Teatro no universo digital e uso de ferramentas para encurtar distâncias
Resumo
Este texto tem por objetivo discorrer sobre o trabalho/treinamento do ator e a linguagem da máscara apresentados em webinários nacionais e internacionais, promovidos pela Academia dell´Arte, projeto de Extensão Universitária apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Os webinários se iniciaram em 2020, primeira temporada, mantêm-se ativos no ano de 2021, segunda temporada. Até o final do ano serão totalizados 26 encontros. Os encontros são basicamente compostos pela fala do convidado, questionamentos dos mediadores e perguntas dos participantes. Neste texto, apresentamos a metodologia dos encontros, referências teóricas, detalhamento de falas de alguns dos encontros mais relevantes, como também os desdobramentos e contribuições dos conteúdos para a formação do ator.
Referências
AGLAE, Joice Brondani. A máscara e a sombra: palco e vida. Revista Artes da Cena. V3,nº1, 2017.
AGLAE, Joice Brondani. Máscaras femininas da commediadell’arte. Um caminho para uma dramaturgia. Anais da ABRACE. V17, nº1, 2016.
APOLLONIO, M. Storia della Commediadell´Arte. Firenze: Editore G. C. Sansoni, 1982.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator, da técnica à representação. Editora Unicamp, 2009.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Editora José Olympio, 23ª edição, 1982. Título original: DictionnairedesSymboles.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético. Uma pedagogia da criação teatral. Tradução Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac, 1997.
SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos. O dueto cômico: da Commediadell'arte ao cavalo marinho. 2015. 250 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
TESSARI, R. Commediadell'arte: lamaschera e l’ombra. Mursia. Milano, 1981.