Qualidades Expressivas do Movimento

Professora Ministrante: SAYONARA PEREIRA

Sayonara Pereira é bailarina, coreógrafa, Pedagoga em Dança licenciada pela Hochschule für Musik Köln e doutoranda em Artes pela UNICAMP.

Realizou seus estudos em dança no Brasil, USA, e Alemanha.

Em Porto Alegre nos anos oitenta fundou com um grupo de bailarinos o Grupo Terra, grupo que ficou conhecido pela sua versatilidade.

Foi Professora de dança da FUNDARTE/RS entre 1980 e 1984.

À convite da bailarina e coreógrafa alemã Susanne Linke estudou na Folkwang Hochschule de Essen, escola dirigida por Pina Bausch.

Na cidade de Essen - Alemanha fixou sua residência entre 1984 e 2003, trabalhando com artistas de formação eclética entre eles: Christine Brunel, Barbara Heinisch, Peter Kowald, Armando Pekeno, Simonne Rorato, Mark Sieczkarek, dançando e dirigindo suas próprias produções como coreógrafa independente, e ministrando classes e workshops para diferentes Companhias de Dança, Escolas, Centros de Arte e Universidades.

Em 2003 obteve o título de “Diplom Tanzpädagogin” -Pedagoga em Dança Licenciada -, pela Hochschule für Musik Köln (Escola Superior de Música de Colônia - Alemanha – Departamento de Dança), e uma Bolsa de Estudos do DAAD (Deutscher Akademischer Austausche Dinst /Serviço Alemão de Intercâmbio)para realizar pesquisa no Brasil.

Atualmente realiza seu Doutorado em Artes, orientada pela Profa. Dra. Inaicyra Falcão dos Santos no Instituto de Artes - DACO – UNICAMP, sendo bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e ministra aulas de Dança Contemporânea.

Seu projeto de pesquisa transita entre o processo criativo de obras cênicas com temáticas contemporâneas e uma reelaboração para o incremento de um método coreográfico que possua elementos tanto da cultura nacional como de culturas internacionais.

Descrição da Oficina: A técnica que é utilizada nas aulas deriva de toda uma experiência com professores da linha alemã de dança contemporânea, país onde a professora Sayonara estudou e atuou durante 19 anos. A partir desta experiência foi elaborada uma estrutura própria de aula que tem sido ministrada para diferentes Companhias de Dança, Universidades, Escolas de Dança e em Workshops no Exterior e no Brasil.

A oficina contempla: qualidades expressivas do movimento. Estas qualidades podem ter suas matrizes até junto aos gestos do cotidiano e quando nos orientamos no espaço em diferentes direções – planos – extensões – caminhos e formas de movimentos, ou ainda quando trabalhamos diferentes impulsos e dinâmicas através de exercícios específicos.

Objetivo da Oficina:

A oficina tem como objetivo apresentar tópicos da filosofia do Tanztheater [1] através de aulas práticas que serão desenvolvidas com os alunos e assim a partir desta nova ferramenta  adquirida ,objetivaremos   um aprimoramento das qualidades dos movimentos expressados por eles.

Público alvo Bailarinos com conhecimento em técnica de dança contemporânea e atores com algum conhecimento em dança.

Máximo de vagas: 30 participantes



[1] Movimento de dança que ocorreu na Alemanha a partir de 1932. O Coreógrafo Kurt Jooss – autor de A Mesa Verde é seu  

     protagonista