Estudos da presença cênica nas diferentes abordagens de Eugenio Barba e Arthur Lessac
Resumo
A pesquisa versa sobre a presença cênica no trabalho do ator, a partir do pensamento de Eugenio Barba e Arthur Lessac. Através da revisão literária das obras do encenador italiano em paralelo ao estudo teórico-prático da obra do pedagogo norte-americano, serão analisadas as diferentes perspectivas sobre esta temática. Objetiva-se criar um diálogo entre os princípios elementares das propostas dos autores, aplicados, no caso de Barba, ao trabalho dos atores no teatro contemporâneo, em especial ao que o autor discorre acerca da dilatação corporal, e, no caso de Lessac, à sua abordagem de treinamento da performance, principalmente o que se relaciona ao estado energético de Interenvolvimento. O diálogo é também alimentado pelas considerações de Júlia Varley e Renato Ferracini.
Referências
BARBA, E. A Canoa de Papel: Tratado da Antropologia Teatral. 3 edição. Brasília: Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina, 2012.
BARBA, E. e SAVARESE, N. A arte secreta do ator: um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.
BARBA, E. O quarto fantasma. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, v. 1, n. 9, dez./2007.
BARBA, E. Um amuleto feito de memória: significado dos exercícios na dramaturgia. Revista LUME, pág. 29-34, v. 1, n. 1 (2012).
FERRACINI, R. A presença não é um atributo do ator. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/curso_letras/sumario/sumario_renato_ferracini.pdf Acessado em: 13/03/2021.
FERRACINI, R. FEITOSA, C. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Revista Ouvirouver. Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 106-118, jan/jul.2017.
LESSAC, A. Body Wisdom: the use and training of the human body. New York: Lessac Research, 1978.
LESSAC, A. e KINGHORN, D. Essencial Lessac: honoring the familiar in body, mind, spirit. Barrington, NH: RMJ Donald - Fine Books and Plays, 2014.
LESSAC, A. The use and training of the human voice: a bio-dynamic approach to vocal life. Foreword by Frank Langella – 3rd ed, 1996.
LESSAC TRAINING & Research Institute. Disponível em: https://www.lessacinstitute.org/ltri-timeline
OLIVEIRA, M. R. T. de.. As energias corporais no trabalho do actor. 2008. 103f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Teatro) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. 2008. Disponível na Biblioteca Carlos Barbosa do Instituto de Artes da UFRGS.
OLIVEIRA, M. R. T. de. Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 582-600, maio/ago.2013.
OLIVEIRA, M. R. T. de. O estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac. 2020. 230 f. Tese (Doutorado) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
STRAZZACAPPA, M. Educação Somática e Artes Cênicas: princípios e aplicações. Campinas/SP: Papirus, 2017.
VARLEY, J. Pedras d´água: bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret. Tradução de Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli. – Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.