANTOS DA COSTA MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO
VIRGINIA ABREU BORGES CLAUDIA VALLADÃO DE MATTOS AVOLESE
WESLEI LOPES SANCHES SÉRGIO NICULITCHEFF No sonho de um sonâmbulo: Uma análise do uso de folhas de metal nos processos pictóricos
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANA PAULA DE AQUINO CAIXETA FRANCISCO ELINALDO TEIXEIRA DEPOIS DA PARTIDA: Compreensões acerca da voz-over ensaística em Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2015) CAPES/DS
BRUNO FAGUNDES DAL MOLIN ERNESTO GIOVANNI BOCCARA CINEMA LENTO ECOLÓGICO, A CONTEMPLAÇÃO DO MUNDO NATURAL ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL: Uma reação à condição moderna
DANIEL IFANGER MARIANA DUCCINI JUNQUEIRA DA SILVA Práticas de edição no documentário brasileiro contemporâneo
ELEONORA MENEZES DEL BIANCHI GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Virgens, Deusas e Loucas Sensacionalistas: As heroínas fazem psicanálise CAPES/DS
EMILIA DE OLIVEIRA SANTOS KARLA ADRIANA MARTINS BESSA O sexo contra os dogmas, na simpatia da bitola: um prelúdio queer superoitista em Vivencial I (1974), de Jomard Muniz de Britto e Guilherme Coelho
FERNANDO CEZAR CORRÊA ESPOSITO NOEL DOS SANTOS CARVALHO O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA COMO PRÁTICA ECONÔMICA E DE LIBERDADE
FILIPE PAROLIN DE SOUZA FRANCISCO ELINALDO TEIXEIRA “CHICK FOWLE, O SENSEI DO CINEMA.”
Um estudo sobre a sua cinematografia e as contribuições para o cinema brasileiro
GABRIEL BUENO LISBOA IGNACIO DEL VALLE DÁVILA De Revoluções Marxistas a “Estratégias de Tensão”: Orientações políticas no cinema popular italiano CAPES/DS
HENRIQUE RODRIGUES MARQUES KARLA ADRIANA MARTINS BESSA DISTOPIA E BABADO: A ficção especulativa como ferramenta ativista no cinema queer brasileiro contemporâneo CAPES/DS
JOANA HENRY LEMOS ERNESTO GIOVANNI BOCCARA Cinema e Teatro, produção artística em Aelita, A rainha de Marte
LAÍS DE LORENÇO TEIXEIRA KARLA ADRIANA MARTINS BESSA “Yo” Feminino – Primeira Pessoa das Mulheres no Documentário Latino-Americano CAPES/DS
LETÍCIA MOREIRA DE OLIVEIRA MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE Continuidades e Rupturas da Colonialidade em Pantera Negra: Uma leitura a partir da Crítica Decolonial
LUCAS HOSSOE GOMES PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR Perspectivas históricas, políticas e estéticas entre o melodrama e a homossexualidade masculina no cinema brasileiro
LUIZ FELIPE ROCHA BAUTE PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR Ideias Trágicas no Western Contemporâneo: uma análise de Onde Os Fracos Não Têm Vez CAPES/DS
LUÍZA ZAIDAN GRANATO PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR O Cinema do encontro: Encenação, auto-representação e auto-mise-en-scène no documentário de Eduardo Coutinho CAPES/DS
MARIANI CAROLINA DE LIMA NOEL DOS SANTOS CARVALHO Como se dão as relações hierárquicas e simbólicas durante a produção cinematográfica no Brasil? CAPES/DS
NATASHA ROBERTA DOS SANTOS RODRIGUES GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Que “negro” é esse no Cinema Negro brasileiro?
REGINALDO DO CARMO AGUIAR FRANCISCO ELINALDO TEIXEIRA Ôrí e a representação da modernidade negra nos anos 1970
ROGERIO EDUARDO MOREIRA PEREIRA PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR La Parole Vivante – A Poética do Ator no cinema de Eugène Green
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADENILSON ROBERTO TELES PAULO ADRIANO RONQUI Exploração Técnica e Musical das obras dos Compositores Marcus Siqueira e Rodrigo Lima
ALEXANDRE RIBEIRO DE OLIVEIRA HELENA JANK Transcrição para teorba da BWV 1007: idiomatismo, danças e regra da oitava
ANA RAQUEL FAGGION ALONSO LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA VOZES DE CAMPINAS: UM PANORAMA DA ATIVIDADE CORAL EM CAMPINAS DESDE OS ANOS 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS
ANDRÉ FILIPE GONÇALVES CARREIRO HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO A guitarra elétrica como instrumento de acompanhamento na canção popular brasileira: um estudo sobre Toninho Horta e Hélio Delmiro
ANTONIO FERNANDO VALERIANO DE SOUZA SILVIA CORDEIRO NASSIF A APRECIAÇÃO NO ENSINO DE CHORO: a importância da audição de gravações referenciais e as rodas musicais do gênero
ARTHUR FARACO MANUEL SILVEIRA FALLEIROS COMPOSIÇÕES TRANS-IDIOMÁTICAS PARA CONTRABAIXO SOLO: O ATO CRIATIVO E ANÁLISES SOBRE A COMPOSIÇÃO TRANS-IDIOMÁTICA
BRUNO DE OLIVEIRA E LEMOS COPPINI LEANDRO BARSALINI Sururu de Capote: O baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan
DANIEL BAISI HADAD EDMUNDO PACHÊCO HORA Proposta de tradução comentada para o português do tratado de J.D. Heinichen, Der General-Baß in der Komposition (1728)
DANIEL LACERDA FRANCO MARINHO BUENO SUZEL ANA REILY Agência musical e corpo na capoeira: música na vida cotidiana dos capoeiristas da Escola de Capoeira Angola Resistência CAPES/PROEX
