SIMPÓSIO INTERNACIONAL PERFORMA CLAVIS - 2024

O Simpósio Performa Clavis Internacional foi idealizado como uma atividade de cooperação trilateral entre os Programas de Pós-Graduação em Música das três universidades do Estado de São Paulo, sediados no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Desde sua primeira edição, em 2010, assume como objetivo prioritário o fortalecimento, no cenário acadêmico e artístico nacional, das pesquisas e práticas artísticas e de docência na área de performance e das práticas interpretativas, com ênfase nos instrumentos de teclado, a saber: piano, fortepiano, cravo, clavicórdio e órgão. Esta oitava edição do Performa Clavis Internacional propõe o tema Instrumentos de teclado e seus contextos: sonoridades, repertórios e práticas. Será sediado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas e contará com a participação de professores de instrumentos de teclado das três instituições promotoras, além de quatro convidados: o fortepianista Pablo Gòmez Ábalos (Escola Superior de Música de Alto Rendimento - Espanha), a cravista Arianna Radaelli (Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart - Alemanha), e os pianistas Luis Ascot (Argentina) e Salomão Soares (Brasil).
Inscrições até 30 de novembro de 2024: https://forms.gle/T2AUVKA9ERtQMCoq5
* se o link não abrir diretamente, copie e cole no navegador
PROGRAMAÇÃO
Resumo
|
11/12/2024 |
12/12/2024 |
13/12/2024 |
09:00 |
Palestra I Profa. Arianna Radaelli Inégalité: not only in France. On the trail of a European practice in the Spanish Renaissance
|
Palestra II Prof. Luiz Ascot O Piano Latino Americano
|
Palestra III Prof. Pablo Gómez Ábalos O Clavecin Royal e a estética dos Timbres. |
10:00 |
Intervalo |
Intervalo |
Intervalo |
10:30 |
Masterclass-Cravo Profa. Arianna Radaelli |
Masterclass-Piano Prof. Luiz Ascot |
Masterclass- Fortepiano Prof. Pablo Gómez Ábalos |
12:30 |
Almoço |
Almoço |
Almoço |
14:00 |
Recital de participantes L.Marchand: Sarabanda em Ré menor, Roberto Cornacchioni F. Chopin: Sonata op. 4 (Larguetto), Gabriel Brandão F. Chopin: Valsa op. 34 n.2, Fabiana Bonilha
M. Rauta: Toccata n.4, Fernando Vago G. Roseiro: Areia e Neve, Gil Roseiro |
Recital de participantes H. Montgeroult: Etude n.28, Roberto Cornacchioni J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 49, Luis Henrique Leite A. Ginastera: Suite Danzas Criollas, Nickollas Lopes J. Brahms: Rapsódia op.79 n.1, Bruna Mello F. Chopin: Balada n. 1 op. 23, Pedro Correia
|
Recital de participantes D. Scarlatti: Sonata K. 96, Pedro Zanatta J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 50, Júlio Pasquali H. Oswald: Estudo n.1, Luis Henrique Leite A. Ginastera: Danzas Argentinas op. 2, Pedro Correia V. Alves: Baile da Siri, Vitor Alves |
14:30 |
Sessão de Comunicações |
Sessão de Comunicações |
Sessão de Comunicações |
16:30 |
Intervalo |
Intervalo |
Intervalo |
17:00 |
Oficina Piano Popular Prof. Salomão Soares |
Mesa redonda Professores da USP, Unesp e Unicamp |
Mesa redonda Professores da USP, Unesp e Unicamp |
19:00 |
Concerto I programação abaixo |
Concerto II programação abaixo |
Concerto III programação abaixo |
Programas dos concertos (nos três dias de evento, às 19h)
CONCERTO I - 11/12/2024
J. S. Bach: Fantasia cromática e Fuga BWV. 903
Cravo: Edmundo Hora
C.P.E. Bach: Fantasia Wq 58/7 em Lá M
C.P.E. Bach: Fantasia Wq 61/5 em Sib M
Fortepiano: Pablo Gomez Àbalos
George Antheil: Prelúdios IX, XL e XLII (La femme 100 têtes)
Piano: Hellen Gallo
Lycia de Biase Bidart: Noite…
Maurice Ravel: Menuet (Suíte Le Tombeau de Couperin)
Piano: Danielli Benedetti
Lea Freire: Labirinto e Samba da Lana
Piano: Thais Nicodemo
Fernanda Navarro: Crumbling
Fernanda Navarro: Still and Still
Piano: Alexandre Zamith
CONCERTO II - 12/12/2024
G. Frescobaldi: Toccata X (Toccate d’Intavolatura di Cimbalo)
J.S. Bach: Concerto Italiano BWV 971
D. Scarlatti: Sonata in G major K. 144
G.F. Händel: Chaconne in G major HWV 435
Cravo: Arianna Radaelli
Antonio Vieira dos Santos: Tocata Grande em Ré
