Corpo em movimento: (re)descobertas no campo da Arte de estudantes de teatro por meio das práticas somáticas e do viewpoints
Resumo
Este artigo nasce de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós- Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás, com a pretensão de discutir e apresentar algumas questões da pesquisa de campo vivenciada com um grupo de adolescentes através da aplicação da pesquisa - ação. O estudo relaciona os princípios da Educação Somática e Viewpoints como meios integradores do fazer teatral. A pesquisa dialoga com autores como Ana Mae Barbosa (2007), Anna Borgat e Tina Landau (2005), Eugenio Barba (1993), Sylvie Fortin (2010) e Moshe Feldenkreis (1977), entre outros. O processo criativo se atravessa com Viewpoints como pontos de atentividade dentro de espaço e do tempo no trabalho coletivo, ao passo que as abordagens somáticas se desenvolvem em práticas voltadas à consciência corporal e ao corpo em movimento. O estudo da Educação Somática e do viewpoints neste trabalho não vem da relação para se tornar mais uma técnica para o estudante de teatro, mas sim, um meio integrador de criações autorais, subjetivas, um lugar de poética e de descobertas do teatro, para que, assim, o estudante depois de seu corpo percebido e vivido, voltado para uma encenação, possa alcançar outros lugares em cena e por meio das experiências e vivências individuais e coletivas.
Referências
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