DANIEL MOREIRA FELIX JOSÉ ALEXANDRE LEME LOPES CARVALHO CRIAÇÃO DE UM MATERIAL DE APOIO TÉCNICO PARA O MÉTODO DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE ARCO DA CAPO
DENIS QUADRATTI SARTORATO GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES VIOLONISTAS COM DISTONIA FOCAL TAREFA-ESPECÍFICA: Estratégias adotadas para a resolução de problemas técnicos de mecanismo instrumental CAPES/PROEX
EVERTON DE NOVAES ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA Pesquisa de obras e outras peças para violino solo de compositores brasileiros
FELIPE DOS SANTOS SILVA MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Uma performance belga brasileira. Uma análise interpretativa de obras do compositor e flautista belga Mathieu-André Reichert produzidas no Brasil
FERNANDA PERES GILBERTI SILVIA CORDEIRO NASSIF Jogos musicais e processos de aprendizagem da leitura rítmica musical CAPES/PROEX
GUILHERME LUIS BASSI ARCE GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES Obra para violão solo de Osvaldo Lacerda CAPES/PROEX
GUILHERME MASSAO MISINA FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO Estudo interpretativo da obra “A Dança do Dibuk”, de Eduardo Seincman: realização da obra em duo CAPES/PROEX
GUILHERME RODRIGUES BURY CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO Gilberto Gil (Cérebro Eletrônico) e o álbum-obra: Registros fonográficos da música popular do Brasil e suas escutas
HEITOR BASILIO COELHO ANGELO JOSÉ FERNANDES UMA PROPOSTA DE EDITORAÇÃO, ANÁLISE E PERFORMANCE DAS CANÇÕES CORAIS: TVÅ KÖRSÅNGER FÖR BLANDAD KÖR À CAPELLA DE BERTIL HERMAN VAN BOER
HELEN BOVO TORMINA ZANÃO ANGELO JOSÉ FERNANDES Prática Deliberada na preparação de Repertório do Cantor Crossover
ISABELA SISCARI CAMPOS ANGELO JOSÉ FERNANDES QUATRO POEMAS DE MANUEL BANDEIRA PARA SOPRANO E PIANO DE ALMEIDA PRADO: UMA ABORDAGEM SOB O PONTO DE VISTA DO PIANISTA COLABORADOR CAPES/PROEX
IVAN DANIEL BARASNEVICIUS GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES Cheio de dedos: desvendando o cancionista Guinga
ÍSIS NATALI CARDOSO MAURICY MATOS MARTIN Almeida Prado: Ilhas. Um estudo de análise e performance
JEFFERSON LUIS GONÇALVES DA MOTTA GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES Rogério Guimarães e sua obra na formação da linguagem solista do violão brasileiro 1920-1950
JOANA BRAGA SANTOS CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO Maria Rosa e Ilhota, duas canções de Lupicínio Rodrigues como possíveis fontes de documentação histórica
JOAO CASIMIRO KAHIL COHON LEANDRO BARSALINI A bateria múltipla e suas performances
JOÃO PEDRO SCHMIDT ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS A sonoridade e a linguagem musical de Caetano Veloso nos anos 70
JULIANA FREIRES OLIVEIRA SILVA ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA: Uma reflexão sobre a relevância da elaboração do currículo de música nas escolas de educação básica de Itupeva/SP
LEANDRO AUGUSTO CAVINI ADRIANA GIAROLA KAYAMA JARDIM DO AMOR E DA PAIXÃO PARA BARÍTONO E PIANO DE JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA PRADO: ANÁLISE E PERFORMANCE CAPES/PROEX
LEANDRO SOUZA DE OLIVEIRA CARLOS FERNANDO FIORINI Cantata n˚140 Wachet auf,ruft uns die Stimme de Johann Sebastian Bach: Análise retórico-musical e interpretação
LETÍCIA FAIS ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA Vinte Estudos para Piano de Philip Glass: linguagem, técnica pianística e análise na construção da performance
LÍVIA PAGLERANI SIMÃO MAURICY MATOS MARTIN A construção interpretativa dos Ciclos Nordestinos I, II, III e IV, de Marlos Nobre CAPES/PROEX
LOURDES REGINA PORTO JOSÉ AUGUSTO MANNIS A linguagem compositiva de Claude Debussy: uma análise comparada na perspectiva harmônica, acústica e espectral
LUCIENE GUITARRARI BASTOS EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN A construção da sonoridade coral e orquestral na música sacra: o regente e a formação de um único corpo sonoro vocal-instrumental
LUIZ CLÁUDIO DE SOUSA JÚNIOR PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ “LONGE DOS OLHOS, PERTO DO CORAÇÃO”:
A produção composicional de Olmir Stocker (Alemão) na década de 1980
LUIZ FERNANDO FIDALGO HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO HERALDO DO MONTE: CONCEPÇÃO E LINGUAGEM NA OBRA “GUITARRA BRASILEIRA”
LUIZA FERNANDES COELHO SUZEL ANA REILY A dimensão política da música: um mapeamento de deslocamentos dos grupos de bumba-meu-boi na cidade de São Luís durante o período junino
MARCOS DA SILVA DE PAIVA JOSÉ ALEXANDRE LEME LOPES CARVALHO OS CONTRAPONTOS DO VIOLÃO DE SETE CORDAS NO CHORO E SUA TRANSPOSIÇÃO IDIOMÁTICA PARA O CONTRABAIXO ELÉTRICO E ACÚSTICO
MARIANA DE LIMA VELOSO CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO Mulheres à tona: a (des)construção do feminino através da música no cenário urbano da segunda década do século XXI (2010-2020) CAPES/PROEX
