Recepção teatral na escola: desafios da formação de espectadores em tempos pandêmicos
Resumo
O presente artigo visa refletir, sobre os desafios da formação de espectadores no ambiente escolar no contexto pandêmico, a partir da experiência do projeto “Recepção Teatral na Escola” que se iniciou em abril de 2021 no âmbito do Instituto Federal Fluminense (IFF). O projeto, que ainda se encontra em andamento, lança questões sobre novas perspectivas para a leitura de obras teatrais que no atual momento são mediadas pela virtualidade.
Referências
CABRAL, Biange. “O espaço da pedagogia na investigação da recepção do espetáculo”. Sala Preta, v. 8, p. 41-48, 2008.
DESGRANGES, Flávio. “Mediação teatral: anotações sobre o projeto formação de público”. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 10, p. 075-083, 2008.
____________ “Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo” Hucitec, 2010.
-----------------. “A Pedagogia do Espectador”, Hucitec Editora, 2017
FERREIRA, Taís. “A pedagogia do teatro e a recepção teatral podem caminhar juntas” Gráfica UFPel, 2010, v. , p. 111-119. In: Ursula Rosa da Silva. (Org.). Os lugares da arte. 1ed.Pelotas: Editora
LEONARDELLI, Patrícia. “Tempo (À)gora”, 2021. p.56-74 In: “Como as artes da cena podem responder à pandemia e ao caos político no Brasil?” [recurso eletrônico] / organizadores: Ana Terra … [et al.]. ‒ Campinas: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.1545 p. : il. Acesso Eletrônico: <http://portalabrace.org/4/index.php/anais-e-publicacoes/e-booksda-
abrace>.ISBN 978-65-88507-02-5 (e-book)
MACIEL, Patrícia Gusmão. “O ensino do teatro para a recepção teatral: desafios para o transbordamento do ambiente escolar”. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 16, n. 31, p. 89-106, jan/jun. 2016. Disponível em:
<http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/index>.
RANCIÉRE, Jacques