SOBRE O CURSO
Proposta do Programa
Áreas de Concentração
Estrutura do Curso
CORPO DOCENTE
Artes Cênicas
Artes Visuais
SELEÇÃO 2011
Linhas Gerais
Calendário
Documentos para Inscrição
Áreas Oferecidas
Vagas para 2011
Pesos das Provas
Bolsas de Estudo
Doutorado Direto
Candidato Estrangeiro
DISCIPLINAS
Horário: 2º Sem/2010
Atividades Orientadas
Programas de Discip.
Catálogo de Disciplinas
ALUNO REGULAR
Renovação de Matrícula
Matrícula Ingressantes
Sipex, Produção Intelectual
Bolsas, Critérios
Normas, Modelos e Formulários p/ Exames e Defesa
Formatação Dissertação/Tese
Links
ESTUDANTE ESPECIAL
Instruções
Relação de Disciplinas
Candidatos Aprovados
PED
Informações e Calendário
Formulário de Inscrição
Candidatos Aprovados
Normas PRPG
CADASTRE-SE
Cadastro para recebimento de informações
ENTRE EM CONTATO
Endereço
Telefones
Internet
Horários
Mapa de Acesso
ÁREA RESTRITA
Docentes
Discentes
   
versão para impressão

Áreas de Concentração

ARTES CÊNICAS
teatro, dança e performance (veja mais imagens aqui)


cena de defesa de Mestrado

montagem Josefina, A Cantora

cena de defesa de Doutorado

Esta área de Concentração dedica-se ao estudo das artes que, na concretização de suas obras, ocupam o espaço cênico e/ou tem na presença do corpo do atuante o campo privilegiado de suas investigações. Aborda temas e problematiza questões do evento espetacular e das instaurações de teatralidades e performatividades, quer seja na perspectiva de sua materialização (um fazer), quer seja numa abordagem crítica ou conceitual. O foco da investigação e da reflexão está centrado nos fundamentos técnico/poéticos do intérprete e nos processos e poéticas de construção da cena, a partir de conteúdos vindos da cultura popular, das correntes históricas das artes cênicas (teatro, dança e performance) e de suas tendências contemporâneas.

Linhas de Pesquisa

1. Processos e poéticas da cena

Concentra experimentação e reflexão sobre os processos de criação cênica e de configurações do espetacular, propondo o diálogo com a visão orquestrada do conjunto cênico/espetacular e sua inserção no contexto poético, podendo também abrir o foco para os contextos histórico, social e cultural. Esta linha abarca investigações sobre dramaturgias, espetacularidades e teatralidades nos campos da dança, do teatro e da performance. Busca-se tanto a exploração de matrizes da tradição e suas metamorfoses no tempo e no espaço, quanto a o mapeamento/rastreamento e a especulação de rupturas, de hibridismos, abrangendo pesquisas quer nos campos das manifestações populares (religiosas e profanas), quer nas culturas eruditas e suas múltiplas contaminações.

2. Fundamentos técnico/poéticos do intérprete

Esta linha é composta de estudos teóricos e experimentais dos processos de formação e de criação do intérprete, na constituição de repertórios técnico/poéticos que o habilitem para o desempenho artístico a partir da compreensão das articulações que coordenam a cena. Busca-se a exploração e o estudo de processos e atuações e sua correspondência às diferentes poéticas da linguagem cênica, bem como sua relação com o contexto da cultura na qual se insere. Abarca as investigações sobre o atuante/performador nos campos da dança, do teatro e da performance, destacando processos de criação, de elaboração/discussão de procedimentos, métodos e técnicas. Tendo o atuante/performador como foco central das investigações, esta linha busca também a exploração de matrizes da tradição e suas metamorfoses no tempo e no espaço, quanto a o mapeamento/rastreamento e a especulação de rupturas, de hibridismos, abrangendo pesquisas quer nos campos das manifestações populares (religiosas e profanas), quer culturas eruditas e suas múltiplas contaminações.