MATEUS BRUNO ROMAGNOLI HAYASAKA DE GOES MARCOS DA CUNHA LOPES VIRMOND A essência zen em Reflets dans l’eau de Claude Debussy
MATEUS PORTO MORAES HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO A VOZ DE UM MILONGUEIRO NÃO MORRE: A MILONGA FEITA NO ESPAÇO PLATINO CAPES/PROEX
MÁRIO CESAR BORGES MARQUES MANUEL SILVEIRA FALLEIROS UM ESTUDO INTERPRETATIVO DA OBRA PARA CLARONE E ORQUESTRA DE CORDAS “BITTERSWEET BRAZIL” DE FREDERICO ZIMMERMANN ARANHA
MICAEL GUSTAVO PANCRÁCIO DOS SANTOS SUZEL ANA REILY Marcajes y Rasgueos: elementos de correlação entre música e dança no Flamenco no Brasil
MILENA LEME LOPES ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA ALBERTO GINASTERA: A PONTENCIALIDADE INTERPRETATIVA DO PIANO EM SUAS OBRAS
NATÁLIA BRUNELLI DA SILVEIRA LEANDRO BARSALINI RÍTMICAS “COMPLEXAS”: CONTEXTOS E APLICAÇÕES NO ENSINO
PATRICIA KAWAGUCHI CESAR SILVIA CORDEIRO NASSIF Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da música
PAULA FERNANDA ALFARO BARRALES ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Proposta de jogo musical, para crianças estudantes de piano, associado ao

desenvolvimento criativo

CNPq
PEDRO PAULO RIBEIRO D’ELIA FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO As proposições musicais de Tony Williams enquanto integrante do quinteto de Miles Davis (1963-1968): um passo à frente na bateria do jazz
RAFAEL DE MATTOS PONCE EMERSON LUIZ DE BIAGGI Efeitos da Ansiedade na Performance Musical: um comparativo entre alunos dos cursos de música erudita e popular na Universidade Estadual de Campinas
RAFAEL FEITOSA CARDOSO GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES A preparação para performance musical da formação violão e contrabaixo – peculiaridades da escrita e execução
RAFAEL MITSURU YASUDA MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Os Choros de Garoto: Sua História e Universo Musical. CAPES/PROEX
RENATO MICHELIN SANCHES OLIVEIRA BORGHI PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ Nordestino e Universal: modalismo melódico e harmonia não-funcional na obra de Hermeto Pascoal
RODRIGO FERREIRA DE SOUZA HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO A INFLUÊNCIA DO FREVO NA FORMAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS DA PERFORMANCE NA GUITARRA
SAULO DANTAS-BARRETO LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA VIOLINOS IMPERIAIS: A HISTÓRIA DA LUTERIA NO BRASIL NOS ANOS DO IMPÉRIO
TALES EDUARDO PELISON BOTÉCHIA JÔNATAS MANZOLLI Formulação de uma estrutura sintética do timbre: Uma análise com o uso de descritores de áudio a partir da teoria schaefferiana CAPES/PROEX
TIAGO MORANDI ROSCANI ANGELO JOSÉ FERNANDES OBRAS SACRAS PARA CORO A CAPELLA DE CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA: ASPECTOS INTERPRETATIVOS CAPES/PROEX
VINÍCIUS CÉSAR DE OLIVEIRA JOSÉ HENRIQUE PADOVANI VELLOSO A interação timbrística entre escritura instrumental e eletroacústica: um estudo analítico e composicional. CAPES/PROEX
VÍTOR DA COSTA ZAGO SILVIA CORDEIRO NASSIF A cultura popular como ferramenta para a apropriação da linguagem musical
WILLIAN BILLI STÉPHAN OLIVIER SCHAUB INVESTIGAÇÃO SONORA DOS CONJUNTOS DE CLASSES DE ALTURAS
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADRIANA GABRIELA SANTOS TEIXEIRA ELISABETH BAUCH ZIMMERMANN Íyamí Osorongá, minha mãe feiticeira, como perder o medo de ser terra?
ALAN CARLOS MONTEIRO JÚNIOR RAQUEL SCOTTI HIRSON OIA O TOMBO DO MAGÚI – RASTROS DO ATOR-BRINCADOR NA PRÁTICA DE CULTIVAR O CAVALO MARIM ENTRE CIA. MUNDO RODÁ E O BRINCADOR AGUINALDO ROBERTO
ANA CRISTINA RIBEIRO SILVA JULIA ZIVIANI VITIELLO Dança Urbana e Cultura Hip Hop: imagens, conexões e percepções para a formação do artista da cena
ANA FLAVIA FELICE NUNES VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Caminhos para um teatro performativo feminista e uma estética da paridade
ANDREA ITACARAMBI ALBERGARIA MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS Interlocuções na iconografia corporal das danças Odissi e Chhau: deslocamentos poéticos para além de Orissa
CAMILA DAMASCENO SILVA MATTEO BONFITTO JÚNIOR O Dramaturgo Performer e a Cena Expandida CAPES/DS
CARLA VENDRAMIN SILVIA MARIA GERALDI  Vida e Sustentabilidade: permaculturando processos imersivos de dança e a criação de performance
CARLOS EDUARDO CANHAMEIRO MARCELO RAMOS LAZZARATTO Dramaturgia da/na Pós-Produção CAPES/DS
CHAVANNES PROCÓPIO PÉCLAT RENATO FERRACINI Corpo-Voz, Som, Memória e Espaço: o treinamento do atuante enquanto
criação coletiva e relacional
DANIELA DO NASCIMENTO GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES Corpos de resistência entre fronteiras:uma vivência no eixo estruturação da personagem no método BPI.
DANIELA ROLIM MACHADO MORENO ZULIANI DANIELA GATTI Dança na Rede: Contaminações Contemporâneas da Tecnologia e Vídeo
DANIELLA FORCHETTI ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS Strange Fruit: um estudo sobre a poética do corpo e a acessibilidade cultural.
