Ensino sob a lona: estudo dos saberes circenses no circo do palhaço Vai-ou-racha
Resumo
O presente artigo traz reflexões acerca do processo de transmissão oral dos saberes circenses presentes no circo do palhaço Vai-ou-racha. Aborda a relação de seus artistas com as variadas técnicas e saberes presentes no processo de ensino/aprendizagem sob a lona do circo. Busca dialogar com os pensadores da educação, em especial com os conceitos apontados por Santos e Meneses (2010) e Kahmann e Silveira (2018) relativos às epistemologias do norte e do sul, bem como com Von Simson (2007) no tocante à educação formal. Ao trazer os pensadores do circo, busca estabelecer as correlações entre as estruturas presentes nos processos de transmissão de saberes no circo-família, como conceituado por Silva (2009). São instrumentos desta pesquisa: entrevistas realizadas com os membros do circo do palhaço Vai-ou-racha e revisão sistemática da literatura sobre os assuntos abordados. Este estudo procura demonstrar que as variadas técnicas e abordagens presentes no processo de transmissão dos saberes circenses ocorridos debaixo da lona, são métodos válidos para a construção de conhecimento, consolidação de saberes, tanto quanto outros métodos utilizados nos processos de ensino/aprendizagem institucionalizados no sistema educacional brasileiro.
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