Embaraçar-se do afeto das palavras para dançar tateando o Mimese Cia. de Dança-Coisa
Resumo
O projeto de pesquisa sobre Linguagem Autoral em Dança, proposto pela professora Luciana Paludo, busca investigar a relação entre autoria, criação e preparação corporal em dança. Tem como espaço de experimentação o grupo Mimese Cia. de Dança-Coisa, o qual é ofertado como Projeto de Extensão, ambos vinculados à UFRGS. Este estudo, de modo a colaborar com essa pesquisa, visa tatear o afeto das palavras que movem os conceitos do grupo, nos modos de trabalho online/ remoto, a partir do percurso síncrono e assíncrono da pesquisadora e integrante do grupo Anne Plein – que acompanha o projeto e a pesquisa desde 2017. Busca-se observar como os conceitos que operavam no trabalho presencial (2017-2019) se deslocaram para o formato online/ remoto. Então, surgem questões como “a memória se materializa em palavra?” e “o afeto e a criação de imagens das palavras subvertem o virtual nos encontros do Mimese Cia. de Dança-Coisa?”. Organizar um legado de procedimentos traz para o campo de trabalho da dança informações que auxiliam outros artistas a refletirem sobre a sistematização dos seus trabalhos e, pensando o corpo como fonte dos mapas da carne, da memória e do afeto. Nesse sentido, a cartografia como metodologia permite constituir o caminho da pesquisa no plano da experiência, tateando essas questões e dialogando com Beatriz Cerbino, bell hooks, José Gil e Ângela Becker. Os resultados são parciais e a pesquisa continua com as questões de autoria em linguagem negociando com esse momento pandêmico. Constituir esse trânsito como integrante do grupo, autora e pesquisadora permite relacionar os dados de pesquisa e tecer outras camadas de percepção e relação com os encontros - os quais se evidenciam como fontes para a pesquisa. Identificar pistas do rizoma que opera na constituição de uma linguagem em dança é constituir autonomia e novas possibilidades de continuar.
Referências
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