A voz-tempo: investigando uma videoperformance de Jesser Souza
Resumo
O artigo busca aprofundar uma pesquisa que se baseia em princípios e elementos musicais para estabelecer estratégias de formação e criação para a cena chamada Teatro-Canção. O enfoque é uma investigação de uma videoperformance realizada por Jesser Souza, para o projeto “Corpos em Quarentena” do SESC, em que o ator, sob o fundo sonoro de um metrônomo, fala o poema No Caminho com Maiakóvski, de Eduardo Alves da Costa.
Referências
ANDRADE, M. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: I. Chiarato & Cia, 1928.
COSTA, E. A. No Caminho com Maiakóvski [poesia reunida]. São Paulo: Geração editorial, 1ª ed., 2003.
DELEUZE, G. A Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
DEVINE, A. M.; STEPHENS, L. D. Evidence from Experimental Psychology for the Rhythm and Metre of Greek Verse. Transactions of the American Philological Association (1974-), v. 123, p. 379, 1993. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/284336?origin=crossref>.
FONSECA,Carla; CORRÊA, Antenor Ferreira. Apuntes hacia una propuesta vivencial de formación del sentido rítmico: un diálogo entre Emile Jaques-Dalcroze y Eduardo Gramani. Revista VIS, Vol. 18, No. 1.Brasília: UnB, 2019.p.50-68.
RUFINO, L. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. Disponível em <https://pt.scribd.com/read/436400893/Pedagogia-das-Encruzilhadas#__search-menu_148844>
TATIT, L. O Cancionista. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
SCHAFER, M. O Ouvido Pensante. Tradução de Trench, M. Fonterrada, O., Silva, M.R. G. e Pascoal, M. L. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.
WISNIK, J. M. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
ZUMTHOR, P. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Ubu Editora, 2018. Disponível em <https://pt.scribd.com/read/405685552/Performance-recepcao-leitura>