DIOGO ANGELI THEOTONIO DANIELA GATTI Percepções Expressivas da Videodança: uma Relação entre o Tempo e o Movimento na Virtualidade
ELISA ABRÃO MARISA MARTINS LAMBERT Linhas amarelas: investigações a partir do Gráfico dos Esforços
FABIANO BARAUNA BENTES RENATO FERRACINI O Corpo-brincante e sua Teatralidade: o processo criativo dos brincantes do grupo Tribos Indígenas na encenação do Boi-Bumbá Caprichoso
FLÁVIA PAGLIUSI LARISSA SATO TURTELLI Os corpos da loucura: saúde mental, potencial criativo e Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
GYL GIFFONY ARAUJO MOURA VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA O LUGAR INVOCADO: Teatro, espaço e memória da violência política na América Latina contemporânea CAPES/DS
HARIANE EVA SERRA GEORG SILVIA MARIA GERALDI A Dança Contemporânea e a Crítica: possibilidades de interlocução social CAPES/DS
IGOR DE ALMEIDA AMANAJÁS MARÍLIA VIEIRA SOARES Wayang Wong – A viagem de Rama CAPES/DS
IGOR FERNANDO DE JESUS NASCIMENTO ISA ETEL KOPELMAN ESCRITOR-RAPSÓDO E MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA: Diálogos e sínteses entre confecções dramatúrgicas
IRANI DA CRUZ CIPPICIANI CASSIANO SYDOW QUILICI THERU KOOTHU: um olhar sobre as culturas teatrais populares do sul da Índia FAPESP
ISABEL DORIS THALER CASSIANO SYDOW QUILICI Com um olhar alheio ao teatro no contexto político: Revisitando Brecht e Boal
JOSÉ FLAVIO CARDOSO NOSÉ LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO O Outro Teatro: Percursos e possiblidades no Teatro de Não-atores
JULIANA PABLOS CALLIGARIS MATTEO BONFITTO JÚNIOR Os Diferentes na Criação e na Recepção: A Cena do Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL/UNICAMP) – Uma poética do corpo e suas interações sociais CAPES/DS
KARINA RIBEIRO YAMAMOTO RENATO FERRACINI DESCONTINUO E PROVISÓRIO: UM DESAFIO PARA MUDAR A PERSPECTIVA NA CRIAÇÃO DE CENAS(A Perspectiva Provisória como possibilidade artístico-pedagógica)
LAILA RENARDINI PADOVAN ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS Temporalidades da Paisagem e do Espectador-Caminhante: Caminho enquanto contemplo, construo enquanto percebo
LUCAS DE ALMEIDA PINHEIRO ISA ETEL KOPELMAN Da disfunção à cena: o fazer artístico com corpos singulares
LUCIANA AIRES MESQUITA VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Initiatio – Alquimia & Mitologia nas Artes da Cena CAPES/DS
LUCIANA MIZUTANI RENATO FERRACINI Versus poéticos: a cena como campo de batalha
LUCILA VIEIRA LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO Eduardo Garrido e o teatro brasileiro do século XIX
LUDIMILA PALUCCI CALSANI JORGE LUIZ SCHROEDER Corpos em Arte na experimentação musical: uma investigação de corpos no bloco de carnaval
LUIZ EDUARDO RODRIGUES GASPERIN VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Cartografias do abandono: Princípios e procedimentos de encenadores Paraguaios CAPES/DS
MARCOS NOGUEIRA GOMES CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO Violência e estética na dramaturgia contemporânea
MARIA FERNANDA COSTA MIRANDA MARISA MARTINS LAMBERT Andarina: nos rastros e ruidos das mulheres de linhas do Vale do Rio Urucuia (MG)
MARIA RENATA ROTTA FURLANETTI ANA CRISTINA COLLA Yoga e Produção de Vida, Corpos em Estado de Criação
Mariana Conde RHORMENS LOPES MATTEO BONFITTO JÚNIOR A Máscara Mapiko: entre identidades e alteridades FAPESP
MARIANA DIAS JORGE GRAZIELA ESTELA FONSECA RODRIGUES O MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE E A DANÇA DO BRASIL: DÁ PARA TIRAR O BRASIL?
MARISA RIBEIRO SOARES RENATO FERRACINI O palhaço como ser do contrário, um percurso entre formação, pedagogia e criação
MARÍLIA ENNES BECKER ANA CRISTINA COLLA CARTOGRAFIAS HABITADAS: ESTUDOS DE SITE CAPES/DS
MOACIR ROMANINI JUNIOR MATTEO BONFITTO JÚNIOR Práticas eremitas: a Earth-Body-Art como “arte da existência” CAPES/DS
NATACHA DIAS MARCELO RAMOS LAZZARATTO As Lições de Michael Tchekhov e a Coordination Technique – Imaginação e Teatralidade no Trabalho do ator sobre si mesmo
NATHALIA CATHARINA ALVES OLIVEIRA SILVIA MARIA GERALDI Passagens do corpo na metrópole: Um Atlas da dança épica em estado de exceção
PAULA MATHENHAUER GUERREIRO ISA ETEL KOPELMAN A busca de uma poética crítica como forma de aproximação entre criadores e espectadores
RAÍSSA CAROLINE BRITO COSTA HOLLY ELIZABETH CAVRELL O Grotesco e a CommediaDellArte: Da estética filosófica à criação da cena
RAQUEL PIRES CAVALCANTI MARISA MARTINS LAMBERT O movimento como pensamento incorporado: Investigação dos princípios da Técnica Alexander na construção de uma Pedagogia Crítica em Dança
RONALDO FRANCISCO DOS SANTOS ANA CRISTINA COLLA Atuar-se: o instante entre a memória e a intuição
SAMUEL ANTÔNIO SANTANA VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA PERSPECTIVAS DA AÇÃO, OS VIEWPOINTS COMO PROCEDIMENTO PARA A CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA
SANDRA PARRA FURLANETE HOLLY ELIZABETH CAVRELL A palavra cênica na dramaturgia do corpo
TATIANA SCHUNCK CASSIANO SYDOW QUILICI Performance de pessoas escritas: uma biografia de alguns de nós
THAIS HELENA D’ABRONZO ANA CRISTINA COLLA O jogo das paixões corporais: a dança de Ilka Schönbein
YSMAILLE FERREIRA DE OLIVEIRA GRÁCIA MARIA NAVARRO FESTAS DE SANTOS NA AMAZÔNIA: AS POÉTICAS DO ENCANTADO RITUALIZADA NA LINGUAGEM CÊNICA
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ALESSANDRO RIBEIRO CORRÊA JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA CINEMEX: As janelas Cinematográficas nos Apontamentos do Pav 2
ALINE HÜBNER FREITAS MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO REELABORAÇÕES DOS MURAIS MEXICANOS E BRASILEIROS NA ARTE MODERNA CAPES/DS
ANA CAROLINA ALBUQUERQUE DE MORAES MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO Seres de terra, água e luz: fusões e ficções na série Sonhos, de Claudia Andujar
ANDRESSA REZENDE BOEL SYLVIA HELENA FUREGATTI A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MÁQUINAS E OS (RE)USOS PARA A “BICI” CAPES/DS
ANDREY GUSTAVO ROSSI MARTA LUIZA STRAMBI INQUIETUDES E DESAPEGOS AMBIVALÊNCIA DA RUINA CORPORAL: Uma representação escultórico
ANDRÉA THOMAZELLA RIBEIRO IVANIR COZENIOSQUE SILVA LIVRO DE ARTISTA – OPERAÇÃO POÉTICA, incursão através do suporte livro
ANDRÉIA PAULINA COSTA MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO Trânsitos periféricos: corpo, espaço e política na arte feminista nas décadas de 1970 e 1980 FAPESP
ANNA LETÍCIA PEREIRA DE CARVALHO FERNANDO CURY DE TACCA A natureza escorregadia na pós-fotografia: a prescrição de sentido nas obras de Joan Fontcuberta CAPES/DS
ANYI LORENA NIÑO MILLAN IVANIR COZENIOSQUE SILVA ESPAÇOS DE MEMÓRIA: UM OLHAR DAS MARCAS DOS LUGARES HABITADOS
CAROLINA VIEIRA FILIPPINI CURI CLAUDIA VALLADÃO DE MATTOS AVOLESE Mulheres, arte e guerra – A prática artística feminina na Primeira Guerra Mundial e seu papel na revisão da memória e da narrativa histórica
DANILO LORENA GARCIA SYLVIA HELENA FUREGATTI Tensionamentos: sensações e atravessamentos na construção de instalações CAPES/DS
DEBORA MACHADO VISINI MARIA JOSÉ DE AZEVEDO MARCONDES Empoderarte: as mulheres na cidade e as intervenções urbanas contemporâneas no Brasil como ferramenta de empoderamento
DULCINÉIA GALLIANO PIZZA LUCIA HELENA REILY O presente projeto tem por objetivo analisar as práticas dos alunos da Faculdade de Artes do Paraná, na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais
EDUARDO BUENO FRAGUAS ERNESTO GIOVANNI BOCCARA O Símbolo da Cruz: uma análise histórica através de suas imagens e de seus significados
ELIANA XIMENA VELÁSQUEZ SÁNCHEZ FILIPE MATTOS DE SALLES O álbum familiar na arte contemporânea. Análise de 3 casos em torno do arquivo fotográfico.
