Memória, presença e devir nas máscaras da infância, palhaço e ancião
Resumo
O presente trabalho integra a pesquisa de mestrado Muito Além do Nariz Vermelho - No caminho ancestral para uma nova epistemologia no processo de ensino aprendizagem em arte educação, realizado sob a coordenação da profa. Dra. Carminda Mendes André, na UNESP. Trata da análise de procedimentos artístico-pedagógicos inspirados e baseados numa tradição, desde sempre humana, qu3e é o ato de representar, de simbolizar, de significar sua relação com o divino através do culto a objetos, artefatos e o uso de máscaras. Dar continuidade à pesquisa desenvolvida acerca da Máscara do Ancião, que provém da busca à ancestralidade AFRO-AMERÍNDIA. Pretendo expor alguns fundamentos que se constituíram a partir de hipóteses surgidas no decorrer de minha prática com mais de três décadas como artista e docente. Tem na máscara veículo de acesso e diálogo para eleição de rudimentos intuitivos surgidos durante o processo de pesquisa e criação. Na esteira destes processos teóricos e práticos apresentou-se um recurso metodológico que foi a criação e aplicação do que denominei de Máscara da Infância e da Máscara do Ancião, junto com a Máscara do Palhaço, favorecendo um estado de neutralidade e de ignorância que as máscaras, principalmente percebida no estado do palhaço, proporcionam. Esta última é considerada por mim uma espécie de portal de acesso para um artista que traz em sua gênese uma história corporal para a criação de repertório e fabulação.
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