O teatro-jogo como método de articulação criativa do conhecimento
Resumo
A presente comunicação visa apresentar a pesquisa de mesmo nome, realizada no âmbito da iniciação científica na UFSJ. Tendo por base as experimentações cênicas e a pesquisa teórica realizadas pelo Grupo de Pesquisas Núcleo Lúdico de Criação, Improvisação e Interatividade, por meio do Programa de Extensão “Teatro-Jogo: o lúdico na arte e na educação”, a pesquisa foi desenvolvida majoritariamente junto a um grupo de alunos da professora de artes Érika Santos da Escola Estadual Amélia Passos, em Santa Cruz de Minas –MG, sob a orientação da professora Ana Dias, do Departamento de Artes da Cena da UFSJ. Buscando o desenvolvimento de procedimentos que permitam a alunos e professores experimentarem a criação de cenas de teatro-jogo em contexto escolar, a pesquisa voltou-se para a aproximação entre as disciplinas de artes e ciências, com o objetivo de trazer os conhecimentos das duas áreas de forma integrada e articulada, sob a tônica da ludicidade. Embora inicialmente não se tratasse de aferir ou ensinar conhecimentos, e sim de se apropriar de conhecimentos construídos ou em fase de construção visando a criação artística e lúdica, houve a necessidade de se retrabalhar conteúdos de ciências por conta de fatores não totalmente elucidados pela pesquisa. Esse estudo ainda está em andamento e teve início em julho de 2020.
Referências
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo : Brasiliense, 1981. Disponível em: http://www.moretti.agrarias.ufpr.br/pda/filosofia_da_ciencia_rubem_alves.pdf. Acesso em: 22 de julho de 2021
BALADEZ, Cainan. Interatividade, religião e tecnologia. Sala Preta, Brasil, v. 5, p. 203-208, nov. 2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57279. Acesso em: 22 de julho de 2021
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1993 a 1997. Disponível em: https://www.portalconservador.com/livros/Joseph-Campbell-O-Heroi-de-Mil-Faces.pdf. Acesso em: 18 de Julho de 2021
CHAGAS, Lorena de Oliveira. Isto não é uma peça: investigação artística e teórica sobre as possibilidades entre o teatro e as novas mídias. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes), Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2016.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro, provocação e dialogismo. São Paulo :Hucitec, 2011.
FALCÃO, Luiz. LIVE! Live Action Role playing - Um Guia Prático para Larp . 2 edição. CC. 2013. Disponível em: http://www.nplarp.com.br/2013/02/guia-de-larp.html. Acesso:12 de julho de 2021.