Pesquisa a luz em cena nas universidades públicas do Brasil
Resumo
Esta pesquisa originou-se da junção de três profissionais que ocupam cargos técnicos na área de iluminação cênica em universidades públicas, denominados aqui como autores do texto, e que além de buscar entender como esses cargos surgiram, desejam mapear o perfil profissional de quem ocupa cargos semelhantes; bem como os mesmo desenvolvem seus trabalhos e, avaliar como as universidades compreendem e acolhem esses profissionais. A pesquisa está estruturada em quatro fases: 1) um mapeamento das universidades públicas que possuem cursos de artes cênicas em geral; 2) o preenchimento do formulário, desenvolvido unicamente para esta pesquisa, a fim de coletar dados por meio de servidores contatados dentro dos cursos mapeados; 3) análise das respostas obtidas pelo formulário; 4) e, por fim, divulgação de resultados e realização de encontros e entrevistas online com os servidores dos cursos que possuem laboratórios de iluminação para conhecermos as estruturas físicas, organização administrativa e ações pedagógicas desenvolvidas nesses espaços. Com esta pesquisa, desejamos verificar nas universidades analisadas a existência de um espaço específico para o experimento laboratorial em iluminação cênica e conferir em qual deles existe um profissional especializado ou com formação básica da área técnica de iluminação. Partimos do pressuposto de que ambientes como estes, são determinantes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas complementares às estruturas curriculares dos cursos de graduação, possibilitando espaços de ensino aprendizagem sobre iluminação cênica. A investigação aqui apontada, e ainda em andamento, pretende ampliar olhares e entendimentos sobre as ações dos técnicos em iluminação cênica dentro das universidades, na tentativa de compreender a inerência pedagógica existente nesses cargos.
Referências
GIL, Antônio Carlos. Como classificar as Pesquisas? Portal da UECE: 2019.
GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin (Org.). A prática dos Orientadores Educacionais - VILLON, Ivanita Gil. Orientação Educacional e a Comunidade. 5ª edição – São Paulo: Cortez, 2003.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição – São Paulo: Atlas, 2002.
CARR, W. & KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza. Barcelona: Martins Roca, 1988.
SERRANO, M. G. P. Investigación-acción: aplicaciones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 1990.
SOUZA, Antonio Escandiel. O papel da Pesquisa-Ação no Ensino Intercultural de Língua Estrangeira. Linguagens & Cidadania, 2004 - https://periodicos.ufsm.br/.