Agda desmontagem - possibilidades discursivas para performatividades subversivas
Resumo
A desmontagem é uma prática que nasce no contexto da cena teatral latino-americana dos anos 90 junto à Eitalc - Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, e consiste em revisitar um espetáculo teatral anteriormente criado, na perspectiva das subjetividades e materialidades de composição das atrizes e atores criadora/es. O conto Agda (1973) de Hilda Hilst, circunscreve temáticas medulares da prosa hilstiana: ascese, erotismo, sacrifício, morte, em uma busca fêmea por Deus e pelo conhecimento, de uma mulher arcaica que se consagra pela carne. A desmontagem do espetáculo Agda (2004) começa no abrir de outros caminhos de entendimento das míticas compostas do conto, na busca de uma prática discursiva que subverta, desaloje e perturbe os hábitos de representação, bem como os lugares atribuídos à mulher na vida e no teatro.
Referências
DIÉGUEZ, Ileana Caballero. LEAL, Mara. Des/tecer, des/montar, desvelar. In: Desmontagens: Processos de pesquisa e criação nas artes da cena. Organização Ileana Diéguez, Mara Leal. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018.
DIÉGUEZ, Ileana Caballero.Eitalc - Escuela Internacional de Teatro de América Latina y El Caribe. In: La huella inquieta de Osvaldo Dragún : testimonios, cartas, obras inéditas de González de la Rosa y Juan José Santillán. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : Inteatro, 2014.
DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagem Cênica. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(1). Uberlândia v. 1 n. 1 p. 5-12 jan.|jun. 2014.https://doi.org/10.14393/RR-v1n1a2014-01
FÉRAL, Josette. Além dos limites : teoria e prática do teatro / Josette Féral ; tradução J. Guínsburg ... [et al.]. - I. ed. - São Paulo : Perspectiva, 2015.
HILST, Hilda. Agda. In: Kadosh. São Paulo. Globo, 2002.
KOLTUV, Barbara Black. O Livro de Lilith: o resgate do lado sombrio do feminino universal. Tradução: Rubens Rusche. - 2.ed - São Paulo : Cultrix, 2017.
LEAL, Mara; MELLO, Antonio. Tensionamentos Presentes em Algumas Montagens e Desmontagens do Grupo Cultural Yuyachkani: Antígona, AdiósAyacucho e Hijo de Perra o laAnunciación In: Rascunhos | Uberlândia, MG | v.8| n.1| p. 86-107 | jan. jun. 2021. |
POLLACK, Rachel. O Corpo da Deusa: no mito, na cultura e nas artes. Tradução Magda Lopes - Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1998.
ZAPATA, Miguel Rubio. La demonstraciónpendiente. In: DIÉGUEZ, Ileana (Comp.) Des/TejiendoEscenas. Desmontajes: procesos de investigación y creación. Cidade do México: Universidade Ibero-americana, 2009, p. 249-258.