Alunos

MLFagundesvidroazulestreito730

Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANA LUISA CRUZ NUNES MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO UM OLHAR SOBRE AS ASSOCIAÇÕES ENTRE O CORPO FEMININO E O ESPAÇO DOMÉSTICO NA SÉRIE “ENVOLVIMENTO” DE WANDA PIMENTEL CNPq
ANNELIESE SIEWERT GAROFOLO HAROLDO GALLO ARTES E PARTES DA RESTAURAÇÃO PICTÓRICA DE OBRAS DE CLAUDE JOSEPH BARANDIER: PRATICAS E PROCESSOS JÁ REALIZADOS CNPq
BÁRBARA THIEME GARCIA TAHIRA FILIPE MATTOS DE SALLES O UNIVERSO DOS ACASOS PRETO E BRANCO DE DEGAS: INVESTIGAÇÃO SOBRE PROCESSO CRIATIVO E REPRESENTAÇÃO EM SUAS FOTOGRAFIAS E MONOTIPIAS SAE/UNICAMP
CAIO CESAR PARAGUASSU RIBEIRO V DA SILVA SYLVIA HELENA FUREGATTI A performance e seus desdobramentos na obra de Márcia X e Cinthia Marcelle SAE/UNICAMP
CARLA LAFFAYETT FERNANDES CLAUDIO LIMA FERREIRA Design Brasileiro: A complexidade na concepção criativa de Domingos Tótora CNPq
CARÓ DE CASTRO BRANDAO MARIA JOSE DE AZEVEDO MARCONDES Joseph Beuys e Pierre Huyghe: a ação artística como potencializadora da natureza do antropoceno SAE/UNICAMP
EDUARDA DINIZ MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO A AMAZÔNIA NOS ESTADOS UNIDOS: ESTUDO SOBRE O PROJETO “AMAZONIA” DE MARIA MARTINS EXIBIDO NA MOSTRA “MARIA: NOVAS ESCULTURAS” (VALENTINE GALLERY – 1943) CNPq
GABRIELA SUEMI FUZIYAMA HELOISA CARDOSO VILLABOIM DE CARVALHO Figurinos que aproximam histórias e memórias CNPq
GIOVANA MONEGATTO ALVES LOPES LUISE WEISS O Ukiyo-e em diálogo com os seres fantásticos ocidentais CNPq
JOÃO PEDRO FELIPE SILVA WILSON ANTONIO LAZARETTI A utilização do cinema de animação na difusão de educação de tradições culturais brasileiras para as novas gerações CNPq
LARA DOSWALDO BALAMINUTTI FILIPE MATTOS DE SALLES A Imagem-Sonho no filme “A Concha e o Clérigo”: uma análise segundo o Surrealismo CNPq
MARIA EUGÊNIA ZIMBRES DE MOURA SYLVIA HELENA FUREGATTI Simon Benetton: Obras de 1990 a 1992, e suas esculturas públicas CNPq
PATRICIA KLINGELFUS POLZL FILIPE MATTOS DE SALLES O PROCESSO ALTERNATIVO FOTOGRAFICO DA FITOTIPIA FAPESP
VITOR EDUARDO DE CARVALHO VEDOVATO MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO Descendo a escada com Duchamp: uma análise sobre o abandono da pintura CNPq
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
CAROLINA FERREIRA PIERONI ALFREDO LUIZ PAES DE OLIVEIRA SUPPIA Em busca da memória dos cinemas de rua: o Cine Recreio CNPq
GIOVANNI LUCCAS SALUOTTO MONTEIRO PEDRO MACIEL GUIMARAES JUNIOR Pedagogia da imagem cinematográfica ensaísta: uma historiografia critica ICV
INGRID FERNANDES RUELA PEDRO MACIEL GUIMARAES JUNIOR PEDRO MACIEL GUIMARAES JUNIOR SAE/AF
JOÃO LUIZ PEIGO MOLOGNI FRANCISCO ELINALDO TEIXEIRA “O filme noir reconfigurado no filme ensaio 33 , de Kiko Goifman” SAE
LETÍCIA SOARES SANTOS NOEL DOS SANTOS CARVALHO Raça e classe no filme “Que horas ela volta?” CNPq
PAOLA SUSANA MENDOZA CHAMPI PAULO CESAR DA SILVA TELES A inclusão do fazer audiovisual no ensino fundamental público junto aos professores e alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Pública EMEF Caic Professor Zeferino Vaz CNPq
RAFAEL ALZIRO SILVA PEREIRA PAULO CESAR DA SILVA TELES A inclusão do fazer audiovisual no ensino fundamental público junto aos professores e alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Pública EMEF Caic Professor Zeferino Vaz SAE/AF
SINUHE LAURENTI PRETO GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO O cinema foi ao poeta: um panorama crítico da presença da poesia no documentário brasileiro CNPq
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADNÃ IONARA MARIA ALVES MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS Trilhas de Ìmalè: reflexões sobre o percurso criativo do espetáculo Ìmalè Inú Yàgbà e de seus simbolismos em cena SAE
ANDRESSA RONDON OMAR MARIA CLAUDIA ALVES GUIMARAES Como transformar a visão sobre a dança no contexto escolar e promover seu reconhecimento como área de conhecimento? CNPq
HENRIQUE CESAR HOKAMURA SILVA ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS CORPO-IMAGEM! CORPO-IMAGEM?: uma investigação coreográfica SAE/AF
LETÍCIA ZANELLATO MICHELANI PAULA CARUSO TEIXEIRA O CORPO DO CAIPIRA VIOLEIRO NO COTIDIANO URBANO: UMA PESQUISA A PARTIR DO EIXO CO-HABITAR COM A FONTE DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI) CNPq
MARCELA CIBIN UGO SILVIA MARIA GERALDI Quando a técnica de dança e a educação somática se encontram: repensando o ensino do balé clássico para jovens bailarinos. CNPq
SOFIA CALIL CRUZ MARISA MARTINS LAMBERT CORPO ESPAÇO: ESTAR, HABITAR, COMPOR E TRANSPOR CNPq
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANA MARIA RIBEIRO SUZEL ANA REILY INTERPRETAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E PERFORMANCE DE DOCUMENTO MUSICAL GREGO ANTIGO CNPq
DEBORAH FERRAZ NEIVA GONTIGO REGINA MACHADO TRÂNSITOS CRIATIVOS DA PALAVRA À PERFORMANCE CÊNICO-MUSICAL: UMA ANÁLISE DO GESTO INTERPRETATIVO DE GEORGETTE FADEL NO ESPETÁCULO ENTREVISTA COM STELA DO PATROCÍNIO CNPq
DENIS HENRIQUE DE MIRANDA LEANDRO BARSALINI O MINIMALISMO NA ARTE DE ACOMPANHAR: A BATERIA DE PAULO BRAGA EM “ELIS E TOM” (1974) CNPq
FRANCIELI FERNANDA MOREIRA SILVIA CORDEIRO NASSIF A influência da herança cultural no desenvolvimento musical de alunos graduandos em Música CNPq
IGOR ABDO AGUILAR ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Construção de ocarinas para o ensino musical CNPq
MATHEUS DE OLIVEIRA FELIPE ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS A contribuição do pianista Fábio Torres para a sonoridade do Trio Corrente CNPq
PAULO HENRIQUE VICENTE DA SILVA LEANDRO BARSALINI Recursos musicais idiomáticos de Toninho Pinheiro transcrições e análises de obras gravadas entre 1963 e 1972 CNPq
TOMAZ LAMBERT LOPES JOSE ALEXANDRE LEME LOPES CARVALHO SAMBA CANTADO E SAMBA INSTRUMENTAL: UMA ANÁLISE DA CONDUÇÃO DE PAULO PAULELLI CNPq
VICTOR MATEUS E SANTOS CARLOS FERNANDO FIORINI A TÉCNICA ORQUESTRAL DE ERICH KORNGOLD NA MÚSICA CINEMATOGRÁFICA SAE
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANDRESSA HERBST SANDAY MARCELO RAMOS LAZZARATTO A tragicidade em Macbeth CNPq
BEATRIZ BENVENGO GINA MARIA MONGE AGUILAR Caminho do Estado Criativo: expansão e libertação do corpo/mente como dispositivo para a criação CNPq
CLAUDIA MONIQUE SILVA FERREIRA LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALAO Primeira encenação de Anjo Negro, de Nelson Rodrigues: a questão da representatividade SAE
FERNANDO VITOR DA SILVA JULIA ZIVIANI VITIELLO Relações entre a dança moderna e o teatro-dança no Brasil através do trabalho de Ruth Rachou e Renée Gumiel: perspectivas, rastros e traços encontrados produção atual na cidade de São Paulo  SAE
GABRIEL PANGONIS FERNANDES VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Bartira, a mãe do primeiro brasileiro: atuação e composição a partir das ciências do imaginário  SAE
GUILHERME MARTINS MOREIRA MELINA SCIALOM A DRAMATURGIA CORPORAL NO TRABALHO DE COMPOSIÇÃO DO ATOR – O CORPO QUE OPERA SOBRE IMAGENS E GERA AFETOS  SAE
ISADORA HABYAK TESSER RODRIGO SPINA DE OLIVEIRA CASTRO A música e os estados emocionais do ator  SAE/AF
JEAN BRUNO CARVALHO MELINA SCIALOM A FRICÇÃO DO CORPO VIVO COM O CONCRETO DA CIDADE PELO VIÉS DA PERFORMATIVIDADE CNPq
JOÃO PEDRO MARTINS SPECKART EDUARDO OKAMOTO A máscara teatral como instrumento pedagógico: da confecção à cena  SAE/AF
JULIANA CAMARGO LEITE ISA ETEL KOPELMAN A Mãe: Uma investigação de reescrita dramatúrgica CNPq
MELLANIE GRILO ALBERTO CASSIANO SYDOW QUILICI Potência intensificadora do Teatro: Teatro do Oprimido e a experiência com não-atores CNPq
OLÍVIA CAMPELO DE FREITAS RODRIGO SPINA DE OLIVEIRA CASTRO A poética da voz no espaço  SAE/AF
VÍCTOR HUGO CAMARGO DE SOUSA GINA MARIA MONGE AGUILAR O teatro cego e a articulação de signos não visuais na condução da fábula CNPq

 

Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADNÃ IONARA MARIA ALVES MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS Láti ṣẹdà dúdú ijó: Formas de criação em dança ancoradas em conceitos, saberes e estéticas da diáspora negra e suas escrevivências
ANA CAROLINA BEZERRA DA SILVA VIEIRA EDUARDO OKAMOTO VAMO SARAMBÁ: HUMOR, MÚSICA E METALINGUAGEM
ANA CAROLINA CONSTANTINO MAZOLINI LARISSA SATO TURTELLI Conhecer-se para empoderar-se: um estudo utilizando o primeiro eixo do Método BPI em uma vivência em Dança para mulheres de 20 a 40 anos
ANA PATRÍCIA VASCONCELLOS SHARP ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS A contribuição dos Programas Fomento e Vocacional Dança para a formulação de novas práticas artístico-pedagógicas para a formação do artista da dança
ARAMI ARGÜELLO MARSCHNER VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Saberes do Corpo Kaiowa – Lugar de Murmúrio e Resistência
BARBARA VIRGINIA DENADAI FONTANA MARISA MARTINS LAMBERT A expressividade do gesto e sua relação com a construção da empatia.
BEATRIZ YAMADA SANO CASSIANO SYDOW QUILICI Seitai-ho (técnica corporal japonesa) como experiência no corpo
BRENDA DINIZ AVELINO MARISA MARTINS LAMBERT A Ação na Construção Poética no Tecido Acrobático
CAMILA MICHELE BARSSOTTI FONTES RAQUEL SCOTTI HIRSON O Corpo da Vozes: a letra viva de Jardelina da Silva CAPES/DS
CASSIANA RODRIGUES SANTANA MARÍLIA VIEIRA SOARES Entre Deuses e Orixás- O Treinamento do ator na travessia entre a Dança Clássica Indiana e os Arquétipos de Umbanda
CRISTINA SANTOS DA SILVA DANIELA GATTI ARTISTAS DA FAVELA DO REAL PARQUE: INTERVENÇÕES POÉTICAS NAS MARGENS
DIEGO BATISTA LEAL ISA ETEL KOPELMAN INVESTIGAÇÃO CÊNICA SOBRE A REPRESENTAÇÃO ERÓTICA DO CORPO NA OBRA VISUAL DE TERESINHA SOARES E NA LITERATURA FICCIONAL DE PÉRICLES PRADE CAPES/DS
EDUARDO ALEIXO MONTEIRO MATTEO BONFITTO JÚNIOR Dramaturgia em campo expandido: o processo criativo de Lola Arias na trilogia Mi vida después
FABIO DE ALMEIDA PIMENTA SILVIA MARIA GERALDI Estudos p/ Macaco: A composição de uma Corpo-Instalação como lugar de uma consciência e expressão corporal avessa à tendência sedentária contemporânea CAPES/DS
FELIPE VENANCIO DE MORAES MATTEO BONFITTO JÚNIOR
Fronteiras em Oper(ação): Buscando uma didática facilitadora para o processo de interpretação do cantor lírico
GABRIEL FERNANDEZ TOLGYESI HOLLY ELIZABETH CAVRELL Coreografias Fotodinâmicas: anamorfoses e reverberações Modernas em Dança
GIOVANNA ALESSANDRA SILVA ZOTTIS RENATO FERRACINI O Nariz Vermelho e a Rua– uma permissão para olhar: Procedimentos para aprofundamento e criação na linguagem do palhaço na relação com o espaço urbano
GRAZIELE CRISTINA GARBUIO MARCELO RAMOS LAZZARATTO
Tinha uma Ação Poética no meio do caminho.
Investigação teórico prática dos diálogos entre gestus social e poesias Drummondianas
JOANNA JUNQUEIRA BARROS CASSIANO SYDOW QUILICI O Contato Com O Estrangeiro e Seu Papel em Estados de Emergência em Processos Criativos na Performance
JOSÉ GUILHERME PEREIRA BERGAMASCO VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Preparação Corporal para Atores e Circenses: suas relações no Plano da Atuação
JOSIE BEREZIN LAFER CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO MOSTRA SEMANAS DA DANÇA DO CCSP: UMA POSSÍVEL LEITURA PÓS-COLONIAL
JULIANA RAPOSO SEMEGHINI ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS
CORPO-CAMPO: investigação dos territórios do Bixiga
KEVIN CESAR DE MATTOS BALIEIRO GINA MARIA MONGE AGUILAR MATRIOSKAR – POR UMA PALAVRA SINESTÉSICA NA CENA
KYO TIMÓTEO DIAS DANIELA GATTI NO QUEBRAR DAS PELVES: UM ESTUDO PARA UM PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA
LUZIA AINHOREN MEIMES EDUARDO OKAMOTO À LUZ DE EISENSTEIN: a montagem no teatro de sombras
MARIZA DE LIMA JUNQUEIRA MATTEO BONFITTO JÚNIOR Dispositivos Relacionais no Sistema Stanislávski – meios de contato entre ator e obra
MARÍLIA MATTOS DE OLIVEIRA ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS O processo de ensino / aprendizagem das práticas circenses: um estudo de caso sobre o projeto Programa de Assistência do Espaço Escola Arena de Artes
MICHELE CAROLINA SILVA RENATO FERRACINI Corpo e ambiente: da percepção vibracional à criação cênica.
Estudo sobre o embate das forças nos sítios urbanos de construção residencial
MILENA PEREIRA DOS SANTOS MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS
Endereçamento no processo criativo em Poéticas e Linguagens da Cena: relações entre cinema e artes presenciais
NAIA PRATA ATTICIATI WAGNER RAQUEL SCOTTI HIRSON Estrangeira de Mim – Cartografia do esquecimento
NICOLLI MARONESE TORTORELLI CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO Programa Qualificação em Artes – Dança: Análise dos processos de qualificação de grupos de dança do interior do Estado de São Paulo
NIVALCIR JOSE DO AMARAL GINA MARIA MONGE AGUILAR O PAPEL PERFORMATIVO DA PALAVRA NAS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS: A AÇÃO VOCAL COMO FUNDAMENTO ESTÉTICO DO PROCESSO E DA ENCENAÇÃO
RAFAEL DE LEMOS MELO MARIANA BARUCO MACHADO ANDRAUS
Trânsitos Atravessamentos e Trajetórias: O Bharatanatyam como base para criação em Dança
RAFAEL MARIANO GARCIA EDUARDO OKAMOTO CULTURA DO CAMINHO, CORPOS EM PROCESSO – O TAIKO COMO TÉCNICA CORPORAL NO PROCESSO DE TREINAMENTO PRÉ-EXPRESSIVO DO ATOR BRASILEIRO CAPES/DS
RENATA MENDONÇA SANCHEZ GINA MARIA MONGE AGUILAR Expressividade vocal da máscara que dança
SOFIA FRANSOLIN PIRES DE ALMEIDA LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO Dramaturgia Brasileira Contemporânea: Um olhar feminino sobre a mulher nos textos teatrais do século XXI
VICTOR PEREIRA COSTA DA SILVA MARIA CLAUDIA ALVES GUIMARÃES Curadoria como ato performático
VALQUIRIA MOURA VIEIRA CÁSSIA NAVAS ALVES DE CASTRO
Do Procedimento à Cena
Possibilidades metodológicas para uma dramaturgia da urgência
VANESSA CRISTINA PETRONGARI EDUARDO OKAMOTO Palavra: ação cênica
YASMIN BERZIN CAPOZZOLI LARISSA SATO TURTELLI
Uma vivência do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete para pessoas na terceira idade
CAPES/DS
YENNY PAOLA AGUDELO CRISTANCHO LARISSA DE OLIVEIRA NEVES CATALÃO O personagem na dramaturgia feminina contemporânea colombiana: Tania Cárdenas e Ana María Vallejo
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ALEX CLAUDE BARADEL FERNANDO CURY DE TACCA Entre fotografia-documento e fotografia-expressãornA fotografia de Pierre Verger sobre a América do Sul publicadas entre 1940 e 1957
ALLAN ANDRÉ LOURENÇO CLAUDIA VALLADÃO DE MATTOS AVOLESE As representações do corpo na arte alemã (1919-1945)
ALLAN TANIOKA YZUMIZAWA SYLVIA HELENA FUREGATTI Vestígios de performance: a ausência como potência política
ALVARO PETERSEN JUNIOR ERNESTO GIOVANNI BOCCARA Espaços Inusitados: A evolução dos cenários para manipulação de bonecos nos programas infanto juvenis da TV Cultura
AMANDA REGINA CELLI LHOBRIGAT HAROLDO GALLO MEMÓRIAS PERDIDAS DA ARTE URBANA: PONDERAÇÕES SOBRE A DESCONTEXTUALIZAÇÃO DO MONUMENTO A RAMOS DE AZEVEDO
ANA LAURA MATOS TORQUATO JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA Mulheres Irreais: Um Estudo Em Gênero Sobre A Representação Gráfica Feminina Nos Jogos League Of Legends E Defense Of The Ancients 2 CAPES/DS
ANA PAULA LUENGO MÁRCIO DONATO PÉRIGO ENTRE PAISAGENS/Paisagens inventadas a partir da experiência de artista-viajante
ANA PAULA RODRIGUES DE MELO IVANIR COZENIOSQUE SILVA Entre imagens: Diálogos híbridos
ANDRÉ EDUARDO RIBEIRO DA FONSECA LUISE WEISS “ENTRE” – o arquivo iconográfico como construção poética em livros de artista
ANDRÉ SHURAVEL BERGER SÉRGIO NICULITCHEFF Esta é a noite: ponta seca e maneira negra CAPES/DS
CARLOS ANDRÉS MORALES MERCADO MAURICIUS MARTINS FARINA A fragmentação e recomposição da imagem como alegoria de autorreflexão. Uma Realidade Fragmentada.
CASSIOS CLEI PINHEIRO NOGUEIRA FILIPE MATTOS DE SALLES
Projeto: Qual o seu lugar?
CYBELLE JANAINA FREITAS DE SOUZA LIMA HAROLDO GALLO REFLEXÃO SOBRE OS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DA INDUMENTÁRIA E O SEU IMPACTO NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO TÊXTIL
DÉBORA BROMBAL VISNADI MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO A abstração em movimento: Relações entre as esculturas de Alexander Calder e pinturas transatlânticas de Piet Mondrian
DENISE MARCONDES MASSIMINO HAROLDO GALLO INVESTIGAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO: ESTÉTICA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO
EMILENE RAQUEL FRIGATO PASSINI ERNESTO GIOVANNI BOCCARA
Os processos criativos e os efeitos auto-reguladores da psique na Arte e no Livro Vermelho de Carl Gustav Jung
