Memórias docentes emprestadas à construção de uma narrativa sobre um projeto pedagógico de teatro na educação básica
Resumo
O texto apresenta uma parcela dos resultados de uma investigação sobre a trajetória pedagógica do ensino de Teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no período compreendido entre os anos de 1971 e 1996. O corpus documental da pesquisa é constituído por depoimentos memoriais “tomados por empréstimo” de seis professores de Teatro que lecionaram na instituição entre 1970 e 1990, considerados colaboradores da pesquisa. A produção das memórias docentes é feita através de entrevistas, tendo por base metodológica a História Oral; e as análises dos depoimentos articulam-se a referenciais teóricos no campo da Pedagogia das Artes Cênicas, da Educação e da História, dentre outros, mobilizando conceitos-chave, tais como, memória, tática, lugar e espaço.
Referências
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
ALMEIDA, Dóris. As memórias e a História da Educação: aproximações teórico-metodológicas. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27 p. 211-243, jan/abr 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FREITAS, Sônia Maria de. História Oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
MOLINA, William Fernandes. Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996): memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. 472 f.
SCHÜTZ, Liane Saenger. Sótãos e Porões: sacudindo a poeira do Colégio de Aplicação. Porto Alegre. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação), Curso de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: estudos sobre teatro, jogo e aprendizagem. São Paula: Hucitec, 2012.
WOLKMER, Juliana; SANTOS, Vera Lúcia Betoni dos. Do CAD ao DAD: a construção de uma territorialidade alicerçada na prática teatral dentro da Universidade. Cena, Porto Alegre, n.20, jul./dez., p.60-71, 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/63652/38992 >. Acesso em: 08 ago. 2021