Entre nós: breves memórias sobre o que aprendemos e inventamos juntas, na academia e na arte
Resumo
O trabalho reflete sobre o encontro entre mulheres de diferentes gerações na universidade, mais especificamente no Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como fio que entretece a constituição de saberes no campo das artes cênicas em Porto Alegre. A reflexão se dá a partir de algumas experiências e encontros da autora em diferentes momentos de sua trajetória, desde os anos 90 até o presente, como aluna, professora e artista, em uma narrativa que assume sua dimensão subjetiva e experiencial, em diálogo com práticas cênicas biográficas e noções feministas que afirmam a possibilidade do conhecimento sensível e compartilhado. Mais do que feitos individuais, destaca-se a importância do encontro entre artistas como espaço que possibilita aprendizagens conjuntas e invenções dialógicas, posto que nos fazemos, e fazemos a cena e o mundo, em relação, entre nós.
Referências
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.
BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
LORDE, Audre. Irmã Outsider. Tradução Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
PRECIADO, Paul B. Testo Yonqui. Madrid: Espasa Calpe, 2008.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
SPRITZER, Mirna. A Formação do Ator. Porto Alegre: Mediação, 2010.
ZANANDRÉA, Ana Paula; FAGUNDES, Patrícia. O corpo da diretora, como uma dança. In: FAGUNDES, Patrícia; DANTAS, Mônica Fagundes; MORAES, Andréa (org.). Pesquisa em Artes Cênicas em Tempos Distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: PPGAC-UFRGS., 2020. Cap. 12. p. 579-597.