FABIANA GRASSANO JORGE EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER PROCESSOS CRIATIVOS DE LIVROS TRADICIONAIS E LIVROS DE ARTISTA NA ATUALIDADE – SOBREPOSIÇÕES E OPOSIÇÕES CAPES/DS
FÁBIO EDUARDO DIAS EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER A ARTE VISUAL DA IMAGEM IMPRESSA: Memória gráfica através das matrizes litográficas comerciais no interior paulista
FERNANDA LARA PUPO ERNESTO GIOVANNI BOCCARA A construção do absurdo para demonstrar os limites do sentido: a construção da poética de William Kentridge
GABRIEL DE GOES FIGUEIREDO MÁRCIO DONATO PÉRIGO AS MÁS CARAS: MÁSCARAS BESTIAIS, RUPTURAS SEMÂNTICAS, O ‘UNHEIMLICHE’ E OS AUTÔMATOS NA PINTURA DE EDUARDO BERLINER
GEOVANA SARTORATO FILIPE MATTOS DE SALLES Processo de Criação da Subjetividade através da Subjetividade
GEOVANNI LIMA DA SILVA GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO
Protocolos para a [des]construção do corpo – Memórias e padrão de sujeito na performance
GIOVANA SPOLADORE AMARAL SYLVIA HELENA FUREGATTI “Transitoriedade e estados fronteiriços da matéria”
GUSTAVO DE OLIVEIRA HERMES RENATO HILDEBRAND A REPRESENTAÇÃO DO MONTADOR EM DOCUMENTÁRIOS INTERATIVOS: A ESTRUTURA DINÂMICA DAS NARRATIVAS NÃO-LINEARES
ILANA BÁRBARA CAIAFA DE FALCI EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER A potência do Erro à partir do relacionamento entre Arte e Design
JACKESON ROBERTO DE ALMEIDA VIDAL FILIPE MATTOS DE SALLES UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIOS ARTÍSTICOS DE FOTOGRAFIA
JÉSSICA FRANCIELLE DIAS PINTO HERMES RENATO HILDEBRAND A imagem e a representação na cultura dos games
JOSUÉ PAVEL HERRERA ROMERO IVANIR COZENIOSQUE SILVA
Operatórias na produção pictórica: a paisagem contemporânea no contexto das artes visuais em Cuba.
JULYANA MATHEUS TROYA MELO SYLVIA HELENA FUREGATTI
A PRODUÇÃO ESCULTÓRICA DE MARCO DO VALLE NO ESPAÇO PÚBLICO: ANÁLISE DE UMA SELEÇÃO DE PROJETOS PERMANENTES OU TEMPORÁRIOS.
LETÍCIA LOPES BORGES SCHOENMAKER MARIA JOSÉ DE AZEVEDO MARCONDES Estações museu: Estudo sobre a requalificação de estações ferroviárias
LILIAN CIARÂNTOLA WALKER ANNA PAULA SILVA GOUVEIA
Corpo-território: investigações poéticas do corpo como lugar
CAPES/DS
LUCIANE KUNDE BORGES SÉRGIO NICULITCHEFF Investigações sobre o papel como meio expressivo
NATALIA REGINA GREGORINI LUISE WEISS
Criação e elaboração do livro ilustrado: Os Observadores do Mundo
CAPES/DS
ODILON ALFREDO PIRES DE ALMEIDA MORAES LUISE WEISS
O Livro Ilustrado – Quando a Arte é Literatura
PAULA RAHIARA VILA PAULO CESAR DA SILVA TELES ARTE E TECNOLOGIA PÓS-DIGITAL: DINÂMICAS TRANSCULTURAIS CONTEMPORÂNEAS JUNTO À “ARTE ELETRÔNICA INDÍGENA”
RAFAEL GHIRALDELLI DA SILVA PAULO CESAR DA SILVA TELES lovegoals_2.0 possibilitando convergências entre hipertexto, narrativas imagéticas e glitch art sob uma perspectiva descolonial
RAISSA HAYDE KOSHIYAMA DE FREITAS IARA LÍS FRANCO SCHIAVINATTO
JORNALISMO E TELEVISÃO EM TRANSIÇÃO: A CRÍTICA DE TV NO FOLHETIM (FSP) 1977-1989.
RENAN BONIN JOSÉ EDUARDO RIBEIRO DE PAIVA
REPRESENTAÇÃO VISUAL DA PAISAGEM SONORA PARA GAMERS SURDOS
ROGERIO MOURTADA ANSELMO LUCIA HELENA REILY
Insurreições – A produção artística nos presídios políticos em São Paulo entre 1969 e 1979
SIMONE ROCHA DE CAMPOS IVANIR COZENIOSQUE SILVA
Efêmera – Experiências Fotossensíveis com Pigmentos de Plantas
THOMAZ CARVALHO LIMA MÁRCIO DONATO PÉRIGO
Souvenir como agente da memória na construção da indústria do antigo
VERÔNICA RIBEIRO LIMA MARIA DE FATIMA MORETHY COUTO Monumento às Bandeiras. Uma jornada para a compreensão de sua importância histórica
WESLEI LOPES SANCHES SÉRGIO NICULITCHEFF No sonho de um sonâmbulo: Uma análise do uso de folhas de metal nos processos pictóricos
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Ana Paula de Aquino Caixeta Francisco Elinaldo Teixeira
DEPOIS DA PARTIDA: Compreensões acerca da voz-over ensaística em Elena (Petra Costa, 2012) e Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2015)
CAPES/DS
Bruno Fagundes Dal Molin Ernesto Giovanni Boccara
CINEMA LENTO ECOLÓGICO, A CONTEMPLAÇÃO DO MUNDO NATURAL ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL: Uma reação à condição moderna
Caio Curtolo de Macedo Gilberto Alexandre Sobrinho
Vlogueiros gays: performances midiáticas e discursos de resistência
Caroline Liamare Magnaguagno Pereira Ignacio Del Valle Dávila
Cinema de ficção e História: uma análise dialética a partir do filme Taxi Driver (1976)
Cassio Henrique Starling Carlos Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Paradoxos estéticos dos efeitos visuais no cinema contemporâneo
CAPES/DS
Daniel Ifanger Mariana Duccini Junqueira da Silva Práticas de edição no documentário brasileiro contemporâneo
David Ken Gomes Terao Pedro Maciel Guimarães Júnior O melodrama distanciado e o thriller no cinema de Christian Petzold CAPES/DS
Eduarda Wilhelm Possenti Noel dos Santos Carvalho
As práticas de consumo cinematográfico por idosos
CAPES/DS
Eleonora Menezes Del Bianchi Gilberto Alexandre Sobrinho
Virgens, Deusas e Loucas Sensacionalistas: As heroínas fazem psicanálise
CAPES/DS
Emilia de Oliveira Santos Karla Adriana Martins Bessa O sexo contra os dogmas, na simpatia da bitola: um prelúdio queer superoitista em Vivencial I (1974), de Jomard Muniz de Britto e Guilherme Coelho
Fernando Cezar Corrêa Esposito Noel dos Santos Carvalho O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA COMO PRÁTICA ECONÔMICA E DE LIBERDADE
Filipe Parolin de Souza Francisco Elinaldo Teixeira “CHICK FOWLE, O SENSEI DO CINEMA.”
Um estudo sobre a sua cinematografia e as contribuições para o cinema brasileiro
Gabriel Bueno Lisboa Ignacio Del Valle Dávila
De Revoluções Marxistas a “Estratégias de Tensão”: Orientações políticas no cinema popular italiano
CAPES/DS
Henrique Rodrigues Marques Karla Adriana Martins Bessa
DISTOPIA E BABADO: A ficção especulativa como ferramenta ativista no cinema queer brasileiro contemporâneo
CAPES/DS
Joana Henry Lemos Ernesto Giovanni Boccara Cinema e Teatro, produção artística em Aelita, A rainha de Marte
Laís de Lorenço Teixeira Karla Adriana Martins Bessa
“Yo” Feminino – Primeira Pessoa das Mulheres no Documentário Latino-Americano
CAPES/DS
Letícia Moreira de Oliveira Marcius César Soares Freire Continuidades e Rupturas da Colonialidade em Pantera Negra: Uma leitura a partir da Crítica Decolonial
Lucas Hossoe Gomes Pedro Maciel Guimarães Júnior Perspectivas históricas, políticas e estéticas entre o melodrama e a homossexualidade masculina no cinema brasileiro
Luiz Felipe Rocha Baute Pedro Maciel Guimarães Júnior
Ideias Trágicas no Western Contemporâneo: uma análise de Onde Os Fracos Não Têm Vez
CAPES/DS
Luíza Zaidan Granato Pedro Maciel Guimarães Júnior
O Cinema do encontro: Encenação, auto-representação e auto-mise-en-scène no documentário de Eduardo Coutinho
CAPES/DS
Mariani Carolina de Lima Noel dos Santos Carvalho
Como se dão as relações hierárquicas e simbólicas durante a produção cinematográfica no Brasil?
CAPES/DS
Natasha Roberta dos Santos Rodrigues Gilberto Alexandre Sobrinho Que “negro” é esse no Cinema Negro brasileiro?
Reginaldo do Carmo Aguiar Francisco Elinaldo Teixeira
Ôrí e a representação da modernidade negra nos anos 1970
Rogerio Eduardo Moreira Pereira Pedro Maciel Guimarães Júnior
La Parole Vivante – A Poética do Ator no cinema de Eugène Green
Sofia Carolina da Silva Fernão Vitor Pessôa de Almeida Ramos
O cinema de Marília Rocha: análise das obras no Coletivo Teia
CAPES/DS
Tania Arrais de Campos Noel dos Santos Carvalho Alberto Cavalcanti através de O Canto do Mar: percorrendo tempos e espaços CAPES/DS
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Adenilson Roberto Teles Paulo Adriano Ronqui
Exploração Técnica e Musical das obras dos Compositores Marcus Siqueira e Rodrigo Lima
Alberto Tavares Dias Paulo Adriano Ronqui
– A Tuba solo na Obra de Almeida Prado: propostas interpretativas para a Sonata N 5 para Piano e Tuba, Omulu.
Alexandre Ribeiro de Oliveira Helena Jank
Transcrição para teorba da BWV 1007: idiomatismo, danças e regra da oitava
Ana Raquel Faggion Alonso Lenita Waldige Mendes Nogueira
VOZES DE CAMPINAS: UM PANORAMA DA ATIVIDADE CORAL EM CAMPINAS DESDE OS ANOS 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS
Anderson Ferreira Beltrão Alexandre Zamith Almeida
Franz Liszt: Valsa Mefisto n1; Uma abordagem analítica visando à interpretação.
Andrea Paz Munoz Silva Castro Manuel Silveira Falleiros
Os usos da improvisação livre no violão solo e a interação com novas tecnologias
André da Silva Batiston Silvia Cordeiro Nassif
Relações entre a prática musical cotidiana e as experiências musicais já vivenciadas por alunos de curso livre de violão
André Filipe Gonçalves Carreiro Hermilson Garcia do Nascimento A guitarra elétrica como instrumento de acompanhamento na canção popular brasileira: um estudo sobre Toninho Horta e Hélio Delmiro
