Partilhas em meio à pandemia: por um protocolo poético e dançado de volta às aulas
Resumo
Esse artigo partilha o processo de escrita à distância do livro Movimentos de Afeto: por um protocolo poético e dançado de volta às aulas, elaborado por um núcleo de artistas/educadoras da dança e impulsionado pela pandemia de Covid-19. A metodologia de escrita se deu ao longo de seis meses por meio de ferramentas virtuais de encontro, escrita e edição em tempo real, que possibilitaram a conexão e trocas reflexivas das cinco profissionais da dança e da educação. O trabalho abarcou a diversidade de experiência de cada autora, abordando as problemáticas e impactos da pandemia ao ensino da dança a partir de um conjunto múltiplo e heterogêneo de perspectivas. Neste contexto foram partilhadas as inquietações sobre a volta às aulas e sua relação com as práticas em dança no contexto de isolamento social. Por fim, o presente artigo apresenta um panorama de momentos unificadores da escrita fundamentais para uma obra coletiva, bem como descreve como foi possível a compilação destas ideias, reflexões e experiências em um formato de livro digital no intuito de contribuir com necessidades urgentes que o momento apresentou a artistas e educadores da dançaReferências
ANDRADE, Carolina Romano; SANTOS, Renata Fernandes; BANOV, Luiza Romani Ferreira. Danças de um Tempo: Pedagogias da ausência em meio à pandemia, Revista Cena, Porto Alegre, nº 34 p. 73-82 maio/ago. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/110540. Acesso em: ago. 2021.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In.: ARENDT, Hannah. (Org.). Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa de Almeida. 8.ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.
MARIA, Sandra Andrea Assumpção; MACHADO, Leticia Rocha; BEHAR, Patricia Alejandra. Escrita coletiva: a construção de textos virtuais com o apoio da recomendação de conteúdos. In: Jornada de Atualização em Informática na Educação – JAIE, IV, 2015, Maceió. Anais [...]. Maceió: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. pp. 1-20. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/3549/2935. Acesso em: ago. 2021.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
PAIVA, Bruna. Novas coreografias sociais pós quarentena: a sociedade (e a escola) reinventada?. Medium, 2020. Disponível em: https://brunaepaiva.medium.com/novas-coreografias-sociais-p%C3%B3s-quarentena-a-sociedade-e-a-escola-reinventada-1a8063c7b1ac. Acesso em: ago. 2021.