Pedagogia do teatro na socioeducação: uma experiência em Santa Maria - DF
Resumo
Pedagogia do teatro na socioeducação e tese de dissertação do Mestrado Profissional em Artes/Prof-Artes da Universidade de Brasília. O objetivo é desenvolver vínculos entre narrativas e teatralidades. Os referenciais conceituais são a sociologia da representação do sujeito de Goffman, o sociodrama de Moreno e uma teoria de papéis específica ao contexto de jovens em conflito com a lei. No período entre fevereiro de 2019 e março de 2020 os socioeducandos teatralizaram suas narrativas sobre aprisionamento e liberdade. O problema que deu origem à pesquisa foi: quais são os vínculos entre cenas narradas e, as mesmas cenas, teatralizadas? A metodologia compreende a abordagem socioeducativa da pesquisa-ação de Barbier e a análise de conteúdo de Bardin. É nas condições que vivem os socioeducandos que se produzem as narrativas teatralizadas - encarcerados e destituídos de suas humanidades. Encenam histórias de vidas e as restrições diárias a que se encontram submetidos. Com o professor-pesquisador concebem o ator-narrador, o texto-vivo e quadros-cenográficos, elementos cênicos das narrativas teatralizadas. Representam nas cenas, narrativas geracionais (muitos são filhos e filhas de presos), estereótipos e cenas de liberdade com estigma de infração. Percebem relações entre cenas narradas e suas teatralizações. Resulta daí, um sentido de pertencimento - representação das distâncias e proximidades entre o cotidiano da prisão e o além-muros (memórias do lugar de origem e referenciais parentais). Sistematiza-se, neste percurso, quadros cenográficos de uma pedagogia teatral para a socioeducação: três cenas de aprisionamento - 1) acusação, 2) julgamento, 3) e encarceramento - e quatro cenas de liberdade - 4) enfrentamento, 5) acolhimento, 6) superação e 7) reconhecimento. Os referidos quadros fornecem ao professor-socioeducador atividades teatrais capazes de habilitá-lo para atuação nos diferentes regimes de internação.
Referências
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