Pós-graduação

Trancamento de Matrícula

 

É a suspensão temporária da matrícula do aluno, sem a perda do vínculo com a Universidade.
O limite máximo de trancamentos de matrícula é de dois períodos letivos, consecutivos ou não, devendo ser solicitado a cada período letivo regular.
O tempo de integralização remanescente, no momento de cada solicitação, deve ser maior ou igual à duração da licença solicitada.

Novo Procedimento de Trancamento

  1. Verifique no Calendário Escolar dos Cursos de Pós-Graduação do ano vigente o período estabelecido para solicitar o trancamento de matrícula;
  2. Acesse o e-DAC para efetuar a solicitação.

Com as alterações no procedimento, as validações do orientador e dos coordenadores dos programas passam a ser efetuadas diretamente pela DAC, por meio de mensagens encaminhadas ao instituto, sem a necessidade de atuação do aluno.

Regulamentações a respeito:
Deliberação CONSU-A-010/2015, de 11/08/2015 – artigo 21 e 22.

Procedimento de Licença Maternidade

Toda mulher regularmente matriculada em programas de mestrado ou doutorado tem direito ao afastamento de licença maternidade pelo período de até 180 dias, os quais serão computados em prorrogação de prazo de integralização, de acordo com a Instrução Normativa CCPG 001/2015, de 11/11/2015.

Procedimentos:

“A solicitação deverá ser entregue, impreterivelmente, até 30 dias após o nascimento da criança, à respectiva CPG, e deverá ser instruída com os seguintes documentos:

I – Cópia de Certidão de Nascimento da criança, autenticada ou pela CPG da Unidade;

II – Ciência e concordância do Orientador.”

Vide Instrução Normativa CCPG 001/2015, de 11/11/2015.