FELIPE ABREU E SILVA IARA LÍS FRANCO SCHIAVINATTO DA NOTÍCIA AO FANTÁSTICO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE REALIDADE E FICÇÃO EM FOTOLIVROS CONTEMPORÂNEOS
FELIPE PEREIRA BARROS LUISE WEISS O vídeo como metáfora da memória e do tempo
FERNANDA GRIGOLIN MORAES FERNANDO CURY DE TACCA Arquivo 17: um exercício de montagem em confronto CAPES/DS
FLÁVIA DE ALMEIDA FÁBIO GARBOGGINI MÁRCIO DONATO PÉRIGO Paisagens fragmentadas: reconstruções possíveis do entorno
FLÁVIA JUNQUEIRA ANGULO ERNESTO GIOVANNI BOCCARA A construção da Teatralidade em espaços suntuosos a partir da teoria da fotografia encenada
HELIO APARECIDO LIMA SILVA LUISE WEISS Desenhos para brincar: o brinquedo e arte no processo de criação
ISMAR TULIO CURI MARIA JOSÉ DE AZEVEDO MARCONDES FUNDAMENTOS PARA UM PROGRAMA DE ARTE PÚBLICA EM SÍTIOS ESPECÍFICOS: concepção de mapeamento sócio espacial e paisagístico na região de Campinas
JAERGENTON DE SOUZA CORRÊA LUISE WEISS ADAPTABILIVESTES -Vestígios da adaptabilidade  humana às especificidades do meio ambiente, expressos nas vestimentas CAPES/DS
JANAINA SILVA XAVIER MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO PRESERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MUSEALIZAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA: Uma discussão a partir dos MAC’s brasileiros
JOSÉ CARLOS SUCI JÚNIOR LÚCIA EUSTACHIO FONSECA RIBEIRO Sem rascunho: o desenho autônomo como ponto de partida e de chegada
LIDIA ZUIN DE MOURA MAURICIUS MARTINS FARINA Homo imago. Imagem como sobrevivência e segundo corpo do homem
LÍVIA DINIZ AYRES DE FREITAS LUISE WEISS BIBLIOTECA DE INSIGNIFICÂNCIAS: OBJETOS, PERCURSOS E PAISAGENS COTIDIANAS
LUCIANA DE OLIVEIRA INHAN EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER O DESIGN GRÁFICO ENQUANTO SIGNO DE COMUNICAÇÃO NAS ARTES: A POÉTICA DA APROPRIAÇÃO COMO REFLEXO CONTRA A DITADURA
MAÍRA FREITAS DE SOUZA GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO
MAÍRA IMENES ISHIDA FILIPE MATTOS DE SALLES
MARCEL ALEXANDRE LIMP ESPERANTE MARTA LUIZA STRAMBI Arte, entre a verdade e a sombra: caminhos de uma poética
MARIA ILDA TRIGO JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA
MICHAEL JORGE DA SILVA MARTA LUIZA STRAMBI O HABITUAL: uma investigação em arte
MILENA LEITE PAIVA ANNA PAULA SILVA GOUVEIA Da cor material à cor diegética: o pensamento da cor na direção de arte cinematográfica CAPES/DS
NATÁLIA HELENA DE BARROS MAZON LUCIA HELENA REILY Feiras de livros e festivais de literatura e ilustração como espaços de encontro para artistas ilustradores
NORMA MARIA MOBILON LUISE WEISS
PAULO DE TARSO COUTINHO VIANA DE SOUZA HAROLDO GALLO Inferno: Uma nova solução topográfica
PEDRO FELIPE PINHO SOUZA ANNA PAULA SILVA GOUVEIA O ensino da cor em cursos superiores de audiovisual do Brasil
RAFAEL PAGATINI LUISE WEISS Projeto Fissuras: a arte, a memória e o político
RAFAEL SCHEIBE COUTINHO MARTA LUIZA STRAMBI Inquietudes cotidianas: universo mitopoético em livros e cadernos de artista
RENATO BARROS ALMEIDA LÚCIA EUSTACHIO FONSECA RIBEIRO Carne e pedra: o corpo como ferramenta poética e política em experiências dadas no lócus urbano CAPES/DS
ROGÉRIO AUGUSTO BORDINI JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA Entre o Real e o Virtual: Um Estudo Sobre o Senso de Presença em uma Galeria de Artes Virtual
SIMONE DE ARRUDA PEIXOTO LUISE WEISS
SIMONE ROCHA DE CAMPOS EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER
TALITA MENDES EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves CAPES/DS
TIAGO SAMUEL BASSANI SYLVIA HELENA FUREGATTI DESCONHECIDOS/ESQUECIDOS: PROPOSIÇÕES PARA UMA PRÁTICA EM ARTES VISUAIS
VANESSA LÚCIA DE ASSIS REBESCO MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO A exposição do espaço privado nas poéticas contemporâneas de mulheres artistas da América do Sul FAPESP
VANESSA SÉVES DEISTER DE SOUSA MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO Corpos monstruosos: O ‘espectro do feio’ no encontro das artes visuais com a performance art em Tunga, Janaina Tschäpe e Berna Reale
WILLIAM HINESTROSA DOS SANTOS IARA LÍS FRANCO SCHIAVINATTO
YEDDA CAROLINA PICCOLI TOMAZELI HERMES RENATO HILDEBRAND HQs HÍBRIDAS: UMA VISÃO DA EXPERIÊNCIA DO LEITOR
YULY ALEJANDRA MARTY LOCATTO DE CARVALHO LÚCIA EUSTACHIO FONSECA RIBEIRO O transitar da palavra como experiencia estética CAPES/DS
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
CORACI BARTMAN RUIZ GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Estratégias de Resistência: autobiografias audiovisuais como tecnologias de produção de gênero e sexualidade CAPES/DS
