Corporeidades em cruzo: encontros entre matrizes, motrizes e encantamentos
Resumo
Essa escrita traz a intenção de iniciar reflexões que podem revelar ferramentas que instrumentalizem o artista no seu processo de criação, este artigo-performance é regido, a partir das errâncias e a imprevisibilidade que o desconhecido criativo nos envolve, friccionando as movências entre matriz, motriz e corpo em cruzo, como mote para trabalhar processos criativos e dramatúrgicos corporais para uso em processos de preparação corporal ou direção de movimento.
Referências
ACOGNY, Germaine. Danse Africaine. Afrikanischer Tanz. African Dance. Weingarteen. Deutschland: Kunsterverlag Weingarten GmbH, New edition, 1994. PDF. p.9 - p.25.
LOUPPE, Laurence. “Corpos Híbridos”. Tradução Gustavo Ciríaco. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000, p. 27-40. Disponível em: https://mybackgroundisnow.files.wordpress.com/2016/01/louppe_corpos-hicc81bridos1.pdf
LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
MANHÃES, Juliana Bittencourt. Um convite à dança. Performances de Umbigada entre Brasil e Moçambique. Tese de doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientação Zeca Ligiéro. 2013, UNIRIO. Disponível em:http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11221
SANTANA, Tiganá. Live da Aula inaugural. Pós Explorações - Encontros para a cena: Ciclo Permanente de Discussões do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Kmz4vA2NtjU
SIMAS, Luiz Antonio. RUFINO, Luiz. Encantamento – sobre política de vida. Editora Mórula, Rio de Janeiro. 2021. Disponível em:https://morula.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Encantamento.pdf
MUSSUNDZA, Tsumbe Maria. Gule Wankulu: Ancestralidades e Memórias. Recife: Titivillus Editora, 2018.PDF.