Antonio Fernando Valeriano de Souza Silvia Cordeiro Nassif A APRECIAÇÃO NO ENSINO DE CHORO: a importância da audição de gravações referenciais e as rodas musicais do gênero
Arthur Faraco Manuel Silveira Falleiros COMPOSIÇÕES TRANS-IDIOMÁTICAS PARA CONTRABAIXO SOLO: O ATO CRIATIVO E ANÁLISES SOBRE A COMPOSIÇÃO TRANS-IDIOMÁTICA
Bruno de Oliveira e Lemos Coppini Leandro Barsalini Sururu de Capote: O baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan
Carlos Eduardo Sueitt Garanhão Leandro Barsalini
Do regionalismo ao contemporâneo: O vocabulário regional do baterista de Cleber
Almeida aplicado na música contemporânea do Trio Curupira
Carlos Roberto Ferreira Dos Santos Manuel Silveira Falleiros Capicuas Rítmicas: Uma ferramenta para a composição musical
Catarina Schmitt Rossi Esdras Rodrigues Silva
Processo de urbanização da rabeca, tendo como objetos de pesquisa o Projeto Tradição Improvisada e o Mestre Nelson da Rabeca
CAPES/PROEX
Cássio Antônio Moreira Manuel Silveira Falleiros
LIVRE IMPROVISAÇÃO: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A MÚSICA QUE NÃO SE REPETE
CAPES/PROEX
Daniel Baisi Hadad Edmundo Pachêco Hora Proposta de tradução comentada para o português do tratado de J.D. Heinichen, Der General-Baß in der Komposition (1728)
Daniel Lacerda Franco Marinho Bueno Suzel Ana Reily Agência musical e corpo na capoeira: música na vida cotidiana dos capoeiristas da Escola de Capoeira Angola Resistência
Daniel Moreira Felix José Alexandre Leme Lopes Carvalho CRIAÇÃO DE UM MATERIAL DE APOIO TÉCNICO PARA O MÉTODO DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE ARCO DA CAPO
Danilo Augusto Valle Fernando Augusto de Almeida Hashimoto OBRAS BRASILEIRAS PARA TÍMPANOS: repertório e estudo interpretativo em três diferentes contextos
Denis Quadratti Sartorato Gilson Uehara Gimenes Antunes VIOLONISTAS COM DISTONIA FOCAL TAREFA-ESPECÍFICA: Estratégias adotadas para a resolução de problemas técnicos de mecanismo instrumental CAPES/PROEX
Ellis Regina Sánchez Hermoza Suzel Ana Reily
HATAJO DE NEGRITOS DO EL CARMEM: A INVENÇÃO DE UMA TRADIÇÃO CULTURAL E RELIGIOSA AFROPERUANA
CAPES/PROEX
Ericsson Bezerra Castro Sá Munoz Gilson Uehara Gimenes Antunes The Julian Bream Trust: A relação entre o compositor e intérprete, um estudo em três obras para violão solo
Everton de Novaes Alexandre Zamith Almeida Pesquisa de obras e outras peças para violino solo de compositores brasileiros
Fatima Marilia Viegas Rabetti José Eduardo Ribeiro de Paiva
Análise tecnológica dos processos de captação e edição de áudio dos corais mistos polifônicos da cidade de Campinas desde 2000 até 2016
Felipe Dos Santos Silva Manuel Silveira Falleiros Uma performance belga brasileira. Uma análise interpretativa de obras do compositor e flautista belga Mathieu-André Reichert produzidas no Brasil
Fernanda Peres Gilberti Silvia Cordeiro Nassif
Jogos musicais e processos de aprendizagem da leitura rítmica musical
CAPES/PROEX
Gabriela de Mello Machado José Alexandre Leme Lopes Carvalho Propostas de inflexões e articulações nas melodias dos choros, polcas, schottischs, maxixes e choro sambado a partir de suas linhas-guia. CAPES/PROEX
Géssica Fernanda Purcino da Silva Carlos Gonçalves Machado Neto OS BALANGANDÃS DE CARMEN MIRANDA: UM ESTUDO ACERCA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL CAPES/PROEX
Guilherme Luis Bassi Arce Gilson Uehara Gimenes Antunes
Obra para violão solo de Osvaldo Lacerda
CAPES/PROEX
Guilherme Massao Misina Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Estudo interpretativo da obra “A Dança do Dibuk”, de Eduardo Seincman: realização da obra em duo
Guilherme Rodrigues Bury Carlos Gonçalves Machado Neto Gilberto Gil (Cérebro Eletrônico) e o álbum-obra: Registros fonográficos da música popular do Brasil e suas escutas
Heitor Basilio Coelho Angelo José Fernandes
UMA PROPOSTA DE EDITORAÇÃO, ANÁLISE E PERFORMANCE DAS CANÇÕES CORAIS: TVÅ KÖRSÅNGER FÖR BLANDAD KÖR À CAPELLA DE BERTIL HERMAN VAN BOER
Helen Bovo Tormina Zanão Angelo José Fernandes
Prática Deliberada na preparação de Repertório do Cantor Crossover
Isabela Siscari Campos Angelo José Fernandes QUATRO POEMAS DE MANUEL BANDEIRA PARA SOPRANO E PIANO DE ALMEIDA PRADO: UMA ABORDAGEM SOB O PONTO DE VISTA DO PIANISTA COLABORADOR CAPES/PROEX
Ivan Daniel Barasnevicius Gilson Uehara Gimenes Antunes Cheio de dedos: desvendando o cancionista Guinga
Ísis Natali Cardoso Mauricy Matos Martin Almeida Prado: Ilhas. Um estudo de análise e performance
Jefferson Luis Gonçalves da Motta Gilson Uehara Gimenes Antunes Rogério Guimarães e sua obra na formação da linguagem solista do violão brasileiro 1920-1950
Joana Braga Santos Carlos Gonçalves Machado Neto Maria Rosa e Ilhota, duas canções de Lupicínio Rodrigues como possíveis fontes de documentação histórica
Joao Casimiro Kahil Cohon Leandro Barsalini
A bateria múltipla e suas performances
João Luiz Januário Lenhari Paulo Adriano Ronqui
O primeiro trompete da Banda Mantiqueira: estudo técnico e interpretativo nas composições e arranjos de Nailor Azevedo “Proveta”
João Pedro Schmidt Antonio Rafael Carvalho dos Santos
A sonoridade e a linguagem musical de Caetano Veloso nos anos 70
Juliana Freires Oliveira Silva Adriana do Nascimento Araujo Mendes ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA: Uma reflexão sobre a relevância da elaboração do currículo de música nas escolas de educação básica de Itupeva/SP
Leandro Augusto Cavini Adriana Giarola Kayama JARDIM DO AMOR E DA PAIXÃO PARA BARÍTONO E PIANO DE JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA PRADO: ANÁLISE E PERFORMANCE
Leandro Souza de Oliveira Carlos Fernando Fiorini Cantata n˚140 Wachet auf,ruft uns die Stimme de Johann Sebastian Bach: Análise retórico-musical e interpretação
Letícia Fais Alexandre Zamith Almeida Vinte Estudos para Piano de Philip Glass: linguagem, técnica pianística e análise na construção da performance
Lívia Paglerani Simão Mauricy Matos Martin
A construção interpretativa dos Ciclos Nordestinos I, II, III e IV, de Marlos Nobre
Lourdes Regina Porto José Augusto Mannis A linguagem compositiva de Claude Debussy: uma análise comparada na perspectiva harmônica, acústica e espectral
Luciene Guitarrari Bastos Eduardo Augusto Ostergren A construção da sonoridade coral e orquestral na música sacra: o regente e a formação de um único corpo sonoro vocal-instrumental
Luiz Cláudio de Sousa Júnior Paulo José de Siqueira Tiné “LONGE DOS OLHOS, PERTO DO CORAÇÃO”:
A produção composicional de Olmir Stocker (Alemão) na década de 1980
Luiz Fernando Fidalgo Hermilson Garcia do Nascimento
HERALDO DO MONTE: CONCEPÇÃO E LINGUAGEM NA OBRA “GUITARRA BRASILEIRA”
Luiza Fernandes Coelho Suzel Ana Reily A dimensão política da música: um mapeamento de deslocamentos dos grupos de bumba-meu-boi na cidade de São Luís durante o período junino
Marcos da Silva de Paiva José Alexandre Leme Lopes Carvalho OS CONTRAPONTOS DO VIOLÃO DE SETE CORDAS NO CHORO E SUA TRANSPOSIÇÃO IDIOMÁTICA PARA O CONTRABAIXO ELÉTRICO E ACÚSTICO
Marcos Henrique Scheffel José Eduardo Ribeiro de Paiva
TÉCNICAS DE EDIÇÃO NA MÚSICA ERUDITA
Mariana de Lima Veloso Carlos Gonçalves Machado Neto
Mulheres à tona: a (des)construção do feminino através da música no cenário urbano da segunda década do século XXI (2010-2020)
Mateus Bruno Romagnoli Hayasaka de Goes Marcos da Cunha Lopes Virmond
A essência zen em Reflets dans l’eau de Claude Debussy
Mateus Porto Moraes Hermilson Garcia do Nascimento
A VOZ DE UM MILONGUEIRO NÃO MORRE: A MILONGA FEITA NO ESPAÇO PLATINO
Matheus Kleber Antonio Rafael Carvalho dos Santos
Do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao Bola Preta: transcrições e análise interpretativa de uma amostra da obra de Chiquinho do Acordeon
CAPES/PROEX
Mauricio José da Silva Figueiredo José Henrique Padovani Velloso CONCERTO DE ÉBANO E IGOR: UM ESTUDO COMPARADO DE DUAS OBRAS CAPES/PROEX
Mário Cesar Borges Marques Manuel Silveira Falleiros
UM ESTUDO INTERPRETATIVO DA OBRA PARA CLARONE E ORQUESTRA DE CORDAS “BITTERSWEET BRAZIL” DE FREDERICO ZIMMERMANN ARANHA
Micael Gustavo Pancrácio Dos Santos Suzel Ana Reily
Marcajes y Rasgueos: elementos de correlação entre música e dança no Flamenco no Brasil
Milena Leme Lopes Alexandre Zamith Almeida
ALBERTO GINASTERA: A PONTENCIALIDADE INTERPRETATIVA DO PIANO EM SUAS OBRAS
Natália Brunelli da Silveira Leandro Barsalini RÍTMICAS “COMPLEXAS”: CONTEXTOS E APLICAÇÕES NO ENSINO
Patricia Kawaguchi Cesar Silvia Cordeiro Nassif
Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da música
Paula Fernanda Alfaro Barrales Adriana do Nascimento Araujo Mendes Proposta de jogo musical, para crianças estudantes de piano, associado ao