DANIELLE DE CARLA DIVARDIN FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS O SEMINÁRIO DE CINEMA (1949-1969): PRIMEIRO CURSO REGULAR NO BRASIL VOLTADO A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
DIEGO PACHECO DAMASCENO FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS Trabalho de análise fílmica orientada a partir do conceito de figural de Lyotard CAPES/DS
FELIPE CORRÊA BOMFIM GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO O olhar descolonizado da tecnologia estética: fissuras e construções da imagem da pele escura no cinema CAPES/DS
GABRIEL COSTA CORREIA MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE As Bordas Porosas do Horror: Subgênero, Semiosfera e Transtextualidade na Obra de Dario Argento
GABRIEL HENRIQUE DE PAULA CARNEIRO FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS Trajetórias do Moderno em São Paulo: o cinema paulista independente nos anos 1950 e 1960
GUSTAVO PADOVANI FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS Propriedade Intelectual: uma análise dos modelos de negócios inovadores das produtoras audiovisuais brasileiras CAPES/DS
GÚRYVA CORDEIRO PORTELA PEDRO MACIEL GUIMARÃES JÚNIOR NO RASTRO DO SAMURAI: O Épico no trabalho de Toshiro Mifune CAPES/DS
INGRID HANNAH SALAME DA SILVA ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA O Gênero científico no Brasil durante o período silencioso CAPES/DS
JULIANA ARAUJO SILVA MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE Le modernisme brésilien en littérature et le Cinema Novo: une recherche parallèle de la voix, de la musique et des chansons du peuple dans l’oeuvre de Leon Hirszman
LICIANE TIMOTEO DE MAMEDE FERNÃO VITOR PESSÔA DE ALMEIDA RAMOS O Percurso de valorização dos filmes do Cinema Marginal brasileiro CAPES/DS
LUCAS PROCÓPIO CAETANO ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA Um bestiário indomável: o modo horrífico no cinema mundial contemporâneo CAPES/DS
MARIA CRISTINA COUTO MELO ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA Propostas possível para o cinema independente no Brasil (1953-2001) FAPESP
MARIA NELI COSTA NEVES GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Práticas religiosas populares no cinema de Nelson Pereira dos Santos, de 1974 a 1994 CAPES/DS
NATASHA ROMANZOTI ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA Roteiro no cinema brasileiro: um percurso histórico e crítico CAPES/DS
RENAN PAIVA CHAVES CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO Som no cinema documentário FAPESP
THAÍS VANESSA LARA FÁBIO NAURAS AKHRAS A Cinemateca Brasileira e o patrimônio audiovisual: uma prática educativa um estudo sobre o programa Cine-Educação e o site banco de conteúdos culturais FAPESP
THÍFANI POSTALI JACINTO FÁBIO NAURAS AKHRAS Documentário de alteridades: um estudo sobre a explicitação da ética dialógica como chave para a representação social do Outro
VIVIANA ECHÁVEZ MOLINA MARCIUS CÉSAR SOARES FREIRE Relações entre cinema documentário contemporâneo e vigilância CAPES/DS
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADROALDO CAUDURO EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN REGÊNCIA E O DISCURSO MUSICAL: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO NOTE GROUPING COMO UM MEIO DE ALCANÇAR MAIOR EXPRESSIVIDADE NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL
ALBERT SAVINO KHATTAR PAULO ADRIANO RONQUI O Enriquecimento do Ensino da Tuba nas Universidades Brasileiras: Metodologia, Didática e Prática.
ALEXANDRE HENRIQUE DOS SANTOS ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Educação Musical de Alunos Deficientes Visuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de acordo com as diretrizes teóricas do modelo Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) (Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo)
ALEXANDRE MARTINELLO SANCHES JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR Composição para Guitarra Elétrica: Jeu de l’instrumentiste como metáfora para a composição CAPES/PROEX
ANA CAROLINA ROBUSTI SACCO PAULO MUGAYAR KÜHL “Padre João Lyrio Tallarico, vida e obra; Repertório Mariano: um estudo das composições intituladas Ave Maria” CAPES/PROEX
ANA MARIA PAES LEME CARRIJO ABRAHÃO VILSON ZATTERA Educação musical e psicomotricidade: uma alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar
ANGÉLICA ANDRADE SILVA MENEZES ADRIANA GIAROLA KAYAMA DO VISÍVEL AO INVISÍVEL, DO INVISÍVEL AO VISÍVEL: EXPERIÊNCIAS SOBRE O CANTO, A VOZ, O CORPO E A CENA.
