Pós-cena: a temporalidade nas relações dramatúrgicas expandidas ou “Ele disse-me que não é aconselhável escrever a realidade
Resumo
O trabalho busca investigar as temporalidades na dramaturgia produzida ou veiculada na metrópole paulistana, a partir de uma perspectiva expandida. O recorte contempla a cena contemporânea, na qual o olhar abarca práticas em manifestações sociais, artísticas e culturais em distintos espaços-tempos do corpocidade. Como material empírico para lidar com o tempo, valho-me, nessa fala, do livro-diário “Quarto de Despejo”, de Carolina de Jesus.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
DANTAS, Audálio. Sem título. In: JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo (Edição Popular). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1963.
DIÉGUEZ, Ileana. “Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido”. Revista Sala Preta, vol. 14, 2014, p. 125-129.
GUSMAN, Patricio. La nostalgia de la luz. Blinker Filmproduktion/WDR/Cronomedia/Atacama Productions, 2010, 1h47min. In: https://www.arcoiris.tv/scheda/it/15888/. Acesso 6 jun. 2021
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Lembrar.Escrever.Esquecer. São Paulo: Editora 34, 2014.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo (Edição Popular). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1963.
ROVELLI, Carlo. ‘O tempo não existe’: a visão de Carlo Rovelli, considerado ‘novo Stephen Hawking’. (Entrevista a Margarita Rodríguez).In: https://www.bbc.com/portuguese/geral-57216160. Acesso 31 mai 2021.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do Passado Presente. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2014.
LÉVINAS, Emmanuel. Humanismo do outro homem. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
SANCHEZ, José António. Dispositivos poéticos: disidencia y cooperación (2016)
https://blog.uclm.es/joseasanchez/2016/03/17/dispositivos-poeticos-disidencia-y-cooperacion-2016/. Acesso 11 agosto 2021.