Ajeum – comer, dançar e partilhar os tempos na mostra 14 de dança
Resumo
O presente trabalho é um ensaio compartilhado, escrito a partir da experiência vivenciada em contexto pandêmico como participantes da Mostra 14 de Dança, em dezembro de 2020 na cidade de Petrolina – PE. Pretendemos aqui, partilhar parte desta vivência tecendo reflexões sobre curadoria, programação e, em especial, da ação de encerramento, intitulada “Conversa de boca cheia”, realizada na Ilha do Massangano - comunidade quilombola rodeada pelo rio São Francisco - em que, juntamente com brincadores tradicionais e artistas participantes da mostra, exercitamos o desafio de fortalecer a ação da arte e da cultura como alimentos, oferecimento saudável e humanístico.
Referências
BONDIA, Larrosa Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, 2002
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Macelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
RUFINO, L. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 164p.