desenvolvimento criativo
CNPq
Pedro Henrique de Faria José Henrique Padovani Velloso Modelagem de estruturas harmônicas microtonais na composição de obras mistas: análise por descritores acústicos
Pedro Paulo Ribeiro D’Elia Fernando Augusto de Almeida Hashimoto As proposições musicais de Tony Williams enquanto integrante do quinteto de Miles Davis (1963-1968): um passo à frente na bateria do jazz
Rafael de Mattos Ponce Emerson Luiz de Biaggi
Efeitos da Ansiedade na Performance Musical: um comparativo entre alunos dos cursos de música erudita e popular na Universidade Estadual de Campinas
Rafael Feitosa Cardoso Gilson Uehara Gimenes Antunes
A preparação para performance musical da formação violão e contrabaixo – peculiaridades da escrita e execução
Rafael Mitsuru Yasuda Manuel Silveira Falleiros
Os Choros de Garoto: Sua História e Universo Musical.
Renato Michelin Sanches Oliveira Borghi Paulo José de Siqueira Tiné
Nordestino e Universal: modalismo melódico e harmonia não-funcional na obra de Hermeto Pascoal
Rodrigo Ferreira de Souza Hermilson Garcia do Nascimento
A INFLUÊNCIA DO FREVO NA FORMAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS DA PERFORMANCE NA GUITARRA
Sandro Gomes Matias Edmundo Pachêco Hora
José Maurício: Missa em Si bemol (1801) e Missa de Nossa Senhora da Conceição (1810). Uma análise comparativa
Saulo Dantas-barreto Lenita Waldige Mendes Nogueira VIOLINOS IMPERIAIS: A HISTÓRIA DA LUTERIA NO BRASIL NOS ANOS DO IMPÉRIO
Tales Eduardo Pelison Botéchia Jônatas Manzolli Formulação de uma estrutura sintética do timbre: Uma análise com o uso de descritores de áudio a partir da teoria schaefferiana
Tamiris Duarte Carpin Leandro Barsalini
O contrabaixo na música de tradição afro-brasileira: adaptação de ritmos tradicionais para a elaboração e performance de material idiomático
CAPES/PROEX
Tiago Morandi Roscani Angelo José Fernandes OBRAS SACRAS PARA CORO A CAPELLA DE CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA: ASPECTOS INTERPRETATIVOS CAPES/PROEX
Vinícius César de Oliveira José Henrique Padovani Velloso A interação timbrística entre escritura instrumental e eletroacústica: um estudo analítico e composicional.
Vítor da Costa Zago Silvia Cordeiro Nassif A cultura popular como ferramenta para a apropriação da linguagem musical
Willian Billi Stéphan Olivier Schaub
INVESTIGAÇÃO SONORA DOS CONJUNTOS DE CLASSES DE ALTURAS
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
Adriana Gabriela Santos Teixeira Elisabeth Bauch Zimmermann
Íyamí Osorongá, minha mãe feiticeira, como perder o medo de ser terra?
Alan Carlos Monteiro Júnior Raquel Scotti Hirson
OIA O TOMBO DO MAGÚI – RASTROS DO ATOR-BRINCADOR NA PRÁTICA DE CULTIVAR O CAVALO MARIM ENTRE CIA. MUNDO RODÁ E O BRINCADOR AGUINALDO ROBERTO
Aline Nunes de Oliveira Grácia Maria Navarro A Cabeça da Cassandra: um estudo de caso sobre as interferências do cuidado de si e dos modos de subjetivação feministas nas poéticas da presença
Ana Cristina Ribeiro Silva Julia Ziviani Vitiello
Dança Urbana e Cultura Hip Hop: imagens, conexões e percepções para a formação do artista da cena
Ana Flavia Felice Nunes Veronica Fabrini Machado de Almeida
Caminhos para um teatro performativo feminista e uma estética da paridade
Andrea Itacarambi Albergaria Mariana Baruco Machado Andraus Interlocuções na iconografia corporal das danças Odissi e Chhau: deslocamentos poéticos para além de Orissa
Camila Damasceno Silva Matteo Bonfitto Júnior
O Dramaturgo Performer e a Cena Expandida
CAPES/DS
Carla Vendramin Silvia Maria Geraldi  Vida e Sustentabilidade: permaculturando processos imersivos de dança e a criação de performance
Carlos Eduardo Canhameiro Marcelo Ramos Lazzaratto Dramaturgia da/na Pós-Produção CAPES/DS
Chavannes Procópio Péclat Renato Ferracini Corpo-Voz, Som, Memória e Espaço: o treinamento do atuante enquanto
criação coletiva e relacional
Daniela do Nascimento Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Corpos de resistência entre fronteiras:uma vivência no eixo estruturação da personagem no método BPI.
Daniela Rolim Machado Moreno Zuliani Daniela Gatti Dança na Rede: Contaminações Contemporâneas da Tecnologia e Vídeo
Daniella Forchetti Ana Maria Rodriguez Costas
Strange Fruit: um estudo sobre a poética do corpo e a acessibilidade cultural.
Diogo Angeli Theotonio Daniela Gatti Percepções Expressivas da Videodança: uma Relação entre o Tempo e o Movimento na Virtualidade
Elias de Oliveira Pintanel Marcelo Ramos Lazzaratto
ATENÇÃO E ENERGIA CORPORAL: da preparação atoral ao acontecimento cênico
Elisa Abrão Marisa Martins Lambert
Linhas amarelas: investigações a partir do Gráfico dos Esforços
Fabiano Barauna Bentes Renato Ferracini O Corpo-brincante e sua Teatralidade: o processo criativo dos brincantes do grupo Tribos Indígenas na encenação do Boi-Bumbá Caprichoso
Fernanda Helena Guedes R. T. Dos Santos Mariana Baruco Machado Andraus
Saída, Pausa e Fluxo: improvisação em dança no processo artístico de Katie Duck
CAPES/DS
Flávia Pagliusi Larissa Sato Turtelli
Os corpos da loucura: saúde mental, potencial criativo e Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Gabriela Machado Freire T. Alcofra Julia Ziviani Vitiello A expressão da maternidade e o mercado de trabalho para mulheres na dança contemporânea de São Paulo
Gyl Giffony Araujo Moura Veronica Fabrini Machado de Almeida
O LUGAR INVOCADO: Teatro, espaço e memória da violência política na América Latina contemporânea
CAPES/DS
Hariane Eva Serra Georg Silvia Maria Geraldi
A Dança Contemporânea e a Crítica: possibilidades de interlocução social
CAPES/DS
Igor de Almeida Amanajás Marília Vieira Soares
Wayang Wong – A viagem de Rama
Igor Fernando de Jesus Nascimento Isa Etel Kopelman
ESCRITOR-RAPSÓDO E MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA: Diálogos e sínteses entre confecções dramatúrgicas
Irani da Cruz Cippiciani Cassiano Sydow Quilici THERU KOOTHU: um olhar sobre as culturas teatrais populares do sul da Índia

