O teatro brasileiro e as ações globais do início do segundo pós-guerra
Resumo
Nesta comunicação, apresento um panorama das possíveis relações entre o Teatro Brasileiro de Comédia e o Teatro de Arena com as “comunidades epistêmicas teatrais”, que promoveram, de modo programático, a circulação global de ideias e práticas teatrais, a partir de 1945. Nesse movimento, alguns países desenvolvidos influenciaram no pensamento e na construção teatrais de alguns dos chamados “países emergentes”. A partir de uma pesquisa de pós-doutorado que realizo atualmente, aponto as convergências conceituais e práticas, bem como as evidências de uma independência entre tais acontecimentos e os projetos teatrais brasileiros que analiso.
Referências
ABREU, M.; DAECTO, M. M. (org.). A circulação transatlântica dos impressos: conexões. Campinas: UNICAMP/IEL/Setor de Publicações, 2014.
ALENCAR, J. de. A comédia brasileira. In: FARIA, J. R. Ideias teatrais: O século XIX no Brasil. São Paulo, Perspectiva: FAPESP, 2001, p. 467-473.
ANDRADE, C.; GUEZNBURGER, G. Transnacionalidade e modos de produção nos estudos teatrais. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre,v. 11, n. 1, p. 1-26, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266095110
Acessado em 21/06/2021, às 11:23.
BALME, C. TheatricalInstitutions in Motion: Developing Theatre in thePostcolonial Era. Journal of Dramatic Theory and Criticism,v. 31, n. 2,p. 125-140, spring2017.
BASBAUM, H. José Renato: Energia Eterna. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009.
BETTI, M. S. O impulso e o salto: Boal em Nova Iorque (1953-1955). Sala Preta,15(1), p. 156-179, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p156-. Acessado em 10/06/2021, às 07:32.
CAMARGO, Angélica Ricci.Por um Serviço Nacional de Teatro: debates, projetos e o amparo oficial ao teatro no Brasil (1946-1964). 2017. Tese (Doutorado em História Social) –Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro,2017. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/34/teses/850368.pdf Acessado em: 03/02/2021.
COLLAÇO, Vera.Três projetos de modernização para o teatro brasileiro e suas relações com as políticas culturais do Estado Novo.In:ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009.Anais: […] Associação Nacional de História, 2009. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548772006_577b12882bb833b64c06e114fcd19cf5.pdf acessado em 20/07/2021, às 09:37.
FERNANDES, Nanci. Os grupos amadores. In: FARIA. João Roberto (Dir.) História do teatro brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2013, p. 57-79.
FOI fundado o Centro do Brasil do Instituto Internacional de Teatro sob os auspícios da UNESCO: a diretoria eleita. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, P. 13, 1 abr. 1948. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/089842/per089842_1948_16881.pdf Acessado em: 06/08/2021, às 11:15.
GUENZBURGER, G. Transnationality, Sponsorship and Post- Drama: “The Flash and Crash Days” of Brazilian Theatre. Journalof Global Theatre History, v. 3, n. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/display/304203025 Acessado em: 03/08/2021, às 09:04.
GUZIK, Alberto. TBC: crônica de um sonho. São Paulo: Perspectiva, 1986.
INTERNATIONAL THEATRE INSTITUT. Mission, Vision &Goals. Disponível em: https://www.iti-worldwide.org/goals.html Acessado em 23/04/2021, às 11:32.
JUNQUEIRA, C. Histórias globais do teatro: novas perspectivas para a historiografia. Sala Preta, 15(1), p. 238-248, 2015. Disponível em:https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p238-248 Acessado em 17/07/2021, às 14:27.
LEVIN, Orna Messer. O teatro e o modernismo de 1922. In: FARIA, J. R. (Dir.) História do teatro brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas.São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2013, p. 21-42.
LICIA, Nydia. Ninguém se livra de seus fantasmas. São Paulo: Perspectiva, 2002.
PRADO, Luís André do.Cacilda Becker: fúria santa. São Paulo: Geração Editorial, 2002.
SOUZA, Ida Vicencia Dias de.O teatro poético de Cecília Meireles.2006. Tese (Doutorado em Letras) – Departamento de Letras, PUC-Rio, 2006. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp013303.pdf Acessado em: 03/08/2021, às 13:20.
THE ROCKEFELLER FOUNDATION. Annual Report, 1945. New York: Rockefeller Foundation, 2003. Disponível em: https://www.rockefellerfoundation.org/wp-content/uploads/Annual-Report-1945-1.pdfAcessado em17/02/2021, às 22:14.
THE ROCKEFELLER FOUNDATION. Annual Report, 1960. New York: Rockefeller Foundation,2001, p. 322. Disponível em: https://www.rockefellerfoundation.org/wp-content/uploads/Annual-Report-1960-1.pdf Acessado em 19/02/2021, às 15:37.
TOTA, Antonio Pedro.O amigo americano: Nelson Rockefeller e o Brasil.E-book. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
VANUCCI, Alessandra. A missão italiana: histórias de uma geração de diretores italianos no Brasil. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2004.