Iniciação à dança a dois – o contato: oficina de recepção aos licenciandos em dança da ufpe
Resumo
O trabalho tem como objetivo relatar a experiência em ministrar uma oficina de dança a dois, atividade que integrou a programação Semana de Dança – Recepção aos novos estudantes da Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A oficina proporcionou aos participantes trabalhar a consciência corporal para as danças em pares, a partir de orientações sobre estrutura e movimentações básicas do gênero. A experiência contemplou alunos na condição de iniciantes e iniciados na dança a dois, fornecendo informações sobre postura da pessoa condutora e da pessoa conduzida. A atividade foi realizada na Sala de Dança do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.
Referências
ALMEIDA, Maria de. Um olhar sobre a prática da dança de salão. Revista Movimento & Percepção. Espírito Santo de Pinhal, v. 5, n. 6, p. 129-134, 2005. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewarticle.php?id=41. Acesso em 08 jul. 2021.
FONSECA, Cristiane Costa; VECCHI, Rodrigo Luiz; GAMA, Eliane Florencio. A influência da dança de salão na percepção corporal. Revista Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 1, p. 200-207, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n1/v18n1a20.pdf. Acesso em 08 jul. 2021.
GRANGEIRO, Marcelo. Ai, pisaram no meu pé! : um novo conceito em aprendizagem e ensino na dança de salão. São Paulo: Scortecci, 2014.
PAULA, Daniel Augusto Meira de. Dança de salão: história e evolução. 2008. Trabalho de conclusão (Licenciatura – Educação Física) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/120432/paula_dam_tcc_rcla.pdf?sequence=1. Acesso em 08 jul. 2021.
SILVEIRA, Paola de Vasconcelos. Diálogos de um ser a dois: uma perspectiva para dançar tango. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/67881. Acesso em: 08 jul. 2021.
WITTMER, Brigitte. Danças a dois: a proposta para um diálogo ampliando as possibilidades. 2017. Monografia de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena (Licenciatura em Dança) – Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/34554282/DAN%C3%87AR_A_DOIS_A_PROPOSTA_PARA_UM_DI%C3%81LOGO_Ampliando_as_possibilidades. Acesso em 08 jul. 2021.