    FAPESP
    Isabel Doris Thaler Cassiano Sydow Quilici

    Com um olhar alheio ao teatro no contexto político: Revisitando Brecht e Boal

      José Flavio Cardoso Nosé Larissa de Oliveira Neves Catalão
      O Outro Teatro: Percursos e possiblidades no Teatro de Não-atores
      Juliana Pablos Calligaris Matteo Bonfitto Júnior
      Os Diferentes na Criação e na Recepção: A Cena do Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL/UNICAMP) – Uma poética do corpo e suas interações sociais
      Karina Ribeiro Yamamoto Renato Ferracini
      DESCONTINUO E PROVISÓRIO: UM DESAFIO PARA MUDAR A PERSPECTIVA NA CRIAÇÃO DE CENAS(A Perspectiva Provisória como possibilidade artístico-pedagógica)
      Laila Renardini Padovan Ana Maria Rodriguez Costas Temporalidades da Paisagem e do Espectador-Caminhante: Caminho enquanto contemplo, construo enquanto percebo
      Lucas de Almeida Pinheiro Isa Etel Kopelman
      Da disfunção à cena: o fazer artístico com corpos singulares
      Luciana Aires Mesquita Veronica Fabrini Machado de Almeida Initiatio – Alquimia & Mitologia nas Artes da Cena CAPES/DS
      Luciana Mizutani Renato Ferracini
      Versus poéticos: a cena como campo de batalha
      Lucila Vieira Larissa de Oliveira Neves Catalão
      Eduardo Garrido e o teatro brasileiro do século XIX
      Ludimila Palucci Calsani Jorge Luiz Schroeder Corpos em Arte na experimentação musical: uma investigação de corpos no bloco de carnaval
      Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin Veronica Fabrini Machado de Almeida
      Cartografias do abandono: Princípios e procedimentos de encenadores Paraguaios
      CAPES/DS
      Luís Roberto Arthur de Faria Larissa de Oliveira Neves Catalão A INTER-RELAÇÃO TEATRO-TV: UM ESTUDO A PARTIR DA OBRA DE LUÍS ALBERTO DE ABREU E DE LUIZ FERNANDO CARVALHO
      Luísa Jacques de Moraes Dalgalarrondo Cassiano Sydow Quilici Imaginação na experiência corporal de artistas da cena
      Marcos Nogueira Gomes Cássia Navas Alves de Castro Violência e estética na dramaturgia contemporânea
      Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto Larissa de Oliveira Neves Catalão A estética soffrediniana: dos textos aos palcos FAPESP
      Maria Fernanda Costa Miranda Marisa Martins Lambert
      Andarina: nos rastros e ruidos das mulheres de linhas do Vale do Rio Urucuia (MG)
      Maria Renata Rotta Furlanetti Ana Cristina Colla
      Yoga e Produção de Vida, Corpos em Estado de Criação
      Mariana Conde Rhormens Lopes Matteo Bonfitto Júnior A Máscara Mapiko: entre identidades e alteridades FAPESP
      Mariana Dias Jorge Graziela Estela Fonseca Rodrigues
      O MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE E A DANÇA DO BRASIL: DÁ PARA TIRAR O BRASIL?
      Marisa Ribeiro Soares Renato Ferracini O palhaço como ser do contrário, um percurso entre formação, pedagogia e criação
      Marília Ennes Becker Ana Cristina Colla
      CARTOGRAFIAS HABITADAS: ESTUDOS DE SITE
      CAPES/DS
      Meireane Rodrigues Ribeiro De Carvalho Daniela Gatti O CORPO-OBSERVADOR EM ESTADO COMPOSITIVO: ATOS DE CRIAÇÃO DE FRANCISCO RIDER
      Moacir Romanini Junior Matteo Bonfitto Júnior Práticas eremitas: a Earth-Body-Art como “arte da existência”
      Natacha Dias Marcelo Ramos Lazzaratto
      As Lições de Michael Tchekhov e a Coordination Technique – Imaginação e Teatralidade no Trabalho do ator sobre si mesmo
      Nathalia Catharina Alves Oliveira Silvia Maria Geraldi
      Passagens do corpo na metrópole: Um Atlas da dança épica em estado de exceção
      Osvaldice de Jesus Conceição Jorge Luiz Schroeder O hibridismo no teatro brasileiro: elementos comuns nas encenações nordestinas e sulinas CAPES/DS
      Paula Mathenhauer Guerreiro Isa Etel Kopelman
      A busca de uma poética crítica como forma de aproximação entre criadores e espectadores
      Raíssa Caroline Brito Costa Holly Elizabeth Cavrell
      O Grotesco e a CommediaDellArte: Da estética filosófica à criação da cena
      Raquel Pires Cavalcanti Marisa Martins Lambert O movimento como pensamento incorporado: Investigação dos princípios da Técnica Alexander na construção de uma Pedagogia Crítica em Dança
      Ronaldo Francisco dos Santos Ana Cristina Colla
      Atuar-se: o instante entre a memória e a intuição
      Samuel Antônio Santana Veronica Fabrini Machado de Almeida
      PERSPECTIVAS DA AÇÃO, OS VIEWPOINTS COMO PROCEDIMENTO PARA A CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA
      Sandra Parra Furlanete Holly Elizabeth Cavrell
      A palavra cênica na dramaturgia do corpo
      Tatiana Schunck Cassiano Sydow Quilici
      Performance de pessoas escritas: uma biografia de alguns de nós
      Thais Helena D’Abronzo Ana Cristina Colla O jogo das paixões corporais: a dança de Ilka Schönbein
      Ysmaille Ferreira de Oliveira Grácia Maria Navarro FESTAS DE SANTOS NA AMAZÔNIA: AS POÉTICAS DO ENCANTADO RITUALIZADA NA LINGUAGEM CÊNICA
      Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
      Alessandro Ribeiro Corrêa José Eduardo Ribeiro de Paiva
      CINEMEX: As janelas Cinematográficas nos Apontamentos do Pav 2
      Aline Hübner Freitas Maria de Fatima Morethy Couto REELABORAÇÕES DOS MURAIS MEXICANOS E BRASILEIROS NA ARTE MODERNA
      Ana Carolina Albuquerque de Moraes Maria de Fatima Morethy Couto
      Seres de terra, água e luz: fusões e ficções na série Sonhos, de Claudia Andujar
      Andressa Rezende Boel Sylvia Helena Furegatti A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MÁQUINAS E OS (RE)USOS PARA A “BICI” CAPES/DS
      Andrey Gustavo Rossi Marta Luiza Strambi INQUIETUDES E DESAPEGOS AMBIVALÊNCIA DA RUINA CORPORAL: Uma representação escultórico
      Andréa Thomazella Ribeiro Ivanir Cozeniosque Silva
      LIVRO DE ARTISTA – OPERAÇÃO POÉTICA, incursão através do suporte livro
      Andréia Paulina Costa Maria de Fatima Morethy Couto Trânsitos periféricos: corpo, espaço e política na arte feminista nas décadas de 1970 e 1980 FAPESP
      Anna Letícia Pereira de Carvalho Fernando Cury de Tacca A natureza escorregadia na pós-fotografia: a prescrição de sentido nas obras de Joan Fontcuberta CAPES/DS
      Anyi Lorena Niño Millan Ivanir Cozeniosque Silva
      ESPAÇOS DE MEMÓRIA: UM OLHAR DAS MARCAS DOS LUGARES HABITADOS
      Beatriz Mogadouro Calil Sylvia Helena Furegatti
      Fotografia Contemporânea: O fotógrafo como diretor
      Bruno Seravali Moreschi Claudia Valladão de Mattos Avolese Modos de visitação: experiências emancipadas em museus históricos e nacionais

        Carina da Rocha Naufel Edson do Prado Pfutzenreuter
        O CARTAZ ATIVISTA: O DESIGN GRÁFICO MILITANTE
        Carolina Vieira Filippini Curi Claudia Valladão de Mattos Avolese Mulheres, arte e guerra – A prática artística feminina na Primeira Guerra Mundial e seu papel na revisão da memória e da narrativa histórica
        Danilo Lorena Garcia Sylvia Helena Furegatti Tensionamentos: sensações e atravessamentos na construção de instalações
        Debora Machado Visini Maria José de Azevedo Marcondes Empoderarte: as mulheres na cidade e as intervenções urbanas contemporâneas no Brasil como ferramenta de empoderamento
        Dulcinéia Galliano Pizza Lucia Helena Reily O presente projeto tem por objetivo analisar as práticas dos alunos da Faculdade de Artes do Paraná, na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais
        Eduardo Bueno Fraguas Ernesto Giovanni Boccara
        O Símbolo da Cruz: uma análise histórica através de suas imagens e de seus significados
        Eliana Ximena Velásquez Sánchez Filipe Mattos de Salles
        O álbum familiar na arte contemporânea. Análise de 3 casos em torno do arquivo fotográfico.
        Felipe Abreu e Silva Iara Lís Franco Schiavinatto DA NOTÍCIA AO FANTÁSTICO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE REALIDADE E FICÇÃO EM FOTOLIVROS CONTEMPORÂNEOS
        Felipe Pereira Barros Luise Weiss O vídeo como metáfora da memória e do tempo
        Fernanda Grigolin Moraes Fernando Cury de Tacca Arquivo 17: um exercício de montagem em confronto CAPES/DS
        Flávia de Almeida Fábio Garboggini Márcio Donato Périgo Paisagens fragmentadas: reconstruções possíveis do entorno
        Flávia Junqueira Angulo Ernesto Giovanni Boccara A construção da Teatralidade em espaços suntuosos a partir da teoria da fotografia encenada
        Helio Aparecido Lima Silva Luise Weiss Desenhos para brincar: o brinquedo e arte no processo de criação
        Ismar Tulio Curi Maria José de Azevedo Marcondes FUNDAMENTOS PARA UM PROGRAMA DE ARTE PÚBLICA EM SÍTIOS ESPECÍFICOS: concepção de mapeamento sócio espacial e paisagístico na região de Campinas
        Jaergenton de Souza Corrêa Luise Weiss ADAPTABILIVESTES -Vestígios da adaptabilidade  humana às especificidades do meio ambiente, expressos nas vestimentas CAPES/DS
        Janaina Silva Xavier Maria de Fatima Morethy Couto PRESERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MUSEALIZAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA: Uma discussão a partir dos MAC’s brasileiros
        João Carlos Luengo Márcio Donato Périgo Potamografia, Rio Pinheiros ensaio visual
        José Carlos Suci Júnior Lúcia Eustachio Fonseca Ribeiro Sem rascunho: o desenho autônomo como ponto de partida e de chegada
        Lidia Zuin de Moura Mauricius Martins Farina Homo imago. Imagem como sobrevivência e segundo corpo do homem
        Lívia Diniz Ayres de Freitas Luise Weiss
        BIBLIOTECA DE INSIGNIFICÂNCIAS: OBJETOS, PERCURSOS E PAISAGENS COTIDIANAS
        Luciana de Oliveira Inhan Edson do Prado Pfutzenreuter
        O DESIGN GRÁFICO ENQUANTO SIGNO DE COMUNICAÇÃO NAS ARTES: A POÉTICA DA APROPRIAÇÃO COMO REFLEXO CONTRA A DITADURA
        Marcel Alexandre Limp Esperante Marta Luiza Strambi Arte, entre a verdade e a sombra: caminhos de uma poética
        Marcio Alexandre Pulga Haroldo Gallo A POTENCIALIDADE EXPRESSIVA DO ALTERSTILL: UMA INVESTIGAÇÃO DA MANEIRA BRUTA DE PINTURA ATRAVÉS DA OBRA TARDIA DE REMBRANDT VAN RIJN
        Michael Jorge da Silva Marta Luiza Strambi O HABITUAL: uma investigação em arte
        Milena Leite Paiva Anna Paula Silva Gouveia Da cor material à cor diegética: o pensamento da cor na direção de arte cinematográfica CAPES/DS
        Natasha Marzliak Norberto José Eduardo Ribeiro de Paiva Dispositivos de transmídia audiovisual no contexto da arte contemporânea no Brasil CAPES/DS
        Natália Helena de Barros Mazon Lucia Helena Reily
        Feiras de livros e festivais de literatura e ilustração como espaços de encontro para artistas ilustradores
        Nicole Chagas Lima Mauricius Martins Farina Realidades ficcionadas: do espectador como matéria viva de uma poética artística contemporânea
        Paulo de Tarso Coutinho Viana de Souza Haroldo Gallo Inferno: Uma nova solução topográfica
        Pedro Felipe Pinho Souza Anna Paula Silva Gouveia
        O ensino da cor em cursos superiores de audiovisual do Brasil
        Rafael Pagatini Luise Weiss
        Projeto Fissuras: a arte, a memória e o político
        Rafael Scheibe Coutinho Marta Luiza Strambi
        Inquietudes cotidianas: universo mitopoético em livros e cadernos de artista
        Renato Barros Almeida Lúcia Eustachio Fonseca Ribeiro
        Carne e pedra: o corpo como ferramenta poética e política em experiências dadas no lócus urbano
        CAPES/DS
        Rogério Augusto Bordini José Eduardo Ribeiro de Paiva Entre o Real e o Virtual: Um Estudo Sobre o Senso de Presença em uma Galeria de Artes Virtual
        Silvia Ferreira Lima Luise Weiss Doutorado em Artes Visuais na área de Poéticas e Processos de Criação CAPES/DS
        Talita Mendes Edson do Prado Pfutzenreuter Paisagens ressignificadas: imagens técnicas e as (des)construções do olhar nas poéticas de Cássio Vasconcellos, Mario Cravo Neto e Eustáquio Neves CAPES/DS
        Tiago Samuel Bassani Sylvia Helena Furegatti
        DESCONHECIDOS/ESQUECIDOS: PROPOSIÇÕES PARA UMA PRÁTICA EM ARTES VISUAIS
        Vanessa Lúcia de Assis Rebesco Maria de Fatima Morethy Couto A exposição do espaço privado nas poéticas contemporâneas de mulheres artistas da América do Sul FAPESP
        Vanessa Séves Deister de Sousa Maria de Fatima Morethy Couto
        Corpos monstruosos: O ‘espectro do feio’ no encontro das artes visuais com a performance art em Tunga, Janaina Tschäpe e Berna Reale
        Yedda Carolina Piccoli Tomazeli Hermes Renato Hildebrand
        HQs HÍBRIDAS: UMA VISÃO DA EXPERIÊNCIA DO LEITOR
        Yuly Alejandra Marty Locatto de Carvalho Lúcia Eustachio Fonseca Ribeiro O transitar da palavra como experiencia estética CAPES/DS
        Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
        Alexandra Castro Conceicao Marcius César Soares Freire A REPRESENTATIVIDADE DO IMAGINÁRIO AMAZÔNICO NO CINEMA DE MARTA NASSAR E DE JORANE CASTRO CAPES/DS
        Ana Maria Giannasi Fernão Vitor Pessôa de Almeida Ramos
        A produção de filmes de longa metragem no Brasil: centenária, cíclica, inconstante e resistente. O que faz o cinema brasileiro existir?
        Andressa Gordya Lopes Dos Santos Marcius César Soares Freire Pancadaria feminina: sexploitation, fetiche e a exploração das relações de violência e irmandade entre mulheres nos Women in Prison Films
        Coraci Bartman Ruiz Gilberto Alexandre Sobrinho Estratégias de Resistência: autobiografias audiovisuais como tecnologias de produção de gênero e sexualidade CAPES/DS
        Danielle de Carla Divardin Fernão Vitor Pessôa de Almeida Ramos O SEMINÁRIO DE CINEMA (1949-1969): PRIMEIRO CURSO REGULAR NO BRASIL VOLTADO A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
        Diego Pacheco Damasceno Fernão Vitor Pessôa de Almeida Ramos Trabalho de análise fílmica orientada a partir do conceito de figural de Lyotard CAPES/DS
        Felipe Corrêa Bomfim Gilberto Alexandre Sobrinho O olhar descolonizado da tecnologia estética: fissuras e construções da imagem da pele escura no cinema CAPES/DS
        Gabriel Costa Correia Marcius César Soares Freire
        As Bordas Porosas do Horror: Subgênero, Semiosfera e Transtextualidade na Obra de Dario Argento
        Gabriel Henrique de Paula Carneiro Fernão Vitor Pessôa de Almeida Ramos
        Trajetórias do Moderno em São Paulo: o cinema paulista independente nos anos 1950 e 1960
        Gustavo Padovani Fernão Vitor Pessôa de Almeida Ramos Propriedade Intelectual: uma análise dos modelos de negócios inovadores das produtoras audiovisuais brasileiras
        Gúryva Cordeiro Portela Pedro Maciel Guimarães Júnior NO RASTRO DO SAMURAI: O Épico no trabalho de Toshiro Mifune CAPES/DS
        Ingrid Hannah Salame da Silva Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
        O Gênero científico no Brasil durante o período silencioso
        CAPES/DS
        Juliana Araujo Silva Marcius César Soares Freire Le modernisme brésilien en littérature et le Cinema Novo: une recherche parallèle de la voix, de la musique et des chansons du peuple dans l’oeuvre de Leon Hirszman
        Liciane Timoteo de Mamede Fernão Vitor Pessôa de Almeida Ramos
        O Percurso de valorização dos filmes do Cinema Marginal brasileiro
        CAPES/DS
        Lucas Procópio Caetano Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
        Um bestiário indomável: o modo horrífico no cinema mundial contemporâneo
        CAPES/DS
        Maria Cristina Couto Melo Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia Propostas possível para o cinema independente no Brasil (1953-2001) FAPESP
        Maria Neli Costa Neves Gilberto Alexandre Sobrinho Práticas religiosas populares no cinema de Nelson Pereira dos Santos, de 1974 a 1994 CAPES/DS
        Natasha Romanzoti Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
        Roteiro no cinema brasileiro: um percurso histórico e crítico
        CAPES/DS
        Pamela de Bortoli Machado Fábio Nauras Akhras Ensinando cinematograficamente: um outro cinema para uma outra escola