 

ARTES VISUAIS (veja mais imagens aqui)

mostra Dias de Vênus detalhe de grafite na parede
exposição de Luise Weiss na Galeria

Esta área de concentração congrega estudos teóricos e experimentais que tratam da obra/objeto de arte em seu processo de criação e materialização, bem como estudos que privilegiam a reflexão teórica sobre o fenômeno artístico no campo das visualidades. Busca-se estimular uma visão crítica e criativa de questões fundamentais relacionada às artes visuais em sua multiplicidades de meios de expressão, desde os mais tradicionais até suas interfaces com as novas tecnologias. Propõe a investigação vertical de linguagem e as estratégias de um fazer. Aborda códigos visuais, os meios, os suportes de cada configuração poética, seja ela no campo das artes plásticas, da arquitetura, do design, das novas tecnologias.

Linhas de Pesquisa

1. Poéticas Visuais

A linha de pesquisa Poéticas Visuais compreende projetos de pesquisa que tratam a obra de arte a partir de seus processos de instauração e de sua materialidade. Seu objetivo consiste em desenvolver a investigação e a reflexão do modo de produção a partir das relações entre procedimentos, linguagens e materiais, buscando contribuir efetivamente para a prática, análise e construção do conhecimento do fazer artístico e de suas manifestações contemporâneas. Apesar de ter na palavra visual o destino do sentido ao qual se dirige em primeira instancia as poéticas abarcadas por essa linha, é importante ressaltar os aspectos da materialidade envolvidos nos processos de instauração, onde texturas e densidades falam diretamente ao tato, às mãos. Procura-se nesta linha a exploração do jogo constante entre olhar e tocar na construção de visualidades.

 

2. Fundamentos Teóricos das Artes

A linha Fundamentos Teóricos das Artes engloba diversas abordagens teóricas sobre a produção artística: os textos de crítica de arte, o discurso histórico, as questões de teoria e filosofia da arte, a reflexão sobre a arte das bordas, fronteiras e hibridismos. Abarca estudos de cujo histórico e/ou crítico-especulativo sobre a preservação do patrimônio artístico, bem como a dimensão de formação, da construção de um conhecimento sensível que a arte carrega em si. O objetivo é refletir sobre a produção artística, sobre a percepção estética e sobre a maneira de pensá-las.

3. Projeto e Linguagem

A linha de pesquisa em Projeto e Linguagem compreende a investigação conceitual, metodológica e processual, ampla e diversificada, do ensino e da prática do projeto nos campos da arquitetura, do desenho industrial e das artes aplicadas, enfatizando as dimensões artísticas desses saberes específicos. Busca-se a exploração, tanto crítica quanto criativa, das tensões e colaborações entre o artístico e o funcional. Contempla o estudo das linguagens formais vinculadas ao projeto, expressas pelo desenho, matéria, luz, cor e outros meios de notação, bem como a indagação de suas relações com diferentes contextos culturais.

4. Cultura Áudio Visual e Mídia

Esta linha de pesquisa abarca as interações entre arte e tecnologia nos campos da fotografia, da vídeo-arte, do cinema e dos meios digitais. Propõe novas abordagens e cruzamentos criativos entre imagem e som, entre visualidades e cena, entre narração e impressão sensível, quer no campo do fazer, quer no campo da reflexão conceitual e/ou crítica. As artes audiovisuais, historicamente, interagiram com a cultura mediática acentuando-se, hoje, no domínio da convergência digital. Nesse sentido, esta Linha de Pesquisa aborda os diversos meios analógicos e/ou digitais e o papel central que desempenham na circulação do produto artístico nas sociedades contemporâneas, exercendo uma influência direta na construção do imaginário.

 
<< Proposta do Programa Estrutura do Curso >>
 

   
hoje: 20.06.2019, 04:55:51 - última atualização: 26-02-2019 às 14:34:27
entre em contato