Dramaturgia nos corpos circenses: uma análise em processo
Resumo
Com o objetivo de refletir sobre um possível “estado corporal circense”, buscar-se-á compartilhar um pouco da investigação da tese de doutorado em processo. Sob a perspectiva do Sistema Laban/ Bartenieff e das abordagens fenomenológicas apontadas por Michel Bernard e Hubert Godard, pretende-se levantar algumas análises sobre o que seriam dramaturgias das corporeidades circenses, propostas no próprio movimento e nos modos de fazer e de praticar as inúmeras disciplinas que envolvem a linguagem do circo. Como se esticam as tensões espaciais, como se conciliam as extremidades, subvertem princípios e ordens aparentemente estabelecidas dos sentidos humanos e do espaço ao redor do corpo? Ao considerar também alguns apontamentos sobre o que viria a ser um corpo cosmopolítico, como apresentado por Isabelle Stengers, sob o fluxo de uma ambivalência originária trazida por Umberto Galimberti, pretende-se ainda refletir sobre como e porque esses estados corporais circenses podem vir a importar para a sociedade pandêmica e pós-pandêmica. Como revirar-nos? Como acreditar na subversão dos sentidos e das tensões entre corpo-espaço-objeto para encontrar fendas de outros pequenos mundos possíveis?
Referências
BARTENIEFF, Irmgard. Body movement: coping with the enviroment. New York: Routledge, 2002. With Dori Lewis.
BERNARD. Michel. De la corporéitécomme “anticorps” ou de la subversion esthétique de la catégorietraditionnelle de “corps”. In: BERNARD, Michel. De la creatiónchoréographique. Patin: Centre national de la danse, 2001, p 17-24.
BRAGA, Paola Secchin (2019). Dramaturgia no corpo. Revista Poiésis, Niterói, v.19, n. 32, p. 121-134, jul/dez 2018.
GALIMBERTI, Umberto. Fenomenologia do corpo: a ingenuidade. In: GALIMBERTI, Umberto. Les Raisons du corps. Paris: Grasset-Molat, 1998.
GIL, José. Metamorfoses do Corpo. Lisboa: Relógio D’Água Ed., 1997.
GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (orgs.). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: Ed. UniverCidade, 2002. p.11-35. Disponível em: https://docdanca.files.wordpress.com/2013/10/godard-hubert-gesto-e-percepc3a7c3a3o.pdf
GODARD, Hubert. Reading the body in dance:a model. in Rolflines, Rolf Institute of Structural Integration, Boulder (USA), outubro 1994.
GUEST, Ann Hutchinson. Labanotation: the system of analyzing and recording movement. Fourth Edition. New York: Routledge, 2011.
GUISGAND, Philippe. A propôs de la notion d’etat de corps. Palestra ministrada no Centre d’Etudedes Arts Contemporains. Universidade Lille 3: 2011.
HACKNEY, Peggy. Making connections: total body integration through Bartenieff Fundamentals. New York: Routledge, 2002.
FRANCA, Julia Coelho. O Corpo tetraédrico: um processo de criação labaniano entre dança e circo. Niterói, 2017. 213f. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes). Instituto de Artes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
LABAN, Rudolf. Choreutics. Anotated and edited by Lisa Ullmann. Hampshire: Dance Books Ltd., 2011. First published in 1966.
LIMA, Tânia Stolze. Um peixe olhou para mim: o povo Yudjá e a perspectiva. São Paulo: Editora UNESP: ISA; Rio de Janeiro: NuTI, 2005.
MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma Geofilosofia do Corpo em Movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
MUNIZ, Marcelo. Sistema háptico, autorregulação e movimento. Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 87-104, 2018.2. Disponível em:
STENGERS, Isabelle. La propositioncosmopolitique in LOLIVE et al., L’émergencedescosmopolitiques. Paris : La Découverte, 2007, p. 45-68. [A proposição cosmopolítica, In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 442-464, abr. 2018. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145663. Acesso em: 15 ago. 21.
VALENTIM, Marco Antonio. A sobrenatureza da catástrofe. In: Os mil nomes de gaia – do antropoceno à Idade da Terra, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://osmilnomesdegaia.files.wordpress.com/2014/11/marco-antonio-valentim.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.