SIMPÓSIO INTERNACIONAL PERFORMA CLAVIS - 2024


O Simpósio Performa Clavis Internacional foi idealizado como uma atividade de cooperação trilateral entre os Programas de Pós-Graduação em Música das três universidades do Estado de São Paulo, sediados no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Desde sua primeira edição, em 2010, assume como objetivo prioritário o fortalecimento, no cenário acadêmico e artístico nacional, das pesquisas e práticas artísticas e de docência na área de performance e das práticas interpretativas, com ênfase nos instrumentos de teclado, a saber: piano, fortepiano, cravo, clavicórdio e órgão. Esta oitava edição do Performa Clavis Internacional propõe o tema  Instrumentos de teclado e seus contextos:  sonoridades, repertórios e práticas. Será sediado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas e contará com a participação de professores de instrumentos de teclado das três instituições promotoras, além de quatro convidados: o fortepianista Pablo Gòmez Ábalos (Escola Superior de Música de Alto Rendimento - Espanha), a cravista Arianna Radaelli (Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart - Alemanha), e os pianistas Luis Ascot (Argentina) e Salomão Soares (Brasil).

Inscrições até 30 de novembro de 2024: https://forms.gle/T2AUVKA9ERtQMCoq5

* se o link não abrir diretamente, copie e cole no navegador

 

PROGRAMAÇÃO

Resumo

 

11/12/2024

12/12/2024

13/12/2024

09:00

Palestra I

Profa. Arianna Radaelli

Inégalité: not only in France.

On the trail of a European practice in the Spanish Renaissance

 

Palestra II

Prof. Luiz Ascot

O Piano Latino Americano

 

Palestra III

Prof. Pablo Gómez Ábalos

O Clavecin Royal e a estética dos Timbres.

10:00

Intervalo

Intervalo

Intervalo

10:30

Masterclass-Cravo

Profa. Arianna Radaelli

Masterclass-Piano

Prof. Luiz Ascot

Masterclass- Fortepiano

Prof. Pablo Gómez Ábalos

12:30

Almoço

Almoço

Almoço

14:00

Recital de participantes

L.Marchand: Sarabanda em Ré menor, Roberto Cornacchioni

F. Chopin: Sonata op. 4 (Larguetto), Gabriel Brandão

F. Chopin: Valsa op. 34 n.2, Fabiana Bonilha

 

M. Rauta: Toccata n.4, Fernando Vago

G. Roseiro: Areia e Neve, Gil Roseiro

Recital de participantes

H. Montgeroult: Etude n.28, Roberto Cornacchioni

J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 49, Luis Henrique Leite

A. Ginastera: Suite Danzas Criollas, Nickollas Lopes

J. Brahms: Rapsódia op.79 n.1, Bruna Mello

F. Chopin: Balada n. 1 op. 23,  Pedro Correia

 

Recital de participantes

D. Scarlatti: Sonata K. 96, Pedro Zanatta

J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 50, Júlio Pasquali

H. Oswald: Estudo n.1, Luis Henrique Leite

A. Ginastera: Danzas Argentinas op. 2, Pedro Correia

V. Alves: Baile da Siri, Vitor Alves

14:30

 

Sessão de Comunicações

 

Sessão de Comunicações

 

Sessão de Comunicações

16:30

Intervalo

Intervalo

Intervalo

17:00

Oficina Piano Popular

Prof. Salomão Soares

Mesa redonda

Professores da USP, Unesp e Unicamp

Mesa redonda

Professores da USP, Unesp e Unicamp

19:00

Concerto I

programação abaixo


 

Concerto II

programação abaixo

 Concerto III

programação abaixo

 

Programas dos concertos (nos três dias de evento, às 19h)

CONCERTO I - 11/12/2024 

J. S. Bach: Fantasia cromática e Fuga BWV. 903

Cravo: Edmundo Hora

 

C.P.E. Bach: Fantasia Wq 58/7 em Lá M

C.P.E. Bach: Fantasia Wq 61/5 em Sib M

Fortepiano: Pablo Gomez Àbalos

 

George Antheil: Prelúdios IX, XL e XLII (La femme 100 têtes)

Piano: Hellen Gallo

 

Lycia de Biase Bidart: Noite…

Maurice Ravel: Menuet (Suíte Le Tombeau de Couperin)

Piano: Danielli Benedetti

 

Lea Freire: Labirinto e Samba da Lana

Piano: Thais Nicodemo

 

Fernanda Navarro: Crumbling

Fernanda Navarro: Still and Still

Piano: Alexandre Zamith

 

CONCERTO II - 12/12/2024

G. Frescobaldi: Toccata X (Toccate d’Intavolatura di Cimbalo)

J.S. Bach: Concerto Italiano BWV 971

D. Scarlatti: Sonata in G major K. 144

G.F. Händel: Chaconne in G major HWV 435

Cravo: Arianna Radaelli

 

Antonio Vieira dos Santos: Tocata Grande em Ré

Antonio Vieira dos Santos: A Baiana

Fortepiano: Edmundo Hora

 

