Teatro e construção de conhecimento em ensino remoto: reflexões a partir da experiência com o PROLICEN/2020 na UFSM
Resumo
Este texto objetiva pensar sobre teatro e construção de conhecimento no contexto escolar em situação de ensino remoto. Para tanto, são utilizados os dados produzidos no projeto Materialidade do teatro de formas animadas: adaptação para rádio e televisão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolvido no ano de 2020 na cidade de Santa Maria e Arroio Grande, ambas pertencentes ao interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A reflexão está estruturada em dois enfoques: o primeiro trata das adaptações necessárias da metodologia do projeto para sua realização em ensino remoto, moduladas pela modificação referencial de tempo e espaço, bem como, a aproximação com a linguagem audiovisual e suas implicações; o segundo, problematiza princípios que regem a arte teatral, observando as modulações de convívio e de tecnovívio e que se configuram – ou não - como alicerce do trabalho pedagógico em teatro no contexto escolar. As discussões são embasadas nos estudos e textos referentes aos processos de construção de conhecimento de Peter Brook, Jorge Dubatti e Gilberto Icle, entendendo o teatro como cognição. A conclusão abre para questionamentos sobre a necessária desvinculação das bases epistemológicas presenciais do teatro para poder vislumbrar possibilidades de criação para essa arte no contexto escolar. Por fim, apresenta-se as exigências que foi observado recair sobre o professor de teatro no trânsito do ensino presencial ao ensino remotoReferências
BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis: Vozes, 1970.
DUBATTI, Jorge. Experiencia Teatral, experienciatecnovivial: niidentidad, ni campeonato, nisuperación evolucionista, nidestrucción, ni vínculos simétricos. Rebento: revista eletrônica de Artes Cênicas, São Paulo, v. 1, n. 12, p. 8 -32, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/503. Acesso em: 22 jul. 2021.
DUBATTI, Jorge. Fórum de estágios - docência em teatro. FAROL, publicado em 14 de agosto de 2020a (163 min), 2020b. Disponível em: https://farol.ufsm.br/transmissao/forum-de-estagios-docencia-em-teatro-2020. Acesso em: 20 mai. 2021.
ICLE, Gilberto. Teatro e construção de conhecimento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.
MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes. A arte da animação: intercruzamentos entre o teatro de formas animadas e o cinema de animação. 2014. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-21092015-123233. Acesso em: 2021-08-10.
VELLINHO, M. Ação! Aproximações entre a linguagem cinematográfica e o Teatro de Animação. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 167-186, 2018. DOI: 10.5965/2595034701012005167. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701012005167. Acesso em: 09 ago. 2021.