          CAPES/DS
          Priscyla Bettim Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia O cinema de Andrea Tonacci

            CAPES/DS
            Renan Paiva Chaves Claudiney Rodrigues Carrasco Som no cinema documentário

              FAPESP
              Rodrigo Corrêa Gontijo Francisco Elinaldo Teixeira LIVE DOC – diálogos, convergências e hibridismos entre documentário e performance CNPq
              Sandro de Oliveira Pedro Maciel Guimarães Júnior A atuação experimental de Helena Ignez na Produtora Belair Filmes CAPES/DS
              Thaís Vanessa Lara Fábio Nauras Akhras CINEMA NA ESCOLA: O MOVIMENTO DE CINECLUBISMO INFANTIL NO BRASIL (1950-2000)
              Thífani Postali Jacinto Fábio Nauras Akhras Documentário de alteridades: um estudo sobre a explicitação da ética dialógica como chave para a representação social do Outro
              Viviana Echávez Molina Marcius César Soares Freire Relações entre cinema documentário contemporâneo e vigilância CAPES/DS
              Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
              Adroaldo Cauduro Eduardo Augusto Ostergren
              REGÊNCIA E O DISCURSO MUSICAL: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO NOTE GROUPING COMO UM MEIO DE ALCANÇAR MAIOR EXPRESSIVIDADE NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL
              Albert Savino Khattar Paulo Adriano Ronqui
              O Enriquecimento do Ensino da Tuba nas Universidades Brasileiras: Metodologia, Didática e Prática.
              Alexandre Henrique dos Santos Adriana do Nascimento Araujo Mendes Educação Musical de Alunos Deficientes Visuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de acordo com as diretrizes teóricas do modelo Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) (Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo)
              Alexandre Martinello Sanches Jose Eduardo Fornari Novo Junior
              Composição para Guitarra Elétrica: Jeu de l’instrumentiste como metáfora para a composição
              CAPES/PROEX
              Ana Carolina Robusti Sacco Paulo Mugayar Kühl
              “Padre João Lyrio Tallarico, vida e obra; Repertório Mariano: um estudo das composições intituladas Ave Maria”
              CAPES/PROEX
              Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão Vilson Zattera Educação musical e psicomotricidade: uma alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar
              Ana Paula Taglianetti Claudiney Rodrigues Carrasco A COMPOSIÇÃO MUSICAL-DRAMATÚRGICA: ENTENDENDO O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM ESPETÁCULO DE TEATRO MUSICAL

                CAPES/PROEX
                Angélica Andrade Silva Menezes Adriana Giarola Kayama
                DO VISÍVEL AO INVISÍVEL, DO INVISÍVEL AO VISÍVEL: EXPERIÊNCIAS SOBRE O CANTO, A VOZ, O CORPO E A CENA.
                Bruna Caroline de Souza Berbert Emerson Luiz de Biaggi
                A OBRA PARA VIOLINO DE EDINO KRIEGER: ASPECTOS ESTILÍSTICOS, IDIOMÁTICOS E INTERPRETATIVOS
                Bruno Yukio Meireles Ishisaki Denise Hortencia Lopes Garcia O DESVIO NA CRIAÇÃO MUSICAL

                  CNPq
                  Camilla dos Santos Silva Carlos Fernando Fiorini Estratégias de aprendizagem autorregulada envolvidas na preparação de repertório avançado de violão: um estudo à luz da teoria social cognitiva FAPESP
                  Carlos Roberto Ferreira Dos Santos Manuel Silveira Falleiros
                  Capicuas Rítmicas: Uma ferramenta para a composição musical
                  Christiano Lima Galvão Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
                  ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DO BAIÃO,MARACATU E FREVO NAS PERFORMANCES DOS BATERISTAS NENÊ E MÁRCIO BAHIA NA MÚSICA DE HERMETO PASCOAL E EGBERTO GISMONTI
                  Clenio de Moura Abreu Regina Machado
                  Forma musical versus força entoativa: gradações tensivas na construção do sentido por meio do canto popular brasileiro
                  Diones Ferreira Correntino Paulo José de Siqueira Tiné
                  Os arranjos do disco Cartas Brasileiras de Léa Freire: Concepção e Processos Criativos
                  Ederaldo Sueiro Júnior Fabio Scarduelli
                  Uma sistematização das potencialidades e estratégias do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do instrumento
                  CAPES/PROEX
                  Eduardo D’Urso Hebling Jônatas Manzolli
                  Do cinema silencioso ao projetor musical: uma reflexão sobre as imagens das coletâneas musicais temáticas em forma de suíte
                  CAPES/PROEX
                  Eduardo Manoel Lustosa Dos Reis Carlos Fernando Fiorini
                  SINFONIA APOCALIPSE: A INTERPRETAÇÃO DO MÍSTICO NA OBRA DE ALMEIDA PRADO
                  Endre Solti Jose Eduardo Fornari Novo Junior
                  PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MODELO DE ENSINO DE GUITARRA ELÉTRICA NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA MODALIDADE EaD
                  Erico Oliveira Fonseca Paulo Adriano Ronqui
                  Ensino a distância para o aprendizado musical: análise de segmentação de público-alvo para possibilidades de estudo do trompete na universidade
                  Fábio Silva Ventura Helena Jank
                  Interpretação historicamente informada ao piano: um estudo sobre as possibilidades interpretativas do repertório para teclado do barroco alemão
                  Fernando Costa Barreto Adriana Giarola Kayama
                  EDIÇÃO CRITICA DA ÓPERA DEMETRIO, DE DAVID PEREZ, COM TEXTO ADAPTADO PARA O PORTUGUÊS DE PIETRO METASTASIO
                  CAPES/PROEX
                  Fernando de Oliveira Magre Denise Hortencia Lopes Garcia
                  Gilberto Mendes em trânsito: percursos entre a música para teatro e a música-teatro
                  Fernando Vieira da Cruz Silvia Cordeiro Nassif
                  Banda de música, ensino e leitura musical
                  Fliblio Ferreira de Souza José Augusto Mannis
                  A Construção da Espacialidade na Música Eletroacústica para o Audiovisual
                  CAPES/PROEX
                  Fransoel Caiado Decarli Paulo Adriano Ronqui
                  ESPECIFICIDADES DO TROMBONE BAIXO NO PROCESSO DE ENSINO E NA PERFORMANCE MUSICAL
                  Gilberto Assis de Oliveira Rosa Jônatas Manzolli
                  PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO: ferramentas analíticas para apreciação crítica do registro sonoro
                  Giulia da Rocha Tettamanti Paulo Mugayar Kühl SILVESTRO GANASSI E O MODO DE TOCAR ARTIFICIOSO: Um estudo da relação entre pronúncia retórica e execução instrumental na música veneziana do século XVI
                  Guilherme Marques Dias Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê

                    CAPES/PROEX
                    Gustavo Nunes Boni Manuel Silveira Falleiros
                    Improvisação, técnicas estendidas e live electronics: perspectivas sobre a prática do contrabaixo no grupo de free jazz
                    Helder Tomas Pinheiro Emerson Luiz de Biaggi
                    Propostas para a Fundamentação Didática da Performance Musical em Duo de Violões
                    CAPES/PROEX
                    Hellem Pimentel Santos Figueiredo Suzel Ana Reily O musicar do grupo Ponto de Partida e a construção de uma linguagem para o teatro musical brasileiro
                    Herson Mendes Amorim Jorge Luiz Schroeder BANDAS DE MÚSICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS CAPES/PROEX
                    Isaac William Kerr Lenita Waldige Mendes Nogueira
                    O PROTAGONISMO DA ORQUESTRA DE ANTÔNIO CARLOS GOMES EM SUAS ÚLTIMAS ÓPERAS: INVESTIGAÇÃO DE SUA ESCRITA ORQUESTRAL PARA SEU POSICIONAMENTO NO DRAMA
                    Isac Rodrigues de Almeida Antonio Rafael Carvalho dos Santos
                    Quando ela toca Jobim: improvisação e interação musical no Trio de Eliane Elias, na década de 1990
                    Itamar Vidal Junior Paulo José de Siqueira Tiné
                    ANTINOMIES I – A Partitura Perdida de Rogério Duprat
                    CAPES/PROEX
                    Ivan Lopes Bueno Eduardo Augusto Ostergren
                    ORQUESTRA EDUCACIONAL – uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento progressivo de técnica e de repertório
                    Jonas Monteiro Arraes Lenita Waldige Mendes Nogueira
                    Carlos Gomes e o circuito artístico-musical de Belém do Pará (1878-1896)
                    Júlio César de Melo Colabardini Jorge Luiz Schroeder
                    Música Popular na Universidade: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem
                    Karine Aguiar de Sousa Saunier Suzel Ana Reily
                    TAPIRAYAUARA:O MUSICAR LOCAL NA COMUNIDADE DE SANTA MARIA DO RIO MAUÉS-AÇU NO AMAZONAS
                    CAPES/PROEX
                    Klesley Bueno Brandão Silvia Cordeiro Nassif
                    O arranjo como ferramenta para o desenvolvimento da musicalidade: proposta de curso de prática de música popular brasileira para graduandos em música
                    Laura Cirne De Souza Adriana Giarola Kayama Yoga e voz cantada – Técnicas de Yoga apliacadas à pedagogia vocal

                      Lucas Zewe Uriarte José Augusto Mannis Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas FAPESP
                      Lucilene Ferreira da Silva Adriana do Nascimento Araujo Mendes O desaparecimento da Melodia na Música tradicional da Infância

                        Luiz Fernando Valente Roveran Claudiney Rodrigues Carrasco
                        Som e excitação nos jogos digitais: funções psicoacústicas da trilha sonora de videogames na experiência do jogador
                        Marcella Tramonte Carlos Gonçalves Machado Neto RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E MEMORIALÍSTICA DA MÚSICA FEMININA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA – SP
                        Marcelo Rocha dos Passos Paulo Adriano Ronqui
                        Estratégias pedagógicas para atuação do trompetista no cenário da música popular instrumental realizada no Brasil
                        Marcos da Silva Maia Hermilson Garcia do Nascimento Guitarra e baião: da canção de Luiz Gonzaga ao legado na música instrumental

                          Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu Regina Machado
                          QUALIDADE VOCAL E SENTIDO: uma investigação sobre o potencial semântico da qualidade vocal em interpretações de Gal Costa e Maria Bethânia
                          CAPES/PROEX
                          Mariana Santos Teófilo Suzel Ana Reily
                          A música que soa e resiste nos cantos da cidade de São Paulo: Cartografia da música popular hispano-americana
                          CAPES/PROEX
                          Marina Maugeri Santos Emerson Luiz de Biaggi
                          O preparo do bacharel para ensinar: uma proposta de inclusão de formação pedagógica para alunos de bacharelado em violino
                          Mateus Vinicius Corusse Regina Machado
                          A educação musical e o músico católico: estudo de caso múltiplo
                          CAPES/PROEX
                          Mathilde Tania Fillat Alexandre Zamith Almeida
                          O violino na música popular brasileira: questões técnico-interpretativas
                          Matteo Ricciardi Adriana do Nascimento Araujo Mendes O perfil profissional e de formação do(a) professor(a) de música: um estudo comparativo entre Brasil e Itália.

                            Micael Antunes da Silva Jônatas Manzolli
                            ESTUDO EXPERIMENTAL DA DISSONÂNCIA SENSORIAL EM ESPECTROS INARMÔNICOS A PARTIR DO MÉTODO DE ANÁLISE QUANTITATIVA DESCRITIVA
                            Miguel Clemente Rubio Jose Eduardo Fornari Novo Junior
                            MuViL: Videogames educativos como recursos de apoio didático na educação musical
                            Paula Andrade Callegari Paulo Mugayar Kühl As virtudes retóricas no tratado Le Istitutioni Harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino

                              Paulo Roberto Machado de Paula Carlos Fernando Fiorini
                              A SINFONIA N 4 (DA PAZ) DE CLAUDIO SANTORO E O REALISMO SOCIALISTA BRASILEIRO: (IM)POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS
                              CAPES/PROEX
                              Rafael Souza Palmeira Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
                              A bateria na música Afro-baiana: linguagem e interpretação a partir dos ritmos do Candomblé Ketu
                              CAPES/PROEX
                              Rafaela Haddad Costa Ribas Angelo José Fernandes Os 12 Poemas da Negra de Camargo Guarnieri

                                CAPES/PROEX
                                Raissa Amaral Magrini Angelo José Fernandes
                                A importancia do leitmotiv na criação dos personagens femininos nas óperas de Ernst Mahle
                                CAPES/PROEX
                                Ramón Del Pino Manuel Silveira Falleiros Processos de des(re)territorialização da improvisação brasileira
                                Raquel Mendonça Martins Suzel Ana Reily
                                OS FUNKS DAS PERIFERIAS DE SÃO PAULO COMO DEMARCADORES DE TERRITÓRIO PELA VIA DO FAZER MUSICAL LOCAL: ESPAÇO SONORO, IDENTIDADE E TENSÃO
                                Renan Moretti Bertho Lenita Waldige Mendes Nogueira
                                A nova revitalização do choro no interior de São Paulo
                                FAPESP
                                Ricardo Alexandre de Freitas Lima Regina Machado
                                A voz do dono: assinatura vocal no canto brasileiro popular
                                CAPES/PROEX
                                Sandra Regina Cielavin Adriana do Nascimento Araujo Mendes
                                Portal Coral: Ambiente Virtual de Aprendizagem aplicado à Educação Musical
                                Sara Cecília Cesca Jorge Luiz Schroeder Estética e Educação Musical no ensino superior: ferramentas filosóficas na prática docente

                                  Sergio Naidin Suzel Ana Reily O julgamento dos critérios e os critérios de julgamento: a influência da competição na performance das baterias de Escola de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

                                    Stephen Coffey Bolis Fabio Scarduelli
                                    Vida e obra de Milton Nunes – Retratos de um professor-compositor e intérprete
                                    CAPES/PROEX
                                    Taís Daniela Leite Vieira Adriana Giarola Kayama Heroína de Carlos Gomes: Cecilia

                                      Vicente Samy Ribeiro Antonio Rafael Carvalho dos Santos
                                      MODALISMO PÓS-TONAL, MODERNIDADE E IMAGINÁRIO NACIONAL NA MÚSICA DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM EM SUA FASE PÓS-BOSSANOVISTA (1970-1994)
                                      Victor Rocha Polo Hermilson Garcia do Nascimento
                                      O violão acompanhador na MPB da década de 1970: análise de levadas rítmicas em gêneros brasileiros
                                      Viviane Alves Kubo Munari Paulo Mugayar Kühl A maniera italiana di canto: a formação e a vocalidade dos cantores da primeira metade do século XVII na Itália
                                      Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
                                      ALICE STEFANIA CURI MATTEO BONFITTO JUNIOR Serpeio: cartografia de uma atriz entre convívios, poiesis, dramaturgias SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO DISTRITO FEDERAL
                                      ERIKA CAROLINA CUNHA RIZZA DE OLIVEIRA VERONICA FABRINI MACHADO DE ALMEIDA Dramaturgias de Fronteira CAPES/PNPD
                                      MELISSA DA SILVA FERREIRA MATTEO BONFITTO JUNIOR Presenças da infância na cena contemporânea FAPESP
                                      Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
                                      LUCIANA BENETTI MARQUES VALIO MARIA DE FÁTIMA MORETHY COUTO Quando a incerteza é o estado de espírito CAPES/PNPD
                                      Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
                                      MARIANA DUCCINI JUNQUEIRA DA SILVA GILBERTO ALEXANDRE SOBRINHO Documentários de compilação: rearticulação de sentidos em práticas audiovisuais contemporâneas CAPES/PNPD
                                      THEO COSTA DUARTE FERNÃO VITOR PESSOA DE ALMEIDA RAMOS FAPESP
                                      Pesquisador: Orientador: Título: Financiamento:
                                      ENRIQUE VALARELLI MENEZES SUZEL ANA REILY Transformações de práticas musicais centro-africanas no Samba urbano brasileiro CAPES/PNPD
                                      EVANTHIA PATSIAOURA SUZEL ANA REILY Musicar no espírito: louvor, comunidade e a produção da localidade entre pentecostais nigerianos na diáspora FAPESP
                                      LORENA AVELLAR DE MUNIAGURRIA SUZEL ANA REILY O fazer musical do carimbó de Santarém Novo: música, política e a construção de um patrimônio cultural brasileiro FAPESP
                                      Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
                                      Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
                                      Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
                                      Doutorado Renan Paiva Chaves Claudiney Rodrigues Carrasco / Joshua Seth Malitsky Em busca de uma história e teoria do som no documentário Indiana University (Estados Unidos) FAPESP
                                      Modalidade: Aluno: Orientador: Título: Instituição: Financiamento:
                                      Doutorado Evanthia Patsiaoura Suzel Ana Reily / Caroline Auriol Bithell Musicar no espírito: louvor, comunidade e a produção da localidade entre pentecostais nigerianos na diáspora University of Manchester (Inglaterra) FAPESP