S. Neukomm: Grande Sonate Op.16 (Allegro molto)

Fortepiano: Mario Videira

 

Cyro Pereira: Nostálgica

Piano: Luciana  Sayure

 

V. Lobos: Choros n. 5

Piano: Mauricy Martin

 

CONCERTO III - 13/12/2024

C.P.E. Bach: Rondo Wq 56/5 em Lá m

C.P.E. Bach: Fantasia Wq 80 em Fa# m "C.P.E. Bachs Empfindungen"

Fortepiano: Pablo Gomez Àbalos

 

S. Neukomm: Adagio em Mi bemol maior ("Les Adieux")

Fortepiano: Mario Videira

 

Luciano Gallet: Três Peças Burlescas (1919) e Hyeroglifo (1922)

Piano: Nahim Marun

 

F. Mignone:  6 1/2 prelúdios

Piano: Eduardo Monteiro

 

H. Villa-Lobos: Festa no Sertão

Piano: Ana Claudia  Agazzi

 

Acácio Piedade: Abertura Soviet (Homenagem a Shostakovich)

Hércules Gomes - Ventos do Morro (transcrição para piano a 4 mãos pelo Duo Corvisier)

Piano: Duo Corvisier

 

Masterclasses (nos três dias de evento, às 10h30)

MASTERCLASSES

Cravo, dia 11/12, às 10h30
Profa. Arianna Radaelli
Piano, 12/12, às 10h30
Prof. Luis Ascot
Fortepiano, 13/12, às 10h30
Prof. Pablo Ábalos

L.Marchand: Sarabanda em Ré menor

Roberto Cornacchioni 

F. Chopin: Sonata op. 4 (Larguetto)

Gabriel Brandão 

J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 49 

Luis Henrique Leite

D. Scarlatti: Sonata K96

Pedro Zanatta 

A. Ginastera: Danzas Argentinas 

Pedro Correia 

J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 50 

Júlio Pasquali

 

A. Ginastera: Suite Danzas Criollas

Nickollas Lopes

H. Montgeroult: Etude n.28

Roberto Cornacchioni

 

J. Brahms: op.79 N.1

Bruna Mello 

 

 

 

Comunicações (nos três dias de evento, às 14h30)

COMUNICAÇÕES

Dia 11/12

Dia 12/12

Dia 13/12

Percussividade nas Teclas: Adaptação do Congo Capixaba para o Piano Solo

Gil Roseiro Peijnenburg / Thais Lima Nicodemo

 

Improvisação contemporânea sobre o cinema mudo: relato e estratégias de experiência artística ao piano

Mateus Santin Mendes / Alexandre Zamith Almeida

 

Uma Transcrição para Piano da Sonata Omaggio a Boccherini de Mario Castelnuovo-Tedesco

Daniela Lucatelle Bartoloni / Gilson Antunes

Reflexões sobre o ensino da improvisação de valsas no estilo de Frédéric Chopin

Roberto Cornacchioni Alegre

As Eingänge em Mozart: Retórica ou Gramática? Uma Análise das Práticas Improvisatórias no Concerto K.415

Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro

 

A prática de partimento, improvisação e composição em estilos históricos como abordagem interdisciplinar no estudo e ensino da performance ao piano

Vinicius de Mello Jordão

Intertextualidade nos Scherzos para piano de Johannes Brahms e Frédéric Chopin

Eduardo Henrique Soares Monteiro / Dersu Almeida Soares

 

Simultaneidades, politemporalidades e fatores interpretativos de coesão em obras para piano de Olivier Messiaen

Maurício Zamith Almeida

 

A construção da performance pianística por meio da transcrição e da leitura musical em Braille

Fabiana Fator Gouvêa Bonilha

 

Os recursos notacionais na obra para piano de Villa-Lobos e suas implicações performativas

Lucas Santos Gonçalves / Luciana Sayure Shimabuco

 

Análise schenkeriana e performance: um estudo sobre o Larghetto da Sonata Op. 4 de Chopin

Gabriel Lopes Brandão

 

Problemáticas dos ritmos pontuados na interpretação pianística do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach

Pedro Brack Aguilar / Eduardo Henrique Soares Monteiro

Escuta em performance: possíveis diálogos entre exercícios de escuta e o repertório polifônico para piano

Filipe dos Santos  Alexandrino /  Alexandre Zamith Almeida

 

A Atuação Docente do Bacharel  em piano sob a perspectiva dos projetos pedagógicos de cursos em instituições públicas brasileiras

Henrique Segala Villela

 

O ensino de improvisação e elaboração de arranjo: Reflexões sobre a prática pedagógica de dois professores de Piano Popular da EMESP

Wendell Müller dos Santos Lima

 

O legado pedagógico de Franz Liszt e suas implicações no ensino contemporâneo de piano

Fernando Vago Santana

 

 

Adagio e o estilo fantástico: em busca de vestígios de tradições improvisatõrias nas Wunderkammern do período clássico

Pedro Sperandio