BRUNA CAROLINE DE SOUZA BERBERT EMERSON LUIZ DE BIAGGI A OBRA PARA VIOLINO DE EDINO KRIEGER: ASPECTOS ESTILÍSTICOS, IDIOMÁTICOS E INTERPRETATIVOS
BRUNO YUKIO MEIRELES ISHISAKI DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA O DESVIO NA CRIAÇÃO MUSICAL CNPq
CAMILLA DOS SANTOS SILVA CARLOS FERNANDO FIORINI Estratégias de aprendizagem autorregulada envolvidas na preparação de repertório avançado de violão: um estudo à luz da teoria social cognitiva FAPESP
CARLOS ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Capicuas Rítmicas: Uma ferramenta para a composição musical
CHRISTIANO LIMA GALVÃO FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DO BAIÃO,MARACATU E FREVO NAS PERFORMANCES DOS BATERISTAS NENÊ E MÁRCIO BAHIA NA MÚSICA DE HERMETO PASCOAL E EGBERTO GISMONTI
CLENIO DE MOURA ABREU REGINA MACHADO Forma musical versus força entoativa: gradações tensivas na construção do sentido por meio do canto popular brasileiro
DIONES FERREIRA CORRENTINO PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ Os arranjos do disco Cartas Brasileiras de Léa Freire: Concepção e Processos Criativos
EDERALDO SUEIRO JÚNIOR FABIO SCARDUELLI Uma sistematização das potencialidades e estratégias do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do instrumento CAPES/PROEX
EDUARDO D’URSO HEBLING JÔNATAS MANZOLLI Do cinema silencioso ao projetor musical: uma reflexão sobre as imagens das coletâneas musicais temáticas em forma de suíte CAPES/PROEX
EDUARDO MANOEL LUSTOSA DOS REIS CARLOS FERNANDO FIORINI SINFONIA APOCALIPSE: A INTERPRETAÇÃO DO MÍSTICO NA OBRA DE ALMEIDA PRADO
ENDRE SOLTI JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MODELO DE ENSINO DE GUITARRA ELÉTRICA NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA MODALIDADE EaD
ERICO OLIVEIRA FONSECA PAULO ADRIANO RONQUI Ensino a distância para o aprendizado musical: análise de segmentação de público-alvo para possibilidades de estudo do trompete na universidade
FÁBIO SILVA VENTURA HELENA JANK Interpretação historicamente informada ao piano: um estudo sobre as possibilidades interpretativas do repertório para teclado do barroco alemão
FERNANDO COSTA BARRETO ADRIANA GIAROLA KAYAMA EDIÇÃO CRITICA DA ÓPERA DEMETRIO, DE DAVID PEREZ, COM TEXTO ADAPTADO PARA O PORTUGUÊS DE PIETRO METASTASIO CAPES/PROEX
FERNANDO DE OLIVEIRA MAGRE DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA Música-teatro no Brasil: agentes, percursos e desdobramentos FAPESP
FERNANDO VIEIRA DA CRUZ SILVIA CORDEIRO NASSIF Banda de música, ensino e leitura musical
FLIBLIO FERREIRA DE SOUZA JOSÉ AUGUSTO MANNIS A Construção da Espacialidade na Música Eletroacústica para o Audiovisual CAPES/PROEX
FRANSOEL CAIADO DECARLI PAULO ADRIANO RONQUI ESPECIFICIDADES DO TROMBONE BAIXO NO PROCESSO DE ENSINO E NA PERFORMANCE MUSICAL
GILBERTO ASSIS DE OLIVEIRA ROSA JÔNATAS MANZOLLI PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO: ferramentas analíticas para apreciação crítica do registro sonoro
GUILHERME MARQUES DIAS FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê CAPES/PROEX
GUSTAVO NUNES BONI MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Improvisação, técnicas estendidas e live electronics: perspectivas sobre a prática do contrabaixo no grupo de free jazz
HELDER TOMAS PINHEIRO EMERSON LUIZ DE BIAGGI Propostas para a Fundamentação Didática da Performance Musical em Duo de Violões CAPES/PROEX
HELLEM PIMENTEL SANTOS FIGUEIREDO SUZEL ANA REILY O musicar do grupo Ponto de Partida e a construção de uma linguagem para o teatro musical brasileiro
HERSON MENDES AMORIM JORGE LUIZ SCHROEDER BANDAS DE MÚSICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS CAPES/PROEX
ISAAC WILLIAM KERR LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA O PROTAGONISMO DA ORQUESTRA DE ANTÔNIO CARLOS GOMES EM SUAS ÚLTIMAS ÓPERAS: INVESTIGAÇÃO DE SUA ESCRITA ORQUESTRAL PARA SEU POSICIONAMENTO NO DRAMA
ISAC RODRIGUES DE ALMEIDA ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS Quando ela toca Jobim: improvisação e interação musical no Trio de Eliane Elias, na década de 1990
ITAMAR VIDAL JUNIOR PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ ANTINOMIES I – A Partitura Perdida de Rogério Duprat CAPES/PROEX
IVAN LOPES BUENO EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN ORQUESTRA EDUCACIONAL – uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento progressivo de técnica e de repertório
JONAS MONTEIRO ARRAES LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA Carlos Gomes e o circuito artístico-musical de Belém do Pará (1878-1896)
JÚLIO CÉSAR DE MELO COLABARDINI JORGE LUIZ SCHROEDER Música Popular na Universidade: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem
KARINE AGUIAR DE SOUSA SAUNIER SUZEL ANA REILY TAPIRAYAUARA:O MUSICAR LOCAL NA COMUNIDADE DE SANTA MARIA DO RIO MAUÉS-AÇU NO AMAZONAS CAPES/PROEX
KLESLEY BUENO BRANDÃO SILVIA CORDEIRO NASSIF O arranjo como ferramenta para o desenvolvimento da musicalidade: proposta de curso de prática de música popular brasileira para graduandos em música
LEONARDO VIEIRA FEICHAS EMERSON LUIZ DE BIAGGI
LUCAS ZEWE URIARTE JOSÉ AUGUSTO MANNIS Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas FAPESP
LUCILENE FERREIRA DA SILVA ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES O desaparecimento da Melodia na Música tradicional da Infância
LUIZ FERNANDO VALENTE ROVERAN CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO Som e excitação nos jogos digitais: funções psicoacústicas da trilha sonora de videogames na experiência do jogador
MARCELLA TRAMONTE CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E MEMORIALÍSTICA DA MÚSICA FEMININA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA – SP
MARCELO ROCHA DOS PASSOS PAULO ADRIANO RONQUI Estratégias pedagógicas para atuação do trompetista no cenário da música popular instrumental realizada no Brasil
MARCOS DA SILVA MAIA HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO Guitarra e baião: da canção de Luiz Gonzaga ao legado na música instrumental
MARIA ELISA XAVIER DE MIRANDA POMPEU REGINA MACHADO QUALIDADE VOCAL E SENTIDO: uma investigação sobre o potencial semântico da qualidade vocal em interpretações de Gal Costa e Maria Bethânia CAPES/PROEX
MARIANA SANTOS TEÓFILO SUZEL ANA REILY A música que soa e resiste nos cantos da cidade de São Paulo: Cartografia da música popular hispano-americana CAPES/PROEX
MARINA MAUGERI SANTOS EMERSON LUIZ DE BIAGGI O preparo do bacharel para ensinar: uma proposta de inclusão de formação pedagógica para alunos de bacharelado em violino
MATEUS VINICIUS CORUSSE REGINA MACHADO A educação musical e o músico católico: estudo de caso múltiplo CAPES/PROEX
MATHILDE TANIA FILLAT ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA O violino na música popular brasileira: questões técnico-interpretativas
MATTEO RICCIARDI ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES O perfil profissional e de formação do(a) professor(a) de música: um estudo comparativo entre Brasil e Itália.
