(Des) água em nós: a bricolagem como procedimento metodológico de criação
Resumo
Este trabalho foi uma criação que buscou amalgamar conceitos de videoperformance, ecologia, artivismo e bricolagem. O trabalho foi realizado durante o período de pandemia da Covid19 e, por este motivo, foi desenvolvido por meio de uma videoperformance interativa. A pesquisa teve como objetivos investigar como a captação de imagens se torna uma videoperformance; abordar a arte de cunho político enfocando a poluição das águas. A metodologia utilizada foi a bricolagem, a qual possibilitou percorrer caminhos que se tornaram transdisciplinares. O trabalho resultante intitulou-se (Des) Água em Nós.Referências
AVERSA, Paula Carpinetti. Bricolagem – procedimento artístico e metodológico. ANPAP, p. 1038-1050, set/out. 2011. Disponível em:
<http://anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/paula_carpinetti_aversa.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2020.
BORDIN, Vanessa Benites. Artivismo: borrando fronteiras entre vida e arte. Zona de Impacto, Rondônia, v. 17, p. 126-135, mar. 2015. Disponível em: <http://www.revistazonadeimpacto.unir.br/sobre.html>. Acesso em: 20 ago. 2020.
CAPELATTO, Igor; MESQUITA, Kamilla. Vídeodança. Guarapuava: Unicentro, 2014.
CARDOSO, Juliana. Arte e sustentabilidade: uma reflexão sobre os problemas ambientais e sociais por meio da arte. Espaço Acadêmico, Maringá, v. 112, p. 31-39, set. 2010. Mensal.
CHAIA, Miguel. Artivismo - Política e Arte Hoje. Aurora, São Paulo, p. 9-11, dez. 2007. Trimestral.
CODEVILLA, Fernando Franco. Vídeo + Performance: processos com o audiovisual em tempo real. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Visuais, Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
DUTRA, Lidiane Fonseca. Diálogo entre arte e ecologia através das obras de Tarsila do Amaral e Frans Krajcberg. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 12, p. 44-54, 2010.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Trad. Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Trad. Maria Cristina Bittencourt. 11. ed. Campinas: Papirus Editora, 1990. 55 p..
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
NEVES, Daniele Quiroga. Performance e registro: a produção performática de Claudia Paim. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Visuais, Centro de Artes e Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
NUNES, Aline. Sobre a pesquisa enquanto bricolagem, reflexões sobre o pesquisador como bricoleur. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais. Santa Maria, v. 7, n.2, p. 30-41, 2014.
PERONI, Nivaldo; HERNÁNDEZ, Malva Isabel Medina. Ecologia de Populações e Comunidades. Florianópolis: Ccc/ead/ufsc, 2011.
SOUZA, Isabel Carvalho de. Especificidades da Videodança: o hibridismo, experiência tecnestésica e individualidade no trabalho de jovens criadores brasileiros. E-Com, Belo Horizonte, v. 2, p. 1-9, 2008.