Tradição popular em cena no contexto do teatro do real
Resumo
Os teatros do real incluem diferentes categorias: espetáculos em que os atores compartilham suas próprias histórias, teatro documentário, performances auto-biográficas e espetáculos com atores do cotidiano, ou seja, pessoas que não tiveram minimamente formação em teatro, mas que são convidadas a atuar em determinadas montagens. O que aqui chamo de atores do cotidiano pode ser considerado não atores, mas que estão atores em encenações que têm como temática justamente o universo dessas pessoas. O trabalho aqui apresentado é sobre uma futura pesquisa teórico-prática que tem como foco um processo de criação cênica, inspirado no teatro de não atores, com brincantes de uma determinada tradição popular. Partindo da experiência estética que uma tradição popular proporciona, investiga-se a possibilidade de abordar essa experiência por meio da linguagem teatral performática, de forma não idealizadora.
ABSTRACT
The theatre of real includes different categories: spectacle in which actors and actress share their own stories, theatre documentary, self-biographies performances, spectacle with everyday life actors, it means, people who have not had any training in theatre, but who are invited in certain playing occasions. What here I call everyday life actors can be considered non actors, but they are actors in stagings that have these people's universe as their theme. The work I introduce here is about a future theoretical-practical research which is focused in a scenic creation process, inspired by theater of non actors, with players of a certain popular tradition. Starting from an aesthetic experience which popular tradition provides, It is investigated the possibility of approaching this experience by the theatrical performance language, in a non idealistic way.
Referências
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:
BENJAMIN, Walter Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994a, p. 197-221.
CORNAGO, Óscar. Biodrama. Sobre el teatro de la vida y la vida del teatro. Latin American TheatreReview, (39):1, p. 5-27, 2005.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, Brasil, v. 8, p. 197-210, nov. 2008.Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370>. Acesso em: 23 jan. 2017.
FERNANDES, Silvia. Experiências do real no teatro. Sala Preta, Brasil, v. 13, n. 2, p. 3-13, dec. 2013b. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/69072. Acesso em: 02 mai. 2021.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, Vozes, 1975.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, july 2011. ISSN 1982-9949. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: 15 aug. 2021. doi:.i.https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444.
MENDES, Julia Guimarães. Teatros do real, teatros do outro: os atores do cotidiano em cena contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi:10.11606/T.27.2017.tde-31102017-145052. Acesso em: 2021-07-08.
MUMFORD, Meg; GARDE, Ulrike. Introduction: staging real people: ontheartsandeffectsof non-professional theatre performers. Performance Paradigm, n. 11, 2015. Disponível em: http://performanceparadigm.net/index.php/journal/article/view/167. Acesso em: 12 mai. 2021.
RAU, Milo. Todos somos especialistas. Sítio Rimini Protokoll, 2004. Link: https://www.rimini-protokoll.de/website/en/text/todos-somos-especialistas. Acesso em 15 ago. 2021.
SAISON, Maryvonne. Lesthéâtresduréel. Pratiques de lareprésentationdanslethéâtrecontemporain. Paris: L’Harmattan, 1998 (Coll. « L’artenbref »)
SCHECHNER, Richard. O que é Performance. O Percevejo. Rio de Janeiro, UNIRIO, n. 12, 2003.