Antonio Vieira dos Santos: A Baiana
Fortepiano: Edmundo Hora
S. Neukomm: Grande Sonate Op.16 (Allegro molto)
Fortepiano: Mario Videira
Cyro Pereira: Nostálgica
Piano: Luciana Sayure
V. Lobos: Choros n. 5
Piano: Mauricy Martin
CONCERTO III - 13/12/2024
C.P.E. Bach: Rondo Wq 56/5 em Lá m
C.P.E. Bach: Fantasia Wq 80 em Fa# m "C.P.E. Bachs Empfindungen"
Fortepiano: Pablo Gomez Àbalos
S. Neukomm: Adagio em Mi bemol maior ("Les Adieux")
Fortepiano: Mario Videira
Luciano Gallet: Três Peças Burlescas (1919) e Hyeroglifo (1922)
Piano: Nahim Marun
F. Mignone: 6 1/2 prelúdios
Piano: Eduardo Monteiro
H. Villa-Lobos: Festa no Sertão
Piano: Ana Claudia Agazzi
Acácio Piedade: Abertura Soviet (Homenagem a Shostakovich)
Hércules Gomes - Ventos do Morro (transcrição para piano a 4 mãos pelo Duo Corvisier)
Piano: Duo Corvisier
Masterclasses (nos três dias de evento, às 10h30)
MASTERCLASSES |
||
Cravo, dia 11/12, às 10h30 Profa. Arianna Radaelli | Piano, 12/12, às 10h30 Prof. Luis Ascot | Fortepiano, 13/12, às 10h30 Prof. Pablo Ábalos |
L.Marchand: Sarabanda em Ré menor Roberto Cornacchioni |
F. Chopin: Sonata op. 4 (Larguetto) Gabriel Brandão |
J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 49 Luis Henrique Leite |
D. Scarlatti: Sonata K96 Pedro Zanatta |
A. Ginastera: Danzas Argentinas Pedro Correia |
J. Haydn: Sonata Hob. XVI: 50 Júlio Pasquali |
A. Ginastera: Suite Danzas Criollas Nickollas Lopes |
H. Montgeroult: Etude n.28 Roberto Cornacchioni |
|
J. Brahms: op.79 N.1 Bruna Mello |
Comunicações (nos três dias de evento, às 14h30)
COMUNICAÇÕES |
||
Dia 11/12 |
Dia 12/12 |
Dia 13/12 |
Percussividade nas Teclas: Adaptação do Congo Capixaba para o Piano Solo Gil Roseiro Peijnenburg / Thais Lima Nicodemo
Improvisação contemporânea sobre o cinema mudo: relato e estratégias de experiência artística ao piano Mateus Santin Mendes / Alexandre Zamith Almeida
Uma Transcrição para Piano da Sonata Omaggio a Boccherini de Mario Castelnuovo-Tedesco Daniela Lucatelle Bartoloni / Gilson Antunes Reflexões sobre o ensino da improvisação de valsas no estilo de Frédéric Chopin Roberto Cornacchioni Alegre As Eingänge em Mozart: Retórica ou Gramática? Uma Análise das Práticas Improvisatórias no Concerto K.415 Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro
A prática de partimento, improvisação e composição em estilos históricos como abordagem interdisciplinar no estudo e ensino da performance ao piano Vinicius de Mello Jordão |
Intertextualidade nos Scherzos para piano de Johannes Brahms e Frédéric Chopin Eduardo Henrique Soares Monteiro / Dersu Almeida Soares
Simultaneidades, politemporalidades e fatores interpretativos de coesão em obras para piano de Olivier Messiaen Maurício Zamith Almeida
A construção da performance pianística por meio da transcrição e da leitura musical em Braille Fabiana Fator Gouvêa Bonilha
Os recursos notacionais na obra para piano de Villa-Lobos e suas implicações performativas Lucas Santos Gonçalves / Luciana Sayure Shimabuco
Análise schenkeriana e performance: um estudo sobre o Larghetto da Sonata Op. 4 de Chopin Gabriel Lopes Brandão
Problemáticas dos ritmos pontuados na interpretação pianística do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach Pedro Brack Aguilar / Eduardo Henrique Soares Monteiro |
Escuta em performance: possíveis diálogos entre exercícios de escuta e o repertório polifônico para piano Filipe dos Santos Alexandrino / Alexandre Zamith Almeida
A Atuação Docente do Bacharel em piano sob a perspectiva dos projetos pedagógicos de cursos em instituições públicas brasileiras Henrique Segala Villela
O ensino de improvisação e elaboração de arranjo: Reflexões sobre a prática pedagógica de dois professores de Piano Popular da EMESP Wendell Müller dos Santos Lima
O legado pedagógico de Franz Liszt e suas implicações no ensino contemporâneo de piano Fernando Vago Santana
Adagio e o estilo fantástico: em busca de vestígios de tradições improvisatõrias nas Wunderkammern do período clássico Pedro Sperandio |