MICAEL ANTUNES DA SILVA JÔNATAS MANZOLLI Análise musical e fenômenos perceptivos: estudo assistido por modelos psicoacústicos e computacionais FAPESP
MIGUEL CLEMENTE RUBIO JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR MuViL: Videogames educativos como recursos de apoio didático na educação musical CAPES/PROEX
PAULA ANDRADE CALLEGARI PAULO MUGAYAR KÜHL As virtudes retóricas no tratado Le Istitutioni Harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino
PAULO ROBERTO MACHADO DE PAULA CARLOS FERNANDO FIORINI A SINFONIA N 4 (DA PAZ) DE CLAUDIO SANTORO E O REALISMO SOCIALISTA BRASILEIRO: (IM)POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS CAPES/PROEX
RAFAEL SOUZA PALMEIRA FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO A bateria na música Afro-baiana: linguagem e interpretação a partir dos ritmos do Candomblé Ketu CAPES/PROEX
RAFAELA HADDAD COSTA RIBAS ANGELO JOSÉ FERNANDES Os 12 Poemas da Negra de Camargo Guarnieri CAPES/PROEX
RAISSA AMARAL MAGRINI ANGELO JOSÉ FERNANDES A importancia do leitmotiv na criação dos personagens femininos nas óperas de Ernst Mahle CAPES/PROEX
RAMÓN DEL PINO MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Processos de des(re)territorialização da improvisação brasileira
RAQUEL MENDONÇA MARTINS SUZEL ANA REILY OS FUNKS DAS PERIFERIAS DE SÃO PAULO COMO DEMARCADORES DE TERRITÓRIO PELA VIA DO FAZER MUSICAL LOCAL: ESPAÇO SONORO, IDENTIDADE E TENSÃO
RENAN MORETTI BERTHO LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA A nova revitalização do choro no interior de São Paulo FAPESP
RICARDO ALEXANDRE DE FREITAS LIMA REGINA MACHADO A voz do dono: assinatura vocal no canto brasileiro popular CAPES/PROEX
SANDRA REGINA CIELAVIN ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Portal Coral: Ambiente Virtual de Aprendizagem aplicado à Educação Musical
SARA CECÍLIA CESCA JORGE LUIZ SCHROEDER Estética e Educação Musical no ensino superior: ferramentas filosóficas na prática docente
SERGIO NAIDIN SUZEL ANA REILY O julgamento dos critérios e os critérios de julgamento: a influência da competição na performance das baterias de Escola de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
STEPHEN COFFEY BOLIS FABIO SCARDUELLI Vida e obra de Milton Nunes – Retratos de um professor-compositor e intérprete CAPES/PROEX
TAÍS DANIELA LEITE VIEIRA ADRIANA GIAROLA KAYAMA Heroína de Carlos Gomes: Cecilia
VICENTE SAMY RIBEIRO ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS MODALISMO PÓS-TONAL, MODERNIDADE E IMAGINÁRIO NACIONAL NA MÚSICA DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM EM SUA FASE PÓS-BOSSANOVISTA (1970-1994)
VICTOR ROCHA POLO HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO O violão acompanhador na MPB da década de 1970: análise de levadas rítmicas em gêneros brasileiros
Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
ERIKA CAROLINA CUNHA RIZZA DE OLIVEIRA VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Dramaturgias de Fronteira CAPES/PNPD
MELINA SCIALOM VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Dramaturgia na dança – investigando tensões em movimento e as interfaces entre dança, teatro e noções expandidas de dramaturgia FAPESP
MELISSA DA SILVA FERREIRA MATTEO BONFITTO JUNIOR Presenças da infância na cena contemporânea FAPESP
Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
LUCIANA BENETTI MARQUES VALIO MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO Quando a incerteza é o estado de espírito CAPES/PNPD
Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
MARIANA DUCCINI JUNQUEIRA DA SILVA GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Documentários de compilação: rearticulação de sentidos em práticas audiovisuais contemporâneas CAPES/PNPD
THEO COSTA DUARTE FERNÃO VITOR PESSOA DE ALMEIDA RAMOS Diálogos e intercâmbios entre cinema moderno brasileiro e underground norte-americano FAPESP
Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
ENRIQUE VALARELLI MENEZES SUZEL ANA REILY Transformações de práticas musicais centro-africanas no Samba urbano brasileiro CAPES/PNPD
EVANTHIA PATSIAOURA SUZEL ANA REILY Musicar no espírito: louvor, comunidade e a produção da localidade entre pentecostais nigerianos na diáspora FAPESP
LORENA AVELLAR DE MUNIAGURRIA SUZEL ANA REILY O fazer musical do carimbó de Santarém Novo: música, política e a construção de um patrimônio cultural brasileiro FAPESP
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
Pós-Doutorado MELISSA DA SILVA FERREIRA MARVIN ALBERT CARLSON / MATTEO BONFITTO JUNIOR Presenças da infância na cena contemporânea – estágio NY City University of New York (Estados Unidos) FAPESP
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
Doutorado RENAN PAIVA CHAVES Claudiney Rodrigues Carrasco / Joshua Seth Malitsky Em busca de uma história e teoria do som no documentário Indiana University (Estados Unidos) FAPESP
Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
Pós-Doutorado LORENA AVELLAR DE MUNIAGURRIA MICHAEL BENJAMIN SILVERS / SUZEL ANA REILY Mudanças nas políticas patrimoniais e de cultura: musicar, ativismo e cultura popular no Brasil Contemporâneo University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos) FAPESP
Doutorado RENAN MORETTI BERTHO THERESE MARY SMITH / LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA Das rodas às sessions: confluências, limites e fronteiras na música participativa-apresentacional University College Dublin (Irlanda) FAPESP